TechTudo

02/09/2012 06h30 - Atualizado em 03/09/2012 18h50

Dicas de sites para programar a sua próxima viagem

Aline Jesus Para o TechTudo

Para quem pensa em planejar uma viagem, a Internet é uma grande aliada, principalmente para os que adoram pesquisar. Na web, é possível encontrar sites especializados que ajudam o turista a encontrar opções de hospedagem e voos com melhores tarifas, roteiros e até dicas de viajantes com comentários e avaliações.

viagemProgamando sua próxima viagem (Foto: Reprodução)

Não há nenhum mistério em comprar passagens online. Você pode pesquisar preços diretamente nas páginas das companhias aéreas ou em páginas que fazem a cotação de preços e horários de diferentes empresas. Em ambos, o processo é rápido e simples. Basta colocar a data da viagem, a origem e o destino. Essas consultas não exigem cadastro, e disponibilizam todas as informações necessárias para que você faça sua escolha.

Passagens aéreas, hotéis, pacotes e cruzeiros

Decolar.com - Um dos sites mais conhecidos, o "Decolar.com" é considerado a maior agência de viagens online da América Latina. Na página é possível encontrar os preços e horários de diferentes companhias aéreas. Além disso, você pode fazer reservas de hospedagem, pacotes turísticos, cruzeiros e até aluguel de carro. São aceitos os cartões de crédito Visa, Master Card, American Express e o Diners Club, com a opção de parcelas em até seis vezes sem juros. Para quem te um iPhone ou iPad, pode baixar o aplicativo no TechTudo Downloads.

Site decolar.com oferece ofertas de voos, hospedagens, pacotes, cruzeiros e aluguel de carros (Foto: Reprodução)Site decolar.com oferece ofertas de voos, hospedagens, pacotes, cruzeiros e aluguel de carros (Foto: Reprodução)

Mundi - O Mundi não é uma agência viagens on-line, e sim um comparador de preços de voos, hospedagem e com avaliações dos usuários em mais de 50.000 destinos e 150.000 hotéis. O Mundi foi criado por fundadores do Bondfaro que acreditavam que a experiência de planejar uma viagem podia ser melhor!

Além do site, a companhia mantém uma comunidade ativa e um blog para divulgar promoções, dicas de viagens e novas aventuras para seus usuários.

Site oferece um dos melhores comparativos de preços do mercado (Foto: Reprodução)Site oferece um dos melhores comparativos de preços do mercado (Foto: Reprodução)

Submarino Viagens - Semelhante ao "Decolar.com", você pode pesquisar sobre voos, hospedagem e cruzeiros. Basicamente a única diferença é que o site não disponibiliza aluguel de carro. Eles também aceitam os cartões de crédito Visa, Master Card, American Express e o Diners Club, com parcelamento até cinco vezes sem juros. Não esqueça também de ficar de olho nas taxas de encargos e de embarque.

Site do Submarino viagens é mais uma opção para pesquisa de hotel e passagens aéreas (Foto: Reprodução)Site do Submarino viagens é mais uma opção para pesquisa de hotel e passagens aéreas (Foto: Reprodução)

Dica: Ao pesquisar um destino no Decolar ou no Submarino Viagens, acesse em seguida o site da companhia aérea e compare os preços. Há casos em que na página da empresa é possível encontrar mais barato o preço total do voo. Isso ocorre pois, em alguns casos, a taxa de serviço desses sites encarece o valor final da compra. No entanto, pode acontecer de a página da companhia aérea não ter o horário desejado para a sua viagem. Neste caso, comprar pelo Decolar ou Submarino Viagens acaba sendo vantajoso. Ao contrário, você pode utilizar o site apenas como referência para suas pesquisas.

Uma vantagem que esses tipos de página oferecem é que se você for realizar uma viagem internacional, é possível efetuar o pagamento de forma parcelada, utilizando o cartão de crédito nacional – o que poupa o limite do cartão internacional para utilizar no exterior. Vale lembrar que, tanto o Decolar quanto o Submarino Viagens, são agências que vendem passagens como outra qualquer. Em casos de atraso de voo, perda de bagagem ou qualquer outra eventualidade, a responsabilidade é toda da companhia aérea. Ao reservar uma hospedagem, não se esqueça também de reservar - por sua conta - o translado (transfer).

Booking.com - Você prefere um hotel ou um albergue? Com piscina e academia, ou com disponibilidade para levar animais? O Booking.com é um site que reúne hotéis, albergues, apart-hotel e pousadas por todo o mundo, e oferece a vantagem de efetuar buscas por diversos critérios, que vão desde o preço até a localidade que você deseja se hosperdar. A página é disponível em vários idiomas, inclusive o português.

Booking reúne diversos hotéis pelo mundo com opção de cancelar a reserva gratuitamente (Foto: Reprodução)Booking reúne diversos hotéis pelo mundo com opção de cancelar a reserva gratuitamente (Foto: Reprodução)

Para fazer uma reserva, você precisa fazer seu cadastro ou se logar diretamente pelo Facebook. Ao escolher um tipo de hospedagem, você pode visualizar fotos, comentários positivos e negativos de quem já passou por lá, e até mesmo um mapa para saber os pontos turísticos perto de onde pretende ficar. Um atrativo no Booking.com é que o usuário pode reservar várias hospedagens para um local específico sem efetuar nenhum pagamento e, posteriormente cancelar optando apenas por uma. Porém, esteja atento às condições de cancelamento e formas de pagamentos no momento do check out. Há casos em que você pode cancelar até dois dias antes do check in sem custo algum. No entanto, pode haver cobrança de taxas se você cancelar até cinco dias antes da data de entrada, por exemplo. O site disponibiliza aplicativo para Android e iOS.

Melhores destinos: Primeiro blog no mundo a completar um milhão de fãs em sua página no Facebook, na categoria viagens e turismo, o site sempre dá dicas de promoções de passagens aéreas nacionais e internacionais, além oferecer ferramentas de pesquisa para hotéis. Seus editores costumam inserir os links com os destinos em promoção, o que geram muitos depoimentos dos usuários que relatam sua experiência positiva ou negativa quando conseguem ou não aproveitar os descontos.

Trip Advisor - Da mesma forma que o Booking.com, o Trip Advisor é um site que reúne hospedagens, porém com um plus: opções de voos, restaurante e dicas do que fazer no destino escolhido. O mecanismo de critérios de busca é o mesmo: escolha se prefere um hotel, albergue ou apartamento para alugar. Defina se prefere pagar pouco ou muito, avalie os comentários e aguarde os resultados que, por sinal, mostram diferentes opções de onde você pode concluir a reserva. Na conclusão, observe as condições propostas. O bacana do Trip Advisor é que muitos comentários são feitos a partir do aplicativo para Facebook “Cities I’ve visited”. Basta se logar e comentar sobre os destinos que você já visitou. Todos eles ficarão disponíveis no site, assim como os relatos de seus amigos.

No Tripadvisor, o usuário pode ler comentários e avaliações do destino que procura (Foto: Reprodução)No Tripadvisor, o usuário pode ler comentários e avaliações do destino que procura (Foto: Reprodução)

Hoteis.com, Hostelword.com, Hostelling International Brasil, Accorhotels são outras opções de sites de busca para você pesquisar e programar sua hospedagem.

Viagens internacionais

Se o seu objetivo é fazer uma viagem internacional, onde irá visitar mais de uma cidade ou país, existem sites de baixo custo para você encontrar voos e, às vezes, até hospedagens e aluguéis de carros. Na Europa, por exemplo, onde alguns países são muito próximos, além da passagem de avião há ainda a opção de viajar de trem rápido. Confira as dicas abaixo:

Rail Europe: Passar pela experiência de viajar de trem rápido na Europa é muito válida para aqueles que não querem gastar tempo despachando e esperando bagagens no aeroporto. O site da Rail Europe oferece um único passe para quem quer ir de um lugar a outro, ou passes personalizados para quem vai viajar para mais de um destino. O usuário pode ainda escolher tarifas da primeira ou segunda classe. De fácil entendimento, a plataforma é em português e ainda tem a opção de pagamento na moeda brasileira, entrega das passagens em residência ou, se preferir, há também a possibilidade de imprimir pela Internet.

Rail Europe é um site para compra de passagens de trem que circulam na Europa (Foto: Reprodução)Rail Europe é um site para compra de passagens de trem que circulam na Europa (Foto: Reprodução)

Skyscanner - o site é disponível em português para você inserir o destino que deseja ir pelo menor preço. Na página, os resultados das empresas de baixo custo são relacionados do mais barato ao mais caro. É possível comparar os valores cobrados, horários e os serviços disponibilizados pelas companhias aéreas. Assim que algum voo lhe chamar atenção, vale a pena também pesquisar separadamente no site da companhia para saber se as condições de pagamento e preços são mais atrativos. Lembrando que o site da Skyscanner também disponibiliza aluguel e carros e reservas de hospedagem.

Ryanair, Kayay, Edreams, Tuifly, Darwinairline, Budgetair.ie e Vueling são outros exemplos e sites em que você pode pesquisar entre os destinos internacionais. Nunca se esqueça de observar as condições de pagamentos, limites de bagagens, taxas de embarques entre outros.

Dicas de destinos e comentários de viajantes

Mochileiros: Muito conhecido entre os internautas viajantes, o site é uma espécie de fórum repleto de dicas, roteiros de viagens, dúvidas e tópicos interessantes que são muito válidos antes de arrumar as malas. Para interagir com os participantes, basta se cadastrar.

No site Mochileiros é possível trocar relatos e tirar dúvidas sobre diferentes destinos (Foto: Reprodução)No site Mochileiros é possível trocar relatos e tirar dúvidas sobre diferentes destinos (Foto: Reprodução)

Na web, você encontra outras milhares de páginas com relatos de pessoas que gostam de viajar e fizeram seu próprio site, como por exemplo, o Viaje na viagem e o Sair do Brasil. Já para quem para quem leva o fator economia em primeiro lugar, o Viagem para mão de vacas é uma boa pedida. Se desejar dicas para viajar com crianças, o Aprendiz de Viajante e o Viajando com Pimpolhos são dois sites que reúnem muitos relatos sobre como levá-los em suas viagens. Já para as mulheres independentes que gostam de viajar sozinha, o site Viagem para Mulheres traz a experiência de sua autora que já viajou por 30 países e na maioria das vezes curte desbravar os destinos por conta própria.

Viajando com pimpolhos é um dos sites feitos por viajantes que gostam de dar dicas na web (Foto: Reprodução)Viajando com pimpolhos é um dos sites feitos por viajantes que gostam de dar dicas na web (Foto: Reprodução)

Não importa para onde você vá, a companhia ou a data. Se você está disposto a programar sua viagem com antecedência pela Internet, com certeza irá garimpar bons preços e serviços, além de ter a possibilidade de alterar a rota e programação do seu cronograma antes de finalizar suas opções de compras. Basta ter tempo e paciência para as pesquisas que acabam se tornando divertidas.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Jean T
    2012-09-04T17:08:37

    Eu sempre uso o Mundi para procurar hotéis e passagens quando estou programando uma viagem. O site realmente é muito útil. Os melhores preços realmente são sempre encontrados e o blog dá umas dicas bem legais sobre diversos destinos do Brasil e do mundo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Iracema Teixeira
    2012-09-02T18:36:07

    Já tive problemas com o Decolar (não efetivou minha reserva de voo, apesar de enviar e-mail de comprovação) e o Submarino (não cancelou minha passagem, conforme solicitação dentro dos termos legais da Lei do Consumidor).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Claudia Pinheiro
    2012-09-02T17:09:44

    Faz alguns anos que utilizo essas páginas de internet em minhas viagens (como edreams, booking e outras mais) e nunca tive nenhum problema, economizando um dinheirinho, mas também já ouvi falar de pessoas lesadas por empresas desse tipo . Não sei se é uma questão de sorte ou de precaução.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • New City
    2012-09-02T15:48:06

    Pode ser interessante esses sites, mas nada substitui um profissional de turismo, sem altos custos pois, ele é na verdade seu Agente de Viagem a quem, caso sua viagem tenha problemas, vai resolver tudo para vc...é complicado falar com o computador caso, a empresas desses sites não fornecem um endereço onde vc possa ir caso necessite.Tudo bem pessoal, apenas tomem cuidado ok, eu prefiro contratar um agente de viagem principalmente aquelas agencia pequenas que tratam seus clientes como se fossem da família.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wellington Gomes
    2012-09-02T10:54:02

    Gostei, eu mesmo ja utilizo o Booking faz algum tempo e recomendo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade