11/12/2012 06h00 - Atualizado em 11/12/2012 06h00

Comprar iPhone 5 ou esperar pelo Galaxy S4: o que fazer?

Giordano Tronco
por
Para o TechTudo

O iPhone 5 chega às lojas brasileiras na próxima sexta-feira (14), mas um aparelho que promete desbancar o smartphone da Applecomeça a aparecer no horizonte: o Galaxy S4, da Samsung. De acordo com recentes rumores, o aparelho pode ser lançado entre janeiro e abril de 2013, com tecnologias inovadoras e especificações muito avançadas. Assim, fica a questão: vale mais a pena comprar o novo iPhone ou esperar pelo "revolucionário" S4?

4svsip5iPhone 5 contra conceito do Galaxy S4 (Foto: Reprodução)

É difícil dizer se vale a pena esperar pelo novo Galaxy, pois o produto ainda está encoberto em rumores. Mas o TechTudo fez um balanço com base nas informações que parecem ser consenso entre os sites especializados e comparou os dois aparelhos com base em quatro critérios: processador, câmera, display e assistente de voz.

Processador

Informações que circulam em sites especializados dizem que o S4 virá com um processador quad-core Cortex-A15 com 2 Ghz – configurações muito superiores às do iPhone 5, que tem um chip dual-core de 1,2 Ghz. O superprocessador do smartphone da Samsung seria muito mais rápido que o do concorrente e capaz de executar várias tarefas simultaneamente sem perda de velocidade.

No entanto, o site GMSArena afirma que o Cortex-A15 quad-core consumiria a bateria do S4 em tempo recorde, questão que, se não for resolvida pela Samsung, será um grande ponto negativo do aparelho. Ainda assim, a energia não é um diferencial positivo do iPhone 5, cuja bateria dura apenas 8 horas de conversação sem necessidade de carga - como comparação, o Razr Maxx HD, da Motorola, dura 32 horas de conversa sem descarregar.

Câmera

É razoável supor que a câmera do Galaxy S4 será de 13 megapixels, pois a Samsung havia manifestado interesse em uma câmera com essa resolução já na época do S3. Já o iPhone 5 possui uma de 8 MP. Porém, a quantidade de megapixels não determina necessariamente a qualidade das fotos.

Um número maior de megapixels significa uma maior capacidade de ampliação das fotos – aumentar a imagem sem que ela fique “quadriculada” – mas, ao mesmo tempo, sensores de lentes de celulares normalmente não têm capacidade para lidar com um grande número de pixels, o que prejudica a qualidade da cor e cria a chamada “granulação”. Quanto mais pixels o sensor é forçado a captar, mais calor é gerado e mais ruído é produzido na imagem.

No entanto, a fabricante dos módulos da lente da câmera do iPhone 5 declarou recentemente que foi procurada por uma empresa sul-coreana para fabricar seus componentes. Como a LG - outra grande coreana - fabrica suas próprias lentes, tudo leva a crer que seria a Samsung. Assim, é bem possível que a câmera do Galaxy S4 tenha a mesma tecnologia da do iPhone 5, mas com uma resolução bem maior.

Display

Segundo o site SlashGear, há a possibilidade de o S4 ter uma tela de 5 polegadas com resolução FullHD (1080p), bem superior à configuração do iPhone 5. Se confirmada a informação, o Galaxy S4 será um dos primeiros smartphones do mercado com display de qualidade tão alta. A tecnologia do iPhone 5 permite apenas uma resolução de 640 x 1136p com 326 ppi (pixels por  polegada), contra os 441 ppi do S4, tornando este último o melhor para assistir vídeos e filmes.

Vale a pena trocar o Galaxy S3 pelo iPhone 5? Comente no Fórum do TechTudo!

Assistente de voz

O Siri do iPhone 4S fez com que a concorrência corresse para desenvolver sistemas de reconhecimento de voz para seus celulares. Porém, mesmo após a criação de recursos similares por Google e Samsung, o produto da Apple ainda leva vantagem. Comparado ao Siri do iPhone 5, o S-Voice da empresa sul-coreana é limitado e extremamente lento; ainda assim, é o único que faz publicações no Twitter apenas com comando de voz, o que é um diferencial para quem usa o microblog.

No entanto, como o Galaxy S4 deve chegar ao mercado com o sistema Android na versão 4.2 (ou, quem sabe, até com a futura 5.0), é muito provável que traga o assistente Google Now, que não é exatamente como o Siri, mas traz diversas informações relevantes ao usuário automaticamente.

Tela flexível inquebrável pode integrar Galaxy S4 (Foto: Reprodução/Phandroid)Tela flexível inquebrável pode ser apresentada em
janeiro pela Samsung (Foto: Reprodução/Phandroid)

Tecnologias "inovadoras"

Ainda que o iPhone 5 seja um aparelho com ótimo desempenho e muito cobiçado, de um modo geral ele não traz muitas novidades em relação ao seu antecessor 4S: a tela maior, o hardware um pouco mais avançado e o iOS 6 de fábrica são as principais inovações.

No entanto, de acordo com os rumores, o Galaxy S4 pode chegar para revolucionar o mercado, já que foi ventilado que o dispositivo vai trazer a inédita tela flexível da Samsung, que seria maleável e praticamente inquebrável.

Além disso, por contar com a mais recente versão do Android, o aparelho provavelmente traria recursos muito interessantes como o multi-window - que possibilita abrir e utilizar mais de um aplicativo ao mesmo tempo na tela -, já presente no Galaxy Note 2 e em breve no Galaxy S3.

Ainda vale a pena comprar um iPhone 4S? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo!

Presente x Futuro

Se forem consideradas todas as supostas especificações tecnicas e recursos do Galaxy S4, ele realmente será um aparelho superior a qualquer outro lançado até hoje, deixando o iPhone 5 com cara de velharia. Porém, como nem os rumores e nem mesmo o smartphone foram confirmados pela Samsung, esperar pelo produto seria apenas uma aposta. O iPhone, por outro lado, chega às lojas brasileiras em breve e já mostrou tudo o que tem. Resta ao usuário decidir se ele quer o "bom" agora ou um suposto "revolucionário" no futuro.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Anderson Oliveira
    2012-12-11T08:56:50

    sobre o sistema de voz é so juntar um s voice com o google now

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Oliveira
    2012-12-11T08:53:20

    é logico que a samsung vai usar na bateria o silicio uma materia prima que deixa a bateria durar 3 vezes e o silicio foi descuberto tem pouco tempo por isso varios smartphones ainda nao tem uma bateria com silicio entao é so a samsung fazer uma bateria de uns 2.500 mah com silicio e ta no esquema

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adriano Corsi
    2012-12-11T10:41:36

    Matéria completamente desprovida de lógica. Quero deixar claro que sou fã dos produtos da Apple, porem o Iphone 5 leva um pau do S3, imaginem a 4º geração ? não cabe comparação...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Santos
    2012-12-11T10:38:02

    Reportagem tendenciosa. O Iphone 5 já é inferior ao GalaxyS3. Agora fazem uma reportagem em que a conclusão é que é melhor ficar com o "bom" agora do que esperar pelo revolucionário no futuro...É nisso que dá as reportagens por encomenda? Que nojo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alex Silva
    2012-12-11T10:34:52

    Comprei o Galaxy SIII na dúvida de esperar pelo Iphone 5 que não tinha data a ser lançada no Brasil. Não me arrependi da escolha que fiz. Venho acompanhando a Apple e seu desempenho; também venho fazendo as atualizações do SIII, que embora tenha demorado mais do que o esperado para o 4.1.1, não decepcionou. E o Smart continua melhorando com a anunciada atualização para o 4.1.2. Ou seja, suas funções e possibilidades estão melhores do que quando comprei, e ele continua evoluindo. A Apple continua elegante e um ótimo aparelho de desempenho; mas gostei das evoluções obtidas no S3.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alex Vitola
    2012-12-11T10:00:52

    Tá de sacanagem né? o S3 já é bem melhor que o iphone5 e sai essa materia? eu não vou comprar o S4 porque eu comprei o s3 faz pouco tempo, mas o s4 vai ser tipo quando lançaram o primeiro iphone, deixar os concorrentes a km de distância.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Filipe
    2012-12-11T09:45:45

    tambem nao entendi... o S3 eh superior ao iphone5... Essa "materia" nao tem pe nem cabeça... falar de suposiçoes e ainda de forma equivocada.... muito fraca!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Oliveira
    2012-12-11T09:04:07

    vcs estao falando sobre esperar o s4 ou comprar iphone 5 eu colocava comprar o s3 ou esperar pelo s4 s3 e bem melhor que iphone 5

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Oliveira
    2012-12-11T08:58:02

    ios 6 e um sistema operacional leve por isso ele é tao bom mas os mapas estragaram esse sistema operacional

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André123
    2012-12-11T08:12:42   , respondido respondido 2013-12-13T23:18:15

    Reportagem paga - e de péssima qualidade! Até as pedras sabem que o SANSUNG GALAXY SIII é muito, mas muito superior ao IPHONE 5! Então, quem for comprar, vai comprar o GALAXY SIII. E tem dezenas de smartphones com ANDROID que são muito superiores ao IPHONE! Este Giordano é uma grande piada! Fala sério cara, onde você estudou, já terminou segundo grau?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • André123
      2012-12-11T08:12:42   , respondido respondido 2013-12-13T23:18:15

      comentário pago, e de péssima qualidade. até as pedras sabem que esses bobos não pegam ninguém.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rafael Leal
    2012-12-11T11:35:03

    sou mais uma viagem p cancun!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Leal
    2012-12-11T11:31:20

    pelo preço.. sou mais uma semaninha em cancun!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcio
    2012-12-11T11:29:27

    Esperar pelo S4? Na minha humilde opinião, falando como usuário conhecedor de ambos os sistemas, até o S2 bate o iPhone5. E concordo com quem comentou sobre o Lumia 920. Até o 800 atual já é muito bacana!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Milton Silva
    2012-12-11T11:27:39

    Imagina quando tiver no S5 ou S6 vai virar um ipad com telefone kkkkkkkkk Muito feio afffffffffffffffff

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vitor Zonho
    2012-12-11T11:25:13

    tudo rumor, criado intencionalmente pra segurar o consumidor, a samsung não vai lançar o S4 já

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elias Hermenegildo
    2012-12-11T11:23:27

    Nao gosto de iphone neim de samsung.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Souza
    2012-12-11T10:54:40

    o google now n é exatamente com o siri, ele é muito melhor!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ruy Jorge
    2012-12-11T10:53:19

    A verdade é só uma: todos só usam tanto o iphone quanto o S3 para ligar ou acessar a internet ou mandar mensagem pelo Twitter ou Whatsapp.O resto é luxo.E outra coisa ,vão procurar o que fazer,essa discussão não vai mudar a vida de ninguém.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Douglas Lopes
    2012-12-11T10:51:49

    O Samsung S3 ja é muito superior ao Iphone 5,vale muito mais esperar do que pagar caro por um aparelho que ja esta obsoleto!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cadu Oliveira
    2012-12-11T10:49:26

    A verdade é uma só, a Samsung (HOJE) tem o melhor hardware e a Apple tem (E SEMPRE TEVE) o melhor Software e ponto final!!! Cabe ao usuário escolher o que lhe atende melhor. Eu tenho iPhone pq para a minha necessidade, a estabilidade e usabilidade do software é mais interessante.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André Nardi
    2012-12-11T09:00:04   , respondido respondido 2013-12-13T23:18:14

    Esperar Galaxy S4 pra desbancar o IPhone 5? e desde quando o S3 já não desbanca o 5? Matérias cada vez piores aqui.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • André Nardi
      2012-12-11T09:00:04   , respondido respondido 2013-12-13T23:18:14

      Concordo plenamente.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alexandre Campos
    2012-12-11T11:47:18

    Iphone... ja está desbancado faz tempo... Acho que a Samsung deveria seguir 2 linhas: Note para telas maiores, ha quem goste (como eu, tenho um note) e S com telas mais razoaveis, 4.5 e continuar com modelos mais basicos, para quem nao precisa de tanto desempenho num celular...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Dantas
    2012-12-11T11:46:35

    Tenho iphone 4..e antes tive um S2...iphone é muito melhor...só se o S3 ou S4 for uma coisa de outro mundo que eu volto pra samsung de novo...sem contar que são verdadeiros trambolhos esse galaxys...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcio
    2012-12-11T11:43:06

    Acho que telefone teria que fazer o papel principal que é fazer e receber ligações, deixar o resto para os equip. especializados. Equipamentos com muitas funçoes perde um pouco de qualidade em algumas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Costa
    2012-12-11T11:40:50

    Eu acho engraçado o Techtudo fazer uma reportagem sobre o suporto S4 sendo que nem a SAmgung disse oficialmente que irá lança-lo em 2013.....cuidado que as empresas tão adorando processar hein Techtudo hahahaa, parem de ser tendenciosos....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário