08/10/2012 11h13 - Atualizado em 18/04/2016 16h02

Entenda o que é keylogger e saiba como proteger suas informações

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Keylogger (ou registrador de teclas), apesar de muitas vezes entendi como spyware, é um programa de computador cuja finalidade é registrar tudo o que é digitado em um teclado, na maioria das vezes objetivando capturar senhas, números de cartão de crédito e outras informações importantes. Ele tem um funcionamento típico de vírus, pois é instalado e atua sem que o usuário perceba sua presença.

Cinco dicas para saber se seu smartphone Android está infectado com malware

Grande parte dos golpes virtuais são feitas usando algum tipo de keylogger, que depois de instalado no computador sem o conhecimento da vítima, captura dados importante e os envia a um cracker que posteriormente os utiliza para executar as fraudes.

Um kelogger pode capturar tudo que você digitar (Foto: Divulgação)Um keylogger pode capturar tudo que você digitar (Foto: Divulgação)

O que é Keylogger?

Keyloggers são programas muito sutis que trabalha copiando tudo que é digitado no computador. Quando instalados, durante a digitação de textos, é perceptível em intervalos regulares, uma lentidão acompanhada de uma piscada quase instantânea do cursor do mouse, ou até mesmo da tela inteira. Tal situação denuncia o momento em que o programa salvou as teclas digitadas no arquivo de LOG. Contudo, em máquinas com processadores de alta velocidade, estes sintomas são menos perceptíveis.

Entretanto, a melhor maneira de descobrir e até mesmo prevenir a presença de um keylogger é instalar no computador um antispyware em conjunto com um firewall e um antivírus, o que dependendo da ferramenta de segurança escolhida, pode até mesmo ser parte de uma única solução.

Programa de detecção de keylogger (Foto: Divulgação)Programa de detecção de keylogger (Foto: Divulgação)

Inicialmente os keyloggers eram usados apenas para monitorar a atividade de funcionários de uma empresa, para os pais checarem que tipo de conteúdo seus filhos estavam acessando ou em jogos que precisavam monitorar o teclado para saber quando uma combinação de teclas de atalho seria acionada durante uma partida. Somente mais tarde eles começaram a ser usados para atividades fraudulentas.

A instalação de um keylogger geralmente é feita através do envio para o usuário de algum conteúdo que contém o programa disfarçado entre os anexos e links em e-mail ou por meio de outros tipos de conteúdo baixados da Internet. Por isso, é muito importante que ao clicar em um anexo, link ou qualquer outra forma de download, o usuário tenha certeza de que realmente que o arquivo a ser baixado é confiável, mesmo que ele tenha uma ferramenta de segurança instalada em seu computador. Claro, é importante lembrar que existem os keyloggers baseados em hardware, que podem ser embutidos nos equipamentos ou colocados entre o teclado e o computador, estes são bem mais difíceis de detectar.

Por isso, uma dica importante para quem for usar um computador público e precisar digitar alguma senha é usar o teclado virtual do Windows. Mais importante ainda, ao chegar em casa verifique se usa senha ainda continua a mesma e se não houve nenhuma outra alteração na conta acessada.

Resumindo, por maior que seja o perigo que os keyloggers possam oferecer atualmente, uma boa ferramenta de segurança aliada ao cuidado do usuário, pode neutralizar essa ferramenta, tonando-a inútil e deixando os crackers sem material para fazer suas fraudes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pierre Crow
    2012-10-08T16:16:30  

    Sr. Edivaldo, do que adianta usar o teclado do windows se o keylogger capturar imagens? Keyloggers sofisticados gravam tudo q você faz.. não apenas o que digita, sabia?

    recentes

    populares

    • Pierre Crow
      2012-10-08T16:16:30  

      Pierre, keyloggers capturam imagens sim, porém imagens estáticas (fotos) com intervalos regulares, sendo portanto muito difícil que a captura coincida com a digitação de todos os caracteres da senha, e ainda teríamos que ter o evento keypress ou keydown com algum tipo de interação visual para que pudesse ser registrado o clique através de imagens, ou seja, usar o teclado virtual ajuda sim.

    recentes

    populares

    • Pierre Crow
      2012-10-08T16:16:30  

      e mesmo que capturar uma imagem só irá aparecer *******