Sistemas Operacionais

29/11/2012 15h59 - Atualizado em 12/02/2016 13h55

O apelo do Android

Nick Ellis
por
Da redação

Eu sou usuário do iOS antes mesmo dele ter este nome, pois na época do lançamento do iPhone original, em 2007, ele era chamado de OS X, embora fosse claramente uma versão mobile, bem diferente do sistema operacional da Apple. Mesmo sendo um entusiasta do iPhone, durante dois anos cheguei a trocar o smartphone da Apple por um Android por questões financeiras, mas em janeiro deste ano comprei um iPhone 4S, que se tornou parte da minha vida.  Se formos falar de tablets então, esta palavra para mim é um sinônimo de iPad, afinal eu nunca comprei tablets de outra marca. 

iOS x Android: Quem vence essa batalha?  (Foto: Reprodução)iOS x Android: Quem vence essa batalha? (Foto: Reprodução)

Dois meses atrás, decidi vender o 4S para comprar o iPhone 5 durante as minhas férias, mas o preço da nova versão na Europa me fez desistir. Passei estes últimos meses usando um smartphone Android, e percebi que a a minha fidelidade ao iOS está abalada, pois o meu vínculo com o Google, seus produtos e serviços é muito forte. 

Já fazem anos que uso o Gmail como meu principal email pessoal, e o email da minha empresa também é do Google, assim como o da empresa onde trabalho. Uso o Google Drive diariamente para escrever textos no Google Docs, que depois podem ser acessados de qualquer lugar do planeta. O GTalk é a forma como me mantenho em contato com os companheiros de trabalho e meus melhores amigos. Também uso o Google Reader como ferramenta de trabalho, para acompanhar todas as notícias de tecnologia para fazer a pauta da minha coluna e dos meus blogs pessoais. Além disso, o YouTube é o site onde publico todas as músicas do meu projeto musical diário, o 366 Músicas.

O Google Maps, que uso diariamente para conferir o trânsito na hora de sair pro trabalho e na hora de voltar para casa, é um serviço do Google que está fazendo muita falta no iOS, o Google Maps, trocado pela Apple por uma versão da própria empresa. Durante as minhas férias, meu smartphone Android, apesar de estar longe de ser um aparelho topo de linha, teve o mérito de me salvar de ficar perdido em algumas ocasiões, graças a dupla dinâmica Google Maps e Navigator. O problema é que se eu estivesse viajando com meu iPhone, provavelmente teria ficado na mão.

Pensei bastante em que smartphone comprar neste final de ano. O Nexus 4 da LG é um dos que mais me interessou, o problema é que, assim como os outros smartphones Android topo de linha do mercado, sua tela é muito grande (pelo menos na minha opinião), e isto é algo com o qual eu simplesmente não consigo me acostumar. Cheguei a ficar animado quando a Samsung lançou uma versão com tela menor do Galaxy S3, mas ele foi uma decepção, pois as configurações são bem inferiores as do modelo original. Na minha opinião, a Apple acertou em cheio no tamanho da tela do iPhone 5, que apesar de ser maior que a do iPhone 4S, mantém o aparelho compacto e confortável para usar. 

Mesmo com esta ligação fortíssima com o Google e seus produtos, continuo a gostar muito do iOS e sua incrível facilidade de uso, então decidi encomendar o iPhone 5 para uma amiga que vai para os Estados Unidos nesta semana, mesmo sabendo que irei morrer de saudades do Google Maps. Será que vou resistir com o iOS no iPhone e iPad, ou vou abandonar sistema mobile da Apple de vez? Aguardem as cenas dos próximos capítulos!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lukas Honorato
    2012-12-10T02:23:09

    putz.. gosto é gosto mesmo.. eu troquei um iphone 4 pelo galaxy s3,pelo simples fato da tela ser maior para os apps e principalmente jogar..iphone tá ficando obsoleto,só tem gente idosa e mais velha usando.. e realmente da mais certo para esse tipo de pessoa,pois o sistema é simples de usar.

  • Mauricio Pereira
    2012-11-30T23:48:13

    Faz e não FAZEM,por favor !

  • Andre Martins
    2012-11-30T14:01:50

    falou falou e nao nao disse nada afinal qual é o melhor ANDROID ou iOS ? eles deviam mudar a materia para fofoca iOS pois esse cara só falou de suas esperiencia com o seu smartphone com sistema operacional iOS.

  • G Marques
    2012-11-30T13:58:22

    Cara.. Telas grandes são a melhor coisa que tem.. É questão de 1 semana pra você se adaptar e não querer mais ter um smart com tela pequena.. Eu tenho o Galaxy Nexus e já acho o tamanho da tela dele, normal..

  • Marcelo Martins
    2012-11-30T12:24:42

    continue no seu mundo 0,40% MarketShare...... Vai gastar R$ 1350,00, por um software inferior ao SIII / Nexus 4 /LG G.... e outros! No tamanho que lhe incomoda???? O Iphone 5S ou 6.... deverá ter umas 4.3" ou 4,7" se adapte!

  • Aprígio Lamar
    2012-11-30T12:24:08

    Ridículo esse artigo, o título não tem nada a ver com o que se escreveu, além disso tem muito smartphones Android com top specs e tela proxima do iPhone 4, tipo Motorola Razr Maxx, HTC One SV e Sony Xperia V. Além disso, tamanho de tela todo mundo acha que é grande até ter uma. O autor do artigo provavelmente nunca teve um smartphone com tela grade e usou ele por algum tempo, antes de ter meu HTC One X, eu semprei achei que a tela de 4,7" era muito grande, até realmente usar o aparelho. Hoje eu não olho pra trás, AMO poder ter um celular com uma tela desse tamanho.

  • Diogo Pereira
    2012-11-30T01:22:08

    Existem ótimos aparelhos com Sistema Android e, se não pegou um e comprou um iPhone 5, na certa já era sua decisão desde o inicio. Bons aparelhos tem sido lançados pela Sony e com diversos tamanhos de tela. Bem, pelo menos essa foi sua escolha...correr atrás de um aparelho em outro país porque o seu ainda não o vende e quando vender, terá um custo super elevado. Por fim, não irá curtir um dos novos recursos, o 4G. :/

  • Dylan Nascimento
    2012-11-29T22:04:28

    Apple é fantástica ! Sem dúvidas, é quase perfeita ! Mas tem um concorrente de nível equivalente ( ou até superior ) ,o sistema operacional da Google, o Android OS... Acho que ultimamente, o Android vêm se superando cada vez mais... Acho e aconselho que você fique com o Google OS ,Android Wins xD

  • Erinaldo Santos
    2012-11-30T12:20:16

    "Uma mulher bem gostosa que faz tudo muito bem, mas o cara continua ligado na antiga, acostumado com o jeitinho dela, o café na cama e as refeições prontinhas"

  • Léo Oliveira
    2012-11-30T11:11:14

    Podia mudar o nome da artigo para "Gosto de Android, mas vou comprar um iPhone"

  • Joelson Rocha
    2012-11-30T11:04:26

    Desculpem todos, o artigo foi péssimo, se é que se pode chamar isso de artigo. Realmente o artigo não combina com o tema...

  • Andre Teixeira
    2012-11-30T10:48:40

    O cara escreve um monte de enrolação pra dizer q vai continuar com um Iphone... Desculpe-me, mas seu artigo não combinou com o título/tema...

  • Robson Gonçalves
    2012-11-30T09:39:20

    Aff... que prosa ruim...

  • Alexander Rodrigues
    2012-11-29T18:32:50

    O Nick Ellis ainda vai ser um Droid. :)

  • Ikehara Jorge
    2012-11-29T18:25:51

    Como disse o Alexandre Ísola, acho que vale a pena experimentar o Lúmia 920 com WP. Eu estou querendo fazer este teste pois já conheço o IOS e o Android. Espero ter dinheiro pra comprar o Lumia 920 quando for lançado no Brasil.

  • LUIZ AMORIM
    2012-11-29T18:24:22

    Continudando... Abos os telefones estão muito bons. Fico com o iOS primeiro pelo custo de mudança. Depois, pela beleza dos telefones. Mas confesso que a coisa esta ficando feia para o lado da Apple

  • LUIZ AMORIM
    2012-11-29T18:24:07

    Também sou usuários do iPhone. O iPhone 4S, assim como o 4 que tive anteriormente são ótimos e me facilitam muito baterpapo com amigos em grupo (whatsup), tirar foto, sincronizar fotos com meu mac (iphoto), jogar angry birds, ler email, usar o facebook e até mesmo navegar e avaliar o transito (Waze). A questão é que o Android faz tudo isso também e começa a trazer propostas consistentes de produto. A versão do android que vem por aí tem uma camera 360º que é de tirar o folego. O Google Now esta ficando cada vez mais simpatico, funciona em portugues. E o mapas.No Android o Mapa é muito melhor.

  • Ernani Filho
    2012-11-29T18:09:03

    Só troco meu Galaxy Nexus pelo Nexus 4 - Androi Puro é outra coisa...

  • Henrique Santos
    2012-11-29T18:06:39

    SYMBIAN FOR LIFE!

  • Edivan Aquino
    2012-11-29T17:53:44

    De fato, algo que me incomoda também é o tamanho dos androids top de linha. Eu particularmente gosto de no máximo uma tela 4.3", acima disso vira um tablet. Nem no bolso cabe direito e utilizar uma mochila pra andar com smartphone é um tanto incomodo. Não posso falar muito do windows mobile pois não tive muito contato, mas entre android e ios prefiro android pela facilidade e liberdade de utilizar e compartilhamento de arquivos principalmente.

  • Alexandre Ísola
    2012-11-29T17:24:09

    Nem um nem outro. Ainda há tempo de vc pegar o melhor. Pede a ela um Lumia 920 e abandone de vez sua indecisão...

  • Paulo Silva
    2012-11-29T17:19:37

    Tá esperando o quê? Mude para o Android e seja feliz.

  • Leonardo Bittencourt
    2012-11-30T10:42:26  

    com smartphones a 30 reais e rodando android 2.0, qualquer sistema operacional fica conhecido. Ate funciona legal no S3 e S4, mas no resto (99,9%) é uma desgraça!!

    recentes

    populares

    • Leonardo Bittencourt
      2012-11-30T10:42:26  

      Nao tem nem S4 ainda cara.. tá falando besteira. Mas no S3 funciona perfeitamente. Experiencia propria.

  • Agnaldo Junior
    2012-11-30T19:22:27  

    Babacaessahistória. Hoje em dia usar um bom smarth droid é poder desembolsar uma grana. Os iPone ficou mais barato e está ficando muito vulgar. Antes era um aparelho que dava Status. Hoje virou suvenir...

    recentes

    populares

    • Agnaldo Junior