Câmera

18/10/2012 15h46 - Atualizado em 18/10/2012 15h46

Nikon D800 ou Canon 5D Mark III? Compare as DSLR antes de comprar

Adriano Hamaguchi
por
Para o TechTudo

A Nikon D800 e a Canon 5D Mark III são duas excelentes opções para quem deseja adquirir uma câmera com sensor full-frame. Como são equipamentos caros, usualmente adotados por usuários avançados e profissionais, é interessante pesquisar bastante antes de optar por uma delas. Confira o comparativo feito pelo TechTudo e conheça seus recursos e limitações.

Nikon D800 e a Canon 5DIII lado a lado (Foto: Dave Dugdale)Nikon D800 e a Canon 5D Mark III lado a lado (Foto: Dave Dugdale)

Em quais pontos elas são similares?

* Ambas são full-frame
* Aceitam cartões SD e CF
* Finder com 100% de cobertura
* Excelente sistema de foco automático
* Entrada para fones de ouvido

Características básicas

Características básicas da Canon EOS 5D MKIII e da Nikon D800 (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Características básicas da Canon EOS 5D Mark III e da Nikon D800 (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

As dimensões são bastante semelhantes. A Nikon é 50 g mais leve e um pouco menor do que a concorrente, mas a diferença é pequena demais para funcionar como um fator determinante na hora da escolha. Outra característica básica, que é o tempo de vida da bateria (e o tempo necessário para recarregá-la), também é parecida.

O flash embutido não está presente no modelo da Canon. Mesmo para os fotógrafos que utilizam dispositivos externos, ter este recurso sempre à disposição é uma facilidade importante.

Qualidade da Imagem

Comparativo de recursos de imagem (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Comparativo de recursos de imagem (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

A resolução da Nikon D800 é significativamente superior, o que reflete no tamanho do arquivo RAW gerado, duas a três vezes maior que o arquivo gerado pelo modelo da Canon.

Imagem capturada pela Canon 5D MKIII (Foto: Divulgação)Imagem capturada pela Canon 5D Mark III (Foto: Divulgação)
Imagem capturada com a Nikon D800 (Foto: Divulgação)Imagem capturada com a Nikon D800 (Foto: Divulgação)

Ambos os equipamentos produzem imagens com riqueza de detalhes incrível. A necessidade de cada fotógrafo é o que deve orientar a decisão sobre qual equipamento melhor atende suas necessidades.

Caso o profissional produza imagens para impressão em grandes formatos, a resolução e a qualidade da imagem são primordiais. Se o objetivo for a utilização das imagens somente em meios eletrônicos, na Internet, por exemplo, esta diferença provavelmente não será um fator de extrema importância.

Configurações utilizadas para a captura das imagens analisadas (Foto: Divulgação)Configurações utilizadas para a captura das imagens analisadas (Foto: Divulgação)

Um dos diferenciais da Canon é a fotografia utilizando alto ISO. Porém, no teste feito pelo fotógrafo Dave Dugdale, que analisaremos a seguir, podemos observar que o alto nível de detalhes capturados pela Nikon compensou o nível de ruído apresentado em fotografias noturnas.

Detalhes de uma fotografia noturna (Foto: Reprodução/Dave Dugdale)Detalhes de uma fotografia noturna (Foto: Reprodução/Dave Dugdale)

Recursos

Recursos de foco, velocidade e configuração de ISO (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Recursos de foco, velocidade e configuração de ISO (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

O sistema de foco automático da Canon 5D Mark III apresenta desempenho superior, uma vez que possui mais pontos de foco cruzado. Com isso, o foco automático nos objetos da composição é realizado de maneira mais assertiva. A Canon também possui um número superior de pontos de foco, oferecendo assim mais opções de ajustes manuais.

A Canon ganha na velocidade de captura das imagens, recurso importante para quem fotografa cenas de ação e esporte. Além disso, é possível obter de imagens em alto ISO com menos ruído.

Comparação entre as diferentes configurações ISO (Foto: Reprodução/Camera Labs)Comparação entre as diferentes configurações ISO (Foto: Reprodução/Camera Labs)

A Nikon D800 conta com o sistema USB 3.0 de transferência de dados, algo que pode auxiliar os profissionais que possuem equipamento compatível com esta tecnologia.

Controle automático do White Balance

Utilizando as configurações padrões, as imagens capturadas pela Canon tendem a saturar o magenta, enquanto que, no caso da Nikon, as imagens tendem para o verde.

Tons esverdeados Nikon e saturação do magenta na Canon (Foto: Reprodução/Dave Dugdale)Tons esverdeados Nikon e saturação do magenta na Canon (Foto: Reprodução/Dave Dugdale)

Analisando as imagens capturadas de um teste de calibração, podemos observar claramente a diferença de tons geradas por cada uma das câmeras. Mas, com os ajustes necessários, é possível obter cores com as tonalidades corretas, ajustando o White Balance da Nikon na direção oposta ao verde.

Imagens obtidas com o teste de calibração (Foto: Reprodução/Dave Dugdale)Imagens obtidas com o teste de calibração (Foto: Reprodução/Dave Dugdale)

Recursos de vídeo

Comparativo dos recursos de vídeo (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Comparativo dos recursos de vídeo (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Os recursos para filmagem são provavelmente “um extra” que os fotógrafos ganham ao adquirir uma câmera. E a qualidade não desaponta, já que é possível fazer gravações em alta definição Full HD e tomadas em câmera lenta.

O alcance dinâmico Nikon D800 é superior. Utilizando configurações semelhantes para filmar uma mesma cena com pontos de iluminação variados, percebemos que o nível de detalhes capturados pela D800 é superior que o da Canon.

Comparativo de alcance dinâmico (Foto: Reprodução/Dave Dugdale)Comparativo de alcance dinâmico (Foto: Reprodução/Dave Dugdale)

Por outro lado, em casos específicos, foi observado o indesejado efeito “moiré” nas filmagens realizadas com a Nikon D800, o que não ocorreu com o modelo da Canon.

Efeito moiré foi obsevado em filmagem com a Nikon D800 (Foto: Reprodução/Dave Dugdale)Efeito moiré foi obsevado em filmagem com a Nikon D800 (Foto: Reprodução/Dave Dugdale)

A ferramenta para time-lapse e a saída HDMI da Nikon são diferenciais importantes para quem deseja utilizar seu equipamento para estes fins. Estes recursos não estão disponíveis no modelo da Canon.

Durante a filmagem, ajustes dos níveis de áudio podem ser feitos na Canon, o que não é possível na Nikon. E, para obter qualidade profissional na captura do áudio, ainda é recomendado o uso de captação externa.

Qual câmera melhor atende suas necessidades?

Pesquisar nunca é demais antes de fazer a aquisição de um novo equipamento. Se você está planejando dar um próximo passo, considere estas duas opções. Veja agora as principais diferenças que poderão auxiliar no seu veredito sobre estes dois modelos.

Comparativo dos principais destaques da Nikon D800 e da Canon 5D MKIII (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Comparativo dos principais destaques da Nikon D800 e da Canon 5D MKIII (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Via Snapsort, Camera Labs e Learning DSLR Video

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Silva
    2014-05-25T01:16:10

    Só quero deixar claro que esse comparativo não definitivo pois li muitas materias, inclusive sites estrangeiros, dizendo o inverso em muitos aspectos. Um bom fotógrafo com uma camera de entrada cropada vai tirar fotos melhores em comparação a qualquer fotógrafo com uma dessas duas. Já vi excelentes fotos com 18-55mm e flash embutido.

  • Megaron Mota
    2014-04-09T17:55:18

    Boa matéria, mas saida HDMI somente na Nikon é dureza, até a Ti1 da Canon tem HDMI. 110 em cada 100 produtores de vídeo recomendam 5d MKIII. D800 é uma boa câmera mas a MK III é melhor, assim que como a recem lançada D4s que prometia ser a melhor câmera do mercado não conseguiu superar a incrível 1DX.

  • Fabio Ogata
    2012-10-19T02:13:09  

    Adriano Hamaguchi. Considero muito bom o comparativo entre as duas cameras. Faço apenas uma ressalva, ao que me consta ambas as cameras apresentam as mesmas dimensões do display, 3.2", o que difere entre elas e a resolução do display, que na Canon EOS5MIII e de 1040k ao passo que na Nikon D800 e de 920k.

    recentes

    populares

    • Fabio Ogata
      2012-10-19T02:13:09  

      Correto Fabio. Apesar da visualização da imagem ser melhor na câmera da Canon, o tamanho dos displays é 3.2". Obrigado.

  • Danilo Almeida
    2013-01-19T21:33:07

    Comparação muito esclarecedora, mas tenho uma ressalva. O editor cita que o modo de vídeo é um adicional a quem adquire estas câmeras, mas a 5D Mark II e DSLRs em geral são cada vez mais utilizadas unicamente para este propósito porque atingiram capacidade de filmagem de alta qualidade a um preço muito baixo. A antecessorda da 5D Mark III foi utilizada para gravar um episódio inteiro da premiada série House e, no Brasil, é uma das câmeras mais utilizada pelas produtoras de vídeos publicitários, junto a suas irmãs, também da Canon. Possuo uma Canon T3i e produzo profissionamente com ela.

  • Marcio
    2012-10-24T16:00:49

    A qualidade de imagem da Nikon é bem superior nesse modelo. Ambas as marcas são fantásticas e essa disputa acontece em cada modelo que se lança.