17/01/2013 09h37 - Atualizado em 17/01/2013 13h01

Instagram fecha o ano com feedback negativo e começa 2013 pedindo desculpas

Ticiana Porto
por
Para o TechTudo

E já quase fechando o ano de 2012, o Instagram anunciou novas regras, alterando seus termos de uso e recebeu uma onda de protestos, vinda de seus usuários.

A semana que o Instagram lançou novas regras foi um festival de notícias alardeando a perda da autoria e dos direitos de remuneração, uma vez que as fotos postadas passariam a ser domínio do Instagram e poderiam ser usadas para publicidade, de acordo com o contrato que as empresas teriam, com mídia imagética.

Ainda que a máxima “não existe almoço grátis” vigorasse em quase todas notícias, a indignação por parte dos usuários foi tamanha que todos começaram a usar a própria mídia social, além do Facebook, para protestar e dizer o que pensavam desses novos termos.

Instagram-logo1 (Foto: Instagram-logo1)Instagram começa 2013 com mudanças
(Foto: Instagram)

Um movimento de grande alcance fez com que o Instagram recuasse e, horas depois, as novas regras não valessem mais, e que os direitos autorais das fotos postadas fossem mantidos.

O que pensar disso? Certamente, vivemos numa atualidade em que Internet e direitos de imagens são fontes quase diárias de novas discussões. Como demilitar domínios num mundo virtual? Quem é o autor? Quais os direitos de uso das imagens? Medidas são tomadas quando direitos são violados, ou, nesse caso, quando estamos diante da iminência da violação desses direitos. Percebemos aí uma ponta do iceberg… Toda violação de direitos é um gesto de violência.

Já nos primeiros dias de 2013, segundo o site AppData, o Instagram teria perdido cerca de 25% de seus usuários, como produto da polêmica gerada em torno das novas regras. E isso mesmo com o pedido de desculpas da mídia social.

Essa semana eu recebi um e-mail do Instagram:

A nossa comunidade tem crescido por muitos milhões de pessoas desde que escrevemos nossos Termos de Serviço originais e Política de Privacidade. Tal como foi anunciado em dezembro, nós atualizamos nossos Termos de Serviço e Política de Privacidade. Estas políticas agora também têm em conta o feedback que recebeu da Comunidade do Instagram. Estamos enviando-lhe para lembrá-lo que, como anunciado no mês passado, essas políticas atualizadas estarão em vigor a partir de 19 de janeiro de 2013.

Você pode ler o nosso blog que destaca algumas das principais atualizações. E lembre-se, essas atualizações não mudam o fato de que você possui suas fotos que você postar no Instagram, e nossos controles de privacidade trabalharão da mesma forma que faziam antes.

Obrigado,

A Equipe do Instagram”

Certamente um recuo, com uma medida exata de cuidado, diante do que abordamos antes: a iminência da violação de direitos. Poderíamos dizer ainda, iminência de violência. Resta esperar por atualizações do Instagram, que não comprometam a liberdade de seus usuários e a manutenção de uma boa política de convivência, na mídia social.

Veja fotos no Instagram @ticianaporto

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edvan Cândido
    2013-01-18T08:15:18

    Continuo usando, essa é a rede social que eu mais entro depois do Twitter, e nao vou deixar de me divertir, conhecer novas pessoas por causa de um termo de privacidade.

  • Marcello Moraes
    2013-01-18T00:23:41

    Deixei de usar o instagram por questões de segurança. Simples assim... Passou a época deste editor de imagem, a vida segue...