10/03/2013 11h09 - Atualizado em 27/06/2013 16h09

Como o Galaxy S3 foi capaz de superar o iPhone? Entenda

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Desde que o primeiro iPhone foi lançado, em 2007, a Apple talvez nunca tenha visto um rival tão bem preparado quanto o Samsung Galaxy S3. Foi com este smartphone que a Samsung desbancou a rival norte-americana, virou líder de vendas no mercado mundial e, de quebra, ganhou diversos prêmios de “melhor telefone celular de 2012″. Para chegar a estes objetivos, porém, os sul-coreanos tiveram que trabalhar bastante.

Samsung Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Samsung Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Diferenciais do Samsung S3

Não é à toa que o S3 é um sucesso. Eleito melhor smartphone do mundo em 2012, ele faz jus ao posto e à repercussão positiva que teve em todo o mundo. Desde que o seu processador quad-core foi apresentado, já se sabia que algo de bom estava por vir. E a Samsung não decepcionou. Basta se fazer uma análise bem minuciosa do gadget para entender. Os pontos positivos são muitos. Se é melhor do que o iPhone 5, lançado bem depois, vai de cada um, mas a força do Galaxy S3 é inegável.

A tela grande, que parecia um problema à primeira vista, na verdade acabou se tornando referência e hoje inspira a maioria dos novos smartphones. A câmera, com 8 megapixels e diversos recursos avançados, é muito boa. Seu hardware, de memória RAM suficiente para qualquer tarefa e processador de alta velocidade, é impressionante. Seus recursos extras, como comandos de movimento e por voz, funcionam bem. Os widgets dão uma cara personalizada ao aparelho e o Android vive sua melhor fase no S3.

Comprar o Galaxy S3 ou esperar o S4 chegar no Brasil? Tire essa dúvida da sua cabeça

Tudo isso veio em um momento não tão bom da Apple, cuja grande inovação era só o Siri, no iPhone 4S. No fim do ano passado ela lançou o iPhone 5, maior, com design diferente e algumas melhorias de desempenho. Porém, faltaram as grandes inovações. O aparelho continua com bastante qualidade, é claro, mas não teve o mesmo impacto do S3. Talvez pelo fato de a evolução da Samsung ter sido tão grande, ele tenha se destacado mais em 2012.

Samsung Galaxy S3 nas cores branca e azul (Foto: Allan Melo / TechTudo)Samsung Galaxy S3 nas cores branca e azul (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Rivalidade grande com a Apple

A briga com a Apple, ao contrário do que a companhia norte-americana esperava, fez muito bem à Samsung. As acusações de plágio e tentativas da empresa dos Estados Unidos de proibir vendas dos produtos da linha Galaxy parece que teve um efeito que acabou sendo totalmente contrário ao desejado inicialmente. Afinal, a Justiça não fez grandes restrições à Samsung, que ficou em evidência na mídia e reverteu o jogo.

Do que o Galaxy S4 precisa para ser o melhor smartphone do mundo? Dê a sua opinião!

A guerra na corte passou também para o público, em forma de comerciais que davam alfinetadas e declarações na imprensa. Não há como negar que a Samsung se inspirou na Apple para lançar seus produtos. No entanto, este é um daqueles casos em que talvez o “aprendiz tenha superado o mestre”. O S3 foi a obra-prima dos sul-coreanos e os resultados comprovam isso.

Em grande parte, a Samsung usou duas ferramentas onde a Apple sempre foi dominante: inovação e propaganda. Muita propaganda. Contador, anagrama e vídeo pré-lançamento, acordo para ser o celular oficial das Olimpíadas, indiretas à concorrência e anúncios com muitas ironias. Tudo isso, claro, combinado com um produto que “se garantia”. A fórmula perfeita para o sucesso.

Câmera do Samsung Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Câmera do Samsung Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Números e panorama atual

Pouco antes do lançamento do S3, a Samsung já havia ultrapassado a Apple e virado a líder mundial de comercialização de smartphones. Em novembro de 2012, o Galaxy S3 assumiu o posto de “telefone inteligente” mais vendido do planeta, ultrapassando o então primeiro colocado iPhone 4S. No início daquele mês os sul-coreanos comemoravam os 30 milhões de S3 vendidos no mundo.

Com a linha Galaxy, impulsionada pelo S3, a Samsung bateu todos os seus recordes. E o smartphone, cereja do bolo, ajudou-a a ampliar sua liderança no mercado dos chamados "celulares inteligentes". Curiosamente, nem mesmo o lançamento do iPhone 5 no fim do ano pareceu diminuir o interesse do público no S3, que fechou um 2012 de ouro tanto nas avaliações da crítica e do público como em números.

Recentemente foram divulgados dados que indicavam que o iPhone 5 veio para ultrapassar o S3, mas já começa a se armar uma outra briga. Vem aí o S4, com evento de lançamento marcado para 14 de março, e a expectativa é de que a Samsung faça mais um produto para brigar de igual para igual não somente com a Apple, que pode lançar os iPhones 5S e 6 também neste ano, mas com qualquer outra fabricante.

Seja o primeiro a comentar


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Marcos Anastacio
    2013-03-11T21:42:00

    Chuuuuuupa Apple

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Breno Ferreira
    2013-03-10T13:46:55   , respondido respondido 2015-02-23T15:27:09

    Eu tenho um S3 e estou satisfeito com ele... Ainda que de vez em qnd ele de umas travadas meio loucas, principalmente no Instagram (nesse caso parece ser algum prob do Android), e que a bateria dele consuma numa velocidade relativamente alta, eu gosto dele. Minha unica ressalva em relação a ele: A qualidade do material é mt baixa. Como pode um aparelho de quase 2mil reais ter uma capa de proteção de bateria com um material tao porco como o S3 tem???? Eles tinha que começar a espelhar na Nokia no quesito qualidade de material do produto.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Breno Ferreira
      2013-03-10T13:46:55   , respondido respondido 2015-02-23T15:27:09

      Questão de ponto de vista. Tb tenho o S3 e acho que o material da tampa plástico o deixa mais leve e resistente.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Pedro Junior
    2013-03-10T12:24:15

    detalhe, o iphone 5 veio depois do galaxy s3 e mesmo aszsim nao conseguiu superar kkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Junior
    2013-03-10T12:22:57

    kkk agora que os applemaniacos infartam com essa noticia, vão dizer que a coluna puxa saco da samsung, blá blá blá, iphone esta longe de ser um telefone ruim, mas o galaxy s3 está mt, mas mt a frente, a maça nao teve mta evolução, sempre mais do mesmo, pessoal ta na hora de se mancar, parar com essa ladainha que quem tem dinheiro compra um iphone etc, pago os 2 mil do galaxy s3 (q eu tenho) mas não pago nem a metade em um iphone, a pessoa que acha que esta tirando onda pq tem um iphone precisa e mt rever seus conceitos, deixar de ser pessoas mal amadas, se sentir importante por causa de um cel

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • José Gonçalves
    2013-03-10T11:41:02   , respondido respondido 2015-02-23T15:26:20

    Os Applemaniacos, que na sua "maioria" querem mostrar que são riquinhos, dizem que o S3 e o androíde não prestam. Eu tenho certeza absoluta que todos os Iphones são celulares incríveis, de ótima qualidade, mas é preciso admitir que o S3 já superou, a Apple precisa mudar em algumas coisas... O S4 vem ai, e vai novamente virar líder de vendas, e para nós consumidores, isso é bom... Só não esqueçam de comprar primeiro o necessário, depois um Smartphone hahaha!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2013-03-10T11:41:02   , respondido respondido 2015-02-23T15:26:20

      A PIRATARIA (S3 e ANDROIDE) SUPEROU O IPHONE. LAMENTÁVEL

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Pedro Filho
    2013-03-11T13:16:17

    Desculpem-me os dispeitados mas meu Galaxy S3 é o Melhor... Os Donos do Iphoine 5 não conseguem nem assistir vídeos no You Tube em HD, não sabem o que estão perdendo, como podem reclamar???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tiago Oliveira
    2013-03-10T12:49:50

    Ainda prefiro o NOKIA LUMIA

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nelson Wanderley
    2013-03-10T12:47:10   , respondido respondido 2015-02-23T15:18:21

    S3 melhor que Iphone ?? NUNCA SERÃO !!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Nelson Wanderley
      2013-03-10T12:47:10   , respondido respondido 2015-02-23T15:18:21

      Não adianta esse fanatismo por uma coisa que o mundo todo já sabe: O G SIII é o fantástico!!! Já tive esse telefone iphone e quando comprei o G SIII fiquei maravilhado e doido e tenho maior ciúme dele, ninguém toca e usa o meu poderoso indiscutível melhor do mundo! Passar bem fãzinho e escravo apple. Kkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Nelson Wanderley
      2013-03-10T12:47:10   , respondido respondido 2015-02-23T15:18:21

      O meu StarTac é melhor do iphone! Não trava nunca!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Lucas Barbosa
    2013-03-10T12:41:51

    Pois é, todo mundo ja estava prevendo isso,foi só Jobs morrer que a concorrência a superou.... A APPLE tem que dar um jeito,senão ela vai cair do cavalo.....Por enquanto ela ainda é mais poderosa que a Samsung,mas se ela nao mudar isso aí,ela vai se ferrar bonito......

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Viana
    2013-03-10T12:40:46

    O maior defeito so SIII é o android mesmo. Só existe disputa pq o IOS é muito superior ao android.O hardware, o design e a parte técnica, o SIII é muito forte, mas o iphone roda tudo liso,sem travadas,sem engasgue, com uma fluidez absurda!!! Se o SIII usar IOS, ele bate o iphone que nem graça tem, agora se o iphone usar um hardware pesado tipo o ipad ou o sIII, a disputa é babada tb.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Robson Galvão
    2013-03-10T12:36:25

    Saudades do Jobs.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Silva
    2013-03-10T12:33:48

    Sinto aroma de post pago...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Monteiro
    2013-03-10T13:32:55

    O grande problema dos ignorantes brasileiros, é que já estão acostumados ser escravos tecnológicos dos americanos, e não tentam conhecer produtos de outros países.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cid Mahtuk
    2013-03-10T13:28:40

    Sem contar, que se você congelar o galaxi, o android destrava.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cid Mahtuk
    2013-03-10T13:25:38   , respondido respondido 2015-02-23T15:18:20

    A Samsung peca pela baixa qualidade e durabilidade de seus produtos. Em resumo quem quer comprar um aparelho que não incomode não compra Samsung. Só em Curitiba entra uma média de 40 aparelhos dia na autorizada, todos na garantia.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Cid Mahtuk
      2013-03-10T13:25:38   , respondido respondido 2015-02-23T15:18:20

      Desculpe-me, tenho o meu SIII faz 9 meses jah, deixei cair umas 10 vezes e nada aconteceu, esta simplesmente novo, sem arranhos mesmo tendo um material de plástico como proteção de bateria. É o melhor smart que tenho, olha que uso os 2... marquinmha de uma maça ultrapassada e inovação tecnologica de ponta!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rogério Fontenele
    2013-03-10T13:20:32   , respondido respondido 2015-02-23T15:18:20

    pode superar em vendas, mas em qualidade...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rogério Fontenele
      2013-03-10T13:20:32   , respondido respondido 2015-02-23T15:18:20

      supera em tudo cara ,faz tempo que o iphone nao eh isso tudo,desde 2011 a samsumg ganha com o premio de melhor smart do mundo , o ipjone te da uma falsa impressao de qualidade com seu sistema fechado e limitado

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rogério Fontenele
      2013-03-10T13:20:32   , respondido respondido 2015-02-23T15:18:20

      Samsung Galaxy é melhor tenho tanto o SIII e o Iphone 5, nem da pra comparar, cores vibrantes, funcionalidades exclusivas como suspensão inteligente... aogra o futuro S4 como respostas aos movimentos dos olhos, afinal estamos em 2013 e não em 2010 ou afins... chegou inovação e inovação quem vem apresentando é a Samsung!!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Carlos Oliveira
    2013-03-10T13:15:20   , respondido respondido 2015-02-23T15:18:20

    Continuem pagando um milhão de reais em novos aparelhos para jogar Angry Birds e acessar redes sociais.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Oliveira
      2013-03-10T13:15:20   , respondido respondido 2015-02-23T15:18:20

      É só marquinha realmente

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Gino Luca
    2013-03-10T13:14:35

    o galaxy s3 vence o iphone tanto em software quanto em hardware,o android realmente eh mais pesado que o ios,mas isso eh normal tendo em vista que tem muito mais recursos e personalizacao(o debloqueio facial por exemplo so vai chegar ao ios na proxima geracao)ah e quem fala mal do android saibam que ele venceu nos ultimos dois anos como melhor so,

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcus Saióro
    2013-03-10T13:07:18

    A melhor versão do Nero é a 7. Há outras posteriores e nem chegam aos pés. Logo, 3 ser melhor que a 5 não é nada demais.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Buiachaka Games
    2013-03-10T12:54:42   , respondido respondido 2015-02-23T15:18:20

    Aos que estão reclamando de matéria paga deveriam ler direito. Qnd diz "superar"... não esta dizendo em qualidade e sim no número de vendas

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Buiachaka Games
      2013-03-10T12:54:42   , respondido respondido 2015-02-23T15:18:20

      Boa!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Buiachaka Games
      2013-03-10T12:54:42   , respondido respondido 2015-02-23T15:18:20

      msm assim a qualidade do Hardware do SIII é impecavel

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jonatas Muniz
    2013-03-10T13:58:50

    nunca que o s3 e superior ao iphone

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcio Martins
    2013-03-10T13:51:47

    Tenho um S2 a dois anos.. E o celular vive dando problema. Culpa não é do,Android, a culpa é da Samsung que so se importa em colocar componentes como processador mais forte pra sair bem na mídia, sem se importar muito com a qualidade geral do aparelho. Vou continuar no Android mas provavelmente irei pra um Xperia ZQ q apesar de ter um processador de 2012 (mesmo desse S3) passa mais confiança além de ter camera de ótima qualidade, mais memória e construção mais robusta.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mari Ribeiro
    2013-03-10T13:50:48

    Os dois aparelhos são fantásticos mas só quem não quer enxergar pode negar que o android acaba fazendo toda a diferença...gosto de novidade e a Samsung sabe causar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vinícius Siqueira
    2013-03-10T13:46:00   , respondido respondido 2015-02-23T15:18:19

    se steve jobs nao tivese morrido...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Vinícius Siqueira
      2013-03-10T13:46:00   , respondido respondido 2015-02-23T15:18:19

      Concordo. Os aparelhos estão muito parecidos mas com preços bastante diferenciados. Em uma rápida análise no todo é possível fazer um comparativo. A vantagem que o iphone 5 leva sobre sgs3 mais gritante é no max download speed que entquanto no sgs3 chega a 21mbps, no iphone5 chega a 100mbps e no max upload speed, enquando no sgs3 chega a 5,76mbps, no iphone5 vai a 50mbps. No resto praticamente tudo igual, com pequena vantagem para o sgs3, o que não justifica pagar R$ 2,599 para ter um iphone5. Agora o engraçado é que pagar R$ 1.999,00 num sgs3 parece desonfortável vendo que o sgs2 faz igual.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rafael
    2013-03-10T13:44:49

    E por isso que tenho um Galaxy S3, essa historia que o Iphone 5 esta ganhando do S3 pode ser ate verdade mais de que vale a pena ganhar do S3 se ele foi o melhor de 2012, já estamos em 2013 ele tem que competi na verdade e com o S4 ahi então quero ver ele ganhar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário