Câmera

21/11/2012 08h35 - Atualizado em 16/03/2016 10h32

Veja dicas para fotografar documentos e conseguir boas digitalizações

Adriano Hamaguchi
por
Para o TechTudo

Aprenda neste artigo a fotografar seus documentos utilizando câmeras comuns. Se você não tem uma multifuncional ou precisa digitalizar documentos que não cabem neste equipamento, fotografá-los é uma solução interessante. E, seguindo nossas dicas, é possível obter boas imagens sem a necessidade de manipulação ou tratamento.

Documentos e certificados a serem digitalizados (Foto: Adriano Hamaguchi)Documentos e certificados a serem fotografados (Foto: Adriano Hamaguchi)

Preparando para fotografar

Evite as marcas de dobras e amassados dos documentos. Para desamassar, deixe o documento em questão descansando debaixo de um livro pesado. Não utilize ferro de passar, pois você pode danificá-los.

Indicamos o uso de um tripé e de uma superfície branca, na qual seja possível apoiar o documento. Você pode improvisar com folhas de papel branco ao fundo. Também é possível abrir mão do tripé, mas será necessário cuidado redobrado no momento do clique.

Documento com marca de dobra à esquerda, tripé no meio e duas folha A4 sulfite coladas sobre uma mesa (Foto: Adriano Hamaguchi)Documento com marca de dobra à esquerda, tripé no meio e duas folha A4 sulfite coladas sobre uma mesa (Foto: Adriano Hamaguchi)

O ângulo da câmera deve ser sempre perpendicular ao documento. Desta maneira, dispensamos os ajustes na perspectiva através de programas e também evitamos que a luz seja refletida na lente da câmera.

Mantendo o ângulo perpendicular da câmera em relação ao documento inclinado, à esquerda e no meio, ou sobre uma mesa, à direita (Foto: Adriano Hamaguchi)Mantendo o ângulo perpendicular da câmera em relação ao documento inclinado, à esquerda e no meio, ou sobre uma mesa, à direita (Foto: Adriano Hamaguchi)

Iluminação

Fique atento à iluminação do local para não projetar sombras no documento que você quer fotografar. Escolha um ambiente iluminado e verifique se a luz está refletindo em excesso na lente.

Cuidado para não projetar sombras no documento. Isto ocorre quando você está entre a luz e o objeto fotografado.

Posição ideal para fotografar, evitando ficar entre os pontos de luz e o objeto (Foto: Adriano Hamaguchi)Posição ideal para fotografar, evitando ficar entre os pontos de luz e o objeto (Foto: Adriano Hamaguchi)

Configuração da câmera

Utilize a resolução máxima de sua câmera para garantir que textos pequenos e marcas d’água sejam devidamente capturadas.

Não utilize o flash. A plastificação geralmente reflete luz diretamente na lente, o que pode gerar “clarões” na imagem. E, caso seu documento seja um impresso no papel, o flash poderá iluminá-lo desproporcionalmente.

Cartão de CPF fotografado com flash à esquerda, e fotografia sem sem flash à direita (Foto: Adriano Hamaguchi)Cartão de CPF fotografado com flash à esquerda e sem flash à direita (Foto: Adriano Hamaguchi)

Ajuste o controle do branco (“white balance”) quando necessário. Documentos mais antigos tendem a ficar amarelados, e neste caso o controle do branco ajusta esta variação. A cor da luz do ambiente também influencia na tonalidade da fotografia (tons azulados ou amarelados). Verifique se seu equipamento possui este recurso e faça os ajustes necessários.

Menu de configuração da resolução à esquerda, status do flash ao meio e controle de branco à direita (Foto: Adriano Hamaguchi)Menu de configuração da resolução à esquerda, status do flash ao meio e controle de branco à direita (Foto: Adriano Hamaguchi)

Enquadramento

Uma boa distância entre a câmera e o objeto a ser fotografado é de no mínimo 50 cm, para evitar distorções da imagem causadas pela lente. Ajuste o enquadramento do documento na sua câmera com o zoom.

Documento com tamanho similar ao A4 com enquadramento ajustado para toda a área da fotografia (Foto: Adriano Hamaguchi)Documento com tamanho similar ao A4 com enquadramento ajustado para toda a área da fotografia (Foto: Adriano Hamaguchi)

Resultados

Confira agora os resultados, e as configurações utilizadas.

Cartão de CPF fotografado utilizando 3 configurações de exposição diferentes (Foto: Adriano Hamaguchi)Cartão de CPF fotografado utilizando três configurações de exposição diferentes (Foto: Adriano Hamaguchi)
Fotografia de certificado utilizando três configurações diferentes (Foto: Adriano Hamaguchi)Fotografia de certificado utilizando três configurações diferentes (Foto: Adriano Hamaguchi)
Carteira de habilitação fotografada utilizando três configurações diferentes (Foto: Adriano Hamaguchi)Carteira de habilitação fotografada utilizando três configurações diferentes (Foto: Adriano Hamaguchi)

Configurando a impressão

Com seu software de edição preferido, insira as imagens dos documentos e deixe tudo pronto para imprimir ou enviar por e-mail quando necessário.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rômullo Viana
    2012-11-22T11:41:09

    Depois que meus Scanner queimou, faço isso sempre.

  • Carlos Santos
    2012-11-21T13:04:21

    Já existem aplicativos tanto para iOS como para Android que escaneiam e salvam em pdf até múltiplas páginas, como o ScanPro. Vale conferir.

  • Mary Silva
    2012-11-21T11:51:36

    Ja faço isso a algum tempo ja. Scanner ja nao tenho faz tempo. Só acho meui complicado a questão de quem não tem uma camera profissional ou semi profissa. Ja fiz isso ate com camera do celular e deu um resultado bem legal.