10/03/2013 11h09 - Atualizado em 27/06/2013 16h09

Como o Galaxy S3 foi capaz de superar o iPhone? Entenda

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Desde que o primeiro iPhone foi lançado, em 2007, a Apple talvez nunca tenha visto um rival tão bem preparado quanto o Samsung Galaxy S3. Foi com este smartphone que a Samsung desbancou a rival norte-americana, virou líder de vendas no mercado mundial e, de quebra, ganhou diversos prêmios de “melhor telefone celular de 2012″. Para chegar a estes objetivos, porém, os sul-coreanos tiveram que trabalhar bastante.

Samsung Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Samsung Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Diferenciais do Samsung S3

Não é à toa que o S3 é um sucesso. Eleito melhor smartphone do mundo em 2012, ele faz jus ao posto e à repercussão positiva que teve em todo o mundo. Desde que o seu processador quad-core foi apresentado, já se sabia que algo de bom estava por vir. E a Samsung não decepcionou. Basta se fazer uma análise bem minuciosa do gadget para entender. Os pontos positivos são muitos. Se é melhor do que o iPhone 5, lançado bem depois, vai de cada um, mas a força do Galaxy S3 é inegável.

A tela grande, que parecia um problema à primeira vista, na verdade acabou se tornando referência e hoje inspira a maioria dos novos smartphones. A câmera, com 8 megapixels e diversos recursos avançados, é muito boa. Seu hardware, de memória RAM suficiente para qualquer tarefa e processador de alta velocidade, é impressionante. Seus recursos extras, como comandos de movimento e por voz, funcionam bem. Os widgets dão uma cara personalizada ao aparelho e o Android vive sua melhor fase no S3.

Comprar o Galaxy S3 ou esperar o S4 chegar no Brasil? Tire essa dúvida da sua cabeça

Tudo isso veio em um momento não tão bom da Apple, cuja grande inovação era só o Siri, no iPhone 4S. No fim do ano passado ela lançou o iPhone 5, maior, com design diferente e algumas melhorias de desempenho. Porém, faltaram as grandes inovações. O aparelho continua com bastante qualidade, é claro, mas não teve o mesmo impacto do S3. Talvez pelo fato de a evolução da Samsung ter sido tão grande, ele tenha se destacado mais em 2012.

Samsung Galaxy S3 nas cores branca e azul (Foto: Allan Melo / TechTudo)Samsung Galaxy S3 nas cores branca e azul (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Rivalidade grande com a Apple

A briga com a Apple, ao contrário do que a companhia norte-americana esperava, fez muito bem à Samsung. As acusações de plágio e tentativas da empresa dos Estados Unidos de proibir vendas dos produtos da linha Galaxy parece que teve um efeito que acabou sendo totalmente contrário ao desejado inicialmente. Afinal, a Justiça não fez grandes restrições à Samsung, que ficou em evidência na mídia e reverteu o jogo.

Do que o Galaxy S4 precisa para ser o melhor smartphone do mundo? Dê a sua opinião!

A guerra na corte passou também para o público, em forma de comerciais que davam alfinetadas e declarações na imprensa. Não há como negar que a Samsung se inspirou na Apple para lançar seus produtos. No entanto, este é um daqueles casos em que talvez o “aprendiz tenha superado o mestre”. O S3 foi a obra-prima dos sul-coreanos e os resultados comprovam isso.

Em grande parte, a Samsung usou duas ferramentas onde a Apple sempre foi dominante: inovação e propaganda. Muita propaganda. Contador, anagrama e vídeo pré-lançamento, acordo para ser o celular oficial das Olimpíadas, indiretas à concorrência e anúncios com muitas ironias. Tudo isso, claro, combinado com um produto que “se garantia”. A fórmula perfeita para o sucesso.

Câmera do Samsung Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Câmera do Samsung Galaxy S3 (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Números e panorama atual

Pouco antes do lançamento do S3, a Samsung já havia ultrapassado a Apple e virado a líder mundial de comercialização de smartphones. Em novembro de 2012, o Galaxy S3 assumiu o posto de “telefone inteligente” mais vendido do planeta, ultrapassando o então primeiro colocado iPhone 4S. No início daquele mês os sul-coreanos comemoravam os 30 milhões de S3 vendidos no mundo.

Com a linha Galaxy, impulsionada pelo S3, a Samsung bateu todos os seus recordes. E o smartphone, cereja do bolo, ajudou-a a ampliar sua liderança no mercado dos chamados "celulares inteligentes". Curiosamente, nem mesmo o lançamento do iPhone 5 no fim do ano pareceu diminuir o interesse do público no S3, que fechou um 2012 de ouro tanto nas avaliações da crítica e do público como em números.

Recentemente foram divulgados dados que indicavam que o iPhone 5 veio para ultrapassar o S3, mas já começa a se armar uma outra briga. Vem aí o S4, com evento de lançamento marcado para 14 de março, e a expectativa é de que a Samsung faça mais um produto para brigar de igual para igual não somente com a Apple, que pode lançar os iPhones 5S e 6 também neste ano, mas com qualquer outra fabricante.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Semiotic
    2013-03-10T15:34:46   , respondido respondido 2014-05-03T11:30:02

    Ah, esqueci de dizer que o Iphone 5 já superou o S3 em vendas e hoje é o mais vendido do mundo. Essa reportagem está desatualizada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Semiotic
      2013-03-10T15:34:46   , respondido respondido 2014-05-03T11:30:02

      Rodolfo Muito boa. É o Betamax X VHS tudinho de novo.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Semiotic
      2013-03-10T15:34:46   , respondido respondido 2014-05-03T11:30:02

      Rodolfo concordo plenamente... PORÉM ELE DISSE: "Ah, esqueci de dizer que o Iphone 5 já superou o S3 em vendas e hoje é o mais vendido do mundo. Essa reportagem está desatualizada." NÃO QUE O IPHONE 5 É MELHOR DO QUE O S3 PORQUE VENDEU MAIS, DISSE SOMENTE QUE O IPHONE 5 VENDEU MAIS QUE O S3 ! E OS SAMSUNGBOYS ALAN LIMA E MALU REIS CONCORDAM SEM LER, NÉ ?!?! ANALFABETOS FUNCIONAIS '-'

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Vando Rocha
    2013-03-10T14:30:30

    SOU MAIS O MEU 1100 DA NOKIA, LEMBRAM DELE??? SIMPLES, MAS NUNCA DÁ PROBLEMA, FOI O MELHOR CELULAR QUE JÁ LANÇARAM. O IMPORTANTE TAMBÉM É NÃO DÁ PROBLEMA, SER DURÁVEL E FUNCIONAR MUITO BEM.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vando Rocha
    2013-03-10T14:30:16

    SOU MAIS O MEU 1100 DA NOKIA, LEMBRAM DELE??? SIMPLES, MAS NUNCA DÁ PROBLEMA, FOI O MELHOR CELULAR QUE JÁ LANÇARAM. O IMPORTANTE TAMBÉM É NÃO DÁ PROBLEMA, SER DURÁVEL E FUNCIONAR MUITO BEM.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vando Rocha
    2013-03-10T14:29:37

    SOU MAIS O 1100 DA NOKIA, LEMBRAM DELE??? SIMPLES, MAS NUNCA DÁ PROBLEMA, FOI O MELHOR CELULAR QUE JÁ LANÇARAM. O IMPORTANTE TAMBÉM É NÃO DÁ PROBLEMA, SER DURÁVEL E FUNCIONAR MUITO BEM.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luan L
    2013-03-10T14:28:46

    Acho que a Apple está por tras das ameaças da coréia do norte de atacar a coréia do sul. Pq eles ameaçariam dias antes do lançamento daquele que será o melhor celular até agora? kkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adonai Araujo
    2013-03-10T14:27:26

    FRESCURA AOS OLHOS DE COMPRADOR E BRIGA DE MARCADO AOS OLHOS DAS EMPRESAS. PQ EXISTEM PESSOAS QUE VENDEM O ALMOÇO PARA COMPRAR UM CELULAR DESSES TODA VEZ QUE SÃO LANÇADOS, OU SEJA, A CADA UM ANO. EU TENHO UM GS3 E NÃO PRETENDO ME DESFAZER DELE TÃO CEDO. SABEM PQ? EU TINHA UM NOKIA C3 HÁ DOIS ANOS E JA ME AJUDAVA BASTANTE. HJ, NA MINHA PROFISSÃO, O GALAXY ME SATISFAZ EM TUDO. NÃO PRETENDO ME DESFAZER DELE PELOS PRÓXIMOS 3 ANOS, NO MÍNIMO, PODEM SAIR GS4, 5, 6, IPHONE 47, TÔ NEM AÍ. DESCULPEM AÍ FÃS BOYS TROUXAS.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eric Oliveira
    2013-03-10T14:19:42

    sinceramente, o S2 É MELHOR QUE O IPHONE 4S... A SAMSUNG DESBANCOU A APPLE.. O IPHONE 3G FOI ÓTIMO.. MAS AGORA A SAMSUNG É QUEM MANDA..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Semiotic
    2013-03-10T14:12:41

    Alguém disse em seus comentários que possui e adora o S3, apesar de ele dar umas travadas loucas... E esse é o melhor Smartphone da samsung, imagine os outros... Esse S3 não é páreo para o Iphone 5 que nunca trava.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Arthur Miguel
    2013-03-10T13:56:56   , respondido respondido 2013-11-29T01:53:12

    Meu Razr de 700 real é superior ao Iphone 4s kkkkkkkkk , Iphone tem a maçã apenas , existem outros aparelhos que nao sao da Sansumg que são superiores a Iphone também.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Arthur Miguel
      2013-03-10T13:56:56   , respondido respondido 2013-11-29T01:53:12

      Não sou fã do Iphone, mas Motorola é uma porcaria...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Arthur Miguel
      2013-03-10T13:56:56   , respondido respondido 2013-11-29T01:53:12

      José Eduardo , use a nova linha Razr da motorola, com toque especial da sua nova dona Google... acho q vai mudar de ideia

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Thor Batista
    2013-03-10T12:58:54

    tenho os dois e deixo esse fanboiolas se matarem bando de otários

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maria Magalhães
    2013-03-10T16:20:36

    Meu S3 trava muito, não estou satisfeito com ele.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís Carlos
    2013-03-10T15:46:10

    Eu tenho um celular Android (Xperia S 4.0.4) e um iPad 4ª geração e gosto muito de ambos os sistemas operacionais, não posso dizer nada sobre os aparelhos em si, pois não possuo nem um iPhone ou um S3. Sinceramente, se fosse para escolher HOJE um Smartphone, escolheria o Galaxy S3. Primeiramente, por que gosto do Android (como já mencionado), o preço é inferior (dinheiro não é o problema, só que acho que a relação de custo-benefício é superior no S3) e por no Android eu ter mais liberdade. Mas gostaria de ressaltar que já tive um iPod 4ª geração e possuo esse iPad, ambos são FANTÁSTICOS.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mateus Gonçalves
    2013-03-10T15:41:17

    Pra quem não é APPLE maniaco (que só sabe de estetica) sabe que nenhum aparelho se compara ao Galaxy S3!! insuperável! disparado o melhor!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlosggg
    2013-03-10T15:23:40

    até parece, um pedaço de plastico desse...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hosnander Santos
    2013-03-10T15:19:01

    Na minha opinião, o s3 é o terceiro melhor celular do mercado brasileiro, temos o iphone 5 que possui um sistema muito bom e é elegante com um sistema operacional bom de se mexer e ainda temos o RAZR HD que é outro excelente aparelho, que além de possuir o sitema operacional android, é feito de um material muito bom, diferente do s3 que não é nada mais que PLÁSTICO CHINÊS

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Igor Lopes
    2013-03-10T15:04:24

    O S3 fechado na caixa dentro da gaveta ultrapassa e muito o Iphone. A samsung fez um produto "povão", onde tudo é permitido. O Iphone tem que comer muio feijão pra conquistar o consumidor brasileiro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Silva
    2013-03-10T14:49:49

    Celular de r$ 1.900,00 ou mais.. Parei!! Estou a espera do Firefox OS aonde nao vou me preocupar com "Direitos autorais", aonde pra ter a mais recente versão do OS eu Não precise ter também um celular novo alem, e vou contar com aplicativos do iOS, w8 e Android!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • John Rodrigues
    2013-03-10T14:42:12

    A maça ta podre!kkkkk! Galaxy s3 mil reais mais barato e muitoooooo melhor!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maria Belfort
    2013-03-10T14:37:54

    Nossa o titulo da matéria não tem muito haver com o conteúdo, porém concordo com o titulo o galaxy S3 é um ótimo smartphone é insuperavel, não troco por nenhum iphone.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Aleph River
    2013-03-10T14:36:12

    estamos falando de briga de cachorro grande: a liderança mundial no mercado de smartphones. se você é dono de um featurephone/dumbphone e está satisfeito com o que êle tem a te oferecer, você provavelmente sequer entendeu a reportagem do thiago barros.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luan L
    2013-03-10T14:33:08

    continuando.... A apple está desesperada pq vai ter que incluir muuuuuitas melhorias no próximo iphone. E por melhorias entendam funcionalidades que agradam o consumidor. De que adianta ter um ios seguro, estável e processador rápido se não inova em funcionalidades? Tipo tudo o que o S3 tem, além da rede 4G para o Brasil. Só para esclarecer, sou usuário do iphone 4 e gosto muito, mas estou começando a repensar. Por isso não troquei de celular ainda. Estou esperando para ver as conf. oficiais do s4 e depois esperar o próx. iphone. Se ele se igualar ou equiparar ao s4, fico na apple.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • MARCELO PERES
    2013-03-10T16:35:55

    Quanto a sansung pagou pela matéria. num da pra comparar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcia Cardozo
    2013-03-10T16:23:17

    Tchau Samsung...BUMMMM.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiele Salles
    2013-03-10T15:47:09   , respondido respondido 2013-11-29T01:53:10

    Prefiro Sony Ericsson, Não gosto do iPhone é tudo muito restrito só a aplicativos Apple. O S3 apresenta image, tela muito melhor que o o iPhone.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiele Salles
      2013-03-10T15:47:09   , respondido respondido 2013-11-29T01:53:10

      #FATO

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Julio Ferreira