Celular

13/12/2012 06h00 - Atualizado em 13/12/2012 06h00

Problemas do iPhone 5: como resolver ou evitar?

Aline Ferreira
por
Para o TechTudo

Após muita expectativa, o iPhone 5 será lançado no Brasil na próxima sexta-feira (14), e com ele surgem as dúvidas do usuário sobre como é o funcionamento do aparelho e quais são os eventuais problemas que ele pode apresentar. O TechTudo reuniu os mais frequentes problemas e as possíveis soluções relatados por usuários do mundo todo.

iPhone 5 chega ao Brasil nesta sexta-feira (Foto: Reprodução)iPhone 5 chega ao Brasil nesta sexta-feira (Foto: Divulgação)

 

Otimização do consumo da bateria

Diferentemente do que muitos pensam, a bateria do novo iPhone 5 apresenta a mesma tecnologia usada em suas versões anteriores, de modo que o desempenho entre eles é o mesmo. Assim como os demais modelos, algumas medidas são necessárias para otimizar o uso da bateria, que descarrega bem rápido.

Frequentemente os engenheiros buscam encontrar novas maneiras de otimizar o desempenho da bateria e, por isso, é extremamente importante manter o software do sistema sempre atualizado.

Outro método igualmente importante que auxilia na redução do consumo de bateria refere-se aos diversos ajustes nas configurações, tais como: ativação dos serviços de localização, Bluetooth, LTE e Wi-Fi somente quando necessário, diminuição do brilho da tela, uso do “modo avião” em áreas de pouca ou nenhuma cobertura e desativação de serviços de sincronização automática e notificações.

Ocasionalmente o brilho da tela enfraquece

Em algumas ocasiões, o brilho da tela do iPhone 5 fica enfraquecido deixando a lockscreen muito escurecida. Aparentemente, esse é um problema relacionado ao software de sistema e pode ser contornado com a reinicialização do aparelho. É possível que uma futura atualização do iOS corrija o bug, mas por enquanto fica a dica que ele existe.

Ativação do iMessage

Alguns usuários podem encontrar problemas para ativar o iMessage no iPhone 5, que algumas vezes simplesmente não funciona. Apesar de ainda não ter sido encontrada uma solução efetiva para tal questão, alguns usuários vem contornando o problema utilizando alguns procedimentos como: reiniciando o aparelho algumas vezes, colocando em modo avião por alguns segundos e ativando o modo automático para a hora e a data em questão.

Caso nenhum desses ajustes resolva o problema, é possível que haja algum bloqueio contra spam em mensagens de texto. Nesse caso, será necessário entrar em contato com sua operadora de telefonia para verificar a existência desse bloqueio.

Vale mais a pena comprar um Galaxy S3 ou um iPhone 5? Comente no Fórum do TechTudo!

Entrega atrasada de mensagens de texto

Problemas com o envio e entrega de mensagens de texto geralmente estão relacionadas com a operadora de telefonia. A dificuldade no envio e recebimento de mensagens SMS ou por iMessage pode ser provisório e será solucionado sem a intervenção do usuário ou então, será necessário entrar em contato com a prestadora de telefonia móvel para regularizar o serviço.

Luzes sendo emitidas em partes específicas do aparelho

Em alguns dispositivos é possível perceber a emissão de luz em pontos específicos do aparelho, principalmente abaixo do botão de bloqueio. Este é um problema comum em aparelhos na cor branca e o usuário pode substituí-lo ou simplesmente ignorá-lo.

Luz sendo emitida por debaixo do botão de bloqueio (Foto: Reprodução) (Foto: Luz sendo emitida por debaixo do botão de bloqueio (Foto: Reprodução))Luz sendo emitida por debaixo do botão de bloqueio (Foto: Reprodução)

Problemas com o Wi-Fi

Problemas no uso do Wi-Fi tem se tornado constantes no novo aparelho da Apple. Ainda sem nenhuma resolução definitiva, uma breve a restauração do sistema pode ajudar na correção ou melhora do serviço.

Manchas roxas em fotografia

Manchas roxas nas fotos do iPhone 5 (Foto: Reprodução)Manchas roxas nas fotos do iPhone 5 (Foto: Reprodução)

Algumas fotografias tiradas pela câmera do iPhone 5 apresentam manchas roxas quando expostas à luz. Segundo a Apple, esta é uma situação normal e que ocorre também com grande parte das máquinas fotográficas atuais.

Para solucionar tal problema basta mudar a posição da câmera quando perceber que a mancha irá aparecer ou simplesmente posicionar sua mão sobre a lente, fazendo uma sombra sobre ela e diminuindo a exposição da foto.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogerio Chagas
    2012-12-13T18:13:25

    isso é ilusão, independente de ter dinheiro ou não, esse aparelho já vem bichado, ao preço de um Notebook tá doido, a intenção é ter um celular não é, então o que acontece com as pessoas, só pra dizer, e exibir que tem um oque um: ai phone custa caro ai phone que dor he he he!!!!!

  • Guilherme Soligo
    2012-12-13T18:08:39

    a solução é simples, basta não comprar o aparelho kkkkk

  • Eduardo Oliveira
    2012-12-13T18:30:24  

    A Apple já está caindo e daqui a alguns anos vai cair mais ainda, não podemos negar que o IPhone é muito bom, tem gente que tem por status, outros tem porque são maníacos pela marca. Mas o fato é que a Apple perdeu o "Cara" da inovação e da criatividade, que eram seus diferenciais... Sem Steve Jobs a Apple é uma empresa comum e se não começar a inovar logo vai perder cada vez mais!!!!

    recentes

    populares

    • Eduardo Oliveira
      2012-12-13T18:30:24  

      Tem gente q tem por status, outros porque sao maniacos pela marca... Sera que ninguem tem simplesmente pq eh um excelente aparelho?

  • Evandro Borges
    2012-12-13T18:17:00

    Todos ps celulares tem um defeito em comum, principalmente no Brasil. São extremamente caros, aos invés de ficarmos brigando por este ou aquele de veríamos era ficar um ano sem compra nada. Carga tributária é só desculpa. Eles são caros porque nos compramos. Tem lógica em pagar no celular o que se pagar numa TV LED. Somo todos idiotas discutindo brilho de tela, android, IOS, Windows Phone

  • Adeilson Santos
    2012-12-13T18:41:21  

    Hugo Silva Puts, só em ver seu comentario percebo que vc não entende nada de smartphones, tenho um Iphone 4s e isso nunca aconteceu comigo, se estes fatos relatado forem realmente vdd, com certeza são graves problemas que a apple tem que solucionar, com o mercado de smartphones tão acirrado como está e a gigantesca ascensão do Android, se a aplle não resolver isso com certeza vai se dar mal, pra constar tenho um galaxy S2 tb é sem duvida ele supera o iphone 4s..

    recentes

    populares

    • Adeilson Santos
      2012-12-13T18:41:21  

      Dai diriam q o problema eh q o aparelho nao ficou mais fino... rsrs... concordo com vc que sao caracteristicas negativas. Mas calma la, nao sao defeitos do aparelho!

    recentes

    populares

    • Adeilson Santos
      2012-12-13T18:41:21  

      Provavelmente ele está falando da câmera... Otimização da bateria tb é um problema sim. O grande defeito dos outros iphones sempre foi a pouca duração da bateria, então não ter melhorado isso continua sendo um problema. Acredito que a Apple só pensou em deixar mais fino, sem se preocupar em colocar uma bateria um pouco maior (o que aumentaria um pouco a espessura mas teria um benefício melhor)

  • Thiago Silva
    2012-12-13T18:40:00  

    Eu moro na Europa tenho um iPhone 5 tem duas semanas e nao tem problema nenhum desses aí nao....e a bateria ainda dura um tempão muito mais que a do s3 minha namorada tem um.

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2012-12-13T18:40:00  

      As fotos do S3 não tem manchas, não emite nenhuma luz por defeito de fabricação, o brilho não fica escuro do nada, o wi-fi pega sem problemas, e se não gostar da duração da bateria, encomendo uma melhor abro a tampa de traz e troco. E o mapa não vai tentar me matar!

  • Carlos Eduardo
    2012-12-13T19:33:38

    Apple precisa que ressuscitem o Jobs pra voltar a brilhar.

  • Wenio Silva
    2012-12-13T17:11:24

    IPHONE JÁ PERDEU MUITO MERCADO E CONTINUARA CAINDO!

  • BRUNO VINHOLI
    2012-12-13T17:00:46

    O mais correto é esperar um tempo para que possamos nos adaptar. Tudo que é muito novo requer melhorias....#Ficadica

  • Tiago
    2012-12-13T17:57:13

    Como esse povo tem raiva da Apple... Não aceitam que iphone é o melhor...

  • Allison Lima
    2012-12-13T17:42:17

    EU TENHO DINHEIRO MAS JAMAIS COMPRAREI UM IPHONE. PURO MODISMO E BABAÇÃO DE MARCA. S3 DETONA EM TODOS OS QUESITOS.

  • James Dantas
    2012-12-13T17:29:37

    Melhor aparelho de todos os tempos. O outros vao ter que comer muito arroz com feijao pra chegar pelo menos perto. EXCELENTE GADGET.

  • Luis Souza
    2012-12-13T17:18:02

    resumindo,, nem vó comprar este aparelho!!

  • Marcelo Siqueira
    2012-12-13T16:47:00

    Tenho um 4S e estou muito satisfeito, até agora o melhor smartphone que tive. E já tive nokia Lumia 710 com Windows Phone e um LG com Android. IOS é bem melhor.

  • Robson Gonçalves
    2012-12-13T16:45:23

    NÃO BASTA SER RETARDADO, TEM QUE COMPRAR UM IPHONE 5!

  • Leandro Cavalcanti
    2012-12-13T11:36:39  

    Por isso não saio do meu galaxy s2 por nenhum outro e agora com android 4.1.2 o danado esta a todo vapor GRATO.

    recentes

    populares

    • Leandro Cavalcanti
      2012-12-13T11:36:39  

      Essa versão do Android que você está usando é uma ROM customizada?

  • Cristiano Barros
    2012-12-13T09:56:06

    E esse problema de bateria e WiFi já existe no 4s tbm!!

  • Cristiano Barros
    2012-12-13T09:55:33

    Ñ tem 4g,problemas no WiFi,caro,sabe qual o grande atrativo?mostrar a maçã p causar inveja nos desinformados,que pensam q esse é o melhor dispositivo...

  • Diogo
    2012-12-13T16:17:53

    hahahaah como o techtudo é ridículo =p sério... faz um catadão de todas as reclamações (como se os outros aparelhos não tivessem) e assumem que são problemas corriqueiros em todos... plz...

  • Gabriel Haerber
    2012-12-13T15:31:42

    Então, entre o iPhone 4S e iPhone 5, qual vocês escolheriam?

  • Sophia Chaves
    2012-12-13T16:29:59

    sempre será o melhor, com esse povo botando defeito ou não!

  • Willison Campos
    2012-12-13T16:27:53

    Galaxy SIII >>>> All

  • Alexandre Ísola
    2012-12-13T07:15:48

    A resposta é simples ao titulo: não comprando agora e esperando, se realmente for macmaniaco, pelo iPhone 5S, a ser lançado logo conforme matéria em vários sites. Ou, se não for macmaniaco, sair fora e esperar pelo Lumia 920 com Windows Phone 8 e 4G brasileiro.

  • Rodrigo Felix
    2012-12-13T08:32:59

    Engraçado.... Como um aparelho assim recebe pela revista Time o titulo de melhor gadget. Além de ser mal construído é caro.... É tanto defeito que o povo que gosta de Apple nem percebe. A melhor construção em celular simplesmente tem nome: Nokia. E não adianta falar que é a verdade. As outras ficam pra traz em contrução e inovação.... Vou de Lumia 920..

  • Reynald Oliveira
    2012-12-13T08:27:18

    Para evitar os problemas do IPhone 5 é só não comprar um e comprar os smarts dos concorrentes, como o Lumia 920, S3, o novo Nexus ou até mesmo o novo BlackBerry, mas esse último pra quem tem paciência e não quer um smartphone novo agora!!! ;)