11/09/2012 10h55 - Atualizado em 11/09/2012 10h55

Nokia e Microsoft, vocês têm mais uma chance

Rodrigo Ghedin
por
Para o TechTudo

Na semana passada a Nokia mostrou suas apostas para sair do buraco e, nessa, levar o Windows Phone de carona para o mainstream. Assim, espera colher dessa subida lucros e popularidade. Os novos Lumia 920 e 820 são sensacionais, mas farão todo esse sucesso?

Nokia Lumia 920 (Foto: Divulgação)Nokia Lumia 920 (Foto: Divulgação)

Pode parecer uma questão trivial, do tipo que dispensa elucubrações como a que fazemos agora. Afinal, o senso comum leva a crer que o que é bom faz sucesso e, por consequência, eleva o moral e deixa no azul sua criadora. Por outro lado, o próprio Windows Phone mostra que na prática a teoria é outra e que um bom produto não garante absolutamente nada.

Foi assim com a estreia da plataforma (Windows Phone 7) no final de 2010, e mais uma vez com a grande atualização Mango (7.5) um ano depois, no final de 2011. Sucessos de crítica, ambas as versões apostavam em uma interface de usuário diferente, inovadora e, aos olhos de todos, agradável de se usar. Mas o tempo, bem maior que os poucos dias que as assessorias dão a jornalistas e especialistas para analisarem smartphones, mostrou que o sistema ainda carecia de refinamentos. Que os gargalos apareciam depois de algumas semanas, de alguns meses. Com o Lumia 900, que pese os comentários maldosos, hoje ainda o flagship do Windows Phone, alguém resolveu parar de passar a mão na cabeça do sistema da Microsoft e, hey, já estava na hora mesmo.

Às vésperas de ser lançado, o Windows Phone 8 encontra um mercado menos receptivo. Essa é a terceira versão de uma plataforma que entrou atrasada na briga dos smartphones e, para piorar, representa uma ruptura com tudo o que a Microsoft fizera até então, o que deixará todo comprador de Windows Phone que já existiu na mão, com uma “atualização” limitada e fora do roadmap (ou da atenção) da Microsoft. Não há mais espaço para café com leite.

O Lumia 920 carregará um fardo pesado. Ele é a maior aposta de uma empresa que vem descendo a ladeira já faz alguns anos. A Nokia, que até meados da década passada era a maior força móvel do mundo, hoje vê seu valor diluir mais e mais, trimestre após trimestre. Uma má fase do mercado? Seria uma boa desculpa se suas concorrentes, especialmente Apple e Samsung, não estivessem lucrando como nunca antes, vendendo smartphones e serviços.


Não bastasse essa missão impossível, uma desastrada e irresponsável campanha de marketing para a câmera PureView do Lumia 920 dificultou ainda mais as coisas. A Nokia usou resultados de equipamento profissional em foto e filmagem como se tivessem sido feitos com o Lumia 920. Lógico que alguém descobriu e… bem, pegou mal. Muito mal. O PureView é um dos destaques do novo smartphone. Não tem os 41 MP do Nokia 808, equipamento onde a tecnologia estreou, mas possui um complexo esquema de lentes flutuantes que gera um eficiente sistema de estabilização ótica de imagens que, por sua vez, garante fotos claras e nítidas mesmo com baixa iluminação e vídeos com pouco tremido. O pior? Testes independentes mostram que o sistema de fato funciona como a Nokia promete. O desgaste à imagem do Lumia 920 foi absolutamente desnecessário. Ele instaurou um ar de desconfiança que eclipsou o próprio aparelho. Desde a tarde do anúncio não se fala do Lumia 920, fala-se da farsa dos vídeos institucionais da Nokia.

Para fechar, ninguém sabe quando o Lumia 920 (e o 820) sai. Ninguém sabe o preço. Quer comprar um? Aguarde enquanto assiste à Apple anunciar o novo iPhone e, sem nenhum medo de errar aqui, permite a sua compra no dia do anúncio, próxima quarta-feira (12). A pré-venda junto ao anúncio é algo crucial para o sucesso. Na empolgação da novidade, muita gente cede e acaba comprando. Isso também ajuda a manter as expectativas, não deixa que elas se afoguem no mar de incertezas que não dar uma data e um preço gera. A Amazon faz certinho: dois dias depois, anunciou a nova família de Kindle, todos com preço, data de lançamento e disponíveis para compra desde já.

Nos EUA, maior mercado de smartphones e onde a Nokia sempre teve uma participação pífia, as operadoras exercem uma forte influência sobre as escolhas dos consumidores. Se for do interesse, elas empurrarão Androids e iPhones em detrimento do Windows Phone, não importa o quão bom for o Lumia 920, ou Ativ S ou a (suposta) nova linha 8 da HTC. Esse é só mais um obstáculo dentre os vários que Microsoft e Nokia terão que superar para que o Windows Phone, lançado com a promessa de ser o terceiro cavalo do páreo, finalmente alcance os outros dois. Porque, até agora, ele parece ter empacado na largada e se recusa a sair de lá.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Júnior
    2012-12-02T18:35:51

    Não vamos esquecer, que fizeram uma comparação entre Lumia e GalaxyS3. A camera do lumia dá de cuia na do Galaxy. Euvou adiquirir 1 LUMIA!

  • Wênio Oliveira
    2012-11-22T10:30:04

    Nokia merece falir!!!!!devia ter feito como a samsung usar windows phone e android a pessoa escolhe o que e melhor.

  • Bryan Ferreira
    2012-10-14T04:26:31

    Eu tenho um Lumia e sou muito feliz, hahah' acho que se todo mundo CONHECESSE o windows phone, ele seria um sucesso, mas as pessoas mal sabem o que é! rs' qualquer um que tenha um gosta, praticamente :)

  • Alexandre Sant'anna
    2012-09-20T16:54:12

    O que muita gente esquece é que o Windows Phone 8 e Windows 8 vão compartilhar o mesmo core do SO, desenvolvedores de Jogos e de Aplicativos irão poder migrar "facilmente" os seus aplicativos entre as plataformas, e nessa hora qual o S.O. que é mais utilizado? Em relação a falta de suporte dos atuais telefones ao WP8, acho melhor falar que não é compatível logo de cara, do que dar a oportunidade de instalar um SO que irá transformar a experiencia de uso uma M. O iOS 5 num 3GS fica sem varias funcionalidades e experimenta colocar o Android 4 num Galaxy Apollo?

  • Rodrigo Lage
    2012-09-11T23:33:29

    Esqueci um detalhe, o Android 4.0 pelo o que andei lendo em sites estrangeiros, os quais realmente analisam as coisas como deveriam, sem serem tendenciosos, mencionam que este 4.0 possui problemas e defeitos e que a google espera corrigir os defeitos na versão 4.1. Deveria a google ter vergonha, o sistema já esta maduro e ainda vir com problemas.

  • Rodrigo Lage
    2012-09-11T23:30:11

    Todo mundo elogia o Samsung Galaxy SIII. Hardware com 4 núcleo no processador. A Samsung ela precisa evoluir o tempo todo para melhorar seus celulares. Porém tecnologia mesmo ela não traz nenhuma novidade no seus sistemas de hardware. Prova disso que me falem as novidades do Galaxy SIII é do Hardware ou do sistema operacional, e digo é do sistema operacional. Enquanto o Lumia 920 realmente traz novidades e isso que vocês não estão vendo....

  • Rodrigo Lage
    2012-09-11T23:28:03

    Sem mencionar outra coisa, quando a Google lançou o Android, ele veio cheios de defeitos, cheios de problemas, cheios de defeitos que todo mundo achava que ele não iria longe e foi. Nenhum sistema nasce perfeito, as falhas são olhadas, analisadas e assim melhoram o sistema em si. Então parem de falar bobagem, sobre a propaganda, eu não vi nada demais, se foi feito com cam profissional ou não, quem testou realmente o Lumia 920 afirmou que ela cumpre mesmo o que promete e isso que importa. Techtudo deveria só falar sobre Android, já que são os celulares que ela defende.

  • Damião Campos
    2012-09-11T22:24:22

    É o Linux contra o Windows, e nessa batalha o LINUX saiu disparado na frente como base para o ANDROID, resumindo, um sistema quase onipotente e que está desbancando até o IOs. uso Windows no Desktop sem problemas mas quando se trata de Smartphones sem chance! Salve Linus Torvalds e GNU.

  • Jadier Junior
    2012-09-18T15:38:53

    A questão do lançamento do produto é realmente um problema da Nokia. Cansei de esperar pelo Lumia 800 e acabei comprando o Samsung Omnia W. Excelente aparelho mas levo mais fé na Nokia. Gostei muito do WP 7.5 e pretendo adquirir um aparelho com WP 8. De preferência um Lumia 820 mas se a Nokia demorar de novo, acabo comprando do fabricante que lançar primeiro!

  • Jose Andrade
    2012-09-13T09:20:05

    Eu só espero que o Skydrive dê conta de armazenar dados de tantos usuários com segurança, pois é lá que estará nossos arquivos de desktop e mobile. Windows Phone e Nokia é para mim um par perfeito, não tenho nenhuma duvida de que o WP vai passar por cima do Android em pouco tempo.

  • Marcus Brandão
    2012-09-12T15:25:09

    Descordo da parte que fala que a Nokia com Windows Phone não terão sucesso. Na minha opnião já é sucesso. Aguardem...

  • Luiz Antonio
    2012-09-12T06:52:22

    Mesmo com todas as dificuldades, eu levo fé na Nokia!

  • Rodrigo Lage
    2012-09-11T23:25:50

    Sabe o que eu acho mais engraçado nas matérias do Techtudo é que o Android é o melhor sistema para celular e os outros não prestam. Isso é visto em todas as matérias, nunca falam mal do Android, mas falam mal do Windows Phone e do IOS da Apple. Isso já virou normalidade. O Android domina por que muitos fabricantes usam ele e pronto e não por que ele é o melhor, visto que o sistema de gasto de bateria é o pior dos sistemas, precisa de APPs para consumir menos bateria.

  • Mário Munaretto
    2012-09-11T19:13:20

    Nada a ver o titulo. Não entendo este pessimismo todo. WP8 EVOLUIU MUITO. Câmera fotográfica e a resolução do Lumia 920 - formidáveis. É só questão de tempo para ganhar o mercado. Eu por exemplo, não quis adquirir o 7.0 e 7.5, pois, sabia que muito em breve sairia o WP8, já no embalo do Windows 8. Meu interesse se traduz em uma palavra: INTEGRAÇÃO. Digo mais: verdade, é que ninguém bate o SO da microsoft - nas duas plataformas - porém gosto é gosto e não se discute.

  • Sérgio Cavalcante
    2012-09-11T14:48:05

    Ê Rodrigo, quando vc era do meio-bit, era mais imparcial...

  • Cristiano Abade
    2012-09-11T13:45:36

    pior que eh mesmo.. Esta globo tec; tem algo com a microsft. Ela so escracha esta microsoft. Quero ver se quando a aple lancar os aparelho dela, se ela vai escracahar. um dos melhores smart esta sendo um lumia de 2 nucleo imagina quado lancar quad core.. daqui uns 5 celular. viva o galo

  • Reynald Oliveira
    2012-09-11T12:06:19

    não entendo o que esse pessoal do Techtudo/globo tem contra a microsoft e o windoes phone, celular é necessidade, quem quiser Android compre um, quem quiser IPhone compre um, e quem quiser windows phone seja ele o 7 ou o 8, que compre um também ora!!!

  • Marcus Lahoz
    2012-09-11T16:16:34  

    concordo 100%, o windows phone tem muitos problemas (tenho um lumia 800 sei do que estou falando). E precisa melhorar mais que os outros. O desafio é grande e eu não vejo hoje uma solução tão boa no WP8

    recentes

    populares

    • Marcus Lahoz
      2012-09-11T16:16:34  

      Eu também tenho um 800 e posso dizer que tem MENOS problemas que outros Apps do mercado, ja usei IOS e Android e nunca tive tanta confiança em colocar meus dados neste celular do que outros sistemas, eu já joguei meu Galaxy s2 no chão do tão travado que era. Ou o Dual Core veio Pintado, ou o Android engoliu literalmente o Hardware.