TechTudo

17/10/2012 07h35 - Atualizado em 17/10/2012 07h35

Aprenda a fotografar objetos em movimento e tenha imagens sem borrões

Luiza Junqueira
por
Para o TechTudo

Quem nunca tentou fotografar objetos em movimento e se deparou com uma foto borrada e sem nitidez? Ou até o oposto, queria um efeito de rastro, mas a foto saiu imóvel e sem graça? Fazer tais imagens não é fácil e requer algum conhecimento de técnicas mais avançadas. Para facilitar a sua vida, o TechTudo selecionou algumas dicas funcionais.

Tudo relacionado a movimento em fotografia está ligado ao obturador. O obturador é a parte da câmera que abre e fecha em milissegundos controlando a exposição do sensor (ou filme, no caso de câmeras analógicas). Para objetos em movimento, temos duas opções: ou o obturador é mais rápido que o objeto, congelando sua ação, ou o obturador é mais devagar, criando um rastro na imagem.

Foto feita com obturador em 1/8. O vestido deixa um rastro (Foto: Luiza Junqueira)Foto feita com obturador em 1/8. O vestido deixa um rastro (Foto: Luiza Junqueira)
Foto feita com obturador em 1/200. A imagem fica congelada. (Foto: Luiza Junqueira)Foto feita com obturador em 1/200. A imagem fica congelada. (Foto: Luiza Junqueira)

Panning

Panning vem da palavra Panorâmica. A técnica consiste em deixar a velocidade do obturador baixa e fotografar um objeto (como um carro, por exemplo) acompanhando com a câmera o seu movimento. O resultado é um ponto nítido em contraste com um fundo borrado.

Para fotografar carros com a técnica, o ideal é setar o obturador entre 1/60 e 1/125 segundos. Para pessoas andando, 1/8 é o suficiente. Nesses casos, é indicado usar um tripé de cabeça móvel ou um monopé para não correr o risco de tremer a imagem.

Fotografica com a técnica Panning (Foto: Reprodução)Fotografia com a técnica Panning (Foto: Reprodução)

Imagem congelada

Se você quer congelar o movimento de algum objeto em alta velocidade, use altas velocidades de obturador. Para isso, é preciso prestar a atenção na iluminação, uma vez que, usando um obturador muito rápido, a fotografia vai precisar de mais luz para continuar corretamente exposta.

Além disso, se você estiver usando uma câmera amadora no modo automático, usar muita luz é essencial para conseguir congelar a imagem. A câmera vai entender que, para aquelas condições, é possível usar um obturador mais rápido para conseguir uma imagem corretamente exposta. Uma boa dica é fazer fotos com essa técnica sempre sob a luz do dia.

Gota d'água fotografada com obturador 1/2000 e muita luz. (Foto: Luiza Junqueira)Gota d'água fotografada com obturador 1/2.000 e muita luz (Foto: Luiza Junqueira)

Câmeras amadoras

Muitas câmeras compactas não permitem o controle manual das funções da câmera, mas algumas delas possuem opções automáticas para esse tipo de imagem. O modo “esporte” ou modo “ação” (normalmente ilustrado por um bonequinho correndo) é o mais adequado para congelar a imagem de fotografias em movimento.

Quando a câmera trabalha nesse modo, ela aumenta o ISO, reduz a abertura do diafragma para ganhar mais profundidade de campo e aumenta a velocidade do obturador para congelar a imagem.

Modo esporte ou modo ação em câmeras amadoras (Foto: Reprodução)Modo esporte ou modo ação em câmeras amadoras (Foto: Reprodução)
  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Aloisio Lopes
    2014-03-19T13:35:30

    muito obrigado por estas dicas ,valeu !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sapo Ninja
    2012-10-18T21:10:31

    bacanca! as informações sao objetivas! parabéns. Até uma pedra vai entender! rsrs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diego Ferreira
    2012-10-18T12:09:24

    Gostei! vou tentar=P!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário