Tablet

31/10/2012 15h29 - Atualizado em 31/10/2012 15h31

Update para Android 4.2 traz melhorias: veja o que mudou

Otton Moura
por
Para o TechTudo

O Google anunciou o novo Android 4.2 Jelly Bean. Mais rápido e suave, esta nova versão traz novidades importantes, como a câmera que captura fotos panorâmicas em 360 graus e o suporte a multi-usuários. Além disso, a versão traz um novo teclado virtual, semelhante ao Swype, com o qual é possível escrever apenas deslizando os dedos na tela.

Nova família Nexus: smartphone de 4 polegadas, tablet de 7 e 10, e Android 4.2 em todos (Foto: Divulgação)Nova família Nexus: smartphone de 4 polegadas, tablet de 7 e 10, e Android 4.2 em todos (Foto: Divulgação)

Fotos panorâmicas em 360 graus

Através da função Photo Sphere, o usuário pode capturar e visualizar fotos em 360 graus em seu dispositivo. Além disso, é possível compartilhar as imagens panorâmicas com seus amigos e familiares através do Google+, ou ainda adicionar ao Google Maps para que todos possam ver.

Um teclado inteligente, agora com digitação por gestos

Semelhante ao Swype, o novo recurso Gesture Type pode ser usado para que o usuário escreva mensagens simplesmente deslizando o dedo sobre as letras que deseja digitar. Para finalizar a escrita, basta levantar o dedo do teclado sem se preocupar com os espaços em branco, que são adicionados automaticamente após cada palavra. O novo recurso pode antecipar e sugerir a próxima palavra, assim o usuário consegue escrever frases inteiras apenas selecionando as palavras sugeridas.

Android 4.2 traz novo recurso de gestão de usuários em tablets (Foto: Divulgação)Android 4.2 traz novo recurso de gestão de usuários
em tablets (Foto: Divulgação)

Além disso, o dicionário está mais relevante e preciso na versão 4.2, e agora os usuários não precisam mais ter uma conexão com a internet para utilizar o recurso de digitação por voz, podendo digitar rapidamente pela fala a qualquer hora.

Suporte a multi-usuários, mas somente para os tablets

Agora é possível compartilhar seu aparelho Android com a família toda. O recurso de multi-usuário, disponível apenas para tablets, suporta uma configuração personalizada para cada usuário do dispositivo. Isso significa que cada pessoa pode ter a sua própria tela inicial, seu plano de fundo, seus widgets, aplicativos e jogos. E para mudar de perfil não é necessário desligar o dispositivo. Bastar alternar entre um usuário e outro, o que pode ser protegido por senha.

Veja a tela de seu celular em uma TV de alta definição

Com o Android 4.2 é possível visualizar a tela de seu celular em uma TV de alta definição. Assim, o usuário pode assistir filmes que estão no celular, os videos do YouTube ou qualquer aplicativo aberto na tela da televisão. Para isso, basta uma conexão Wi-Fi entre o dispositivo e a TV, que deve ser compatível com o recurso.

Área de notificação mais interativa

Agora é possível tomar algumas decisões diretamente da área de notificação. Seja retornar uma ligação perdida, abrir uma mensagem ou remarcar uma reunião. Para isso, basta deslizar a barra de notificação até embaixo, da mesma maneira que na versão anterior do sistema.

Novos widgets se adaptam automaticamente à tela (Foto: Reprodução)Novos widgets se adaptam automaticamente à tela
(Foto: Reprodução)

Área de trabalho mais útil e agradável

O recurso Daydream torna a sua área de trabalho mais útil e agradável, aproveitando o tempo ocioso do dispositivo para exibir as suas fotos favoritas, notícias da internet e muito mais, tudo de acordo com as configurações de sua preferência.

Widgets mais espertos

No Android 4.2 ficou mais fácil personalizar o smartphone. Quando um widget é colocado na tela, tudo ao seu redor é arrumado automaticamente. Se a área do widget for muito grande, ele é automaticamente redimensionado para se adaptar ao espaço disponível.

Aproxime os dispositivos para trocar fotos, vídeos, etc

Como o recurso Android Beam, é possível compartilhar fotos, vídeos, contatos, páginas web, vídeos do YouTube e aplicativos. Aproxime a parte traseira de dois dispositivos com o recurso NFC habilitado para compartilhar informações entre eles. Após aproximar os dispositivos, basta tocar na tela e as informações serão transferidas ao outro equipamento. Aproxime, toque e transfira.

Mais rápido e suave

A nova versão está mais rápida e suave que a versão anterior. O sistema aumenta o poder de processamento do dispositivo, garantindo respostas mais rápidas aos comandos do usuário. Já quando o uso não demanda mais de tanto poder de processamento, o sistema diminui a velocidade da CPU, garantindo uma maior durabilidade da bateria.

Mais acessibilidade

No Android 4.2, usuários com deficiência visual podem facilmente ampliar ou deslocar a tela inteira para permitir uma melhor visualização, bastando dar um toque triplo na tela quando o recurso estiver habilitado. Podem ainda escrever e interagir com o dispositivo mesmo se a tela estiver ampliada.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Os primeiros dispositivos equipados com o Android 4.2 Jelly Bean serão o smartphone Nexus 4, desenvolvido em parceria com a LG, e o tablet Nexus 10, da Samsung. Os aparelhos estarão disponíveis em alguns países a partir do dia 13 de novembro. Entretanto, ainda não foram divulgadas informações oficiais sobre a chegada de ambos no Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cristiane Batista
    2012-11-04T19:48:42

    Estou querendo comprar um novo smartphone mas estou em duvida sobre qual. Qual seria a melhor opção no momento???

  • Ewerton Miranda
    2012-11-01T09:44:43

    Massa, agora é só esperar o Google liberar via OTA. Pra quem tem medo de mudar a rom do seu aparelho, deixem isso pra lá e façam logo. Depender da Samsung nunca mais....

  • Pedro Oliveira
    2012-10-31T21:03:40  

    Não vejo a hora de receber a notificação de atualização do sistema no meu GALAXY NEXUS! \o/

    recentes

    populares

    • Pedro Oliveira
      2012-10-31T21:03:40  

      Paulo Santi, acho que nem perguntando "aos búzios" você vai conseguir essa resposta! kkk! Acho que estou com mesmo problema. Aqui no Brasil a Samsung liberou apenas a versão 4.1.1 para os Smartphones Galaxy X (o mesmo Galaxy Nexus lá nos EUA) Mas lá nos EUA já foi liberada mais duas versões do sistema depois dessa, e aqui no Brasil a Samsung até agora não fez nada!!

    recentes

    populares

    • Pedro Oliveira
      2012-10-31T21:03:40  

      Marcelo Almeida Muitas vezes as atualizações não dependem apenas da fabricante, mas da operadora de celular também. Já verificou se no site da Samsung é possível baixar essas atualizações que estão faltando?

  • Fabio Almeida
    2012-10-31T17:36:46  

    tudo muito bom. Agora, como fica quem comprou um galaxy s3 em maio de 2012, julgando ter adquirido o modelo mais avançado ou um dos mais avançados e até o momento não ter recebido a atualização para a versão 4.1. Novamente a samsung pisando na bola...

    recentes

    populares

    • Fabio Almeida
      2012-10-31T17:36:46  

      hahaha..por isso que comprei o Nexus! Tchau Samsung..

    recentes

    populares

    • Fabio Almeida
      2012-10-31T17:36:46  

      Concordo com tudo que foi dito pois tenho o S3 e acho que já devia ter a ultima versão do android para actualização. Estou a ponderar numa futura compra mudar para o Nexus por falta de actualizações por parte da Samsung.

  • Roberto Martins
    2012-10-31T17:33:14  

    Quando estará disponivel a atualização para telefones não conveniados com operadoras ( Galaxy S3 )

    recentes

    populares

    • Roberto Martins
      2012-10-31T17:33:14  

      Quando a Samsung quiser. Mas acho que vai ser só em 2013

  • Marcelo Almeida
    2012-11-02T09:16:05  

    Atualização para Jelly Bean 4.2 ?? Tem que avisar a SAMSUNG, que fabricou o Smartphone Galaxy X (Galaxy Nexus vendido no Brasil) Porque eu acho que a Samsung nem tá sabendo disso!! A promessa espalhada na Midia era que os celulares Nexus seriam atualizados a cada nova versão do Android (enquanto o hardware do smartphone suportarem as mudanças, né?) Agora me diz: Quem conseguiu atualizar o Nexus até agora, aqui no Brasil ?? A Google lançou a versão 4.1.2 e agora a versão 4.2 mas até agora a SAMSUNG não liberou as atualizações aqui. Só consegue quem faz modificação na ROM manualmente. VERGONHA!!

    recentes

    populares

    • Marcelo Almeida
      2012-11-02T09:16:05  

      Marcelo, como você mesmo disse no Brasil vem como Galaxy X, aqui a responsabilidade de atualizar é da Samsung e não do Google, isso se dá, devido problemas com a Anatel!

    recentes

    populares

    • Marcelo Almeida
      2012-11-02T09:16:05  

      Caro Marcelo, é necessário saber que há 2 versão do Samsung Galaxy Nexus, uma versão é atualizada pela própria Google e outra atualizada pela Samsung, é sabemos como a Samsung e as outras fabricantes tem muita boa vontade para fazer esses upgrades.