19/09/2012 09h09 - Atualizado em 19/09/2012 09h09

Como funciona a tecnologia ‘Dual Play’ nas Smart TVs

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Exibir duas imagens diferentes, em tela cheia, na mesma TV, simultaneamente. É isso o que a tecnologia “Dual Play” que chega as Smart TVs da LG vai proporcionar aos usuários gamers. Com uma melhor jogabilidade para quem gosta de jogar em frente a telona, isso pode significar o fim da experiência “split-screen” (tela dividida).

Função Dual Play é revolucionária no mundo das televisões (Foto: Divulgação)Função Dual Play voltada para os gamers é revolucionária no mundo das Smart TVs (Foto: Divulgação)

Apresentado pela primeira vez em janeiro na CES 2012, mas chegando ao mercado somente neste fim de ano, o projeto é considerado uma revolução no modo de se jogar nas TVs – apesar de ainda não ser muito acessível.

A tecnologia utiliza dois óculos de reprodução de conteúdo 3D, cada um visualiza uma imagem diferente do que a do adversário, que está jogando o mesmo jogo, ao mesmo tempo, na mesma tela. É impressionante. Mas afinal, como isso é feito? De forma bem semelhante ao funcionamento de uma televisão tridimensional simples.

Mudança de lentes é o que faz Dual Play funcionar (Foto: Reprodução)Mudança de lentes é o que faz o Dual Play funcionar
(Foto: Reprodução)

O usuário coloca os óculos polarizadores, que interpretam duas imagens semelhantes, porém gravadas em ângulos diferentes, e as une, reproduzindo um conteúdo em três dimensões. A base desta nova tecnologia é a mesma. Mas com uma modificação fundamental: a inversão das lentes dos óculos. Cada óculos da televisão com Dual Play tem duas lentes iguais. Ou seja, um com duas “direitas” e outro com duas “esquerdas”.

A maioria dos novos modelos da linha LG Cinema 3D Smart TV vem com duas unidades dos óculos Dual Play e quatro unidades de óculos Cinema 3D. E segundo a companhia, o espectador pode ficar sentado ou deitado em praticamente qualquer ponto em frente à TV, desfrutando das imagens sem nenhuma perda de qualidade ou interferência.

Confira um vídeo sobre a tecnlogia Dual Play na prática em uma game de corrida de carros:

Enquanto a tecnologia Dual Play da LG é focada nos gamers, a Samsung lançou uma novidade bem parecida, porém com foco nos programas de televisão: o Samsung Dual – este, sim, com pensamento de revolucionar totalmente o modo de ver TV. Ele tem funcionamento idêntico ao do Dual Play, só que vem também com fones diferenciados, permitindo que, por exemplo, você veja um jogo de futebol e sua mãe assista a novela predileta dela, bastando apenas vocês estarem usando óculos diferentes.

A Philips também traz a mesma tecnologia voltada para os gamers em suas novas Smart TVs séries 6000 e 7000, apresentadas em abril no Brasil. O "Dual View Gaming" se baseia na mesma tecnologia da LG.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Rodrigo Simões
    2014-11-22T21:57:49

    Quais modelos tem/terão está tecnologia ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Simões
    2014-11-22T21:56:58

    quais modelos tem/terão está tecnologia ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabricio Santos
    2014-04-23T08:36:21

    Gostaria de saber se para jogos é necessário que sejam 3D?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Moraes
    2012-09-19T11:09:39   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:41

    Revolucionario? Kd a pesquisa minha gente? Ou isso é escrito por pessoas de TI que não saem de um quarto ou por jornalistas que acham que tem um tablet e entendem de tecnologia... A Sony já lançou isso ano passado e inclusive eu tenho uma TV dessa e jogo jogos do Playstation 3 dessa forma... Melhorem suas matérias PELO AMOR DE DEUS!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago Moraes
      2012-09-19T11:09:39   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:41

      Thiago Moraes, acho que ele se referiu a que a samsung estar produzindo "ver 2 programas ao mesmo tempo, cada um com seu som e sua imagem"

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago Moraes
      2012-09-19T11:09:39   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:41

      Tem a Playstation TV mas acho que antes mesmo já tinha de outro marca,qualquer tv 3d pode usar essa tecnologia não??só comprar os óculos?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Janderson Silva
    2012-11-06T13:14:11

    Uma correção, a Philips é pioneira nesta tecnologia, se houver curiosidade, pesquise no Google com filtro para 2010, vai achar resultados com modelos, e ofertas de tv com Dual View Gaming.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Erik Nascimento
    2012-09-19T15:10:32   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:40

    Minha philips já tem isso já... revolucionário pra LG hahahaha

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Erik Nascimento
      2012-09-19T15:10:32   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:40

      HAHAHAHAHA Issaê

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Adilson Souza
    2012-09-19T13:52:06   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:40

    sensacional, agora só falta fazer o mesmo para o cara ver futebol enquanto a patroa assiste a novela haueaheauea

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Adilson Souza
      2012-09-19T13:52:06   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:40

      Poucas pessoas lêem a parte da matéria que fica logo após fotos ou vídeos se existe um corpo relativamente grande de texto anterior a isso. Todo mundo que trabalha com sites sabe disso, menos o pessoal da globo. Vídeos e fotos precisam ficar ao lado no fim ou no inicio, nunca no meio da materia.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Adilson Souza
      2012-09-19T13:52:06   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:40

      Adilson Souza e Willian Amorin... vocês leram a matéria??? Estão precisando voltar para a escola... interpretação de texto 0 (zero). Só uma curiosidade. A Sony lançou no ano passado uma TV com essas caracteristicas... Techtudo, mais uma vez atrasado, não?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Tiago
    2012-09-19T18:34:50

    Minha Phillips tbm já faz isso rsrs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Camilo