Internet

28/01/2013 17h40 - Atualizado em 28/01/2013 17h40

Entenda como os direitos de copyright para o YouTube funcionam

Lu Fávero
por
Para o TechTudo

Direitos autorais afetam todas as obras disponíveis no planeta, inclusive aquele seu vídeo no YouTube. Entender o que são esses direitos, e como eles funcionam, é mais do que interessante – é fundamental.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

copyright youtubeEntenda como funcionam os direitos de CopyRight para o YouTube (Foto: Reprodução)

Trabalhos originais – sejam eles músicas, vídeos, textos literários ou qualquer outra coisa que você consiga criar e exibir – são protegidos pelos direitos autorais. O copyright (“direito de cópia”, em tradução literal) é um conjunto de direitos exclusivos, concedidos por lei aos proprietários do direito autoral, para proteção de seus trabalhos. Já que essas leis também se aplicam ao conteúdo disponibilizado no YouTube, entender como elas funcionam por lá é importantíssimo para diminuir os riscos de um cancelamento de conta – ou um processo, o que seria bem pior.

1. Como garantir que o seu vídeo não viole os direitos autorais de outras pessoas

Use sua imaginação e crie algo completamente original (e isso inclui as músicas). A razão pra isso é obvia: se tudo for seu, você não precisará se importar com os direitos autorais, já que você é o autor e, portanto, o proprietário.

Você não sabe fazer o áudio? Não se preocupe e experimente o AudioSwap, uma ferramenta do próprio YouTube com músicas que você pode usar. E não se assuste se seu vídeo for invadido por anúncios – é o que os autores dessas músicas geralmente pedem em troca.

2. Mas o YouTube nunca vai saber que meu conteúdo infringe direitos autorais. Não tem como, tem?

Tem. E eles fazem isso com o ID de Conteúdo. Vídeos enviados ao YouTube são comparados a um banco de dados de arquivos fornecidos pelos proprietários do conteúdo. Quando esse ID identifica uma correspondência entre seu vídeo e um arquivo no banco de dados, é aplicada a política escolhida pelo proprietário, que pode variar entre países, e que pode ser:

- Gerar receita: se anúncios que você não ativou aparecerem no vídeo ou antes dele, é provável que o proprietário do conteúdo tenha aplicado uma política de monetização.

- Bloquear: se o proprietário do conteúdo escolher uma política de bloqueio para o vídeo, ele não será exibido no YouTube ou ficará mudo. Ainda é possível escolher se permitirá ou não que o conteúdo seja executado em alguns países e bloqueado em outros.

- Rastrear: se o dono do conteúdo tiver escolhido uma política de rastreamento, seu vídeo não será afetado. Contudo, sua estatística de visualização aparecerá na conta do YouTube Analytics do proprietário do conteúdo.

3. O que vai acontecer se você enviar um conteúdo que viole direitos?

É simples. Caso seja a primeira vez, você receberá uma notificação e seu vídeo será retirado do site ou ficará sem som. Do contrário, sua conta pode ser encerrada - caso não seja a primeira vez. Vale lembrar que os usuários com contas suspensas ou encerradas estão proibidos de criar novas contas ou acessar os recursos da comunidade do YouTube. Além disso, caso o conteúdo seja copiado, o usuário ainda poderá ser processado pelos donos do material.

Vídeo indisponível por infringir direitos autorais (Reprodução - Kotaku AU)Vídeo indisponível por infringir direitos autorais (Reprodução - Kotaku AU)

4. Eu tenho certeza que não infringi o direito de ninguém, mas tiraram meu vídeo do ar. O que fazer?

Removeram por engano um vídeo seu? É só registrar uma contranotificação e informar o site sobre essa situação. Em alguns dias, se você estiver certo, tudo será resolvido e seu vídeo voltará a ser exibido.

5. Tem gente usando meu conteúdo mas eu não autorizei.

Se você julgar que um vídeo disponibilizado está violando seus direitos autorais, é necessário enviar para a equipe do YouTube um aviso de direitos autorais. Eles retirarão o vídeo do ar.

E, se você quiser saber um pouquinho mais sobre as políticas de conteúdo do YouTube, assista essa animação criada pelo próprio YouTube (em inglês, legendada).


Está com dúvidas sobre o YouTube? Não deixe de comentar no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tay Kazuhiro
    2016-05-02T09:39:20  

    Eu coloquei um vídeo de um flashmob no YouTube. Lá no vídeo tem um mashup de 3 musicas. O YouTube me mandou uma notificação dizendo que um dos donos das 3 musicas pediu receita e rastreio. Por mim sem problemas Pq só quero mostrar o flashmob as pessoas dançando e só. A minha duvida é isso só vale para o vídeo em questão ou para todos os vídeos do meu canal ? Outra duvida é, essa é a primeira vez que isso acontece. Corro o risco de ter minha conta bloqueada ?

    recentes

    populares

    • Tay Kazuhiro
      2016-05-02T09:39:20  

      Olá, bom eu tenho um canal no youtube de legendas de musica ja usei uma musica com direito autoral e terei que usar outras ;mas não monetizo meus videos tem o risco de eu perder minha conta ?