20/10/2012 09h00 - Atualizado em 20/10/2012 09h00

Bons exemplos brasileiros no Instagram

Ticiana Porto
por
Para o TechTudo

No último artigo falei da minha insatisfação com a queda de qualidade no Instagram. É verdade que isso pode ser um dos efeitos da popularização da mídia e citei exemplos de fotógrafos e mentores que, ao contrário disso, fazem o bom exercício formal e semântico da fotografia.

Já seguiu o TechTudo no Instagram? Procure por @techtudo_oficial

Fiquei em dívida, uma vez que faltaram os bons exemplos brasileiros no Instagram. Como os citados, existem instagramers no Brasil sustentando a bandeira da boa qualidade quando o assunto é fotografia. Curiosamente, a maioria não tem a fotografia como profissão. Muitos são médicos, engenheiros, psicólogos, economistas...buscando um contraponto na arte, frente à complexidade do trabalho que realizam.

@titaponte é uma brasileira de Santos, membro da @hipstadodia - um espaço criado para Hipstamatic Lovers. Suas fotos são criativas e ela adora ousar, apresentando técnicas novas, que sempre renovam sua galeria.

Foto de @titaponte (Foto: Titaponte)Foto de @titaponte (Foto: Titaponte)

@judemari faz fotos de crianças como ninguém. Quem já se aventurou por essas sendas sabe como é difícil… Crianças são ágeis, rápidas e não param de se mexer. O fotógrafo tem que ser muito preciso e ela consegue isso. Vale seguir sua galeria e ver o espaço de intimidade que Juliana de Mari cria entre a lente da câmera e a criança.  

Foto de @judemari (Foto: Judemari)Foto de @judemari (Foto: Judemari)

@barbaraariston é uma carioca que explora vários pontos do Rio de Janeiro, apresentando paisagens inusitadas, muitas vezes valorizando apenas um detalhe. Vale a pena conferir.

Foto de @barbaraariston (Foto: Barbaraariston)Foto de @barbaraariston (Foto: Barbaraariston)

A cearense @biapbezerra e o ator gaúcho @julinhoandrade constroem paisagens que são verdadeiros sonhos; enquanto o pernambucano @brenoarrais, o paulista @beeck e o carioca @lucasdfranca apresentam um realismo particular, em cada novo cenário clicado. 

Foto de @biapbezerra (Foto: Biapbezerra)Foto de @biapbezerra (Foto: Biapbezerra)
Foto de @julinhoandrade (Foto: Julinhoandrade)Foto de @julinhoandrade (Foto: Julinhoandrade)
Foto de @lucasdfranca (Foto: Lucasdfranca)Foto de @lucasdfranca (Foto: Lucasdfranca)
Foto de @brenoarrais (Foto: Brenoarrais)Foto de @brenoarrais (Foto: Brenoarrais)
Foto de @beeck (Foto: Beeck)Foto de @beeck (Foto: Beeck)

Finalmente, encontramos os fotógrafos profissionais @danielmattar; @christiangaul; @lucasbori; @jorgebispo e @paulopampolin: referências inequívocas da boa fotografia no Brasil.

Assim, percebemos que criatividade, conhecimento, empatia e prática singularizam cada nome citado, na busca de qualidade. Isso independe do equipamento ser o mais moderno e oferecer muitos recursos. De nada adianta uma câmera profissional, se o olho por trás dela não enxerga essas quatro qualidades fundamentais – principalmente se você quer desenvolver um trabalho primoroso e expressivo em fotografia.

Veja mais fotos no Instagram @ticianaporto.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares