Internet

02/10/2012 14h05 - Atualizado em 09/07/2013 11h40

Instagram vira mania entre jogadores brasileiros de futebol

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

No Rio de Janeiro, em São Paulo ou em Liverpool, o Instagram se tornou uma mania entre os jogadores de futebol brasileiros. A rede social de compartilhamento e edição de fotografias vem sendo cada vez mais utilizada pelos craques de grandes clubes do Brasil e do exterior. Em muitos casos, mais até do que os outras redes mais famosas, como o Facebook e o Twitter.

Neymar se declara viciado no Instagram e compartilha foto com companheiros da seleção brasileira (Foto: Reprodução/Instagram)Neymar se declara viciado no Instagram e compartilha foto com companheiros da seleção brasileira (Foto: Reprodução/Instagram)

Na rede social, eles publicam imagens de saídas à noite, de viagens com o time, de refeições, enfim, de tudo que você que também usa o Instagram costuma divulgar. O zagueiro David Braz, do Santos, é um dos mais entusiastas do serviço, como o atacante Neymar, que já admitiu ser "viciado no Instagram".

“É tipo o Twitter, mas dá para colocar mais fotos, de maneira mais rápida e com efeitos bem legais. Virou um vício. No nosso trabalho, acredito que é importante ter este tipo de contato com o torcedor. Muita gente quer saber o que fazemos em momentos de folga ou até durante a nossa preparação para os jogos. Com o Instagram, isso se torna bem simples. Aqui no Santos tem muita gente que já pegou essa mania. Só tem que ter cuidado, claro, saber os limites, porque algumas coisas podem prejudicar”, comentou o zagueiro David.

Muralha usa o Instagram saindo do treino do Flamengo (Foto: Divulgação)Muralha usa o Instagram saindo do treino do
Flamengo (Foto: Divulgação)

Como reforçou Braz, há um grande diferencial no uso da rede social por celebridades e pelos atletas. Os posts geram uma enorme repercussão. O jovem Muralha (@muralha31), do Flamengo, por exemplo, passou por uma situação curiosa: uma fotografia postada por ele no Instagram foi parar em noticiários na televisão. A imagem mostrava o uniforme de treino do jogador Adriano no vestiário do clube, antes mesmo de o anúncio oficial da contratação do atacante ter sido feita.

“Não imaginava que iria dar tanta repercussão. Deu o que falar mesmo. Mas fico feliz do Adriano ter voltado e da minha conta no Instagram ter contato com família e com torcedores que não têm muita proximidade com a gente. Ver as fotos dos amigos também é muito interessante. É muito legal poder mostrar uma parte do seu lado pessoal. Além do Instagram, uso o Twitter, Facebook, Whatsapp e alguns jogos”, destacou.

Brazucas exportam a “Moda Instagram”

Lucas posta fotos dos bastidores do Liverpool no seu perfil do Instagram (Foto: Reprodução)Lucas posta fotos dos bastidores do Liverpool no seu
perfil do Instagram (Foto: Reprodução)

Quem também está sempre ligado no seu smartphone, compartilhando fotos do dia a dia é o volante Lucas Leiva (@leivalucas). Atleta do Liverpool, da Inglaterra, o meio-campista explica que o serviço só está começando a ser conhecido pelos jogadores do exterior agora. E, em boa parte, por causa dos brasileiros.

“Gosto muito do Instagram porque dá oportunidade de interagir com meus fãs através das imagens. É um serviço muito popular entre os brasileiros e agora alguns estrangeiros também estão começando a aderir. No Liverpool, ainda sou só eu que uso, porque o brasileiro é mais ligado em Internet e isso acaba influenciando os jogadores que estão na Europa. Até mesmo para ajudar a matar as saudades do pessoal do Brasil”, comentou.

“Sempre que dá, a gente coloca fotos daqui para que os amigos e pessoas que torcem pela gente fiquem sabendo como estão as coisas e como é a vida por aqui. Na Holanda, tem muitos jogadores que já utilizam o Instagram. Eu gosto bastante também. Acho muito divertido”, avaliou Alex Santos, do Vitesse, da Holanda.

Torcedores e jornalistas aprovam

Além de Lucas, outros jogadores da seleção costumam postar fotos de seus dias em concentrações e também em momentos pessoais. Neymar (@njunior11), David Luiz (@davidluiz_4), Marcelo (@marcelo12_rm), Sandro (@sandroraniere) e Thiago Silva (@thiagosilva_33) são alguns deles. Todos publicam montagens, fotos com filtros e imagens bem humoradas às quais até pouco tempo atrás, antes da popularização do Instagram, os torcedores não tinham acesso.

“Acho muito legal esse compartilhamento de imagens dos jogadores no Instagram. Eu mesmo sigo muitos atletas que gosto, para estar sempre vendo as fotos deles e as informações exclusivas que eles postam. É muito interessante”, comentou o torcedor, e estudante de Educação Física, Fábio Santos, de 24 anos.

Até dancinha jogadores publicaram no Instagram (Foto: Reprodução)Até dancinha jogadores publicaram no Instagram
(Foto: Reprodução)

Além de jogadores de futebol, atletas de outras áreas e celebridades da música, da TV e do cinema também são adeptos do Instagram. O sucesso da rede social junto deste tipo de público é considerado fundamental para o crescimento do serviço. Jornalistas que cobrem o dia a dia dos atletas também aprovam a utilização do app.

“Profissionalmente tenho que acompanhar. Pois o jogador acaba por divulgar fotos da sua vida pessoal que pode agregar algum conteúdo a ser publicado. Como a foto com outros atletas numa concentração, a caminho de um jogo dentro do ônibus. Mas eu busco um bom senso na hora de utilizar esse tipo de material que eles divulgam, até porque os torcedores podem confundir as coisas e criticar muitas fotos tiradas fora de campo”, destaca o jornalista Enéas Lima, de 23 anos.

Você utiliza o Instagram? Já segue o perfil do TechTudo (@techtudo_oficial)? Gosta de seguir jogadores e famosos também? Conte para a gente nos comentários!

Acha que tem talento para ser técnico de futebol? Baixe Cartola FC e escale seu time ideal no Campeonato Brasileiro!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mauro Vaz
    2012-10-02T21:55:59

    que viadagem

  • Eduardo Costa
    2012-10-02T21:19:40

    Concordo com o Rodrigo Bretas. Era fantástico, hoje em dia virou uma bagunça.

  • Rodrigo Bretas
    2012-10-02T14:39:28  

    A Orkutização do Instagram esta feita, uma pena, era bom enquanto durou, q venha o próximo.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Bretas
      2012-10-02T14:39:28  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKK'