25/10/2012 05h00 - Atualizado em 25/10/2012 16h01

O que mudou do Windows 7 para o Windows 8?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Curioso para saber como é o Windows 8? O que mudou e o que é possível fazer com ele? Esse dia está próximo, mas enquanto ele não chega que tal dar uma olhada nas diferenças entre o novo sistema da Microsoft e o velho Windows 7? Afinal, muito mais que novidades, o Windows 8, que chega às lojas brasileiras nesta sexta-feira (26) por R$ 269, traz diversas mudanças no modo de se fazer as coisas.

O novo sistema embora mantenha certa compatibilidade e algumas similaridades com o Windows 7, traz também uma série de modificações que o tornam bem diferente de seu antecessor. Tais mudanças são essencialmente resultado do foco do atual sistema, ser funcional tanto no desktop como em tablets e outros dispositivos.

Para destrinchar as diferenças entre os dois sistemas é preciso olhar cada parte e comparar como era feito e como se faz atualmente, o resultado disso é um tour pelo sistema do ponto de vista de um usuário do Windows 7, acompanhe:

A tela inicial

Ao contrário da tela de inicio do Windows 7 que já mostrava a opção de se conectar na rede, o Windows 8 traz uma tela de boas vindas bem mais bonita e simples. Ela é formada apenas de um papel de parede, um relógio mostrando a hora atual e a data e um ícone de rede. Para fazer o login é preciso dar um clique em qualquer parte da tela e só então, digitar os dados necessários para entrar no sistema.

Telas de inicio do Windows 7 e Windows 8 (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Telas de inicio do Windows 7 e Windows 8 (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

A interface inicial (Metro)

Depois de entrar no sistema, o usuário fica de frente com a maior novidade do Windows 8 e também a maior diferença ente ele e o Windows 7: A interface Metro. Ela agora é a interface padrão do sistema, e por causa disso, acostumar-se com ela é a primeira coisa que um novo usuário do Windows 8 tem que fazer.

A principal diferença entre o Window 7 e 8: Metro (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)A principal diferença entre o Window 7 e 8: Metro (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Formada por blocos com funcionalidades bem diversas, essa interface tem como ponto positivo o fato de que pode pode ser usada tanto em um computador como num tablet, ou qualquer dispositivo com tela touch. Mas como ponto negativo está o fato de que ela é entrega uma experiência totalmente diferente da que um usuário do Windows 7 está acostumado.

O impacto que a interface Metro causa na mudança da experiência de uso do Windows, poderá ser o calcanhar de Aquiles do novo sistema da Microsoft, mas como pode ser usada em diferentes dispositivos, ela pode vir a se tornar o diferencial que irá alavancar o sistema e levar a empresa a dominar o mercado de sistemas operacionais além do desktop. A receptividade dos usuários depois do lançamento é que irá decidir qual desses rumos o sistema seguirá.

A (opcional) interface Desktop

Para alegria dos usuários do Windows 7, o ambiente desktop não foi totalmente abandonado no Windows 8, ele está disponível na interface Metro na forma de um bloco chamado “Área de trabalho”. Um clique (ou um toque) nesse bloco coloca o velho ambiente desktop novamente na tela do sistema. Entretanto, essa é a boa notícia, a má é que ele não é 100% igual ao que um usuário do Windows 7 está acostumado.

A tradicional área de trabalho também está no Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)A tradicional área de trabalho também está no Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O menu Iniciar

Infelizmente, para a tristeza dos usuário do Windows 7 e versões anteriores, o menu iniciar completo não está disponível nem no ambiente desktop fornecido e nem na interface Metro. O que existe no Windows 8 é um menu simples, que fornece fácil acesso a algumas ferramentas de sistema como o painel de controle, o Gerenciador de tarefas, o Prompt de comando e outras ferramentas. Ele pode ser chamado pressionando as teclas Windows + X e funciona na interface Metro e na Área de trabalho.

Comparando com o do Windows 7, menu "Iniciar" do windows 8 é incompleto (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Comparando com o do Windows 7, menu "Iniciar" do windows 8 é incompleto (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Contrariando a vontade da Microsoft, alguns usuários tem insistido em reativar o menu completo usando aplicativos de terceiros. Porém, isso só era possível nas primeiras versões disponibilizadas pela empresa, na versão anterior ao lançamento (Release Preview), já não é mais possível acessá-lo.

Como apenas alguns programas aparecem na tela inicial da interface Metro e o menu “Iniciar” é limitado a algumas ferramentas. Isso leva o usuário a ter que criar um bloco para o programa que quer usar ou procurar algo mais completo. A solução desse dilema consiste em clicar com o botão direito em qualquer um dos blocos e, na barra que aparece na área inferior da tela, escolher a opção “Todos os aplicativos”. Nessa tela, pode-se simplesmente clicar no aplicativo e executá-lo ou clicar nele com o botão direito do mouse e em seguida clicar na opção “Fixar em iniciar” que aparece na barra da área inferior da tela.

O Explorer

Uma coisa boa da interface desktop do Windows 8 é que ele traz o velho e bom Explorer, com a mesma interface do Windows 7, ainda que seja executado a partir da interface metro, ele só aparece no ambiente desktop. O que mudou no Windows Explorer é que agora ele inicia diretamente na pasta “Applications”. Essa é uma nova pasta de sistema que devido a ausência do menu Iniciar na barra de tarefas, com certeza será muito usada pelos usuários do Windows 7 nos seus primeiros dias no novo sistema, pois ela não só supre a falta do menu Iniciar, como também deixa o Explorer com um comportamento parecido com o aplicativo Finder do Mac.

Windows explorer nos dois sistemas: Diferença na pasta Applications 9Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Windows explorer nos dois sistemas: Diferença na pasta Applications 9Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

O painel de controle

O painel de controle pode ser acessado na interface desktop através de um ícone na área de trabalho ou usando o menu “Iniciar”, tanto no desktop como na Metro. Felizmente, Ele essencialmente tem a mesma interface do Windows 7 e está dividido em categorias do mesmo jeito. O painel de controle do Windows 8 é uma prova de que por baixo do jeitão do novo do sistema, permanece a consagrada interface do Windows 7, tanto é que o painel, mesmo quando é executado a partir da interface metro, só aparece no ambiente desktop.

Painel de controle está diferente apenas em algumas opções (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Painel de controle está diferente apenas em algumas opções (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pesquisa

O recurso de pesquisa do Windows 7 também está presente no Windows 8 de duas formas, na interface Metro e na interface desktop, sendo que a primeira pode ser chamada a partir do menu Iniciar ou pela combinação das teclas Windows + F. A opção pesquisa da interface Metro da pesquisa do Windows segue o estilo do ambiente, simples e direto, tendo apenas uma caixa para digitar o termo a ser procurado, um botão de pesquisa e as áreas de sistema a serem usadas na pesquisa, já a da interface desktop está dentro do Explorer e funciona praticamente do mesmo modo que no Windows 7.

A tela de pesquisa está bem diferente no Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)A tela de pesquisa está bem diferente no Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Teclas

As teclas de atalho não mudaram muito no Windows 8, o que mudou foi como o ambiente responde a elas. Pressionar Alt+Tab continua exibindo os aplicativos abertos em qualquer  ambiente, mas combinação das teclas Windows + F só chama a pesquisa da interface Metro, mesmo durante uma sessão da interface desktop. Já as teclas Windows + E, só chama o Windows Explorer padrão do ambiente desktop, independente do ambiente atual. O mesmo comportamento do Explorer se repente na combinação das teclas Windows + R, que chama a janela de execução.

Mais diferenças

Além das diferentes formas de interagir e configurar o sistema o Windows 8 traz diferenças e opções adicionais que o colocam bem a frente do Windows 7, provando que ele é muito mais que uma atualização. O novo sistema tenta ajudá-lo a gerenciar seus programas e o desempenho do sistema, fechando os aplicativos e programas que você não usou durante um certo período de tempo e você nem precisa se preocupar, o Windows irá auto-salvá-lo antes de fechá-lo. Ele também traz um antivírus integrado ao seu núcleo e permite que você crie um drive virtual para montar uma imagem ISO,  que você poderá usar como um DVD normal.

Do lado do hardware, o Windows 8 traz o suporte a processadores ARM, algo que nunca existiu Windows 7, além disso, o tempo de inicialização do novo sistema é muito mais rápido que seu antecessor, por conta das melhorias que a Microsoft fez nele. Aliás, desempenho é o grande diferencial do Windows 8 frente a versão 7. Dessa vez a Microsoft trabalhou duro para fazer o que parecia impossível, tornar a última versão mais rápida, compatível e utilizável em equipamentos que a versão anterior suporta.

Test_Comparativo de boot feito entre os dois sistemas (Foto: Reprodução/TechSpot)Teste comparativo de boot feito entre os dois sistemas (Foto: Reprodução/TechSpot)

Na prática, mesmo mantendo a compatibilidade e a área de trabalho tradicional disponível, existe um número absurdo de diferenças entre os dois sistemas. Conhecer realmente todas elas, só será possível depois que a Microsoft lançar definitivamente o sistema e os compradores o usarem.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Jose Odorico
    2014-06-19T14:30:43

    A Microsoft vai acabar vencendo a queda de braço com os usuários que querem o retorno de velhas ferramentas e interfaces que foram castradas no W8, mas poderiam ser mais democráticos, né? Com o número absurdo de mudanças que teve, não veria nada demais em se manter ao menos o botão Iniciar e o recurso de pesquisa como eram antes e sempre. Vale lembrar que a maioria de usuários de Windows já estão ficando velhos e usam o sistema há algumas décadas, e a mudança brusca em certos recursos não fará a empresa perder adeptos, mas atrasará em muito a migração para o novo SO.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Kleber Fraga
    2012-10-25T11:23:55   , respondido respondido 2014-04-17T13:49:52

    TESTEI O WIN 8 TB NAO GOSTEI ELES DEVERIAM FACILITAR MAIS O ACESSO AO SISTEMA E ESTAO DIFICULTADO MAIS AINDA VAI SER UM FRACASSO JA BASTA O VISTA QUE NAO VINGOU A ÚNICA COISA BOA QUE VI NO 8 FOI A INTERNET QUE ESTA MUITO MAIS RÁPIDA DO RESTO UMA BELA PORCARIA O 7 DEPOIS DO XP FOI O MELHOR SISTEMA JA FEITO PELA MS E CLARO QUE O 7 É BEM MAIS RAPIDO QUE O XP O PROBLEMA QUE EU TENHO ALGUNS PROGRAMAS ANTIGOS QUE NAO CONSIGO USA-LOS E NEM ENCONTRO ATUALIZAÇÃO PARA O MESMO.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Kleber Fraga
      2012-10-25T11:23:55   , respondido respondido 2014-04-17T13:49:52

      Anderson Souza kkkkkkkkkkkkkk... muito boa observação!! kkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Kleber Fraga
      2012-10-25T11:23:55   , respondido respondido 2014-04-17T13:49:52

      CONCORDO PLENAMENTE. Só os panacas metidos a profissionais de IT é que gostaram e aqueles que nunca usaram outro windows.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Waldeli Ferreira
    2012-10-26T21:29:57   , respondido respondido 2013-10-30T10:49:10

    O tempo (pouco tempo) vai dizer o quão fracassado será esse SO. Pode ser bom pra tablet, mas ignorar a imensa base de desktops é burrice. Windows 8 vai ser o novo Vista. E tenho dito!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Waldeli Ferreira
      2012-10-26T21:29:57   , respondido respondido 2013-10-30T10:49:10

      discordo eu ja usei o 8 e o 7 para testes o 7 me saiu incrivelmente bem alem de ser rapido na hora de ligar, o metro é bom (mas uso o normal) e em jogos eu vi uma leve melhora no desempenho do windows 8 em relação ao 7 e no 7 eu tive que ir atras de uns 5 drivers de proprietarios contra apenas um no 8 (o da impresora) mas hoje ainda me mantenho mais no linux que no windows que so uso por caussa do creative suite 6 da adobe e jogar as vezes

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Matheus Damasceno
    2012-10-26T13:54:02

    Em tudo há seus prós e contras. A respeito da interatividade entre os aparelhos de comunicação de nosso uso, esse sistema parece ser ótimo, e quanto ao seu peso para o sistema também. Mas perde em estética e funcionalidades... Mas com o tempo surgirão melhores... Haja visto o "Vista" que foi um fiasco total.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Costa
    2012-10-26T12:39:41

    O melhor argumento é o da patroa "Eu custei a aprender esse aí, agora vc quer mudar?? Pooode parar!!!" Parei né, antes OS velho que briga em casa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ernestina Defensor
    2012-10-26T15:51:33

    Já que é mais rápido, seja bem vindo. Formiavel! Esse sistema de quadros e muito bom.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Rodrigues
    2012-10-25T23:34:53

    Fiquei impressionado como os anos passam, mas as pessoas não conseguem evoluir e tendem a resistir as mudanças por simples preguiça de "aprender novamente"! O win 8, só pelo fato de unificar todos os aparelhos que usamos é um avanço sensacional!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Flavio C
    2012-10-25T14:52:51

    O 7 é o Número da perfeição!!!!, por isso vou permanecer por um bom tempo no Seven Ultimate x64.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Raul Arquiteto
    2012-10-25T23:54:14

    O pior tipo de burro é aquele que não quer aprender, aliás quando quase não se tem o que aprender, pq é só intuir e clicar, aí que encontramos os verdadeiros burros

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luciano Rocha
    2012-10-25T19:19:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:49:08

    Paguei U$ 19,99 pelo OS X Mountain e estou muito feliz! São 4 anos sem saber o que é sofrer com RuWindows! . . De qualquer forma, esta interface da OS W8 ficou muito bonita e funcional! Parabéns á MS pelo trabalho. . . O que dói é ver estes Noobs que não sabem nada de OS e afirmam preferirem o XP( WTF???) frente ao W8...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2012-10-25T19:19:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:49:08

      o xp é o melhor se pegar quando ele foi feito (a 11 anos atras) porem pecava muito em segurança eu hoje ja tou fora do mundo windows usando meu linux mas nao vou dizer que o windows e de todo ruim, é apenas bom em algumas partes e ruim em outras

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ivando Pinto
    2012-10-25T17:44:31

    Quanta gente ignorante! O W8 é um avanço, direcionando também para interfaces touchs. Posso dizer que é um sistema 2 em 1, no qual tem a interface Metro para telas touchs e o Windows7 está embutido como um aplicativo, só que melhorado e mais leve. O botão iniciar faz falta? Para mim não, mas se para você faz, pode instalar um botão iniciar alternativo, já foram lançados bem uns 3 tipos que eu saiba. Eu uso desde o consumer preview e adoro, muito ágil e intuitivo, perfeito para telas touchs e trackpads com reconhecimento de gestos.Quem reclama de fato nunca testou.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ivando Pinto
    2012-10-25T18:04:17

    Os requisitos mínimos são bem amigos do PC velho. Confira: Processador de 1 GHz; 1 GB de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits); 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits) de espaço livre em disco; Placa de vídeo DirectX 9 com WDDM 1.0 ou superior.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pávila Faeti
    2012-10-25T17:32:21   , respondido respondido 2013-10-30T10:49:06

    Informando: a versão do Windows 8 vendido à R$ 269,00, se trata de um produto Upgrade,direcionado a pessoa física,que requer que o usuário tenha previamente instalado em seu dispositivo um sistema operacional Windows anterior (XP, Vista ou 7)...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Pávila Faeti
      2012-10-25T17:32:21   , respondido respondido 2013-10-30T10:49:06

      Ivando Pinto todas as versões que estão sendo vendidas a partir de hoje são somente para atualização. Independente do preço ou formato (download ou box). Ou seja, se você quer comprar o Win8, você tem obrigatoriamente que ter instalada uma versão anterior (e original, diga-se) do Windows. A versão completa (entenda completo como aquela que você pode instalar numa máquina zerada com software pirata) só será lançada ano que vem.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Pávila Faeti
      2012-10-25T17:32:21   , respondido respondido 2013-10-30T10:49:06

      Não. essa é a versão em disco. A versão upgrade aqui no Brasil saí por R$ 29,00. válido até janeiro a princípio.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rômullo Viana
    2012-10-25T15:10:09

    Pra quem já usa Smartphones com Windows Phone ou o Xbox 360 com a nova Dashboard e gosta delas, vai ser algo como "unir o útil ao agradável". Se os blocos dinâmicos funcionarem como as Live Tiles, que no Windows Phone unem aplicativos de determinado tipo em um único local(ou LiveT.), pra mim já tá de bom tamanho. Sou totalmente a favor do que foi feito, mudar é necessário. O impacto é grande, claro. Mais se funcionar bem, tenho certeza que logo esses pontos negativos sumirão.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcio Borde
    2012-10-25T13:13:38

    Não gostou, ótimo. Mas falar que é um lixo só porque não se adaptou, é pura ignorância. Eu achei espetacular a mudança, não sinto nenhuma saudade do layout antigo. O windows 7 é muito bom e ainda vai permanecer, mas as pessoas de mente limitada não entenderam a proposta de integração que a MS adotou nos últimos dispositivos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renan Pacheco
    2012-10-25T13:05:20

    Não é ruim de mexer, só nao achei melhor que o 7, quem tem Xbox 360 vai se acostumar facil, pq é parecido.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renan Pacheco
    2012-10-25T13:03:32

    Usei e não gostei, é melhor que o Vista, mas nao melhor que o 7. Até o XP deve ser melhor.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cleverson Kramek
    2012-10-25T12:51:41

    Sou muito mais o WinME... simplesmente o melhor SO de todos os tempos ever!!! LOL

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Sturba
    2012-10-25T12:50:02

    Lógica da Microsoft: um Windows bom, o outro péssimo, um windows bom, o outro péssimo. Seguindo, Windows Xp (Bom), Windows Vista (Péssimo), Windows 7 (Bom), Windows 8 (?????). Prefiro esperar o próximo mesmo....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jociclei Araujo
    2012-10-25T12:49:27

    tenho windows 7 e o xp no mesmo comp. uso sempre o xp pela praticidade, acho bem melhor.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Nascimento
    2012-10-25T12:53:47

    Muito bom , estou usando a algum tempo e esta muito bom , claro que tem gente que vai dizer que é ruim , mas basta aprender usa-lo , penda da queles que dependem do menu "iniciar " !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Divaldo Ribeiro
    2012-10-25T12:47:36

    que lixo de windows8 prefiro o windows 7 mesmo ou XP

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adan Scaramelo
    2012-10-25T12:54:11   , respondido respondido 2013-10-30T10:49:02

    O Windows 8 e essa Interface Metro é um LIXO!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Adan Scaramelo
      2012-10-25T12:54:11   , respondido respondido 2013-10-30T10:49:02

      Dizer que ela é um lixo não quer dizer que ele não sabe usar.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Adan Scaramelo
      2012-10-25T12:54:11   , respondido respondido 2013-10-30T10:49:02

      Huiahiuahiuahuiahaiua Também acho! Concordo com você Márcio! Só para os analfabetos em tecnologia que será tão difícil operá-lo.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Mc Finn
    2012-10-25T12:53:27

    Em relação ao botão iniciar, sugiro o software Star8. Testei a versão beta do mesmo e funcionou perfeitamente. Ele simplesmente coloca o menu iniciar de volta do jeito que sempre foi. A versão final é paga (acho que US$5.00). É uma boa opção.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Emerson Rodrigues
    2012-10-25T12:17:23

    Quer dizer então que a MS não deve mudar nunca, usuario sempre se atrapalha com quauqer mudança.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário