08/10/2012 08h45 - Atualizado em 08/10/2012 08h45

Confira dicas para fotografar olhos mesmo com câmeras amadoras

Luiza Junqueira
por
Para o TechTudo

Quem nunca se encantou com uma bela fotografia de olhos? Além de comunicarem sentimentos, eles possuem as mais variadas cores e formas e ficam lindos quando bem retratados. Mas fotografar olhos devidamente não é tarefa fácil. Fizemos uma seleção de ótimas dicas para te ajudar a melhorar suas imagens.

Foto: Reprodução (Foto: Foto: Reprodução)Olho fotografado com iluminação e enquadramento ideias (Foto: Andrew Tan)

Enquadramento

Ao fotografar olhos, não é muito indicado colocar a câmera muito perto do olho da pessoa por diversos motivos: a sombra do fotógrafo pode atrapalhar; a pessoa fotografada pode ficar incomodada e não conseguir manter os olhos naturalmente abertos; e câmeras amadoras às vezes não conseguem focar tão de perto.

Todos esses problemas podem ser facilmente contornados com uma simples dica: fotografe o rosto inteiro da pessoa, para depois cortar a fotografia em algum editor de imagem. Mas para fazer isso é preciso sempre ter muita atenção ao foco. Ele precisa estar obrigatoriamente nos olhos. Algumas câmeras possuem pontos de autofoco móveis. Isso significa que você pode alterar o ponto de focagem para a região dos olhos do retratado. Procure o manual da sua câmera para saber se ela possui essa função. Além disso, certifique-se de que estará fotografando na resolução máxima da sua câmera, para que a foto não perca qualidade após o corte.

Direção

Fazer com que o fotografado olhe diretamente para a lente faz com que a foto tenha grande impacto. Mas isso não é uma regra. Olhos "apontados" para o infinito também podem gerar ótimos resultados. Tudo depende da intenção do fotógrafo.

Luz

Fotógrafos profissionais costumam usar um flash circular que fica em torno da lente da câmera, eliminando todo tipo de sombra e criando um reflexo bem interessante nos olhos. Mas nem todo mundo tem acesso a esse tipo de equipamento, e uma forma barata e eficiente de iluminar os olhos fotografados é usar luz natural.

Flash Circular (Foto: Reprodução)Flash circular, usado por fotógrafos profissionais (Foto: Reprodução)

Você pode usar a luz vinda de uma janela ou até fotografar em um lugar aberto, mas lembre-se que seu fotografado não pode ficar com o sol diretamente no rosto para que não fique com dificuldade de manter os olhos abertos.

Uma boa técnica é colocar seu fotografado na sombra em algum lugar aberto (ou perto de uma janela) olhando ligeiramente para o céu.  A luz do céu que reflete nos olhos produz um brilho incrível. Para fotografar usando luz natural, as melhores horas do dia são logo depois do sol nascer e logo antes do sol se pôr.

Edição

Além de cortar a sua foto para enquadrar somente os olhos, você pode adicionar mais cor, contraste e vivacidade para destacar ainda mais os olhos da sua fotografia. Veja como realçar os olhos no Photoshop no tutorial preparado pelo TechTudo.

Foto: Reprodução (Foto: Foto: Reprodução)Foto editada com o efeito Cut Out, que deixa apenas o olho colorido em contraste com o restante em preto e branco (Foto: Foto: Reprodução)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares