Câmera

06/11/2012 08h20 - Atualizado em 16/03/2016 10h36

Confira dicas de como fotografar 3×4 de forma caseira e gastando pouco

Adriano Hamaguchi
por
Para o TechTudo

Neste tutorial vamos dar algumas dicas para produzir fotos 3×4 de acordo com as orientações dos principais órgãos públicos e economizar na hora de imprimir. Confira instruções de enquadramento, iluminação e edição para obter fotografias perfeitas em formato 3x4.

O valor da fotografia 3×4 é mais elevado do que a revelação normal. Dependendo do local, você irá desembolsar cerca de R$ 12 por seis unidades. Para compor esse preço, as empresas contabilizam a estrutura, a mão de obra e tempo do fotógrafo. Mas você pode montar uma imagem 15x10 cm com dez imagens 3×4 e imprimir pelo preço de uma revelação comum, cerca de R$ 0,70.

Aprenda a produzir suas próprias fotos 3x4 (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Carteira com fotos em formato 3x4 (Foto: Adriano Hamaguchi)


A fotografia

Câmeras a partir de 5 megapixels são suficientes para gerar imagens com a resolução necessária para uma boa impressão. Mas é claro que os resultados serão melhores com uma câmera superior.

A câmera deve ser posicionada à altura dos olhos (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Ilustração mostra posicionamento correto da câmera, que deve estar à altura dos olhos, para fotografia 3x4 (Foto: Adriano Hamaguchi)

A altura da câmera deve ser a mesma altura dos olhos, e a distância recomendada da câmera é de 1,5 m. Com o uso do tripé, você garante que a foto não fique tremida ou embaçada. Caso não tenha um, apoie a câmera em uma superfície plana e lembre-se que a altura deve ser a altura dos olhos.

Iluminação

Escolha um ambiente bem iluminado e fotografe durante o dia para aproveitar a luz natural. Evite sombras projetadas ao fundo, afastando-se um pouco da parede e apagando as lâmpadas que estejam próximas.

Aproveite a luz natural do ambiente e evite sombras (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Dicas para conseguir melhores imagens: aproveite a luz natural do ambiente e evite sombras (Foto: Adriano Hamaguchi)

Alguns tipos de lâmpadas deixam a fotografia com tons azulados ou amarelados. Confira se seu equipamento possui ajustes automáticos de controle de branco (“white balance”) para os diferentes tipos de situações.

Desative o flash de sua câmera para que sombras indesejadas não sejam projetadas. Caso você tenha mais de um flash, lembre-se que todos devem ser disparados para que não surjam as sombras ao fundo e nem nas laterais do rosto.

Aumentar a sensibilidade do sensor pode diminuir a qualidade da imagem (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Opção de modo retrato em câmeras fotográficas à esquerda, símbolo do flash desativado no centro e exemplo de fotografia com ruído gerado pro ISO alto à direita (Foto: Adriano Hamaguchi)

Um ISO mais alto permite que você obtenha resultados melhores em ambientes escuros, mas isto pode provocar a granulação da imagem. Além disso, a maioria das câmeras digitais oferecem a configuração “retrato”. Você conseguirá boas fotos com ela desde que não se esqueça de desativar o flash.

Composição

Como fundo, escolha uma parede branca. O fundo claro é uma exigência dos órgãos que emitem documentos oficiais. Você também poderá improvisar um fundo branco colando folhas sulfite; esta é uma solução mais recomendada do que alterar a cor de fundo com manipulação.

Utilize fundo branco, roupas escuras e não utilize óculos ou adereços (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Ilustrações indicam papel sulfite para fundo da composição, uso de roupas escuras e sugerem abrir mão de óculos ou adereços na hora da foto 3x4 (Foto: Adriano Hamaguchi)

As roupas devem ser escuras, para que haja contraste. Não fotografe com óculos, chapéu, boné, penteados que escondem o rosto ou qualquer tipo de adereço que possa dificultar sua identificação. Maquiagem, batom e corretivos utilizados de maneira excessiva podem descaracterizar sua própria imagem, e você correrá o risco de ter sua fotografia rejeitada.

A postura deve ser reta e com braços fechados juntos ao corpo e relaxados. Caso deseje utilizar sua foto em documentos oficiais, não sorria. E opte por trajes sociais para ocasiões formais, como em crachás corporativos.

Enquadramento

Para fotografias 3×4, utilizamos o chamado “Plano Principal”, que enquadra a pessoa desde o busto. Olhe direto para a lente da câmera, e fique atento para que o rosto não fique inclinado para os lados, para cima ou para baixo. Com este enquadramento, você poderá adaptar sua foto para os mais variados tipos de documentos.

Fique atento à simetria vertical e da linha dos olhos e ombros (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Enquadramento ideal para fotografia 3x4 (Foto: Adriano Hamaguchi)

Fique atento às exigências de cada órgão. O enquadramento para as fotos de habilitação de motoristas, por exemplo, deve ter 80% da área da fotografia com seu rosto, diferenciando um pouco do enquadramento tradicional das fotos 3×4. No caso das fotografias para passaporte, o tamanho é 5x7 cm.

Edição da imagem

O objetivo de uma foto para identificação é que a pessoa seja retratada da forma mais natural o possível, ou seja, não é permitido a utilização de manipulação para fazer retoques, alterar cor do cabelo, remover pintas e marcas.

Para ajustar a iluminação e tamanho da imagem, você pode utilizar programas como o Photoshop (Windows/Mac), o Foto 3×4 para iPhone e o Foto 3×4 (Windows). Mas você também pode utilizar sites, com os quais é possível realizar esses ajustes e fazer a montagem para impressão com  dez fotos no tamanho padrão de revelação 10x15 cm.

Testamos três sites:

* EPassportPhoto
* IDPhoto4You
* 123PassportPhoto

A partir de uma mesma foto, os resultados foram semelhantes. O site 123PassportPhoto gerou uma imagem com resolução de 600 dpi, e os demais 300 dpi. Como a maioria dos equipamentos de impressão não ultrapassa a qualidade de impressão de 300 dpi, esta diferença não é relevante.

Comparativo entre os sites que oferecem preparo de foto 3x4 para impressão (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Comparativo entre os sites que oferecem preparo de foto 3x4 para impressão (Foto: Adriano Hamaguchi)

Embora tenhamos obtido resultrados muito semelhantes, recomendamos o IDPhoto4You por oferecer ferramentas de ajuste de brilho e rotação da área de recorte.

Acompanhe agora como utilizá-lo.

Passo 1. Acesse o site IDPhoto4You;

Página inicial do site IDPhoto4You (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Página inicial do site IDPhoto4You (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Passo 2. Selecione as opções País (“Country”) “Brazil”, Foto (“Photo”) “ID (3x4 cm)”, Tamanho da Impressão (“Print Size”) 10x15 cm (“4x6 inch”);

Configuração do tamanho da foto (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Configuração do tamanho da foto (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Passo 3. Selecione o arquivo de sua foto clicando em "Escolha o Arquivo" (“Choose File”), depois clique em “Upload” para enviar sua foto para o site. O formato aceito é o JPG, as dimensões mínimas são 130 x 200 pixels e as máximas 5 mil x 5 mil pixels;

Escolha do arquivo e envio para o site (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Escolha do arquivo e envio para o site (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Passo 4. Ajuste a área de recorte da imagem;

Ajuste do posicionamento da imagem (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Ajuste do posicionamento da imagem (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Passo 5. Acompanhe a Pré-visualização (“Preview”) do resultado final, e ajuste e o brilho (“brightness”) e o contraste (“contrast”) conforme necessário;

Ajuste do brilho e contraste da imagem (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Ajuste do brilho e contraste da imagem (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Passo 6. Confira o arquivo gerado e aguarde o contador de tempo;

Confira o resultado e aguarde (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Confira o resultado e aguarde (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Passo 7. Clique no botão “Download” para salvar o arquivo em seu computador.

Clique em "download" no local indicado (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)Clique em "download" no local indicado (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Agora só falta enviar o arquivo JPG para a empresa de sua preferência e solicitar a impressão 10x15 cm. Recorte as fotos ou peça que eles as recortem para você.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gilmar Moraes
    2017-07-18T10:42:55

    Tentei, ficou bom... Porém as fotos 3X4 ficaram dois milímetros menor, para os lados. Não ficaram no exato tamanho 3x4. Ficaram menores que essa medida

  • Dougllas Lopes
    2013-06-09T11:05:02  

    me salvou! muito bom

    recentes

    populares

    • Dougllas Lopes
      2013-06-09T11:05:02  

      Vou tentar, rs.

  • Lih Almeida
    2016-08-03T09:36:38

    Para mim não deu certo, as fotos ficaram enormes, jamais poderiam ser usadas em documentos. Precisei cancelar meu agendamento para fazer o documento e vou ter que pagar caro para fazer as fotos 3X4 em um estúdio.

  • Olavo Morett
    2015-10-05T16:01:01

    Bom aplicativo , usei agora e ficou muito bom . recomendo .

  • Cristianne Tavares
    2014-03-24T16:10:57

    Salvou minha vida! Rs Obrigada!

  • Eclebio Silva
    2013-03-14T09:33:56

    Muito boas as dicas parabéns o todos.