Celular

09/01/2013 08h47 - Atualizado em 09/01/2013 08h47

Xperia ZQ: suficiente para concorrer contra S3 e iPhone 5?

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Grande destaque da apresentação da Sony durante a feira de eletrônicos CES 2013, em Las Vegas, na última segunda-feira (7), o Xperia Z é o mais novo postulante ao posto de melhor smartphone do mundo. Para isso, no entanto, terá que desbancar a preferência de outros dois grandes concorrentes: o Galaxy S3 e o iPhone 5. Será que ele tem qualidade suficiente para isso?

Xperia ZQ será fabricado no Brasil (Foto: Léo Torres)Xperia ZQ será fabricado no Brasil (Foto: Léo Torres)

No Brasil, o modelo do novo Xperia que vai chegar é o ZQ, uma pequena variante do Z, com corpo menor e sem resistência à água. Com tela de cinco polegadas e resolução 441 ppi, câmera de 13 megapixel, processador quad-core S4 Pro da Snapdragon, 2 GB de memória RAM e conectividade 4G, o produto tem tudo para, pelo menos, incomodar a concorrência.

Foblet: essa moda pega? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo!

Seu grande diferencial, em relação ao S3 e ao iPhone 5, é a tela. O display tem uma qualidade de imagem, pelo menos nos números de pixels por polegada, bem superior à dos rivais: 441 ppi contra 326 do smartphone da Apple e 306 do Samsung. A extensão dele também é maior: 5 polegadas, contra 4,8 do Galaxy e 4 do iPhone. Em um mercado onde as telas são cada vez mais importantes, ponto para o novo Sony.

Em termos de câmera, novamente, pelas especificações, o Sony Xperia Z leva vantagem. Sua máquina fotográfica principal é de 13 megapixel, enquanto a câmera frontal, utilizada para videochamadas, é de 2 megapixel. O S3 e o iPhone têm 8 megapixel na traseira. Na frontal, 1.9 para o primeiro e 1.6 para o segundo.

O desempenho do Xperia Z também não deixa a desejar. Seu processador quad-core S4 Pro é semelhante ao Exynos 4 Quad, do S3, e pode ser considerado mais poderoso do que o A6, da Apple, que é dual-core. Na memória RAM, o Z supera a Samsung e a Apple, ambos os concorrentes com 1 GB.

A conclusão vai de cada um, porém, pelas especificações técnicas, fica claro que o novo Xperia Z não deixa em nada a desejar aos atuais tops de linha do mercado. Vale destacar que ele é um lançamento de 2013, enquanto os rivais foram produzidos ainda em 2012 – e devem ganhar novas versões no segundo semestre. Ainda assim, considerando que ele chegará às lojas brasileiras até junho, a Sony conseguirá seu lugar na liderança por alguns meses - ao menos até chegarem o S4 e o iPhone 5S (ou 6).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sparrow Silva
    2013-01-25T21:44:31

    como sempre falo tanta gente falando besteira ,,, eu tive outros modelos de celular e tive desepcao depois que comprei iphone 4 e depois o iphone 5 nao tive mais problema com nada ,,, xin xin lin lin nunca mais ,,apple e apple eo resto e so concorencia igual que compara um time grande com um time pequeno e o pequeno querendo toma o posto do grande ai nao ne ]

  • Marcio Martins
    2013-03-06T15:31:23

    vou dar uma chance pra Sony... ate pq de todos as marcas top, o da Samsung é que tem o aspecto mais xingling apesar de ser um bom celular.. esse aí pelo que andei vendo é o que equilibra melhor qualidade, aspecto e desempenho. Mesmo que venha o S4 por aí, creio que esse aparelho vai incomodar a concorrência sim.

  • Willian Rivera
    2013-01-28T21:49:57

    Acho que não, só o Xperia Z porque tinha um diferencial de ser a prova d'água esse não tem muitos diferenciais do s3, sem contar que esta por vir o Galaxy S4

  • Leonardo Souza
    2013-01-27T17:34:02

    O Celular é ótimo boas especificações , boa camera ,boa versão de SO ,mas aposto que não sai por menos de 2000 dilmas :|

  • Junior Fonseca
    2013-01-13T12:14:39

    Opa, opa, tem que haver concorrência para os rivais melhorarem tanto no valor quanto a qualidade ... Este processador S4 promete!

  • Wellington Sena
    2013-01-10T11:09:47

    E o preço?

  • Wellington Sena
    2013-01-10T11:09:24

    E o preço?

  • Roger Ferreira
    2013-01-10T11:09:14

    eles deveriam pesar mais na bateria como pensou a Motorola.

  • Daniel Costa
    2013-01-10T08:24:43

    Quem disse que o Iphone 5 é o melhor aparelho do mundo? Este artigo foi escrito por alguma criança? O Iphone 5 é um grande aparelho, mas deixou de ser o melhor a muito tempo... não confundam as coisas.... entre ser o melhor e ser o mais famoso.

  • Fabio Costa
    2013-01-09T12:50:37

    Pq Brasileiro é otário e paga, seja celular, carro principalmente. Qqr coisa chega aki, é vendido mais caro, tem mais imposto e o custo de manter eh exorbitante tb. Mas, o Brasileiro PAGA, e se paga, tem quem venda. Qd o Brasileiro começar a exigir produto de qualidade e diminuir a compra desses produtos ruins, as empresas começam a lançar os tops aqui tb. Lei de mercado, simples assim.

  • Francisco Passos
    2013-01-09T20:52:46  

    E porque não o Sony Xperia Z para o Brasil e sim o Sony Xperia ZQ que é bem inferior? Não consigo compreender porque sempre temos que comprar o pior por um preço superior ao que existe de melhor lá fora.

    recentes

    populares

    • Francisco Passos
      2013-01-09T20:52:46  

      bem inferior??? O Brasileiro não é a prova d'agua, mas por outro lado tem um corpo menor pra mim é uma vantagem gigantesca num celular que só de tela tem 5 polegadas!!! Quanto a matéria: vou esperar a Samsung anunciar o S4 para ver as vantagens, senão pegarei esse ZQ que a principio é excelente. Só Pegaria um Iphone se a Apple o refizesse do zero e com tela de 4,5 polegadas

  • Luís Fernando
    2013-01-09T14:33:26  

    Se a Sony ainda fabrica telefones como fabricava na época da Sony Ericsson será um ótimo aparelho, talvez até melhor que o Iphone e Galaxy!

    recentes

    populares

    • Luís Fernando
      2013-01-09T14:33:26  

      O negócio da Sony é Audio e Vídeo deixa a Telefonia com a Samsung que ela entende !

    recentes

    populares

    • Luís Fernando
      2013-01-09T14:33:26  

      concordo Alex pereira

  • Luís Fernando
    2013-01-09T14:33:10  

    Se a Sony ainda fabrica telefones como fabricava na época da Sony Ericsson será um ótimo aparelho, talvez até melhor que o Iphone e Galaxy!

    recentes

    populares

    • Luís Fernando
      2013-01-09T14:33:10  

      sempre aparece alguem pra quebrar todas as barreiras. e adorei q tenha sido a Sony

  • Fabio Costa
    2013-01-09T12:52:47  

    Alias, chega ao absurdo do carro ser feito aki no Br, Carros da Ford na Bahia, e ser vendido mais barato no mexico do que no Brasil.

    recentes

    populares

    • Fabio Costa
      2013-01-09T12:52:47  

      ???

    recentes

    populares

    • Fabio Costa
      2013-01-09T12:52:47  

      WTH?? carro?

  • Andre Candido
    2013-01-09T10:57:19  

    Vai ser o olho da cara aqui no Brasil. ¬¬

    recentes

    populares

    • Andre Candido
      2013-01-09T10:57:19  

      Alguma dúvida ?

  • Rafael Silva
    2013-01-09T10:08:42  

    A pergunta é...pq todo produto que chega no Brasil, é inferior ao vendido no exterior? "Corpo Menor e Sem Resistência à água"??? Só pode ser para quebrar mais e vender mais mesmo...Vivemos no lixo!

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2013-01-09T10:08:42  

      porque somos trouxas, e aceitamos isso numa boa... pior e ver gente comprando smartphone pro causa de uma maçãzinha nas costas...

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2013-01-09T10:08:42  

      Jonatan Soares me desculpe mas quanto ao IPhone eu posso dizer que o aparelho é sensacional MASSS pagar o que cobram aqui no Brasil é que é a maior loucura do mundo.

  • Edvaldo Paula
    2013-01-10T06:23:34  

    Tenho o Lumia 800 é muito bom o Windows phone veio pra arrebentar o mercado!!!!

    recentes

    populares

    • Edvaldo Paula
      2013-01-10T06:23:34  

      Uso um Lumia 800 como celular no trabalho, só serve pra receber emails devido ao Outlook e fazer ligações, no resto é uma M, o Marketplace só tem lixo, não é personalizável. Qualquer Smartphone com android é melhor. Vida longa ao Android.

    recentes

    populares

    • Edvaldo Paula
      2013-01-10T06:23:34  

      Não precisa exagerar!

  • Daniel Augusto
    2013-01-09T21:18:22  

    desculpe mas e o lumia 920 no topo da noticia?só existem S3 e Iphone5?

    recentes

    populares

    • Daniel Augusto
      2013-01-09T21:18:22  

      Tássio Marques E eu preferia um Lumia 920 do que o S3

    recentes

    populares

    • Daniel Augusto
      2013-01-09T21:18:22  

      lumia 920 sim é o smartphone a ser batido, ja superou todos os concorrentes a muito tempo...

  • Joao Lima
    2013-01-09T18:10:02  

    Mas será que virá melhor que o Galaxy S 4? Dificil hein kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Joao Lima
      2013-01-09T18:10:02  

      Meu amigo, a Sony deixou de investir e aparelhos de baixo custo, e só vai fabricar a partir de agora, aparelhos top de linha, assim como diz o Tecmundo. Quando vir o Lixo do Galaxy S4, a Sony já vai ter sua carta na manga!

  • Diego Sampaio
    2013-01-09T13:56:38  

    "Em um mercado onde as telas são cada vez mais importantes..." parei de ler aqui...

    recentes

    populares

    • Diego Sampaio
      2013-01-09T13:56:38  

      As telas estão sim cada vez mais importantes devido ao consumo de multimídia e ainda não chegaram em um nível de definição perfeita para o olho humano. Mas nem é so por causa disso... as telas flexíveis quando disponiveis, vao permitir uma gama de novos aparelhos inconcebíveis ainda. Então por todos esses fatores, além de ser a interface do humano com o aparelho, a tela é sim um dos ítens no qual as empresas devem priorizar em melhorar.

    recentes

    populares

    • Diego Sampaio
      2013-01-09T13:56:38  

      E é o que a Sony está fazendo, dando prioridade a tela, mas se é possivel criar telas flexiveis, e o resto do aparelho? As placas, processador e tudo mais, vão ser flexiveis também? Acho estranho.

  • Áquila Busman
    2013-01-09T13:21:54  

    Claro que ele é melhor que os concorrentes. Hardware bem mais potente, tela em full hd, e é um SONY, que pra mim é muito melhor que Samsung e Apple. Só não sei como vai ser o preço, mais que é muuuuuito melhor e deixa S3 e Iphone 5 eu não tenho dúvida alguma.

    recentes

    populares

    • Áquila Busman
      2013-01-09T13:21:54  

      Me desculpem pessoal, mas não concordo com a opinião de vcs. Por dois anos tive um xperia X10, fiquei muito insatisfeito com o hardware e principalmente com a sony. diversas vezes foram prometidos upgrades da versão do android e até hoje não saíram do papel. Além disso, a pouca durabilidade da bateria, cerca de 20 minutos usando já consumia tranquilamente 30 a 40% e varios outros problemas de travamento. Logo que migrei para o S3, minha consideração sobre o android mudou consideravelmente, agora sim sei o que um smart fone de verdade e que, por exemplo, o despertador funciona.

    recentes

    populares

    • Áquila Busman
      2013-01-09T13:21:54  

      tudo bem cara , agora vc quer comparar um x10 com um s3 , po cai na real né mano

  • Leandro Amorim
    2013-01-09T11:26:49  

    realmente os aparelhos que sao lançados no exterior sempre com qualidade superior aos que chegam ao brasil!! pq isso???

    recentes

    populares

    • Leandro Amorim
      2013-01-09T11:26:49  

      a sony tentando seu lugar ao sol.