22/10/2012 11h17 - Atualizado em 22/10/2012 11h17

Saiba o que fazer depois de instalar a versão 12.10 do Ubuntu

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Você baixou a última versão do Ubuntu, a 12.10 (também chamada de “Quantal Quetzal”), instalou ou atualizou seu computador e depois de verificar que tudo está funcionando se pergunta… e agora? Confira as dicas de pós-instalação a seguir, do site OMG! Ubuntu!.

O novo Ubuntu traz muitas funcionalidades novas que vale a pena conhecer. Desde o novo recurso de preview à interação com serviços baseados na nuvem. Ao executar essas dicas seu sistema ficará mais completo tornando sua experiência de uso mais tranquila.

1 – Atualize o seu sistema

Mesmo sendo um lançamento recente, isso não significa que o Ubuntu seja um produto acabado. Entre o momento do lançamento e a sua instalação podem ter aparecido novos bugs e, como a equipe da canonical e os colaboradores ao redor do mundo trabalham rápido, uma correção já pode estar pronta.

Normalmente o Ubuntu irá verificar automaticamente se há novas atualizações todos os dias, mas algum um dia você precisará fazer isso manualmente. Para fazer isso, abra o Dash (clicando no botão na parte superior da tela) e procure por “Atualizador de programas”.  Execute-o e ele irá verificar se há correções e atualizações.

Procurando o Atualizador de programas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Procurando o Atualizador de programas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

2. Instale os codecs de mídia

Atualmente para um sistema ser completo ele tem de suportar os formatos de vídeo e áudio mais populares. Por razões legais, o Ubuntu não pode fornecer esse suporte na sua instalação padrão. É necessário, então, fazer o download do software para a reprodução de arquivos multimídia. O instalador do Ubuntu, inclusive, dá a opção de fazer isso durante a instalação.

É preciso instalaro os codecs para ver alguns tipos de vídeos e áudio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)É preciso instalar os codecs para ver alguns tipos de vídeos e áudio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Mas se você não viu essa opção durante a instalação, não se preocupe, esse recurso ainda pode ser instalado através do Ubuntu Software Center.

3. Adicione suas contas online

Configurar apps de bate-papo e redes sociais é muito mais fácil no Ubuntu 12.10. Basta clicar em “Configurações do Sistema” (o ícone da engrenagem no canto superior direto da tela) e depois clicar na opção “Contas Online”. Dentro da janela que aparece, clique na conta que deseja configurar e  preencha os dados necessários para usá-la.

Suas contas on-line agora pode ser configuradas diretamente no sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Suas contas online agora pode ser configuradas diretamente no sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Ao invés de ter que digitar manualmente os mesmos detalhes em cada aplicativo que você deseja usar, agora você pode adicioná-lo às “Contas on-line", que funcionam como um Hub de dados de login centralizados que outras aplicações podem usar.

Os serviços suportados incluem a AOL, Windows Live, Twitter, Google, Yahoo!, Facebook (incluindo o Facebook Chat), Flickr, e muitos mais. Também são suportados aplicativos ‘hook in’ para contas on-line, como o IM app Empathy, o cliente social Gwibber,  e o gerenciador de fotos Shotwell.

Vale observar que, enquanto não houver contas configuradas, nada será mostrado no menu de mensagens. Por exemplo, se você não usar o Thunderbird para e-mail, você não vai ver uma entrada de Thunderbird no menu de mensagens até configurá-lo.

4. Integre Alguns Web Apps

Uma das características mais marcantes do Ubuntu 12.10 foi a introdução das inovadoras “Unity Web Apps”: um recurso que integra mais de 30 sites populares com elementos do desktop do Ubuntu. Com isso você pode por exemplo, adicionar o webapp do Gmail para ter opções dele no Launcher e no Menu de mensagens.

Criando uma webapp do YouTube (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando uma webapp do YouTube (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

5. Ajuste as configurações de privacidade

O Dash apresenta uma visão geral do seu aplicativo, além de outras informações. Para isso ele registra antecipadamente diversos dados relacionados ao arquivo. Mas você pode não querer que tudo seja rastreado. Com as opções de privacidade disponíveis no painel de Configurações do sistema, você escolhe quais arquivos, pastas e conteúdo podem ser registrados. O recurso ainda oferece botões para ‘Limpar’ os dados de determinados períodos.

Bloqueando o que o Dash pode registrar (Fot: Reprodução/Edivaldo Brito)Bloqueando o que o Dash pode registrar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

6. Habilite Drivers de Hardware

Atualmente o Ubuntu funciona muito bem com a maioria dos hardwares, sem a necessidade de ativar "drivers proprietários". Mas se você quer tirar o máximo proveito do Ubuntu, você pode querer ativar esse recurso. Para fazer isso, abra o aplicativo “Canais de software” através do Dash ou usando a janela de configurações do sistema, e depois acesse a guia “Drivers adicionais”. Se houver algum disponível, ative-o.

Ativando os "Drivers adicionais", se houver (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando os "Drivers adicionais", se houver (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

7. Desative (ou remova) as sugestões de compras

As sugestões de produtos da Amazon que aparecem no Dash quando você procura apps é uma das características mais controversas do Ubuntu 12,10. Felizmente, o recurso pode ser desligado em um ou dois cliques. Para desativá-lo, abra o item “Privacidade” nas "Configurações do Sistema" e coloque a opção “Incluir resultados on-line” em “Off”.

Vale lembrar que a mudança também afetará a música, o Google Docs e lentes de vídeo. Mas Se você quiser manter esas opções funcionando normalmente e não quer ver as sugestões de produtos da Amazon, abra o terminal e execute o comando sudo apt-get remove unity-lens-shopping.

Desativando as sugestões de compras (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desativando as sugestões de compras (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

8. Configure o Ubuntu One

Ubuntu One é um serviço de armazenamento de nuvem gratuito disponível para todos. Ele oferece 5 GB de espaço livre para armazenar arquivos, fotos, músicas e muito mais. Você pode usá-lo no Ubuntu e em dispositivos móveis. Existem aplicativos do programa para iOS, Android, Windows e Mac OS X.

Para começar a usa o Ubuntu One clique no ícone que fica no lançador de apps do Ubuntu. Se você já tiver uma conta Ubuntu One clique no botão “Entrar com uma conta existente” para iniciar a sincronização de seus arquivos para seu novo desktop, senão, clique no botão “Eu ainda não tenho uma conta – quero me inscrever” e siga as instruções que aparecem.

Iniciando o Ubuntu One (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o Ubuntu One (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Tem alguma dúvida sobre o novo Ubuntu? Entre no Fórum do TechTudo!

Via OMG!Ubuntu

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Adriel Sousa
    2013-02-13T20:02:31

    Fiz a instalação do Ubuntu 12.10 mas quando vou aplicar configurações como papel de parede, diminuição do brilho, programas que ficam no lançador, downloads feitos e diretórios criados quando desligo a máquina volta as configurações padrões. Se alguém tiver uma dica agradeço!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Vieira
    2012-10-27T12:19:44

    Ai galera, Instalei ontem o ubuntu 12.10 e não sei usar direito. Alguém sabe como faço para baixar músicas nele!? Vlw ...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Silva
    2012-10-22T15:02:37

    Copiar e Colar do Ubuntudicas? Pode isso Arnaldo?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Justi
    2012-11-10T23:59:49   , respondido respondido 2013-10-01T09:55:37

    Ainda faltou algumas coisas: Instalar o Java Instalar o Wine (blargh mas necessário) Instalar o vlc Skype (enquanto podemos) ai já fica melhorzinho.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Justi
      2012-11-10T23:59:49   , respondido respondido 2013-10-01T09:55:37

      É vcs dependem do wine sem ele... kkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário