Fabricantes

26/02/2013 07h00 - Atualizado em 26/02/2013 14h51

Conheça três filmes que explicam a história da Microsoft e da Apple

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

O fundador da Microsoft, Bill Gates, fez um comentário sobre o filme “Os Piratas da Informática: Piratas do Vale do Silício” no programa Ask Me Anything do site Reddit. “A [minha] representação no filme é razoavelmente precisa”, disse sobre o personagem sacana, prepotente e centralista que representa ele mesmo no longa-metragem, como um rival de Steve Jobs. No mesmo filme, Jobs é mostrado como um jovem idealista que se transforma em um empresário de pulso firme, autoritário, mas conectado com seus aparelhos inovadores na Apple.

A vida desses dois gênios da tecnologia são retratadas em alguns filmes, como é o caso de "Os Piratas da Informática: Piratas do Vale do Silício", de Martyn Burke. Para quem tem curiosidade sobre a trajetória destes empreendedores ou quer se espelhar neles, o TechTudo selecionou alguns filmes imperdíveis. Esses longas mostram a rivalidade que existiu entre os dois homens, que tinham visões bem diferentes sobre seus negócios.

Piratas da Informática: Piratas do Vale do Silício (1999)

Piratas da Informática (Foto: Divulgação)Noah Wyle e Michael Hall nos papéis de Steve Jobs e Bill Gates em 'Piratas da Informática' (Foto: Divulgação)

Dirigido por Martyn Burke, o mesmo diretor de "A Revolução dos Bichos" (1999) e "Under Fire: Journalists in Combat" (documentário de 2011), o filme chegou ao Brasil com o nome “Piratas da Informática: Piratas do Vale do Silício”. O roteiro se centraliza em dois núcleos, com quatro personagens principais: Steve Jobs e Steve Wozniak fundando a Apple em uma garagem, e Paul Allen e Bill Gates licenciando software em Albuquerque, no estado do Novo México.

O ator Noah Wyle interpreta um Steve Jobs que se transforma de um hippie viciado em drogas até tornar-se o CEO de uma empresa de tecnologia que representa o futuro da computação pessoal. O longa-metragem mostra detalhes de como o empresário estimulava a competição entre as equipes que desenvolviam os computadores Lisa e Macintosh. Jobs humilhava programadores e designers que não atingiam o grau de perfeição que ele pretendia.

Já Anthony Michael Hall interpreta um Bill Gates menos controlador como empreendedor, porém, mais influente do que o próprio Jobs. Ele aparece como um programador de Basic que soube aproveitar e copiar os segredos da linguagem de janelas desenvolvida pela Xerox para criar seu próprio sistema operacional, o Windows. “Piratas da Informática” mostra como Gates enganou Jobs vendendo a ideia que sua criação poderia trazer benefícios únicos ao Macintosh. Ele licenciou depois o mesmo SO para as empresas concorrentes da Apple na época, dominando o mercado.

Steve Jobs: Billion Dollar Hippy (2011)

Cena do documentário 'Steve Jobs: Billion Dollar Hippy' (Foto: Divulgação)Cena do documentário 'Steve Jobs: Billion Dollar Hippy' (Foto: Divulgação)

O documentário produzido pela BBC após a morte de Steve Jobs, que ocorreu em outubro de 2011, mostra a carreira do empreendedor. O narrador Evan Davis tenta desvendar como a criatividade de Jobs tirou uma empresa da garagem para liderar o mercado de tecnologia no mundo.

O vídeo possui entrevistas com Mike Murray, marketeiro do Macintosh na Apple; Andrew McGuinnes, responsável pela publicidade da maçã na Europa; Daniel Kottke, amigo pessoal de Steve Jobs; e Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple. O documentário também define Steve Jobs como uma “transformação entre dois mundos”: a contracultura hippie até o surgimento de uma realidade dominada pelos computadores.

Há ainda detalhes da atuação do ex-presidente da Apple na Atari, com o game Breakout. O  no jogo teve participação de Steve Wozniak, o que gerou uma polêmica sobre o pagamento do serviço. Steve Jobs prometeu à Wozniak que seria 50% para cada um, mas parece que ele levou mais com o desenvolvimento do título.

jOBS (2013)

jOBS (Foto: Divulgação)jOBS (Foto: Divulgação)

Filme com roteiro parecido com “Os Piratas do Vale do Silício”, jOBS conta a história de Steve Jobs desde a fundação da Apple até sua morte. O ator Ashton Kutcher interpreta o papel-título, enquanto o personagem de Steve Wozniak ficou com Josh Gad.

O longa-metragem também mostra as histórias íntimas de Jobs com sua família e deve estrear nos cinemas norte-americanos em abril. O título também mostrará as transformações físicas do empresário ao longo de sua carreira. De hippie até empresário engravatado, de empreendedor tradicional a  executivo descolado e “cool”. Steve Jobs se tornou um modelo de CEO.

O longa é uma produção independente e o roteiro não é o mesmo do livro biográfico escrito por Walter Issacson, que também será lançado nos cinemas, porém pela Sony Pictures.

Quer saber mais sobre a Apple e a Microsoft? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto
    2014-12-20T18:28:14  

    assisti pela primeira vez piratas do vale do silicio ontem, amei esse filme um dos melhores que ja assisti na munha vida

    recentes

    populares

    • Roberto
      2014-12-20T18:28:14  

      Muito bom os vídeos do Bill e do Steven, faz a gente se inspirar para evoluir em nossos negócios.

  • Matsumoto Trassaku
    2013-04-01T14:22:16  

    Nunca vou entender esse fanatismo e babação por Jobs, aliás, acho que já entendo. A verdade é que o Bill Gates foi massacrado pelas mídias de massa sendo rotulado como monopolista e etc, mas é difícil encontrar programas que superem a qualidade dos seus; criticam o windows, mas temos que reconhecer como é fantástico junto com o pacote MS Office. O cara doou metade de seu patrimonio há alguns anos, fundou uma das maiores intituições beneficentes e ainda é o segundo homem mais rico do mundo, 5 bi atrás do primeiro colocado

    recentes

    populares

    • Matsumoto Trassaku
      2013-04-01T14:22:16  

      sem falar dos seus produtos que são muito mais acessiveis para as pessoas de baixa renda e beneficiam bilhões de pessoas ao redor do mundo, bilhões de pessoas usam o sistema windows pelo mundo, enquanto apenas algumas poucas pessoas da elite usam mac ou iphone

  • Marcela Lira
    2015-10-21T17:36:22

    Hoje vi Jobs (2013) :)

  • Helediomar
    2013-04-01T10:21:28  

    steve jobs foi o pensador que criou a apple.... bill gates foi apenas um malandro que comprou a microsoft de um garoto,e hoje se acha dizendo que é o inventor da microsoft kkkk... só quem é troxa que acredita

    recentes

    populares

    • Helediomar
      2013-04-01T10:21:28  

      Acho que vc está confundindo as coisas, Wozniak é que era o gênio da informática, Jobs era um gênio administrativa, o sonhador. Jobs é para ser estudado como administrador e empresário, como um desbravador de fronteiras, como alguém que via uma oportunidade e sabia como usa-la. Isso é inegável. Mas, e como SER HUMANO? como CHEFE de pessoas? Jobs fez piada de Gates, quando este iniciou seus trabalhos em prol da cura de doenças e doações para instituições médicas.

    recentes

    populares

    • Helediomar
      2013-04-01T10:21:28  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, bill gates fundou a microsoft junto com seu amigo paul allen, ele nao comprou ela de ninguem,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, esse é o famoso iTrouxa, iBurro, etc, vai estudar mlk, como voce é burro, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Ricardo
    2013-12-26T18:07:01  

    Muita gente fala mal da apple e do Jobs falando de babação e etc e não entende 1terço da historia do mundo da computação, Bill Gates simplesmente é um mega empresario ele teve a visão de fazer um SO que roda-se em todos os computadores, mas começou literalmente copiando o SO da apple e muita gente fala mal do Steve mas esquece que graças a ele nos temos Smartphones em nossas mãos poucas pessoas sabem inclusive que a Pixar era de Steve e que os Smartphones apple são melhores em hardware que quase todos e que alias copiar a apple é bem comum como a samsung fez e a microsoft quem não cria copia

    recentes

    populares

    • Ricardo
      2013-12-26T18:07:01  

      na verdade foi bill gates e a equipe da microsoft que criaram o primeiro mac, em 1983, o macintosh, entao se ele copiou o mac ele copiou ele msm, entao eu acho que quem nao conhece 1terço da historia é vc

  • Ricardo Barbosa
    2014-08-03T15:27:54

    adimiro muito a inteligençia de jobs

  • Alan Farias
    2013-04-01T12:22:05

    Fernando Cruz, sabe nem o que é cópia, que dirá sistema operacional.

  • Rogério Carmo
    2013-04-01T13:48:28

    É tanto bate-boca. Crescemos com a cultura do uso do Windows. Geralmente, não temos contato com o Mac, seja nas escolas, trabalho, etc. Os dois tem muitas qualidades, mas só um não tem defeitos. iPRONTO, falei.

  • Ricardo Miranda
    2013-03-14T03:27:13

    Fernando Cruz o dia que você trocar o seu computador por um Apple você nunca mais vai querer trabalhar com Windows e so um conselho tenha um bom dia.

  • Hérquimos Souza
    2013-02-26T08:51:44

    O segundo não é filme, é um documentário, e documentários existe varios desses titans.

  • Matsumoto Trassaku
    2013-04-01T14:25:49  

    A apple faz monopólio de hardware, software e acessórios, e todo mundo acha isso super legal, afinal seus produtos são branquinhos, lindos e cool, o dobro do preço da concorrência para você se sentir especial com um produto que não é melhor que os demais, mas faz você se sentir melhor que os outros porque vc é um infeliz que precisa disso: dizer que o que possui é melhor por ser mais caro... aí você vira o famoso itrouxa

    recentes

    populares

    • Matsumoto Trassaku
      2013-04-01T14:25:49  

      Cara é so não comprar.

    recentes

    populares

    • Matsumoto Trassaku
      2013-04-01T14:25:49  

      Eu particularmente uso pq curto o legado da marca, agora você vim e fazer um comentário totalmente inútil e ser infeliz ao falar das pessoas que compram. Vira gente cara.

  • Fernando Cruz
    2013-02-26T22:31:43  

    O dia que Steve Jobs for tao interessante quanto Bill Gates, eu deixarei de usar meu computador e mudarei pra Apple. Bill Gates e' simplesmente fantastico.

    recentes

    populares

    • Fernando Cruz
      2013-02-26T22:31:43  

      Não cara, fique no windows mesmo.