11/03/2013 09h09 - Atualizado em 11/03/2013 09h09

Bateria do celular: dicas e tabus sobre este polêmico componente

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

A bateria do celular pode viciar se ela ficar conectada muito tempo? Fazer uma carga completa aumenta o rendimento dela? O TechTudo fez uma lista com as principais dicas e tabus sobre a bateria dos celulares e smartphone. Saiba como preservar a bateria do seu telefone e o que não se deve fazer com ela neste especial. Confira!

Bateria da Samsung: uma das mais criticadas no mercado (Foto: Allan Melo / TechTudo)Bateria da Samsung: uma das mais criticadas no mercado (Foto: Allan Melo / TechTudo)

- Cargas completas aumentam a durabilidade da bateria

Esta é uma dica com fundamento, sem nenhum tabu. Se você puder usar o celular até a bateria descarregar e der uma carga completa em seguida, o componente pode durar mais. Sabemos que nem sempre é possível fazer isso, mas no caso dos smartphones com tela touch, que consomem muita bateria, é recomendado dar uma carga completa pelo menos uma vez por mês.

A bateria dura mais porque ela pode ser feita de materiais como Lítio-Polímero, Íon-Lítio, Níquel-Híbrido e Níquel-Cádmio. Pequenas cargas enfraquecem a capacidade do componente. Já as grandes cargas mantêm o nível de funcionamento.

- Desligue o telefone se não tiver sinal

Este também não é um tabu, mas sim uma dica preciosa. No Brasil é comum as operadoras não funcionarem direito em determinados pontos da cidade. Quando o smartphone perde o sinal, ele gasta mais bateria tentando procurar a rede

Na prática, o que o telefone faz é aumentar o ganho de sinal internamente, tentando à todo custo obter o mínimo de potência necessária para reestabelecer essa conexão. Com o aumento do ganho, aumenta o consumo da bateria e a temperatura interna do aparelho.

Qual smartphone tem a bateria mais durável? Participe da discussão no fórum do TechTudo

Uma maneira sábia de evitar esse gasto de energia desnecessária é simplesmente desligar o celular. O mesmo procedimento vale se você quer apenas acessar a internet e o 3G não está funcionando, ou não há sinal Wi-Fi disponível. Se o celular estiver procurando uma conexão sem fio e não puder conectar, ele vai gastar mais bateria procurando sinais mais distantes.

No caso do 3G ele poderá até permanecer conectado, mas se o sinal estiver ruim a qualidade da conexão estará comprometida. Não vale a pena o gasto e o desgaste que isso pode causar à bateria. Deixar a conexão Bluetooth ligada também é outro erro. Se não estiver usando, desligue-a.

- Cuidado com a temperatura da bateria

Colocar a bateria em locais quentes é um tabu e não é discutido corretamente. Normalmente as pessoas acreditam que o material pode explodir se colocado em uma temperatura mais alta.

Bateria da Nokia: famosa por durar bastante tempo  (Foto: Allan Melo / TechTudo)Bateria da Nokia: famosa por durar bastante tempo (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Isso não é totalmente mentira, mas muitas baterias de Lítio-Polímero foram construídas para não estourarem de maneira nenhuma. Mas mesmo com esse material peculiar, acidentes podem acontecer.

Outra dica válida no caso de aquecimento de celulares é que nem sempre a bateria aquece quando apenas exposta ao sol. Um local que desgasta o componente é o bolso de sua roupa. Como ele está em contato com seu corpo, a tendência é que o local tenha uma temperatura razoavelmente elevada, suficiente para causar danos ao componente.

- Evite utilizar as funções de câmera e vídeo do celular

Esta é outra dica, e não um tabu sem fundamento. Você pode desconfiar dessa verdade olhando as especificações de energia de cada um dos aparelhos. Um meio rápido de aquecer o aparelho e a bateria, desgastando-os, é ativar constantemente a câmera de fotografia ou ver muitos vídeos do YouTube. As imagens em movimento reduzem o rendimento da bateria para cerca de um terço.

Um desgaste de energia nesse nível compromete a vida-útil da sua bateria. Portanto, só veja vídeos se for realmente necessário. Se você ficar, por exemplo, tentando acessar o YouTube com uma conexão ruim, só vai gastar energia.

A culpa disso, obviamente, é o excesso de consumo de energia interno: a tela precisará ter potência para trocar todos os píxels rapidamente; o processador para entregar os dados; o modem para receber o sinal; e o canal de áudio para entregar tudo com qualidade. Ou seja: você estará utilizando quase todos os recursos do telefone ao mesmo tempo.

- Vale a pena substituir a bateria?

Este é um tabu que não é tanto discutido. Muitos generalizariam a resposta dizendo que “vale a pena” ou que “não vale de forma alguma”. A real dica nesses casos é verificar o quanto será gasto para fazer a manutenção do smartphone. Aparelhos Android são mais fáceis de serem desmontados e seus componentes podem ser comprados separadamente. Aparelhos da Apple são mais difíceis de serem desmontados e é sempre bom consultar uma revendedora para se informar melhor.

Smartphones com bateria fixa são descartáveis? Veja os comentários no fórum

Se o aquecimento da bateria comprometeu outros componentes, como a placa-mãe do aparelho, talvez seja o caso de você trocar de celular. Nesses casos, não se trata apenas de um problema de energia, mas sim da inutilização do gadget. Por outro lado, um baixo desempenho de bateria pode ser facilmente resolvido com a troca dela, sem precisar gastar mais comprando um telefone novo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Betinha Cunha
    2014-07-28T10:13:14

    quer economizar a bateria? é só desligar o wifi, 3G e bluetooth

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diego Darlon
    2014-04-26T23:26:36   , respondido respondido 2014-07-11T13:22:13

    seguinte, tenho um moto YBR 125, todo oficina que eu vou, os mecânicos são categóricos em dizer, rode apenas 1000 mil km, e troque o óleo, kkk ai vou da uma olhada no manual da mesma que foi elaborada pelo engenheiro, e diz rode 3 mil km, ai eu te pergunto e claro que os mecânicos querem que eu rode apenas 1 mil km, para eles venderem mais óleos kkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Diego Darlon
      2014-04-26T23:26:36   , respondido respondido 2014-07-11T13:22:13

      Resumindo, leia o manual do seu celular!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Diego Darlon
      2014-04-26T23:26:36   , respondido respondido 2014-07-11T13:22:13

      No mesmo manual que diz que a troca deve ser feita acada 3 mil km, também diz que se for usado em condições severas deve ser feita troca a cada 1mil km, com o transito que enfrentamos no brasil e temperaturas elevadas, devemos sim trocar o oleo em menos tempo, no meu carro uso óleo sintético para rodar 10 mil km, e troco a cada 5 mil km, para evitar queima de junta e borra no motor.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Cláudio Júnior
    2014-05-11T09:34:39

    É fato que se ao carregar uma bateria por muito mais tempo do que o necessário ela pode "estragar" durar menos do que devia, pelo excesso de carga? Isso realmente existe ou é migué? Eu acho que é migué, pois a bateria deve ter "sensores" para evitar isso, assim como existe o "sensor" que não a deixa estourar/explodir, não é?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Kahê Bitencourt
    2014-02-10T08:26:06   , respondido respondido 2014-04-26T15:07:12

    Alguns erros: As baterias de Lítio NÃO PODEM esvaziar completamente, pois isso danifica a bateria, tanto que os celulares que utilizam desse tipo de bateria, "descarregam" com 10% da carga, mesmo informando no aparelho que estava com 1%, tudo isso para evitar danos. Esse papo de usar bateria até descarregar completamente e carregar 100% é para baterias NiCd, nem as de NiMh precisam disso mais. Com uma pesquisa rápida no Google se encontra essas informações.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Kahê Bitencourt
      2014-02-10T08:26:06   , respondido respondido 2014-04-26T15:07:12

      Falou e disse!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Kahê Bitencourt
      2014-02-10T08:26:06   , respondido respondido 2014-04-26T15:07:12

      A internet está cheia de informações falsas e contraditórias. Devemos confiar apenas em artigos científicos.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcelo Santos
    2014-04-16T20:34:24

    Evite usar a câmera... Tem câmera, mas é melhor não usar. Fala sério, vai.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcel
    2014-04-01T22:17:36

    Que besteira do caramba! O PIOR a se fazer é deixar descarregar por completo!! É PREJUDICIAL à bateria. NUNCA li tanta besteira na vida

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriela Silva
    2014-03-27T14:18:23

    Só acho que as baterias tinham q ser equivalentes a tecnologia do aparelho.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Malafaia
    2014-03-25T20:00:35

    Aprendi mais lendo os comentários.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Moncao
    2013-03-12T13:52:26   , respondido respondido 2014-03-25T15:57:10

    "Desligue o telefone se não tiver sinal". Rolando de rir...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Moncao
      2013-03-12T13:52:26   , respondido respondido 2014-03-25T15:57:10

      Então se for assim, coitado dos usuários da TIM, vão viver com seus telefones desligados. '-' HEHUEAHUEAHUEAHU

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Moncao
      2013-03-12T13:52:26   , respondido respondido 2014-03-25T15:57:10

      Itamar Junior eles acham que é para o celular sair voando por isso que eles não ativão

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Lucas Assis
    2013-03-11T15:55:20

    Eu duro mais que uma bateria...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Miriam
    2013-06-01T19:15:12   , respondido respondido 2014-01-08T19:22:22

    Oque adianta ter smarth tão sofsticado si o consumo é um absurdo ? Tenho um galaxy mas só dura 2 dias usando sms, e ligações sem fazer nada deixa emcostado de lado dura 3 dias .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago Miriam
      2013-06-01T19:15:12   , respondido respondido 2014-01-08T19:22:22

      'tenho um galaxy mas só dura 2 dias usando sms'..........QUER Q DURE QUANTO TEMPO??1 SEMANA SEM RECARREGAR KRL?pfff neh

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago Miriam
      2013-06-01T19:15:12   , respondido respondido 2014-01-08T19:22:22

      Quer que dure!? compre um nokia 1100!!! Ai vai ter bateria por no minimo 5 dias!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Carlos Monteiro
    2014-01-08T10:58:21

    sem sinal é pra desligar o telefone? vou ter q ficar adivinhando quando o sinal vai voltar para eu ligar? msm coisa e comprar um celular sem som q n vibra, terei q advinhar quando alguem liga

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wagner Dias
    2013-03-11T16:20:14   , respondido respondido 2013-12-03T17:07:16

    Não use isso, não use aquilo se não vai comprometer a bateria, pra que comprar um aparelho cheio de funções então?!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wagner Dias
      2013-03-11T16:20:14   , respondido respondido 2013-12-03T17:07:16

      Se for assim é mais facil comprar um Nokia 2160 e a bateria dele durará a vida toda, ai depois é só atualizar para o Android 4.4 '-' (ironia)

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wagner Dias
      2013-03-11T16:20:14   , respondido respondido 2013-12-03T17:07:16

      Fora que comprei um Tablet e só dura 1dia em Stand by

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • José Franca
    2013-11-27T09:12:48

    Na outra reportagem diz:"Por isso, não há a necessidade de aguardar que o smartphone descarregue completamente para efetuar uma nova carga." E nesta diz."Esta é uma dica com fundamento, sem nenhum tabu. Se você puder usar o celular até a bateria descarregar e der uma carga completa em seguida, o componente pode durar mais" RESUMINDO: NEM ELES SABEM DO QUE ESTÃO FALANDO!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Felipe
    2013-04-14T21:53:44   , respondido respondido 2013-10-30T10:32:26

    Resumindo: Não tenha um celular smartphone. Se for seguir a risca essa reportagem é melhor comprar aqueles lanterninhas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • João Felipe
      2013-04-14T21:53:44   , respondido respondido 2013-10-30T10:32:26

      kkkkkkkkkkk. Por isso que tenho o Meu Nokia 1208 até hoje a 8anos e além de vivo ele tem uma bateria de 3 dias. rsrsrs

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Carlos Milian
    2013-03-12T00:29:09

    Este texto é técnico fundamentado por estudos ou é "Esta é outra dica, e não um tabu sem fundamento"????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luis Nervo
    2013-03-11T17:34:33   , respondido respondido 2013-10-30T10:32:24

    Esse negócio de descarregar e dar uma carga completa é balela. Baterias de lítio, diria que todas atualmente usadas em celular, não apenas não se beneficiam dessa prática, como se prejudicam. O ideal é carregar sempre que possível, parou em casa, coloca na tomada, numa base carregadora. É só pesquisar um pouco, informações antigas e furadas nesta reportagem.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luis Nervo
      2013-03-11T17:34:33   , respondido respondido 2013-10-30T10:32:24

      Luis Nervo, sua pesquisa ta um lixo!!! Primeiro que não é balela a matéria não! Segundo que vc não fez uma pesquisa boa, quanto as baterias e os celulares! Essas baterias se perder 100% da carga não recarregam mais , já começa por aí , segundo que essas baterias precisam de um monitor de carga justamente para não acontecer isso de perder os 100% de carga , os celulares nunca consomem os 100% da carga da bateria, eles sempre fazem uma reserva e 50 % ou 20 % da carga total para evitar que ela fique inútil!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luis Nervo
      2013-03-11T17:34:33   , respondido respondido 2013-10-30T10:32:24

      Muito interessante! Verdade ele diz muita coisa diferente no GIZMODO DO UOL. - Como cuidar bem da bateria do seu smartphone

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • João Silva
    2013-03-11T19:02:45

    Todas as dicas da reportagem procedem. Geralmente nunca troco a bateria do celular antes que ele fique obsoleto apenas porque sigo o hábito de só carregar a bateria quando ela está no final, além de deixar carregando a noite toda.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ramon Muller
    2013-03-11T10:53:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:32:23

    E esse lance de descarregar completamente a bateria?? também reduz a sua vida util pois diminui o ciclo de recargas dela.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ramon Muller
      2013-03-11T10:53:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:32:23

      Ramon, isso é uma pergunta ou afirmação. Já ouvi dizer isso também.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ramon Muller
      2013-03-11T10:53:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:32:23

      Não se preocupe com ciclos de bateria. Bateria de smartphone tem vida útil de milhares de ciclos. Provavelmente você trocará seu aparelho antes que sua bateria "morra".

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marlon Carneiro
    2013-03-11T23:56:16

    as baterias do samsung e um lixo uma porcaria eu tenho um celular samsung e faz 3 meses q tenho ele e hoje nao dura 6 horas a garga da bateria kakedo mesmo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Devilla
    2013-03-11T11:42:39   , respondido respondido 2013-10-30T10:32:22

    Cara, que post mal escrito. Usaram o google pra traduzir um post de fora? Podiam, pelo menos, dar uma revisada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniel Devilla
      2013-03-11T11:42:39   , respondido respondido 2013-10-30T10:32:22

      Ao invés de ler este texto aqui, por que não procurou ele lá fora? Com certeza teria reclamado menos.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniel Devilla
      2013-03-11T11:42:39   , respondido respondido 2013-10-30T10:32:22

      Que erros você encontrou?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcos Cardoso
    2013-03-12T04:59:47

    Valeu pelas dicas sobre o funcionamento das baterias de celular. @marcoscardoso_

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jadir Pinheiro
    2013-03-11T12:11:09

    QUE TIPO DE CELULARES SÃO ESSES, QUE VOCÊ TEM QUE EVITAR TUDO....DESCARTÁVEIS??????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Kamilla Silva
    2013-03-12T07:59:31   , respondido respondido 2013-10-30T10:32:20

    Tenho um N8 e no começo a bateria durava de 6 a 7 dias (lógico que com 3G, Bluetooth, Wi-fi desligados ou usados moderadamente e sempre na economia de energia). De uns 2 meses pra cá, a bateria passou a durar cinco dias, e agora dura mal um dia e meio. Troquei a bateria e o problema persiste. Alguém sabe o que poderia ser?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Kamilla Silva
      2013-03-12T07:59:31   , respondido respondido 2013-10-30T10:32:20

      Com certeza coisas que você instalou neste período ou configurações que foram modificadas no aparelho contribuem para isso. E antes de sair trocando sua bateria, faça um teste trocando por um dia com alguém que tem o mesmo tipo de bateria com o seu para saber se realmente é a bateria ou se é o sue aparelho que está gastando muito.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Eduardo Blasques
    2013-10-24T22:41:27   , respondido respondido 2013-10-30T10:32:19

    Os celulares evoluem, mas as baterias continuam estagnadas... Isso me parece complô dos fabricantes, igual ao que acontece com o petróleo, os carros evoluem, mas o consumo de combustível continua o mesmo... Um tanto estranho... Alguém tem que lucrar com alguma coisa... sempre assim.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Blasques
      2013-10-24T22:41:27   , respondido respondido 2013-10-30T10:32:19

      Concordo que as baterias não evoluíram muito. Mais que tem um complô já acho exagerado.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário