Internet

09/08/2012 11h58 - Atualizado em 09/08/2012 11h58

Por que a autenticação em dois passos é importante e como habilitá-la

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Mat Honan, jornalista do site Gizmodo, foi vítima de um hacker que usou engenharia social para ter acesso a sua ID Apple. De posse da ID Apple e valiosas informações de outras contas de Mat, o hacker apagou os dados do seu MacBook Air, iPhone e iPad e começou a usar as contas do Twitter, além de sua conta primária do Google.

O caso acima chamou a atenção para uma falha grave do sistema de troca de senhas por telefone da Apple. Mas houve também uma falha da parte de Mat, especificamente no uso da conta do Google, ele não estava usando o recurso de autenticação em duas etapas e por causa disso perdeu um ano inteiro de fotos de sua filha, além de muitas outras informações pessoais.

Autenticação em duas etapas no Google: Mais segurança (Foto: Reprodução/TechTudo)Autenticação em duas etapas no Google: Mais segurança (Foto: Reprodução)

O acontecimento foi apenas mais um entre vários que estão por aí, o que demonstra que apesar de todos os esforços das empresas de Internet na questão da segurança, o roubo de identidade, fraude e o seqüestro de contas de e-mail, continuam a acontecer. Mas isso também mostra o quão é importante o uso da autenticação em duas etapas, que quando usada, evita esse tipo de incidente.

O que é e como funciona

A autenticação ou verificação em duas etapas, é um recurso que adiciona uma camada extra de segurança à sua Conta do Google. Com ele, para ter acesso à sua conta, além do nome de usuário e senha, você será obrigado a inserir um código de segurança que será enviado para o seu celular (que deve ser previamente cadastrado). Com essa mudança, se alguém roubar ou adivinhar sua senha, não conseguirá fazer login na conta porque não tem o seu telefone. Se você preferir, você pode configurar para fazer isso apenas uma vez a cada 30 dias.

Como ativar

Para ativar a verificação em duas etapas é necessário fazer login no Google e depois acessar a opção “Configurações”. Depois disso deve-se clicar em “Usar verificação em duas etapas” e em “Configurar a verificação em duas etapas”. Depois disso basta seguir as instruções sobre como receber os códigos de verificação.

Logo após a ativação da verificação em duas etapas, os dispositivos e aplicativos que não sejam um navegador e que usam sua Conta do Google (como Gmail no seu telefone ou Outlook) não funcionarão mais. Você terá que fazer login usando seu nome de usuário e uma senha especial gerada para esse aplicativo. Mas não se preocupe, isso só será necessário uma vez para cada dispositivo ou aplicativo.

Para mais detalhes sobre o recurso, veja o vídeo abaixo:

Infelizmente mesmo com incidentes como o do jornalista Mat Honan, o uso da autenticação em duas etapas é pequeno entre os usuários do Google e pior, são poucos os serviços web que oferecem esse recurso. Entretanto, a tendência é que os grandes provedores de serviços passem a adotar tal medida, sob pena de sofrerem constrangimentos e processos junto a seus clientes. De qualquer forma, se os serviços que você usa oferece essa opção, então não perca tempo, ative-a.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Helvecio Rocha
    2012-08-09T15:37:11

    Desde que foi lançado, sempre usei essa verificação de duas etapas, seja via SMS ou através de app para Android.