02/12/2012 07h30 - Atualizado em 02/12/2012 07h30

Desmistificando o Gorilla Glass: ainda é só vidro

Allan Melo
por
Da redação

A tecnologia Gorilla Glass virou sinônimo de "tela indestrutível" no mercado de dispositivos móveis. Para os consumidores, comprar um smartphone ou tablet com a tal tela significa, praticamente, ter uma garantia; quase um seguro. O problema é que ela nunca se dispôs a tanta confiança, e o público exagerou ao interpretar suas promessas.

Tecnologia Corning Gorilla Glass é forte, mas não é inquebrável  (Foto: Reprodução/Tumblr/Imonstrosity)Gorilla Glass é forte, mas não é inquebrável (Foto: Reprodução/Tumblr/Imonstrosity)

No Brasil, os maiores críticos desta tecnologia são os consumidores do Galaxy S3. Frustrados por verem suas telas quebradas em pequenas quedas ou tombos, muitos reclamam em fóruns e redes sociais que a Samsung não usou componentes de boa qualidade no modelo brasileiro.

Veja o relato de outros usuários que tiveram a tela de seus Galaxy S3 quebradas

A fabricante garante que o aparelho nacional não tem nenhuma diferença em relação aos disponíveis em outros locais do mundo, mas ninguém acredita. Afinal, como aquela tela que tanto mostraram suportando testes de stress pode quebrar tão facilmente? A Corning, fabricante, responde:

"A Gorilla Glass é capaz de sobreviver a maioria dos eventos do mundo real que comumente possam causar arranhões ou a quebra do vidro, mas se sujeita a danos suficientes, a Gorilla Glass, como todos os vidros, pode quebrar. Nós recomendamos que você entre em contato com o fabricante do dispositivo para rever a sua garantia e seu suporte técnico."

Sua história - e histórico - sempre deram esta certeza de fragilidade. Elas nunca foram "inquebráveis". Afinal, o iPhone não é tido como um dos smartphones mais frágeis?

Voltando às origens

iPhone 4 quebrado: smartphone chegou a estigmatizar por sua fragilidade (Foto: Reprodução/Digital Trends)iPhone 4 quebrado: smartphone estigmatizado por sua fragilidade (Foto: Reprodução/Digital Trends)

Quando Steve Jobs decidiu fazer o primeiro smartphone da Apple, em 2006, descobriram que sua tela de plástico não resistia a arranhões. O principal problema acontecia quando, durante as pesquisas, eles colocavam o telefone no bolso junto com um molho de chaves ou moedas. Jobs, então, decidiu que não trabalharia mais com plástico. A tela seria de vidro.

Daí surgiu outro problema: onde a Apple conseguia achar ou fabricar um vidro com a resistência que precisavam? A dúvida perdurou até que alguém recomendou a Corning, que trabalha com vidros em todas as suas aplicações: de telas LCD a vitrines de lojas.

Então ele (Steve Jobs) voou para a Corning, em Nova York, sentou na frente do CEO (da Corning), Wendell Weeks, e disse: "É isso o que eu quero, um vidro que possa fazer isso." Então, Wendell Weeks disse: "Nós, uma vez, desenvolvemos um tipo de processo que criou algo que chamamos de Gorilla Glass". E Steve disse: "Não, não, não. É assim que se faz vidros muito fortes." E Wendell disse: "Espere um minuto, eu sei como fazer vidros fortes. Cala a boca e me escuta." E Steve, por seu crédito, se calou e ouviu, e Wendell Weeks descreveu o processo para fabricar o Gorilla Glass. E Steve então disse: "Ótimo. Em seis meses eu quero o suficiente - seja lá o que isso for - para fazer um milhão de iPhones". E Wendell disse: "Sinto muito, mas nós nunca realmente fizemos isso. Nós não temos uma fábrica para fazer isso. Este foi um processo que desenvolvemos, mas nunca tivemos uma fábrica de fazê-la." E Steve olhou para ele e disse para ele o que falou para Woz há 20, 30 anos atrás: "Não tenha medo, você pode fazer isso."

   - Entrevista com Walter Isaacson, autor da biografia oficial de Steve Jobs, para a CNN.

Comportamento comum em danos nos vidros de Soda e no Gorilla Glass (Foto: Divulgação)Comportamento comum em danos nos vidros de
Soda e no Gorilla Glass (Foto: Divulgação)

Depois deste encontro, a Corning começou a fazer o Gorilla Glass em larga escala em uma de suas fábricas nos EUA. Em junho de 2007, então, apareceu discretamente ao mundo pela primeira vez equipando o iPhone.

Bom com ele, muito pior sem ele

Acostumado com o desempenho da nova tecnologia, o consumidor "esqueceu" como era fácil ter problemas com as telas dos dispositivos móveis. Os velhos Nokias, por exemplo, não tinham telas sensíveis ao toque, e por isso poderiam usar espessas camadas de plástico para protegê-las.

Já as primeiras versões de telefones touch usavam o plástico, mas estas se provaram fracas para a nova tecnologia: por sua maleabilidade, a aplicação mais prática foi a construção de telas resistivas, incapazes de reconhecer mais de um toque. Se fossem mais rígidas, quebrariam pela fina espessura. Mais grossas, perderiam a sensibilidade. Outro detalhe dessas telas é a deterioração natural, deixando a tela "acinzentada" depois de tantos arranhões e atritos.

A solução, então, era o vidro.


Já em sua segunda versão, o Gorilla Glass hoje promete mais do que a resistência a arranhões, mas continua sendo um vidro. Os testes exibidos em feiras são feitos em condições controladas, atingindo apenas os pontos mais resistentes do material. Mas ele continua sendo só vidro, apesar de ser um baita vidro.

 

Portanto, quando você comprar o seu próximo smartphone, tenha em mente que as telas da Corning não fazem milagres. Elas não tornam seu smartphone inquebrável. Até porque a mesma tela Gorilla Glass 2 que equipa o Galaxy S3 também se faz presente no Lumia 920; e os dois apresentam comportamentos completamente diferentes nos testes de resistência. Veja este teste de resistência do Galaxy S3 vs o iPhone 5, e este outro teste de quedas do Lumia 920.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Victor Silva
    2014-08-05T08:46:50

    Meu moto G, essa tecnologia simplesmente faz a diferença, pois deixei cair meu celular varias vezes e essa tela de vidro não quebrou ou teve um risco de grande porte(pois os pequenos são normais), agora o Touch do celular que é o perigo - é muito fácil de quebrar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Heitor Vieira
    2014-07-28T02:39:12

    Tenho um Lumia 920 e se a tela dele não está toda rachada só pode ser por um milagre se o Gorilla Glass não for tão especial assim, mas fui na praia e levei ele junto no bolso terminou que está com alguns riscos por causa da areia, a certeza é que o Gorilla glass protegem muito bem as telas contra objeto metálicos que poderiam eventualmente riscar a tela, como moedas e chaves.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodolfo Olivastro
    2012-12-03T01:19:02   , respondido respondido 2014-04-08T16:10:18

    essa notícia é muito fake, esse negócio de que estão dizendo em Fóruns é fofoquinha da mãe joana. Vamos ser coerentes e analisar notícias com um fundo de realidade. O Galaxy S3 é um produto extremamente resistente não quebra com quedas agressivas e não risca, se aconteceu isso com o seu celular desculpe amigo mas você comprou um do Paraguai, provavelmente ele é lento tem uma câmera ruim e chama Sandung S171. As notícias de famosos reclamando da fragilidade do Iphone5 provam a diferença entre os dois aparelhos. É ridículo ver matérias com parcialidade a gosto do jornalista.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodolfo Olivastro
      2012-12-03T01:19:02   , respondido respondido 2014-04-08T16:10:18

      Desculpa Rodolfo, comprei 2 galaxys, um nos EUA na Best Buy e um na Fast Shop aqui no Brasil e os dois quebraram as telas com quedas ridiculas. O brasileiro quebrou caindo da minha cama... vc não sabe o que fala

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodolfo Olivastro
      2012-12-03T01:19:02   , respondido respondido 2014-04-08T16:10:18

      esse lance da tela vai muito de como ela cai, tenho um optimus 2x da LG(gorilla glass) e esse telefone estilhaçou a tela caindo de uma altura de quase 1 metro, ja outros aparelhos cairam muito e nada aconteceu, tive 1 q caiu do bolso enquanto eu estava de moto, tudo bem que estava com uma capa de borracha, mas só ralou a parte de tras do aparelho, mas a tela estava sem riscos graças a pelicula. se o aparelho cair de tela no chão acho que causa menos danos do que cair de canto,(o meu caso) q a gorilla glass estilhaçou bonito de uma ponta a outra.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Natália Martins
    2013-11-10T18:59:23

    Bem, eu tenho um Sony SP (dizem que a tela é Gorilla Glass), ele caiu de 50cm de e rachou a tela em várias partes, porém o touch está funcionando perfeitamente, como se nem estivesse trincada. Então acho que em relação ao impacto, funciona sim. Agora terei a dor de cabeça de comprar a tela pra repor.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jefferson Santos
    2012-12-03T11:40:35

    Isso varia muito de aparelhos, marcas, etc e etc, mas assim, tenho um SII, ele já caiu 3 vezes, tempo atrás, com ele no bolso, bati com ela na quina de uma mesa, sem querer, é claro, tenho um relógio, estava no restaurante, local apertado, passei e bati com ele na quina, não deu outra, quebrou o vidro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jairo Euzebio
    2012-12-03T10:48:11

    As outras marcas que me desculpem mas meu smartphone da Sony é bastante resistente. Já caíu por diversas vezes em solo liso e sem carpetes e nunca sofreu um arranhão sequer. Sem falar que misturo com chaves no meu bolso e etc.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Carmo
    2012-12-03T10:15:35

    Esse papo de quebra não quebra é questão de cuidado. Não sou nenhum fanboy do Iphone, mas eu tenho um Iphone 2 (isso mesmo desde 2007) e a tela dele só tem pequenas arranhaduras q passam muito desapercebido. Caiu centenas de vezes e nenhuma rachadura pra contar história. Esse ano comprei um S3, estou muito satisfeito com ele, mantenho o mesmo cuidado que tenho com o Iphone (isso, uso os 2), com protetor na tela e capinha de silicone. Já caiu tbm e de alturas pra dá medo rsrs, e não deu nd. Achei ele tão resistente quanto ao Iphone. Espero que possa mantê-lo sem problemas por mto tempo tbm.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Humberto Zani
    2012-12-03T08:56:53

    Os tombos em que a tela se quebra são de quina e não de chapa. Coincidentemente, não há testes de resistência de quina.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabio Araujo
    2012-12-03T08:20:58

    Tenho um Galaxy S3 e caiu da cama no chão e ja era a famosa tela Gorilla Glass... uma porcaria a tela do S3, não comprem de jeito nenhum, optem pelo iPhone

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maria Domingues
    2012-12-03T03:30:20

    Gostaria de aproveitar o fórum para fazer uma pergunta, sabem dizer se é normal o Samsung Y desligar sozinho toda hora, penso ser das atualizações, mas está irritante...Obrigada para quem souber e responder. Boa noite.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wagner Lima
    2012-12-03T03:27:45

    na verdade estas pessoas nao devem nem se quer saber o que um galaxy s3

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Julio Rangel
    2012-12-03T02:25:04

    As telas tem que vir com a nova tecnologia do Willow Glass, telas flexiveis, ai quero ver quebra!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Julio Rangel
    2012-12-03T02:22:23

    Repito, acho que no S3 nacional não existe Gorilla Glass. Estamos sendo enganados. Não vejo nenhuma citação do tipo tela 4.8´ (Gorilla Glass) nos anúncios de S3 em lojas comuns como casasbahia, extra, ponto frio, wal mart, ricardo, americas, etc. Só vi algo assim no Kabum e em anúncios de S3 importados.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Julio Rangel
    2012-12-03T00:38:56

    Infelizmente o S3 tem este problema aparelho frágil, eu tenho quase certeza que o S3 Brasil não vem com Gorilla Glass, se não fosse isso seria o melhor Smart Phone do Brasil, apesar da bateria tbm durar pouco. É sempre assim no brasil além do produto chegar atrasado ainda chega produto de segunda linha. Alguem já viu o teste de Resistência do Nokia LUMIA 920? Fiquei bobo, quero ver se ano que vem vai chegar aqui no Brasil o mesmo que é vendido nos EUA.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel Madureiro
    2012-12-02T22:24:09

    hmm eu tenho o s3 e já caiu três vezes e nenhum arranham e passei até a chave e faca pra testar e nenhum arranham

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Geovane Castilho
    2012-12-02T23:07:47

    o meu omnia ja caiu varias vezes da orelha e nunca quebrou.. depende muito da queda, mas ele é bem resistente..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Soares
    2013-05-28T11:40:33

    Que saudade do Nokia 2280!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Lucciola
    2013-03-14T01:20:58

    pelo que li o que diferencia da GG2 é que é feita através de trocas ionicas,onde são trocados ions de outro sal por ions de sodio.O sodio é um dos componentes presentes na areia em abundancia,e por morarmos em um país onde sempre estamos expostos a sais como esse,Acredito que muitos usuarios deste aparelho possam ter pequenas particulas de areia no seu bolso ou no solo onde deixam cair o cell, e com isso as particulas de areia riscam o celular. Isso porque, a estrutura que pode "riscar" o vidro temperado com sodio é o proprio sodio, já que os dois possuem a mesma estrutura.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Antônio Bezerra
    2013-02-28T20:35:02

    Meu celular é assim: se espatifa no chão... é a tampa para um lado, a bateria para outro, o resto pra frente, e... junta-se os componentes novamente e o meu meu nokia 1100 lanterninha está pronto para mais prova anti-choque.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Maciel
    2012-12-29T23:05:33

    Meu Galaxy S3 caiu 2 vezes. Mas fica a dica: coloquem uma capa de silicone. 100% garantida a proteção.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leandro Assis
    2012-12-06T10:21:34

    meu nokia "véio" ja caiu do meu bolso andando de moto, saiu pipocando na rua e ainda funcionou aquele era resistente de verdade kkkk vidro meu amigo, vidro é vidro pode ser gorila, elefante, rino glass que vai quebrar... agora riscos, eu tenho certeza que nao é como um vidro normal.... meu ipod só andava no bolso, com chaves, moedas e em 2 anos fez alguns riscos mas nada demais... depois de uma queda de mais ou menos 1 metro ele quebrou o vidro... troquei mandei uma capinha com pelicula e agora sim... ja caiu muitas vezes e é só sucesso!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Emerson Martins
    2012-12-04T10:57:14

    o último vidro galera se você prestar bem atenção, vai constatar com toda a certeza que o rapaz coloca o dedo na frente do martelo, ou seja, na hora da martelada, o que atinge não é o martelo e sim o dedo do rapaz, é um programa que imita o vidro quebrando, não acredito que ninguém reparou. mas mesmo assim. o gorilla glass pode ser quebrado, reparem bem e verão o dedão do moleque na frente do martelo, o programa só funciona com o toque do dedo, por isso o fake é realizado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sidnei Barros
    2012-12-02T12:25:14

    Mais uma vez, muita gente tende aos exageros.O indestrutível é impossível, mas a tela cumpre muito bem seu propósito. Portanto, é um bom investimento de proteção. Ela serve para proteger de acidentes leves ou moderados, riscos, imprevistos.Ou será que todo mundo vai andar com uma chave de boca ou martelo pra ficar tentando quebrar seu próprio aparelho?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gilberto Carneiro
    2012-12-02T21:57:24

    Tela + resistente ñ indestrutível

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adilson
    2012-12-02T19:44:49

    o pior é que quando menos esperamos ele cai e ai! quebra a tela! e o preço da tela é um absurdo, so a tela, fora o serviço de trocar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário