19/01/2013 12h52 - Atualizado em 20/01/2013 11h59

CES continua crescendo, mas perde relevância a cada ano

Nick Ellis
por
Da redação

Terminou na semana passada a CES, o maior evento de tecnologia do mundo, que tem crescido de tamanho a cada ano, com mais de 171 mil metros quadrados de área de exposição, mais de 150 mil visitantes e mais 20 mil produtos lançados. Esta foi minha terceira CES seguida, e devo admitir que o evento perdeu um pouco do charme, apesar dos números impressionantes.

No meu primeiro ano, o grande hype eram as TVs 3D. Ano passado, o foco eram os tablets e ultrabooks. Neste ano, podemos destacar as incríveis TVs com resolução Ultra HD (4K), mas de uma forma geral, não houve nada especialmente marcante.

"Árvore" de ultrabooks no estande da Intel (Foto: Nick Ellis / TechTudo)"Árvore" de ultrabooks no estande da Intel (Foto: Nick Ellis / TechTudo)

O que a feira parece trazer de mais interessante são versões atualizadas e melhoradas de produtos que fizeram sucesso nos anos anteriores. Uma coisa que chamou a atenção nesta CES foi a ausência anunciada da Microsoft, que já estava prevista desde o último keynote de abertura de Steve Ballmer, em 2012. A Microsoft seguiu o exemplo de grandes empresas como Google, Facebook e Apple, que são temas recorrentes no evento, mas não investem um centavo na CES.

O que está acontecendo com a CES é uma tendência mundial com relação a grandes eventos. Já faz algum tempo que as grandes empresas de tecnologia deixaram de lançar seus principais produtos em grandes feiras, como a de Las Vegas, e passaram a criar seus próprios eventos, sobre os quais contam com controle total. A precursora deste movimento foi a Apple, que tem o hábito de lançar seus principais produtos em eventos próprios, e que decidiu abandonar a Macworld alguns anos atrás, esvaziando completamente o evento que havia criado para demonstrar suas criações. Vale destacar que a última participação oficial da Apple na CES foi em 1992, quando John Sculley subiu ao palco para apresentar o Newton. 

Quem também prefere realizar um evento próprio é a Samsung, que realiza seu Samsung Fórum todos os anos em cada continente, reunindo a imprensa mundial. Muitas empresas também estão optando optado por lançar seus aparelhos topo de linha na Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, um evento que tem crescido de importância e relevância a cada ano, algo que pode ser explicado por ele ser dedicado a um único nicho.

CES 2013 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)CES 2013 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Outra grande mudança que aconteceu com a CES neste último ano é que a feira deixou de ser a grande plataforma de inovação de produtos para o consumidor, já que o site Kickstarter literalmente "roubou" o show, chamando a atenção para produtores independentes, em uma feira antes dominada por grandes empresas como Sony, LG, Samsung e Nokia. Através do Kickstater pequenas empresas, designers e desenvolvedores podem obter financiamento direto e rápido para seus produtos, o que está mudando completamente o foco da indústria. Muitas das novidades mostradas em Las Vegas já eram velhas conhecidas dos visitantes do Kickstarter.

Como os próprios números comprovam, a CES não está perdendo força, muito pelo contrário, mas em termos de qualidade e relevância das inovações apresentadas, a perda gradual que acontece a cada ano é inegável. A tendência é que a CES continue crescendo, mas acabe se tornando apenas um grande evento de vendas, nos quais os fornecedores encontram seus distribuidores. Eu pretendo continuar a cobrir a CES nos próximos anos, mas já sem maiores expectativas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Manoel Santos
    2013-01-19T16:43:58  

    E a Tv que chegaram anunciar aqui mesmo no techtuddo da Samsung na vertical e transparente? Acho que se fosse verdade ela seria o foco da ces 2013...

    recentes

    populares

    • Manoel Santos
      2013-01-19T16:43:58  

      Essa TV foi anunciada na IFA 2012.