TechTudo

19/10/2012 15h31 - Atualizado em 19/10/2012 15h31

Saiba como fotografar estrelas para ter belas imagens do céu à noite

Isabela Catão
por
Para o TechTudo

Fotografar estrelas não é tarefa fácil. Mas, acredite, é possível obter boas imagens do céu à noite mesmo sem câmera profissional. É bastante importante, porém, que você tenha uma máquina que permita controle manual de alguns setores, como o obturador, o ISO e o diafragma. Confira o artigo preparado pelo TechTudo e veja dicas para fazer a famosa astrofotografia.

Fotografar estrelas exige tempo e paciência (Foto: Ben Canales)Fotografia de estrelas feita em condições ideias (Foto: Ben Canales)

Condições meteorológicas

Para fazer esse tipo de imagem, não precisamos apenas de uma câmera. O local e as condições meteorológicas influenciam muito para conseguir uma boa foto. Outro fator bastante importante é a paciência.

Vamos ao que interess: você vai precisar de um tripé. Se possível, um que tenha controle de disparo remoto, pois qualquer toque na câmera na hora do disparo pode influenciar negativamente a foto. Caso você não tenha um, é possível improvisar com um suporte confiável. Apoie a câmera em algum lugar firme e tome todo o cuidado na hora do disparo ou use o recurso temporizador, disponível também em câmeras compactas.

É indicado ter uma câmera que tenha ajustes manuais de ISO, exposição, abertura e foco. O controle de ISO atualmente está disponível em boa parte das compactas, então isso não deve ser um problema para a maioria dos usuários. Se a sua máquina não ofecer controle manual de exposição e abertura, coloque-a no modo noturno, sem flash. O resultado não será tão impressionante como as imagens que ilustram este artigo, mas é possível obter fotos interessantes. Caso você possua uma câmera profissional e tenha lentes diferentes à sua disposição, escolha as grandes e médias angulares, entre 10 e 20 mm.

Longa exposição gera boas fotos de estrelas (Foto: Ben Canales)Imagem noturna gerada com longa exposição (Foto: Ben Canales)

Uma das dicas que podemos dar é fazer a foto estando distante da cidade e das luzes fortes, já que a iluminação das casas e postes nos impedem de enxergar as estrelas do jeito que elas realmente são. Escolha um local que você saiba que tenha uma vista bem ampla, como um campo aberto, um morro ou lugar alto. Outro fator importante é olhar a previsão meteorológica para a região antes de sair de casa: se o dia tiver sido nublado, desista e vá quando o céu estiver limpo, pois há chances de não se conseguir um bom resultado.

Outra sugestão para uma foto bonita é ver qual fase está a Lua. Priorize as noites de Lua nova, minguante ou crescente, pois ela estará menos brilhante e, assim, o brilho não vai atrapalhar a captura das estrelas. Depois de ter feito os passos acima, não se desespere se não conseguir ver as estrelas. O olho humano não consegue enxergar o céu como o vemos nas imagens de longa exposição.

Para saber se o local escolhido é realmente bom para fazer as fotos, você pode utilizar um aplicativo no seu telefone para conseguir ver o que pode ser fotografado de especial na região. Se você tiver um iPhone ou iPad, use o Star Walk; se você possui um Android, pode usar o Google Sky Map. Aponte o seu telefone para o céu e os dois aplicativos mostrarão informações sobre o que você está “vendo”.

Fotografia de estrelas feita em momento de céu aberto, sem nuvens (Foto: Ben Canales)Fotografia de estrelas feita em momento de céu aberto, sem nuvens (Foto: Ben Canales)

Ajustes da câmera

Para as fotos de teste, faça os ajustes da câmera priorizando a entrada de luz. Coloque o ISO no máximo, abra o diafragma o quanto puder e escolha a maior exposição antes do modo Bulb. Coloque a máquina no tripé e ajuste o foco para o infinito. Caso não tenha um controle remoto, use o temporizador com 2 ou 10 segundos. Tire algumas fotos e veja se o enquadramento é esse mesmo que você quer.

Depois de estar tudo preparado para o grande momento da foto, configure a sua câmera para o modo RAW, se isso for possível, para que você tenha uma imagem totalmente editável depois. Se a sua câmera não possui essa opção, escolha a maior qualidade e número de megapixels disponíveis.

Caso sua câmera não se comporte bem com ISO alto, gerando uma fotografia muito pixelada ou clara demais, diminua o valor escolhido. Opte por algo entre 2.000 e 4.000 se a noite estiver totalmente escura, ou procure um valor menor (que seja acima de 800) se houver iluminação suficiente. Como você vai tirar mais do que uma foto, experimente valores diferentes para variar.

Foto do céu à noite depende muito do ajuste de ISO (Foto: Ben Canales)Foto do céu à noite mostra reflexos de estrelas na água (Foto: Ben Canales)

Para calcular o tempo de exposição, divida 600 pelo valor da distância focal usada. Por exemplo, se você estiver usando a lente em 20 mm, faça 600/20 e o tempo resultante será 30 segundos. Quanto menor o valor da distância focal, mais tempo de exposição você terá e, por consequência poderá usar um ISO menor, aumentando a qualidade da fotografia. O único problema é a distorção característica das lentes grande angular, portanto tente usar o valor mínimo de 10 mm (máximo de tempo igual a 60 segundos).

Se você não possui um disparador remoto, trabalhar com exposições maiores do que 30 segundos é inviável, tendo em vista que você teria que ficar segurando o botão no modo Bulb e isso provocaria movimento na foto. Com um controle remoto, é possível trabalhar com valores altos e conseguir resultados incríveis, inclusive do movimento das estrelas. E lembre-se: quanto maior o tempo, menor o ISO. Faça testes e encontre o balanço ideal!

Para quem quiser ver algumas fotografias incríveis de estrelas, o fotógrafo Ben Canales é o especialista no assunto e já ganhou até um prêmio de fotografia da National Geographic em 2011. Para conhecer melhor o trabalho dele, acesse o seu Flickr e o seu site.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • SANDRO BERNARDO
    2012-10-20T19:35:51   , respondido respondido 2013-10-01T14:52:48

    Mas fotos assim não dar pra ser feito em centros urbanos como SP e RJ né.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • SANDRO BERNARDO
      2012-10-20T19:35:51   , respondido respondido 2013-10-01T14:52:48

      Dani Nakamura Eu tiro quando acontece apagão em sampa rsrs mas da pra ver umas estrelinhas usando 30s no céu bem limpo

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • SANDRO BERNARDO
      2012-10-20T19:35:51   , respondido respondido 2013-10-01T14:52:48

      Pode até dar mas a poluição dá uma cor avermelhada no céu e acaba estragando a fotos :(

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Gregory Porto
    2012-10-23T16:47:16   , respondido respondido 2013-10-01T10:36:30

    Tem como fazer com a camera do Iphone 4S?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gregory Porto
      2012-10-23T16:47:16   , respondido respondido 2013-10-01T10:36:30

      Só se ele tiver controle de exposição e Iso e obturador...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gregory Porto
      2012-10-23T16:47:16   , respondido respondido 2013-10-01T10:36:30

      Franklin Silva o Lumia 1020 da pra fazer, tem abertura f2.2 e 4s de exposição, mas só no interior

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário