Celular

29/11/2012 14h43 - Atualizado em 29/11/2012 14h43

Brasil Banda Larga: veja como ajudar a melhorar a Internet no país

Giordano Tronco
por
Para o TechTudo

O Brasil Banda Larga é um programa desenvolvido pela Anatel para monitorar a qualidade da conexão fixa de alta velocidade no país. A iniciativa, em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações (SindiTeleBrasil), contará com a ajuda dos usuários para avaliar os serviços prestados pelas operadoras. Um estudo recente da empresa Pando Networks revelou que o Brasil ocupa o 163º lugar no quesito velocidade de conexão, atrás de países como Angola e Etiópia.

Internet nos Estados Unidos rende mais do que o esperado (Foto: Reprodução) (Foto: Internet nos Estados Unidos rende mais do que o esperado (Foto: Reprodução))Usuários ajudarão a monitorar a velocidade da
conexão banda larga (Foto: Reprodução)

A EAQ – Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga – foi criada para garantir que as operadoras de Internet cumpram as diretrizes da Resolução da Anatel nº 574, que estabelece indicadores mínimos de qualidade de conexão. De acordo com a norma, as prestadoras devem divulgar os resultados obtidos nos testes de qualidade mensalmente em seus sites, bem como as metas mínimas estabelecidas por lei.

Para fazer a coleta dos dados, a EAQ oferece aos usuários das operadoras avaliadas a possibilidade de se voluntariar para receber um Whitebox, que fará o monitoramento da conexão. O aparelho deverá ser plugado ao modem para enviar os resultados à entidade, que poderá aferir se as operadoras cumprem as metas estabelecidas.

d-link (Foto: d-link)Voluntários receberão uma Whitebox TP-Link
(Foto: Divulgação)

As inscrições para o programa já estão abertas e podem ser feitas no site do Brasil Banda Larga. Os requisitos para a participação no programa são os seguintes:

- Possuir uma conexão fixa de banda larga de uma das operadoras avaliadas: Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, Telefônica/Data, CTBC, Ajato, Algar Telecom, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom;

- Utilizar um roteador para se conectar ao serviço de banda larga;

- Ter uma tomada adicional próxima ao roteador ou onde pretenda ligar o equipamento. Será fornecido também um cabo de um metro para a conexão;

- Não ser funcionário das prestadoras monitoradas

No site da EAQ, é possível também fazer um teste online da qualidade da sua Internet. Basta acessar a página e seguir as instruções para saber se a sua velocidade de acesso corresponde ao plano de conexão contratado.

mapamundi (Foto: mapamundi)Mapa da conexão mundial. Os países com cores claras possuem conexão mais lentas (Foto: Reprodução/Pando Networks)

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nei .
    2012-11-30T12:17:25

    Vergonha!!! isso ainda tem gente que fala que somos a 6ª maior economia no mundo... vai enganar outro!

  • Roger Rogers
    2012-11-30T10:16:07

    É vergonhoso,país de proporções continentais com uma internet de péssima qualidade como a nossa,tá atrás de Angola,Etiópia,Uganda e ainda pagamos mais caro,kkkkkkkkkkkk prefiro rir do que chorar!

  • Sandro Gonçalves
    2012-11-30T10:10:30

    Leandro Sousa, é por este tipo de pensamento que a Internet e outros serviços são o que são. É sempre o conformismo com o "menos pior", nem parece que estamos falando de um serviço que cobra preços exorbitantes por taxas de acesso e qualidade ridículas. E sobre a matéria, como vamos provocar algum tipo de movimento das prestadoras se a Anatel permite que se façam contratos onde APENAS 20% da banda é garantida? Nem precisa responder.

  • Leandro Sousa
    2012-11-30T09:20:47

    Pessoal tem acesso fácil a bnda larga e ainda reclama... moro a poucos minutos do aeroporto de Guarulhos e nenhuma operadora atende aki, acabo pagando R$75 por 1Mb de um fornecedor autônomo pq não tenho outra opção...

  • Alex Marques
    2012-12-11T09:57:26

    White Box é um Roteador wi-fi TP Link? Se fosse Linksys, seria Blue Box ou Black Box se fosse Dlink?

  • Murilo Rm
    2012-12-10T11:17:58

    A Anatel está mesmo de parabéns pelas iniciativas tomadas recentemente. Já passou da hora de resolver esses problemas corriqueiros.

  • Luiz Paulo
    2012-12-03T16:41:52

    Implantar uma banda larga de qualidade, boa velocidade e a um preço razoável seria a maior e a mais barata revolução de infraestrutura que poderia ser feita no Brasil. Ao invés disso o governo faz um programa de "banda larga, acesso rápido" a net com, pasmem, a espantosa velocidade de 1Mbps da qual sómente 20% tem de ser garantida... Só pode ser brincadeira...tudo bem que temos prioridades demais, principalmente em saúde e educação mas mesmo essas duas seriam tremendamente beneficiadas por uma banda decente!!! E é a infraestrutura mais barata e facil de ser implementada. Esse é o Brasil do PT.

  • Henrique Saito
    2012-11-30T08:34:08

    Brasil, internet da mais caras do mundo, qualidade das piores do mundo.

  • Lukas Honorato
    2012-11-30T00:57:22

    é muito estressante mesmo,meu modem 3g tem só 56kpbs.. não abre nada e quando abre,não aparece as imagens e fica tudo desformatado..

  • Luiza Miotte
    2012-11-29T20:27:22

    O Brasil é o mais atrasado da galáxia! A Vivo ainda hoje liga na casa da gente oferecendo o plano "Fale e navegue a vontade", ou seja com conexão discada a 56kbps... nem o modem para isso é encontrado mais...(só no Sucatão - bom nome para se dar um ranking ao Brasil e seu atraso tecnológico)