TechTudo

25/01/2013 17h06 - Atualizado em 27/06/2013 16h18

Testamos o Xperia ZQ, o elegante smartphone FullHD da Sony

Allan Melo Da redação

O Sony Xperia ZQ foi um dos smartphones que mais atraíram olhares de visitantes, executivos e repórteres na última CES. Previsto para chegar ao Brasil até junho, o smartphone é realmente impressionante - ou ao menos foi assim que se mostrou durante nossos testes. Com um modelo brasileiro em mãos, conferimos de perto a grande aposta da Sony contra o Galaxy S3 e o iPhone 5.

Sony Xperia ZQ: opções em branco e preto (Foto: Allan Melo / TechTudo)Sony Xperia ZQ: opções em branco e preto (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Tela

Assim como seu "irmão" Xperia Z, este modelo ficou famoso por sua grande tela de 5 polegadas em resolução FullHD. E que resolução!

Como todo aparelho que rompe alguma "barreira" em inovação, é difícil avaliar ou comparar a resolução da imagem deste telefone. Ao lado do iPhone ou do Galaxy S3, a qualidade da tela do Xperia ZQ deu um banho em brilho, nitidez, contraste, cor e até fluidez. Tudo é melhor. Em impressão, é algo como esta imagem abaixo.

Qual são os melhores smartphones para se comprar agora, em 2013? Conheça as dicas dos usuários no Fórum do TechTudo!

Comparativo entre qualidade de imagem do DVD e do BluRay  (Foto: Divulgação)Xperia ZQ vs Galaxy S3: diferença é semelhante à comparativo entre DVD e BluRay (Foto: Divulgação)

Design

Apesar da tela ser maior que a do S3, lado a lado eles tem praticamente o mesmo tamanho. A diferença é pouca, apesar do receio de muitos sobre o grande display e o hardware.

No geral, a "pegada" que o Xperia ZQ oferece é firme, sem dar qualquer sensação de que o smartphone deslizará pelas mãos. A tampa traseira não removível e as laterais com entornos metálicos até oferecem segurança para usá-lo com apenas uma das mãos, mas certamente você optará em usar as duas sempre que possível.

Xperia ZQ: mesmo com uma lente é difícil enxergar os pixels (Foto: Allan Melo / TechTudo)Xperia ZQ: mesmo com uma lente é difícil enxergar os pixels (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Comparando com o seu antecessor Xperia S, a empresa mostrou grande evolução no desenho geral, mas voltou a pecar em alguns aspectos. Um deles é o botão de volume, que ficou menos perceptível ao toque devido as dimensões, mas rentes.

Este, no entanto, nem chega a ser um problema perto da grande tampa traseira: com péssimo encaixe, a tela que encobre a entrada do cartão microSD e do micro SIM precisa ser tirada na unha, deformando o plástico para que, quando abalroado, sai da traseira. Ela fica presa ao aparelho por uma pequena trava (semelhante ao usado nos conectores do Xperia S), e tentar colocá-la no lugar chega a tirar parte do encanto deste smartphone. 

Apesar da tela de 5 polegadas, o Xperia ZQ tem um bom tamanho (Foto: Allan Melo / TechTudo)Apesar da tela de 5 polegadas, o Xperia ZQ tem um bom tamanho (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Desempenho

Neste ponto não há o que reclamar. Criticada na geração anterior por usar configurações defasadas, desta vez a Sony conseguirá se manter na vantagem por um tempo com o processador Snapdragon S4 Pro e seu quad-core da nova geração, com desempenhos superiores aos modelos atuais. Isso, quem sabe, manterá a empresa com vantagem nas tabelas de desempenho até a chegada do Galaxy S4 e seu rumorado processador de oito núcleos.

Qual é a melhor operadora de celular? Dê sua opinião e ajude outros leitores em dúvida

Xperia ZQ, iPhone 5, Galasy S3 e iPhone 4S: tamanho tolerável  (Foto: Allan Melo / TechTudo)iPhone 5, Galaxy S3, Xperia ZQ e iPhone 4S: tamanho tolerável (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Na reprodução de vídeos em FullHD e no multitarefa, o Xperia ZQ não se fez de difícil em nenhum instante. Não conseguimos testar jogos mais parrudos, mas a navegação toda era boa, sem lags ou demoras na resposta ou na abertura de apps.

Android 4.1

Nas mãos, o Android 4.1 roda com toda a fluidez da sua propaganda. A modificação da Sony é bem-vinda, e como todo novo aparelho, tem um dos visuais mais modernos, limpos e claros do mercado. Modificando detalhes, a empresa manteve a classe e o charme da linha Xperia.

Xperia ZQ: ótimas cores e contrastes graças ao Bravia Engine 2 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Xperia ZQ: ótimas cores e contrastes graças ao Bravia Engine 2 (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Nos apps, destaque para o nativo Editor de Vídeos, um dos apps padrão do Android que mais fez falta na linha 2012; e os novos atalhos para controle de recursos - como o WiFi e o brilho - no menu de notificações.

Câmera

É possível que o driver da câmera ainda não esteja em sua versão definitiva, mas as fotos não pareceram tão boas no modo Automático. Fizemos um rápido teste comparativo contra um iPhone 5 e um Galaxy S3. Veja:

Macro: comparativo do Xperia ZQ com o iPhone 5 e o Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Macro: comparativo do Xperia ZQ com o iPhone 5 e o Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)

.

Foto normal, configurações automáticas: comparativo do Xperia ZQ com o iPhone 5 e o Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Foto normal, configurações automáticas: comparativo do Xperia ZQ com o iPhone 5 e o Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)

.

Zoom digital: comparativo do Xperia ZQ com o iPhone 5 e o Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Zoom digital: comparativo do Xperia ZQ com o iPhone 5 e o Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Áudio

O sistema de som era claro e límpido, com bons graves e um bom volume para se escutar música. Comparado a geração anterior da Sony, é possível afimar que houve melhoras. É possível notar mais detalhes nas músicas e instrumentos bem distribuídos, sem ter aquela reprodução "chapada".

Na ordem: iPhone 4S, iPhone 5, Xperia ZQ e Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Na ordem: iPhone 4S, iPhone 5, Xperia ZQ e Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Conclusão

O Xperia ZQ com certeza será um ótimo smartphone para os brasileiros, mas seu preço não pode ser maior que o do iPhone 5. Apesar de, comparado ao smartphone da Apple, ele possuir hardware e telas incomparavelmente melhores, e o sistema ser preferido por muitos outros entusiastas do Google, a presença da Sony no topo do mercado ainda é nova demais para se lançar a um preço incompativelmente alto.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Andre Vieira
    2013-01-26T22:06:54   , respondido respondido 2014-02-15T14:14:24

    Qualquer dia vão marcar dia e local para brigar! De um lado quem tem iPhone e do outro quem tem de outra marca! São apenas telefones, servem apenas para se comunicar com outras pessoas! Eles não são objetos sagrados e de adoração!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Andre Vieira
      2013-01-26T22:06:54   , respondido respondido 2014-02-15T14:14:24

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
    • Andre Vieira
      2013-01-26T22:06:54   , respondido respondido 2014-02-15T14:14:24

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
      • Pedro Arruda
        2013-01-26T15:11:09

        Embora não goste da Apple, larguei o Android pro IOS e não mme arrependi. Odiava o trava-trava do galaxy.....

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário
      • Benedito Barbosa
        2013-01-26T11:13:10

        todo mundo que posta mensagens aqui parecem fanáticos evangélicos ou crianças apaixonadas pelos brinquedinhos vamos crescer moçada .garanto que 90 por cento dos que dizem que tem um iphone x ou y nunca pegou um.

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário
      • Alessandro Alquati
        2013-01-26T11:05:23

        Eu só não entendo pq insistem com esse negocio que todos os celulares que "nascem" são rivais do iphone... axo mó barato isso! Eu tenho um iphone, não coustumo mto ficar dizendo qual o melhor e tal, mas pra mim no meu caso tive INUMEROS celulares, de todas as versões do android e no meu caso não saio mais do IOS, enfim achei o celular na medida pra mim: IPHONE. (Deixando claro que falo apenas por mim, cada um tem um gosto)

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário

      TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade