TechTudo

21/12/2012 16h09 - Atualizado em 21/12/2012 16h09

iPhone 5 vs Galaxy S3: afinal, qual é o melhor?

Thiago Barros Para o TechTudo

iPhone 5 ou Galaxy S3? A polarização do mercado de smartphones em torno do Android e do iOS vem gerando verdadeiras batalhas de titãs entre os telefones celulares, que nos últimos anos têm sido protagonizadas por Apple e Samsung. Mas as festas de fim de ano estão se aproximando e muita gente está na dúvida: compra um iPhone 5 ou um Galaxy S3? Se você é uma dessas pessoas, o TechTudo tentará te ajudar a tomar a melhor decisão com este grande comparativo.

Duelo de gigantes: quem leva a melhor? (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Duelo de gigantes: quem leva a melhor? (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Para fugir do caso comum na disputa de especificações técnicas, deixaremos de lado os "gigabytes de memória RAM", "processador de múltiplos núcleos", "câmera de tantos megapixels"… A cada dia que passa essas especificações têm ficado cada vez mais complexas e semelhantes aos de computadores. No entanto, para o consumidor, o mais importante é saber como tanta tecnologia vai ser usada no dia a dia e a performance geral do seu aparelho. Por isso, vamos explicar na prática o que o iPhone 5 e o Galaxy S3 pode oferecer.

Desempenho: Empate Técnico

Com os dois aparelhos em mãos, a primeira questão a ser analisada é a do desempenho de ambos na realização de tarefas simples, como reproduzir uma música, abrir um site e acessar um determinador aplicativo. Apesar de as especificações técnicas dos produtos serem diferentes, não há muita diferença entre os dois. Ambos são bem rápidos e deixam pouco a desejar no quesito desempenho. Afinal, são os mais modernos no mercado.

S3 oferece mais recursos em português do que o rival (Foto: Reprodução/Thiago Barros)S3 oferece mais recursos em português do que o rival (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

No entanto, nos testes realizados pelo TechTudo, o S3 apresentou alguns problemas, como travamento, encerramento e demora no carregamento de aplicativos – o que é curioso, já que teoricamente seu processador é superior ao do iPhone. Apesar disso, a diferença é tão pouco que há praticamente um “empate técnico” na questão de desempenho.

Trocar o telefone pelo Galaxy S3 ou pelo iPhone 5? Clima esquenta no fórum do TechTudo

Os smartphones são rápidos, rodam todos os aplicativos e games que se possa imaginar e oferecem muitas alternativas para os consumidores, como serviços de mapas, assistente com comando de voz e etc. Neste ponto, no entanto, o S3 leva sua vantagem: estes produtos estão disponíveis em português e para o Brasil, o que não acontece com o Siri e algumas funções do iOS Maps.

Personalização: Galaxy S3

A maneira como todas estas informações são exibidas com certeza é um diferencial que pode pesar na sua escolha. Se você preza por um ambiente mais clean, não há dúvida de que deve optar por um iPhone, que tem milhões de cases para encapar o telefone à gosto. Agora, se você curte personalizar o sistema e quer dar uma cara totalmente sua ao celular, a melhor opção é o S3.

S3 é mais personalizável do que o iPhone 5 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)S3 é mais personalizável do que o iPhone 5 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Com ROMs customizadas e opções de temas disponibilizados pelo próprio Android, além dos widgets de aplicativos, o S3 pode ficar muito bonito e diferente, tornando-o único nas mãos de cada usuário. No iOS, no entanto, a interface é a tradicional da Apple, com seus menus acinzentados e com personalização somente das imagens de fundo.

Portabilidade e discrição: iPhone 5

Você quer um smartphone para todo o dia, que seja o mais portátil possível? Caso a resposta seja afirmativa, talvez o Galaxy S3 venha a ser um pouco diferente do que você está acostumado. Como sua enorme tela de 4.8 polegadas, ele acaba sendo bem grande e, em muitos casos, sequer cabe no bolso da calça – e muito menos nos espaços destinados aos celulares nas bolsas de mulheres.

iPhone 5 é bem menor do que o S3 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)iPhone 5 é bem menor do que o S3 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

O iPhone 5, por sua vez, é o mais fino da história da Apple e tem uma tela de somente 4 polegadas, o que é muito se comparado com seus antecessores, porém ainda pouco ao lado do S3. Ao ler e ver as fotos, você pode pensar que “são só 0.8 polegadas”, porém na prática elas fazem grande diferença. Tanto na questão de guardar o telefone, como também nos momentos de segurá-lo, digitar e atender chamadas, pode ser um tanto quanto desconfortável usar o S3. Dizem que é questão de costume, mas ele certamente chamará mais atenção.

Multimídia: Galaxy S3

Se você quer muito usar o celular para o seu entretenimento, é claro que um telão vai ser muito mais agradável, certo? Para vídeos e jogos, especialmente, o S3 é uma maravilha. A imagem é ótima e o fato de o display ser grande faz a experiência se tornar ainda melhor. Seus dedos têm mais espaço para comandar seus personagens nos jogos e os vídeos em HD encantam.

Qualidade do iPhone é melhor, porém tela do S3 é maior (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Qualidade do iPhone é melhor, porém tela do S3 é maior (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

A qualidade do Retina Display da Apple, no entanto, ainda parece ser superior. Apesar de a tela do iPhone 5 ser menor, nos testes feitos pelo TechTudo usando-as tanto neste tipo de programa que exige mais gráficos como em tarefas simples, ela oferece imagens que são mais vivas e bem definidas do que as do S3 – ambos foram testados utilizando seus brilhos máximos de display.

Loja Virtual: iPhone 5

Para comprar todos estes aplicativos, jogos, livros, filmes e etc, você precisa acessar uma loja virtual pelo celular. No caso do Galaxy S3, o Google Play. No do iPhone 5, o iTunes e a App Store. Ambos têm excelentes opções não só de entretenimento, como também de recursos para incrementar a performance de seu produto.

A questão aqui é simples: o iTunes ainda oferece mais opções, especialmente em sua loja norte-americana, apesar de o Play estar em grande crescimento. No Brasil, os dois podem ser considerados quase em pé de igualdade, porém a Apple leva vantagem ao oferecer mais conteúdo multimídia e aplicativos mais bem cuidados, nos quesitos design e usabilidade - para os seus usuários.

Praticidade: S3

Se a loja virtual iTunes é ótima, o software iTunes é um dos grandes pontos negativos do iPhone desde sua primeira versão. Qualquer tipo de transferência de arquivo para o celular da Apple precisa ser feita por meio deste programa, o que complica a questão de se passar fotos, músicas e vídeos para o celular. Afinal, o iTunes em diversas ocasiões não só trava, como também demora para sincronizar – e pode apagar tudo o que você tem no seu telefone se você sincronizá-lo com um PC diferente.

Galaxy S3 ou iPhone 5: qual é o melhor presente de Natal? Veja a discussão no fórum

Já no S3, não existe nada disso. Ele é como um grande pen-drive: basta plugá-lo no computador, seu ou de qualquer outra pessoa, passar os arquivos para a pasta desejada e pronto. Se você baixa músicas, filmes e até ROMs para emuladores no seu PC e quer passar tudo isso para o seu smartphone com praticidade e de qualquer lugar, o Samsung Galaxy S3, certamente, vai se adequar melhor do que o iPhone 5.

Câmera: Empate técnico

A boa qualidade das fotografias é um dos grandes atrativos dos smartphones atuais e os amantes de fotos e de redes sociais como o Instagram, com certeza, não vão se decepcionar nem com o Galaxy S3, nem com o iPhone 5. Ambos são ótimos para fotos, tanto em condições de boa iluminação como à noite. Os flashes são bem melhores do que os de seus antecessores e as qualidades das imagens impressionam.

Fotos do iPhone (esquerda) ficam mais claras do que as do S3 (Reprodução/Thiago Barros)Fotos do iPhone (esquerda) ficam mais claras do que as do S3 (Reprodução/Thiago Barros)

O S3 leva a melhor no quesito opções, ao oferecer para seu usuário filtros, modos de cena e diferentes tipos de disparo. O iPhone 5, por sua vez, tem um modo panorâmico que dá de 10 a 0 no do rival, e as fotos clicadas com ele parecem mais vivas e claras – sem flash. Mais uma vez, empate técnico, que talvez possa ser resolvido ao dar uma olhada nas fotos acima e comparar os resultados feitos com ambas as câmeras.

Preço: Galaxy S3

Economizar é sempre bom, mesmo quando se compra um aparelho hi-tech como um destes smartphones. Por isso, se você quer gastar menos, o S3 é a melhor opção. O aparelho da Samsung pode ser comprado no Brasil, desbloqueado, por, em média, R$ 1.999. O iPhone 5, por sua vez, não sai por menos de R$ 2.499.

Obviamente, se você possui ou planeja contratar um plano de uma operadora de telefonia móvel, os dois celulares podem sair por valores bem mais em conta, mas ainda assim é bem difícil conseguir um iPhone 5 por um preço menor que o de um S3 – até porque o telefone da Apple acabou de ser lançado, enquanto o rival já está no mercado há meses.


Agora é com você! Qual smartphone te seduziu mais? iPhone 5 ou Galaxy S3? Compartilhe a sua opinião nos comentários!

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Hugo Missel
    2012-12-21T17:27:16   , respondido respondido 2014-01-10T00:00:50

    Eu tenho o S3, do contrario não teria comprado, sei que o iphone 5 é uma maquina tbm, mas isso não vem ao caso,é ridículo isso, se for fazer um comparativo onde não se compara os principais motivos pelo qual se compra um Smartphone de ultima geração pre esclarecer duvidas, então não faça, o usuário comum geralmente não tem um celular tão poderoso logo não precisa. quando ao s3 não caber no bolso Thiago Barros, vc tava usando uma calça do Fresno?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Hugo Missel
      2012-12-21T17:27:16   , respondido respondido 2014-01-10T00:00:50

      Disse tudo! tirou os beneficios so S3 que foi lançado ha algum tempo já pra não perder pro novissimo iPhone 5 que custa até 1000 R$ a mais! o Itunes é otimo e eu ainda uso msm tendo um SII agora... e os jogos do iPhone saem na frente pois toda essa platarforma nova do mercado foi a apple que trouxe e as empresas criadoras foram abraçar... de mais um ano ou 2 aos fabricantes de jogos e teremos muito mais dq hoje...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
    • Hugo Missel
      2012-12-21T17:27:16   , respondido respondido 2014-01-10T00:00:50

      Disse tudo! tirou os beneficios so S3 que foi lançado ha algum tempo já pra não perder pro novissimo iPhone 5 que custa até 1000 R$ a mais! o Itunes é otimo e eu ainda uso msm tendo um SII agora... e os jogos do iPhone saem na frente pois toda essa platarforma nova do mercado foi a apple que trouxe e as empresas criadoras foram abraçar... de mais um ano ou 2 aos fabricantes de jogos e teremos muito mais dq hoje...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
      • Alex Vitola
        2012-12-21T16:57:57

        Que S3 é esse? que travou e fechou aplicação enquanto estava usando? o meu nunca fez isso, nem nos app mais pesados como shadowgun e dead trigger.

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário
      • João Correia
        2012-12-21T16:54:51

        Muitas coisas que ele diz o Iphone faz, como as personalizações do aparelho, basta desbloquea-lo, o que é muito simples, qlq pessoa que tenha net em casa e saiba usar o youtube consegue fazer. Também é possível passar arquivos para o Iphone sem o Itunes, dá bem mais trabalho, e não é tão simples quanto mudar a skyn.

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário
      • Tiago Costa
        2012-12-21T16:49:17

        Mesmo sendo comparativo fraco...vitória do S3. Outra... não é plastico...é POLICARBONATO, o mesmo que é feito o HTC ONE X e alguns Lumia. Chamar de plastico é a mesma coisa de chamar o alumínio do iP5 de ferro enferrujado! =)

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário

      TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade