TechTudo

03/12/2012 06h00 - Atualizado em 15/08/2013 09h11

Conheça os melhores programas para editar vídeos no Windows e Mac

Edivaldo Brito Para o TechTudo

Com a ascensão dos sites de vídeos na Internet junto com as câmeras em dispositivos móveis, editar um vídeo deixou de ser uma necessidade de profissionais para se tornar uma parte da rotina de diversas pessoas ao redor do mundo que querem colocar seus vídeos na web ou apenas fazer um ajuste em suas filmagem pessoais.

A grande dificuldade na hora de editar um vídeo é escolher a ferramenta certa para o serviço, pois essa escolha depende muito da necessidade, do conhecimento da pessoa e da interface do programa. Para ajudar nessa tarefa, o TechTudo preparou uma pequena lista com os melhores programas para editar vídeos. Confira!

Adobe Premiere Pro

Este é um software profissional de edição de vídeo para Windows e Mac. Ele é usado até mesmo por produtoras de filmes e emissoras de televisão para fazer a edição de seus vídeos. O programa tem compatibilidade com centenas de formatos, é completamente personalizável e tem uma bibliotecas com centenas de efeitos.

Adobe Premiere (Foto: Reprodução/Adobe)Adobe Premiere (Foto: Reprodução/Adobe)

Como é voltado para o profissional de edição, ele exige muito conhecimento do usuário e por causa disso, pode ser extremamente complexo para usuários iniciantes. Um fator que o torna pouco acessível, é a necessidade de ter um computador de alto desempenho para executá-lo. Mesmo com esse requisito, ele pode sim ser usado por não profisionais.

Final Cut Pro

Desenvolvido pela Apple e considerado por muitos um dos melhores programas de edição de vídeo, o Final Cut é sem dúvida uma ferramenta indispensável para o editor profissional. Ele é um software muito confiável e confortável de se trabalhar.

Final Cut (Foto: Divulgação)Final Cut (Foto: Divulgação)

O programa roda apenas no Mac OS e suporta a arquitetura de 64 bits, permite a execução de múltiplos projetos, cada um tendo suas diversas camadas e uma infinidade de quadros. Ele também se destaca por trabalhar com resoluções muito altas, inclusive podendo chegar até a editar vídeos em 4K.

O Final Cut Pro também se destaca pela compatibilidade e quantidade de itens que traz na biblioteca padrão, pela organização de sua interface, pela suaTimeline e, como é comum nos produtos da Apple, seu aproveitamento de recursos computacionais. O programa consegue usar todos os núcleos do processador, tornando a renderização dos vídeos muito mais rápida. Ele também consegue utilizar todo poder de fogo da GPU, permitindo adicionar efeitos bonitos que podem ser visualizados em tempo real, ainda na pré-visualização.

Sony Vegas Pro

O Vegas Pro é um editor de vídeos profissional e bem completo para Windows. Ele vem com centenas de funcionalidades. Ele tem todas as ferramentas que um editor de vídeo profissional precisa e é extremamente flexível, possuindo diversas opções e ferramentas.

Sony Vegas Pro (Foto: Divulgação)Sony Vegas Pro (Foto: Divulgação)

Esse editor de vídeos possui compatibilidade com projetos do After Effects e Premiere CS6. Ele edita em 3D Motion, é compatível com dezenas de formatos e permite a criação de templates (modelos) de edição. Por ser uma ferramenta voltada para profissionais de edição, assim como o Premiére,  O Vegas Pro tem praticamente os mesmo pré requisitos para sua instalação, execução e uso.

Cyberlink Power Director

O PowerDirector é um ótimo editor de vídeo para o ambiente Windows, com diversas funções como os editores profissionais, porém, ele não exige muito do usuário. Na prática, ele é um editor profissional de vídeo para editores amadores. Esse editor, traz centenas de efeitos para você usar em suas produções, tudo isso em uma interface bastante simples.

Cyberlink Power Director (Foto: Divulgação)Cyberlink Power Director (Foto: Divulgação)

A interface do Power Director está em inglês, entretanto, isso não chega a ser um problema na hora de trabalhar com o programa. Uma limitação desse editor é que você só poderá criar seus vídeos e exportá-los nos formatos mais comuns, como AVI, WMV e MPEG. Embora isso limite as opções de exportação, é parte do foco do programa.

Camtasia Studio

Mais voltado para a gravação do desktop, esse programa, compatível com Windows, também é um bom editor de vídeo. Ele permite que o usuário grave o áudio e o vídeo de seu desktop e logo depois possa editá-lo rapidamente, aproveitando todos os recursos oferecidos pelo programa.

Camtasia Studio (Foto: Divulgação)Camtasia Studio (Foto: Divulgação)

No Camtasia é possível criar efeitos e transições, adicionar letreiros, imagens auxiliares e áudio. Na hora de exportar, o programa permite escolher o formato de arquivo que mais se adequará ao seu destino final (PC, DVD, Televisão e YouTube).

O Camtasia Studio é um editor que é utilizado principalmente pelos usuários da Internet, já que ele traz centenas de funções que são muito úteis para quem é criador de conteúdo no YouTube, por exemplo. Sendo um programa semiprofissional, ele é bastante detalhista, o que não impede que você crie produções ótimas e bem elaboradas.

Windows Live Movie Maker

O Movie Maker é um editor de vídeo simples, feito para editar produções caseiras por pessoas que estão iniciando-se na edição de vídeos. Se você faz vídeos amadores, com pouca pós-produção ou você precisa editar aquele vídeo que gravou no fim de semana com a família, então o Movie Maker é sua melhor opção.

Windows live Movie Maker (Foto: Reprodução/Time-Lapse Blog)Windows live Movie Maker (Foto: Reprodução/Time-Lapse Blog)

O Windows Movie Maker é bastante querido pelos usuários, por causa de sua simplicidade. O programa é completamente gratuito e fácil de utilizar. A interface dele é muito simples e está traduzida para nossa língua. Para completar, ele traz diversos efeitos e transições e não necessita de um computador potente para ser executado.

Esses foram alguns dos melhores editores de vídeos. Eles não abrangem todas as possibilidades de manipulação de vídeos, e tampouco são ideais para todas as pessoas. A verdade é que atualmente existe uma variedade tão grande de editores (sejam eles pagos ou gratuitos) que na hora de escolher a ferramenta para editar seus vídeos, o “melhor” será sempre aquele aplicativo em que você conseguir fazer o que precisa com facilidade.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Jorge Fontanella
    2013-04-12T07:55:35

    Ficou faltando falar o iMove.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alessandra Vianna
    2012-12-03T17:58:08

    Seria interessante um post desse com alternativas Open Source para Linux. No mais, gostei muito.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Michely Bastos
    2012-12-03T14:46:47

    pena que a evolução da Apple do Final Cut Pro para o X foi um tremendo fiasco, conseguirão colocar umas coisas boas mais estragaram muito mais, e deixou de ser proficional.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ivan Pereira
    2013-09-14T02:59:56

    E o Pinnacle Studio 16? Não entra ai?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jorge Fontanella
    2013-04-12T07:55:35

    Ficou faltando falar o iMove.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade