Internet

12/10/2012 08h18 - Atualizado em 16/01/2014 09h00

Dia das Crianças é comemorado com Doodle do Google

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

O Google está comemorando, nesta sexta-feira (12), o Dia das Crianças. A data, que é festejada em dias diferentes ao redor do mundo, é uma comemoração pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, que ocorreu em 20 de novembro de 1959 durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Já seguiu o TechTudo no Instagram? Procure nosso perfil: @techtudo_oficial

Doodle do Google comemora o Dia das Crianças no Brasil (Foto: Reprodução/Google)Doodle do Google comemora o Dia das Crianças no Brasil (Foto: Reprodução/Google)

O Dia Mundial da Criança – ou simplesmente Dia da Criança – é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar a proclamação da Declaração Universal dos Direitos da Criança, realizada durante a Assembleia Geral da ONU no dia 20 de novembro de 1954. O objetivo da Declaração era garantir que todas as crianças tivessem acesso à educação, além de protegê-las de longas jornadas de trabalho, muitas vezes realizadas de maneira perigosa.

Entre os muitos princípios da Declaração está o que visa garantir a igualdade a todas as crianças do mundo, sem que haja qualquer tipo de distinção, seja por nacionalidade, raça ou religião. Há, também, o que determina que crianças com deficiência física ou mental tenham educação e cuidados especiais. Outro princípio da Declaração afirma que todas as crianças devem ser protegidas contra a exploração no trabalho e o abandono. E, por último, há o princípio que visa garantir que todas elas possam crescer dentro de um espírito de justiça, compreensão, amizade e solidariedade entre os povos.

Apesar de a data sugerida pela ONU ser o dia 20 de novembro, no Brasil é comemorada oficialmente no dia 12 de outubro. A ideia de “criar” a data foi do Deputado Federal Galdino do Valle Filho na década de 1920. Em 5 de novembro de 1924, Arthur Bernardes, presidente da então Republica dos Estados Unidos do Brasil, oficializou a data através do decreto nº 4.867.

Apesar de haver uma data oficializada através de um decreto presidencial, o Dia das Crianças somente passou a ser comemorado de fato quase 40 anos após a assinatura. Em 1960, com o objetivo de alavancar a venda de brinquedos, a fabricante Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson, lançou a Semana do Bebê Robusto.

Veja também o Doodle em homenagem a zoóloga Dian Fossey pelo seu 82º aniversário.
 

A iniciativa foi seguida por outros fabricantes que, no mesmo ano, criaram a Semana da Criança. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos se reuniram e escolheram um dia único para as promoções e, assim, fizeram valer o decreto presidencial e adotaram o dia 12 de outubro. Desde então, a data passou a ser uma das mais importantes para o setor de comércio de brinquedos.

Via Google, Wikipédia e Senado Federal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares