Tablet

09/08/2012 06h00 - Atualizado em 10/08/2012 11h44

Por que iPad e iPhone produzidos no Brasil têm preço de importados

Nathália Machado
por
Da redação

O acordo assinado entre a presidente Dilma e o fundador da Foxconn, Terry Gou, em Pequim no ano de 2011, trazia uma promessa embutida: 30% de redução no preço final dos iPads produzidos no Brasil. A redução dos impostos no país incentivaria bilhões de dólares em investimento.  No entanto, em 3 meses de produção, o preço dos importados e dos ''made in Brasil' permanece igual. 

iPhone e iPad (Foto: Reprodução)iPhone e iPad (Foto: Reprodução)

De acordo com o diretor da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Hugo Valério, em entrevista à Info, a explicação é que os aparelhos importados somam mais de 50% de seu preço final em taxas de importação, e o produto fabricado no Brasil soma 12%. A diferença tem sido convertida em margem de lucro, em vez de ser repassada para o consumidor. Isso acontece quando não há forte competição de mercado. E como a Apple é líder de segmento, não precisa de medidas estratégicas, como redução de preço, para vender mais.

O Brasil tem pressionado a Foxconn para que os componentes utilizados na fabricação dos iGadgets sejam brasileiros. Dessa forma, espera-se aquecer o mercado e elevar os padrões tecnológicos nacionais, que ainda dependem fortemente da importação de componentes eletrônicos e de tecnologia de fora.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Jonatas
    2012-08-10T11:54:37

    a apple é que esta certa,tem de explorar esses fanboys dela mesmo,e se ela dobrar o preço continuara vendendo do mesmo jeito.

  • Clayton Siervi
    2012-08-10T08:51:28

    LIDER NO SEGMENTO É A SAMSUNG.

  • Wellington Junior
    2012-12-19T14:20:33

    o governo aproveita para ganhar muuuito dinheiro com impostos altos nas importações desses produtos "visados" e desejados pelos consumidores.O governo sabe q muitas pessoas vão comprar esses produtos q chega as mãos dos consumidores com aproximadamente 60%-80% a mais no preço real do produto fabricado na indústria na China.

  • Carlos Teixeira
    2012-08-11T12:00:53

    Concordo com o Marcelo, se o incentivo do Governo,que é um dos principais fatores de redução dos preços, não o faz de fato, retire o incentivo ou determine que se cumpra o combinado.Que acordo é esse que uma empresa de fora faz o que quiser sem que o Governo tome uma providência? Por que um gol top de linha, vendido a R$ 39.000,00 no Brasil, custa R$ 20.000,00 em um país do nosso lado? Impostos altíssimos, falta de incentivo do Governo e produtos sem concorrência faz com que eu por exemplo prefira pagar R$ 3,00 em uma lata de coca-cola, ou vocês trocariam por um refrigereco cola por R$ 0,99?

  • Marcelo Malta
    2012-08-10T16:01:20

    Então retire os incentivos fiscais da foxconn. Se ela não reverte para a gente, pq devemos incentivá-los a terem mais lucro nas nossas costas?

  • Pedro Camilo
    2012-08-10T15:34:45

    Resumindo: mais uma balela deste governo que adora enganar o povo! Só trouxa mesmo para acreditar. Desde o anúncio, nunca acreditei!

  • Sérgio Araújo
    2012-08-10T11:48:22

    Por quê? Porque o brasileiro compra. O status de ter algo NOVO E CARO é mais importante do que pagar o preço justo... a indústria automobilistica que o diga... pior que qque tem noção paga o pato pelo povo sem juízo...

  • Rafael Trindade
    2012-08-10T11:11:27

    Quem é "fan", tem que pagar o preço que a empresa cobra, não é assim ?

  • Victor Pereira
    2012-08-10T10:41:09

    Na verdade o Governo é que é uma cachorra e abre as pernas... Se no acordo estivesse escrito que a diferença dos impostos deveriam refletir do preço, nós teríamos tablets mais em conta... Assim é com os carros. O imposto é alto? É! Mas o repasse para a matriz no Exterior também é !!! Esse é o mal de ter um governo que só pensa em "tem que dar trabalho pro povo". Todo acordo que o governo faz é em troca de manter/criar emprego.

  • Diego Pessoa
    2012-08-10T10:07:37

    È líder de enganar os brasileiros,o governo deveria então aumentar impostos da empresa pois assim beneficiaria o país de alguma forma,acho que o governo está dando abertura para mais empresas fazerem isso.Se não repassa ao consumidor então tira o beneficio,eu não compro Ipad por mais de R$ 1000 acho uma afronta dessa empresa querer fazer os brasileiros de trouxa.Ou nos brasileiros tomamos uma atitude contra esse abuso ou deixaremos empresas aumentarem seus lucros por nos acharem ignorantes.

  • Danilo Leite
    2012-08-10T09:40:38

    A apple é líder no segmento de tablets!

  • Rafael Correia
    2012-08-10T08:40:59

    A Apple não é mais líder do segmento desde o primeiro trimestre deste ano, a Samsung lidera, logo o interesse é somente na margem de lucros.

  • Carlos Mendes
    2012-08-10T07:13:08

    Gostaria de ver a cara do babarão Mercadante, qdo disse que teria preco de 36% de redução. Foxconn e governo dois bandidoes e o povinho otário...... Comprem mesmo seus panacas

  • Duda Weyll
    2012-08-10T03:00:12

    Nego adora descer o ferro no governo, mas nesse caso dá pra ver que a culpa é do olho grande do empresário e da burrice dos fanboys que compram... É só boicotar, mas são tão desesperados que não podem ficar sem por alguns meses.

  • H Junior
    2012-08-10T01:36:29

    Balela, Risco brasil? Balela, Governo Omisso, pois deve estar levando vantagem. ACORDA BRASIL, quando vamos dar um basta nisso???????

  • Agnaldo Junior
    2012-08-10T00:57:33

    Porque sempre haverá um trouxa para pagar, e sentir-se superior por tal façanha. vamos deixar de ser otário!

  • Danilo Cattani
    2012-08-09T21:40:55

    Pra mim isso se chama Margem de Safadezas, e não Margem de Lucro!

  • Weller Santos
    2012-08-09T14:16:39  

    isso é muita sacanagem com o consumidor brasileiro, não é porque todo mundo compra que o preço deve ser reduzido, muita gente gostaria de ter um iphone, mais por causa do preço não pode...

    recentes

    populares

    • Weller Santos
      2012-08-09T14:16:39  

      A resposta para esta pergunta é a mais óbvia de todas: Porque é a Apple e ela não tem vergonha na cara de manter preços absurdos independentemente dos benefícios que obtenha para produção. Ela nunca vai deixar de cobrar os preços absurdos por seus produtos. Ilusão pensar que deixar eles fabricarem aqui vai reduzir os preços. Empresa sangue-suga. Dizer que isso acontece quando não existe forte concorrência é conversa. Quanto custa um macbook? Ele não tem concorrência? Então qual o motivo do preço? Simples: postura sem vergonha da apple de sempre.

    recentes

    populares

    • Weller Santos
      2012-08-09T14:16:39  

      Existe produtos de qualidade na concorrencia, não compro nada desses exploradores

  • Wellington Junior
    2012-12-19T14:22:14  

    o governo aproveita para ganhar muuuito dinheiro com impostos altos nas importações desses produtos "visados" e desejados pelos consumidores.O governo sabe q muitas pessoas vão comprar esses produtos q chega as mãos dos consumidores com aproximadamente 60%-150% a mais no preço real do produto fabricado na indústria na China.

    recentes

    populares

    • Wellington Junior
      2012-12-19T14:22:14  

      Você tem toda razão