Celular

08/11/2012 08h41 - Atualizado em 08/11/2012 09h54

O exército de smartphones coloridos para emplacar o Windows Phone 8

Rodrigo Ghedin
por
Para o TechTudo

No último dia 29 de outubro, um novo capítulo na ainda curta história do Windows Phone foi aberto com o lançamento da oitava (ou, numa contagem mais realista considerando apenas os major releases, terceira) versão. O Windows Phone 8 (confira as principais novidades) é mais do que um número diferente; ele é um recomeço, um reboot na franquia, um passo para trás necessário para que a plataforma prospere.

Homescreens do Windows Phone 8.Homescreens do Windows Phone 8 (Foto: Reprodução)

Quem não gostou nada da mudança foram todos os donos de smartphones com Windows Phone 7/7.5, ou seja, todos lançados até então. As mudanças internas realizadas pela Microsoft no Windows Phone 8 inviabilizaram a atualização de dispositivos antigos. Quem tem um, terá que se contentar com um update mais tímido, o Windows Phone 7.8. Até agora, só se sabe que ela trará a nova homescreen (imagem acima), com blocos redimensionáveis e que ocupam toda a extensão horizontal da tela. Mas ainda que outras novidades do WP8 sejam portadas para o WP7.8, as APIs, conjunto de instruções utilizáveis pelos desenvolvedores para a criação de apps e jogos, ficarão de fora. Na prática isso se traduzirá em muitos apps incompatíveis.

Se em uma plataforma saudável e com abundância de apps isso já é um problema, no Windows Phone ele se agrava. Todas as análises do WP8 publicadas recentemente nos maiores sites de tecnologia do mundo batem nesse calo: falta app. Falta diversidade e qualidade. A lojinha do sistema cresce, já tem mais de 120 mil apps, mas muitos extremamente populares em outras plataformas ainda não pintaram na da Microsoft e alguns já disponíveis ficam bem atrás dos seus equivalentes no iOS e Android, caso, por exemplo, do WhatsApp. É um problema crônico, por mais integrado e independente de apps que seja a plataforma — e o Windows Phone é bem bom nisso.

As interações anteriores do Windows Phone eram tão promissoras quanto essa, por isso dá para ficar com um pé atrás em relação ao WP8. As mesmas análises de fora dizem que o sistema está mais polido e que diversas críticas do passado foram remediadas. Será o bastante? Como já comentamos em outra oportunidade, existem aspectos além do controle da Microsoft, ou do mérito do sistema, imprescindíveis para que ele faça sucesso junto ao consumidor final. Ser bem cotado por especialistas não é, infelizmente, garantia de boas vendas.

Steve Ballmer e os hardwares matadores para Windows Phone 8.Steve Ballmer e os hardwares matadores para Windows Phone 8 (Foto: Reprodução)

Pelo menos o exército de smartphones com Windows Phone 8, essa primeira leva de modelos, está bem atraente. No ocidente, três empresas lançaram ou lançarão cinco aparelhos até o fim do ano, todos com especificações invejáveis, repletos de tecnologias inovadoras e com visuais bem diferentes do que se vê na concorrência. Para quem está cansado de monólitos negros com telas grandes, as cores vibrantes da Nokia e HTC são revigorantes — e para quem tem um perfil mais discreto, a opção da Samsung supre esse espaço. Vamos conhecer esses smartphones?

Nokia Lumia 920 e 820

Nokia Lumia 920.Nokia Lumia 920 (Foto: Divulgação)

A Nokia aparece com dois modelos. O Lumia 920 é o topo de linha e tem credenciais para sê-lo. Com uma tela de 4,5” e alta resolução (1280×768), ele tem alguns truques na manga bem bacanas, como a recarga da bateria por indução (sem fios) e a tecnologia Puremotion HD+ que diminui o “lag” da tela, ajusta automaticamente outras características além do brilho (contraste e cores) e permite o uso da touchscreen com luvas. Sim, e não é bruxaria: dá para usar o Lumia 920 vestindo luvas. E ainda tem a câmera, com tecnologia PureView e lentes móveis, que garante fotos nítidas mesmo em ambientes pouco iluminados e vídeos com menos trepidação.

Pelo que já se leu por aí, o único contra do Lumia 920, além da já citada escassez de apps, é o peso. São 185 gramas. O número assim, isolado, pode não assustar, mas pondo-o em perspectiva se nota o quão pesado isso é. Seus concorrentes diretos, Galaxy S III e iPhone 5, têm 133g e 112g, respectivamente. Ele também é grosso para os padrões atuais: 10,7mm. Os dois rivais têm, na sequência, 8,6mm e 7,6mm. Se isso é incômodo além do tolerável, só pegando um na mão para saber. Mas praticamente todas as análises de fora destacaram o volume exagerado do Lumia 920.

Nokia Lumia 820.Nokia Lumia 820 (Foto: Divulgação)

O Lumia 820 é o irmão caçula (e mais barato). Ele mantém alguns destaques do 920, mas perde outros — notadamente, a câmera PureView, a tecnologia Puremotion HD+ e a resolução de alta definição da tela (que também é menor, de 4,3”). Por outro lado, preserva o mesmo processador, quantidade de RAM e, curiosamente, traz um slot de expansão para cartão microSD, coisa que o modelo topo de linha não tem (embora venha com 32 GB de espaço interno, ao passo que o 820 traz só 8 GB).

A Nokia já confirmou o lançamento, pelo menos do Lumia 920, no Brasil. Quando? No primeiro trimestre de 2013. Quanto? Ninguém sabe.

HTC Windows Phone 8X e 8S

HTC Windows Phone 8X.HTC Windows Phone 8X (Foto: Divulgação)

Como a HTC abandonou o Brasil, a menos que você viaje e compre lá fora ou importe, não verá a cor, ou as cores desses modelos por aqui. Windows Phone 8X e Windows Phone 8S (os nomes oficiais são esses mesmos) são, segundo Steve Ballmer, CEO da Microsoft, os únicos smartphones “assinados” pela empresa. Uma apunhalada nas costas da Nokia? Talvez. As similaridades com a linha Lumia são grandes, principalmente pela paleta multicolorida disponível nas duas linhas.

O Windows Phone 8X, a exemplo do Lumia 920, também é cheio de detalhes. Mais leve (130g), mas quase tão grosso quanto (10,1mm), o truque que a HTC usou é o mesmo da Apple para o novo iMac: afinar as bordas. Nas análises externas, essa decisão de design foi exaltada por, além de mascarar a grossura do aparelho, conceder uma empunhadura mais confortável. A tela do 8X é menor que a do Lumia 920 (4,3” contra 4,5”) mas a resolução é quase a mesma (1280×720 contra 1280×768), o que faz com que a densidade de pixels no modelo da HTC seja maior.

HTC Windows Phone 8S.HTC Windows Phone 8S (Foto: Divulgação)

Os processadores são idênticos (Snapdragon S4 Pro dual-core de 1,5 GHz), a quantidade de RAM também (1 GB), mas a memória interna, não expansível, é metade do que a oferecida pela Nokia (16 GB contra 32 GB). O Windows Phone 8X, mesmo sendo inferior no papel ao que a Nokia oferece, arrancou suspiros e ganhou gente influente lá fora, como o analista especializado em Microsoft Paul Thurrott e os editores do site The Verge Vlad Savov e Tom Warren.

Tal qual a relação Lumia 920-820, a Windows Phone 8X-8S segue a mesma fórmula. O 8S é uma versão menor e mais simples. Tela de 4” com resolução SVGA, apenas 4 GB de espaço interno (mas com slot para microSD), 512 MB de RAM, câmera de 5 MP e ausência da frontal e processador levemente mais lento. Se entre os modelos topo de linha a briga é equilibrada, no confronto direto entre os de entrada o da Nokia, o Lumia 820, se mostra, ao menos no papel, bem superior ao HTC Windows Phone 8S.

Samsung Ativ S

Samsung Ativ S.Samsung Ativ S (Foto: Divulgação)

Este smartphone ainda não foi lançado, é esperado para até o fim do ano, e é a única aposta, até o momento, da Samsung no Windows Phone 8. O Ativ S da Samsung tem a maior tela dessa leva (4,8”, resolução de 1280×720) e é o único que usa a tecnologia AMOLED, que garante pretos mais profundos, mas devido ao uso de uma matriz PenTile, pode exibir cores distorcidas pendendo para o verde. Dentre os topos de linha, é o único a contar com slot para cartão microSD. E é, também, o mais fino deles — apenas 8,7mm.

***

Uniformidade em especificações é uma constante no Windows Phone. Já era assim em 2010 e, agora, mesmo com o sistema totalmente renovado a tendência permanece. Isso é bom: mesmo fabricados por empresas diferentes, o fato de todos usarem um mesmo processador garante que a experiência será parecida e, mais importante, boa. É nos detalhes que as diferenças emergem — e quantos detalhes, não?

O prognóstico para o Windows Phone 8 é bom e, nessa primeira rodada de aparelhos, o sistema se vê bem servido em hardware. Mas aí entram outros desafios para levar essa boa execução ao consumidor final. O trabalho só começou. Convencer quem vai a uma loja ou visita um site de compras convicto de que quer um iPhone ou Android a mudar de ideia é difícil. Se por um lado ter entrado tarde na briga dos smartphones permitiu à Microsoft entender melhor o mercado e entregar um sistema mais polido e diferente de tudo que existia, por outro impôs um desafio extra: o de vencer o hábito, se sobressair a aparelhos já estabelecidos e conhecidos pelo público. Uma tarefa extremamente difícil, diga-se de passagem.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rômullo Viana
    2012-11-19T18:43:01

    Corrigindo na parte o Ativ S. AMOLED deixa as cores mais vivas. A tecnologia responsável pelo "preto mais preto/puro" é a CLEARBLACK da NOKIA!

  • João Gonçalves
    2012-11-16T08:17:24

    eu queria ter o lumia 920

  • Wênio Oliveira
    2012-11-15T12:15:25

    To satisfeito com meu tablet e celular com android.....nokia devia fazer como samsung usar android e windows phone a pessoa escolhe o que mais agradar....nokia era a maior perdeu muito por bobeira

  • Marcos Ruppel
    2012-11-11T02:30:06

    E pra quem não sabe, troquei um S3 por um Lumia 900. Foi o melhor upgrade que já fiz. Sem lags, sem travamentos, sem aplicativos bugados, interface gráfica agradável e telefone bonito.

  • Marcos Ruppel
    2012-11-11T02:29:20

    Bom ver a Nokia + Microsoft trazendo inovações pra esse setor. Se depender de Samsung e Apple, ficaremos parados no tempo.

  • Henrique
    2012-11-10T23:33:13

    infelizmente esta tela cheia de quadradinhos não me agrada !! acho estranho , fundo de uma cor , quadrado de outra cor e icones bem simples brancos !! parece confuso, e pelo que eu vi são caros ,, então ta dificil , to mais que satisfeito com o meu android !!

  • Diego Pinheiro
    2012-11-09T15:30:44

    Da nojo de ver as briguinhas desses fanboys, tudo uma dondoca... Em vez de aproveitar a variedade dos SO hj em dia, ficam nessa briguinha de pirralhos...

  • Robert Godoy
    2012-11-09T10:05:42

    Para nós usuários é bom que o Windows Phone cresça. Assim, teremos três opções boas e consequentemente preços mais justos e aparelhos melhores... Pena que os comentários quase sempre partam para críticas pessoais e emotivas...

  • Leonardo Oliveira
    2012-11-08T23:34:37

    Ghedin, pelo título do artigo eu já ia vir aqui te xingar (da impressão que você vai dizer que os Windows Phone 8 só são coloridos). Mas resolvi ler e quero te parabenizar pelo excelente texto, bastante didático pra quem ainda não conhece muito bem os aparelhos e o sistema da Microsoft (que sou adepto com meu Lumia 800) para smartphones. Eu queria que meu Lumia fosse atualizado pro WP8 sim claro! mas não da pra sonhar tanto assim como usuários de Android 2.3 em um Galaxy Ace né...o passo atras foi dado e acho que foi pra arrumar de vez o WP na versão 8, pra mim o Windows 8 vai ajudar muito!

  • Jose Silva
    2012-11-08T22:43:40

    Ótimo lançamento. WP8 COM TABLET E PC. Tudo em um só lugar. O melhor sistema da atualidade. Larguei o Android

  • Rodrigo Lage
    2012-11-08T22:27:43

    O engraçado que todo mundo cai encima da Nokia, sendo que a matéria esta falando de sistema operacional. Outro ali diz que a Nokia perdeu para o Android, o Android só se popularizou por conta de vários fabricantes usarem ele, e mesmo assim, para um sistema operacional móvel moderno, ele é o que possui mais falhas de segurança que o IOS, e até para o defasado Symbian. Isso é uma vergonha para a Google, fabrica um sistema moderno, mas cheio de falhas, o Android 4.0 e 4.1 já saiu matéria sobre mais falhas dele que vem de versões anteriores, que vergonha.

  • Amaro Juvenal
    2012-11-08T14:22:12

    Esse sistema tem tdo pra detonar. É extremamente bonito e versatil, abandonando os ja batidos ícones. Se os aparelhos tiverem bons preços, a venda vai ser grande e mtos appicativos aparecerao. Certeza que em mais um ano e esse sistema terá mtas forças!

  • Daniel Filho
    2012-11-08T09:39:26

    Concerteza esses smatphones vao vender que nem agua, e a lider vai ser a nokia.

  • Luís Fernando
    2012-11-08T12:59:44  

    A Nokia com certeza é um lixo, se não fosse, não teria perdido para um simples Android!

    recentes

    populares

    • Luís Fernando
      2012-11-08T12:59:44  

      Android é um Lixo ,, lixo

    recentes

    populares

    • Luís Fernando
      2012-11-08T12:59:44  

      Luís Fernando: Nokia é um lixo? Perdeu para o Android? Acho que não, o que fez o Android ser o que é, foram as várias fabricantes que estão usando o Android, pois quando elas não tinham o Android, elas levavam surra de quem? Da Nokia, pois o sistema Symbian era superior aos sistemas usados por elas, a Samsung só cresceu depois que adotou o Android, mas o Android também deve sua popularidade as fabricantes. E sem mencionar que é provado que o Android é o sistema operacional moderno com masi falha de segurança que qualquer outro, do que adianta ser moderno e não consegue ser confiável nisso?

  • Jose Silva
    2012-11-08T22:45:58  

    Em 2013 WP8 ultrapassará o IOS. A sincronização entre o tablete RT, Windows 8 e wp8 é perfeita.

    recentes

    populares

    • Jose Silva
      2012-11-08T22:45:58  

      (y)

  • Ricardo Fernandes
    2012-11-09T00:16:17  

    Depois que atualizei meu Notebook para o W8, fiquei muito interessado no WP8, o sistema está excelente. Mas, acho que a estratégia dos fabricantes da plataforma está errada, querem entrar no mercado com aparelhos com o preço muito alto, o 920 por exemplo é mais caro que o S3. Deveriam vir com preços mais agressivos para ganhar mercado.

    recentes

    populares

    • Ricardo Fernandes
      2012-11-09T00:16:17  

      Cara, você não esta errado totalmente, mas é complicado a Nokia trazer o 920 pelo mesmo preço do S3 que já foi lançado a algum tempo, a Nokia também gasta mais com o Lumia 920 do que a Samsung com o S3, a câmera do 920 e todos os componentes dele principalmente a carcaça que é bem mais robusta com o policarbonato com certeza custam bem mais.

  • Andre Candido
    2012-11-08T11:16:48  

    shuahsuahsu.......o dia que o Windows Phone virar lider contra o iOS e o Android o mundo acaba! A Nokia líder ? Ja deu a epoca da Nokia.....hoje em dia temos coisas melhores que essa porcaria........ Vender que nem água ? Coloridos desse jeito só se for pro RESTART!!!! hsuahsuahsuahsuahsuh........Windows Phone Lixo + Nokia LIXO = LIXO shaushauhsuahsuahsuah

    recentes

    populares

    • Andre Candido
      2012-11-08T11:16:48  

      Lucas Vaccaro já usei iOS, WP e Android pra voce saber e o Android foi o melhor. Nunca vi o Android com falhas uso ja faz muito tempo e nunca deu problema como o outro disse aí. Só se ele usou um Galaxy 5, filho...usa um Android top de linha e depois vem dizer que o Android é cheio de problemas. Idaí que a Microssoft tem 1 milhão de Pcs ? A Apple vale mais que a Microssoft. O que seria da Internet sem o Google ? Aposto que a maioria aqui usa o GOOGLE Chrome de Navegador. O que seria de voces sem o You Tube? Google Maps? Um OS integrado ao Google.....isso é OS bom .

    recentes

    populares

    • Andre Candido
      2012-11-08T11:16:48  

      PS: A Microsoft só é o que é hoje por que ninguem tinha opção de Sistema Operacional para computadores na épca. Um milha de PCs nao signifca ser boa e sim falta de opção. O Gol é o carro mais vendido no Brasil mas não é o melhor de todos.