Celular

15/03/2013 06h00 - Atualizado em 15/03/2013 17h15

Comparativo com o Galaxy S4 mostra como ele desbancou rivais

Marlon Câmara
por
Da redação

O Galaxy S4 é um grande aparelho, mas ainda falta descobrir como ele se sai contra seus principais rivais. O TechTudo, então, comparou o novo top de linha da Samsung com alguns dos maiores concorrentes do mercado: iPhone 5, Lumia 920, Xperia ZQ e Optimus G Pro. Levando em conta algumas das principais características dos smartphones, como hardware, tela e bateria, é possível ver se o S4 vai ter força para se destacar no mercado frente a tantas opções.

Tela, bateria, preço... Tire toda as suas dúvidas sobre o Galaxy S4 

O TechTudo testa o Galaxy S4 (Foto: Allan Melo/ TechTudo)O TechTudo testa o Galaxy S4 (Foto: Allan Melo/
TechTudo)

Apresentado nesta quinta-feira (14), o Galaxy S4 foi mostrado como a grande novidade do mercado de smartphones mundial. Com características avançadíssimas, a Samsung conseguiu montar um modelo para fazer frente com qualquer outro. Mas o que os fãs esperam é mais do que isso.

A maior briga do novo smartphone da Samsung, claro, é com o arquirrival iPhone 5, da Apple. Porém, o novo Galaxy  também chega com a missão de conquistar quem já estava decidido a comprar um Nokia Lumia, Sony Xperia ou os sul-coreanos LG Optimus. Será que o S4 é, além de páreo para todos, o melhor smartphone já criado? Confira a tabela comparativa:

 

Samsung Galaxy S4

Apple
iPhone 5

Nokia
Lumia 920

Sony
Xperia ZQ

LG Optimus G Pro

 
Galaxy s4 (Foto: Divulgação)
iPhone 5 (Foto: Divulgação)
Nokia Lumia 920 (Foto: Divulgação)
Xperia ZQ (Foto: Divulgação)
Optimus G Pro (Foto: Divulgação)

Hardware

Processador Octa-core de 1,6 Ghz

2 GB de RAM
Processador Apple A6 (Dual Core)

1 GB de  RAM
Processador Dual-Core de 1,5 Ghz

1 GB de RAM
Processador Quad-core de 1,5 GHz

2 GB de RAM
Processador Quad-core de 1.7 GHz

2 GB de RAM

Tela

5 polegadas 4 polegadas 4,5 polegadas 5 polegadas 5,5 polegadas

Resolução

1080 x 1920 pixels (441 ppi) 640 x 1136 pixels
(326 ppi)
768 x 1280 pixels
(332 ppi)
1080 x 1920 pixels (441 ppi) 1080 x 1920 pixels (401 ppi)
Peso 130g 112 g 185 g 151 g 172 g

Espessura

7,4 mm 7,6 mm 9,9 mm 9,8 mm 9,4 mm

Bateria

2.600 mAh
(?h no 3G)*
1.440 mAh    (8h no 3G)  2.000 mAh
(10h no 3G)
2.370 mAh
(13h no 3G)
3.140 mAh
(~20h no 3G)

Câmera

13 MP fotos
2 MP frontal
8 MP fotos
1.2 MP frontal
8.7 MP fotos
1.3 MP frontal
13 MP fotos
2 MP frontal
13 MP fotos
2,1 MP frontal

Armazenamento

16, 32 ou 64 GB 16, 32 ou 64 GB 32 GB 16 GB 32 GB
Conexões Wi-Fi, 3G, 4G LTE, Bluetooth 4.0, NFC Wi-Fi, 3G, 4G LTE, Bluetooth 4.0 Wi-Fi, 3G, 4G LTE, Bluetooth 4.0, NFC Wi-Fi, 3G, 4G LTE, Bluetooth 4.0, NFC Wi-Fi, 3G, 4G LTE, Bluetooth 4.0, NFC

Sistema

Android 4.2 Jelly Bean iOS 6 Windows Phone 8 Android 4.1.2 Jelly Bean Android 4.1.2 Jelly Bean
* Ainda não confirmado oficialmente

O Galaxy S4, antes de tudo, tem um processador considerado revolucionário: o Exynos 5 Octa, apresentado na última CES 2013. O chip pode ser considerado o primeiro octa-core do mercado, mas ele vai além: o funcionamento do periférico é dividido entre dois processadores de quatro núcleos, que servem para diferentes funções. O primeiro é para tarefas simples, e o outro para as funções mais complexas, como jogos pesados. Se o funcionamento da peça for o que promete, esse será o grande diferencial do S4, que conseguirá deixar todos os seus rivais quad-core para trás no quesito desempenho.

No entanto, nem todos os países do mundo receberão o novo chip. Já foi confirmado que em alguns locais o S4 terá um processador quad-core de 1,9 Ghz, possivelmente o Qualcomm Snapdragon 800, ainda não presente em nenhum outro aparelho.

Em questão de design, no entanto, o Galaxy decepcionou: repetiu o mesmo layout de toda sua linha de 2012, misturando um pouco do Galaxy S3 e do Note 2. Apesar de não ser uma novidade, porém, como os aparelhos citados fizeram muito sucesso no ano passado, é provado que o desenho agrada o público. As diferenças do novo smartphone é que ele está muito mais fino até que o iPhone 5, que no ano passado havia surpreendido com 7,6 mm, embora seja mais pesado que o telefone da Apple. Ainda assim, a Nokia e seu Lumia e até o Xperia ZQ inovaram muito mais em design que o aparelho sul-coreano.

A novidade maior está no tamanho da tela, com 5 polegadas. Ela é inferior em tamanho em relação ao rival Optimus G Pro, que tem 5,5 polegadas. Mas a fabricante prometeu muitas inovações interessante para o display do modelo, como a possibilidade de controlá-lo sem precisar tocar o dedo na tela, só por movimento. Além disso, ele traz a resolução Full HD que, embora também esteja nos concorrentes, promete muito.

O S4 também tem uma bateria interessante e bem grande, com 2.600 mAh. Porém, com um processador tão potente e uma tela tão grande e com alta definição, é possível que ele seja um enorme consumidor de energia. Talvez teria sido apostar em uma bateria mais forte, como a do Optimus G Pro, que tem 3.125 mAh. Isso comprometeria a espessura e o peso do modelo, mas garantiria melhor autonomia.

Na questão da câmera, a Samsung trouxe recursos impressionantes. A máquina principal fotografa em 13 megapixels, assim como seus rivais da Sony e LG, e a frontal em 2 MP. Ainda assim, as imagens não parecem chegar perto ao Lumia 920, da Nokia, que tem 8 megapixels mas uma tecnologia avançadíssima de captura de imagens. Porém, em matéria de recursos, a sul-coreana foi ousada: trouxe os novos recursos Dual Camera (que usa ao mesmo tempo a câmera da frente e a de trás) e o Sound & Shot, que grava até 9 segundos de som para contextualizar a foto.

Finalmente, o Galaxy S4 se mostrou à altura dos rivais, com destaques em poucos elementos técnicos. No entanto, em matéria de funções ele desbancou qualquer outro modelo lançado até hoje. Além da tela inteligente, ele traz diversos recursos automatizados, um tradutor para diversas línguas em tempo real, sensores de temperatura e umidade e as já citadas ações especiais da câmera.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Candido
    2013-03-15T07:12:15

    Mow dó do Lumia 920 e do iPhone. haushauhsauhsuh......

  • Wagner Garrett
    2013-03-15T16:05:40  

    Comparar com o HTC One não né???

    recentes

    populares

    • Wagner Garrett
      2013-03-15T16:05:40  

      Marcelo Rodrigues O LG Optimus G Pro também não tem previsão para vir ao Brasil, tanto que nem o "G" está oficialmente a venda...

    recentes

    populares

    • Wagner Garrett
      2013-03-15T16:05:40  

      Só compararam com que vão ser comercializado no Brasil, A HTC abandonou o Brasil no ano passado HTC One, só importando.

  • Leonardo Oliveira
    2013-03-15T12:48:37  

    Esqueceram de falar também que o Windows Phone e o iOS precisam de muito menos potencia de processamento pra rodar do que o Android que a cada versão fica mais pesado.

    recentes

    populares

    • Leonardo Oliveira
      2013-03-15T12:48:37  

      e você acha que alguém vai assumir isso? hahahaahhahaah Windows Phone, iOS, Blackberry, nenhum precisa disso pra rodar liso.... o Android é comprovadamente menos eficiente.

  • Rodrigo Santos
    2013-03-15T11:25:04  

    O GS4 ainda não é mais fino que iphone, e o Xperia Z não tem 8,9mm seis tão doido ? o Gs4 e o Xperia Z tem a mesma espessura de 7,9mm

    recentes

    populares

    • Rodrigo Santos
      2013-03-15T11:25:04  

      Verdade , não tinha visto, mesmo assim o GS4 não é 7,4 e sim 7,9mm, meu como que eles me lançam um aparelho lá com 7,9mm e mandam pro brasil um zq com 8,9mm e ainda não é a prova d'agua, a sony esculachou, e pelo que ouvi dizer o Z funciona sim na rede 4G daqui, porque ele tem frequencia 2600, o mesmo que o Razr HD

    recentes

    populares

    • Rodrigo Santos
      2013-03-15T11:25:04  

      Rafhael K.q é porque é o que vai vir pro Brasil, A sony fez uma pesquisa e constatou que o ZQ é melhor opção para o Brasil. Talvez a pesquisa foi feito com os cachorros deles pq Sony Z é muito mais superior, A sony nao liga pro mercado brasileiro. veja pro ai...

  • Jeferson Santos
    2013-03-15T16:00:32  

    Pra mim com o S4 a Samsung encerrou a discução do melhor do mundo, pela primeira vez a Apple vai ter q correr atraz para ter o titulo de melhor smarthphone. So tem duas coisas nele q me desagrada, o fato de ser todo plastico e a tela gigante, acho muito estravagante.

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2013-03-15T16:00:32  

      Eu acho o tamanho da tela ideal. Enquanto ao plástico... afff.

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2013-03-15T16:00:32  

      é "atras" com S e nao com Z samsunguiano

  • Mau Miyaji
    2013-03-15T13:01:45

    Essa briguinha de celulares tá virando uma grande piada! Eles não tem mais o que colocar e ficam expandindo RAM, colocando um processador que nunca vai usar o seu poder, tela full HD, que ninguém vai usar (acho que prefiro a minha TV...). Só servem pra ficar brincando de "eu tenho, você não tem...".

  • Leonardo Oliveira
    2013-03-15T12:50:08  

    Já revelaram o preço do Galaxy S4 também, R$2399,00 para a versão apenas com 3G e processador Octa-come bateria kkk e R$2499,00 para a versão 4G com processador snapdragon Quad-core.

    recentes

    populares

    • Leonardo Oliveira
      2013-03-15T12:50:08  

      Carlos Souza Eu falo disso até hoje...mas mais de R$2000,00 já é chamar o consumidor de idiota.

    recentes

    populares

    • Leonardo Oliveira
      2013-03-15T12:50:08  

      Christian Carneiro kkkk e você acha que eu não sei disso? mas nem por isso quer dizer que realmente ele vai economizar bateria.

  • Marco Toledo
    2013-03-15T09:50:08  

    Que engraçado, sempre que esse site (que eu costumo acompanhar) posta uma notícia sobre gadget da samsung, especialmente os celulares galaxys, vem um monte de falastrão dizer que o iphone é melhor e coisa e tal (mesmo sem ninguém ter perguntado), mas agora não apareceu ninguém. E não estou dizendo só nessa matéria. Em nenhuma das matérias que falam do S4 (que são várias, devido a importância - tecnológica - do lançamento) apareceu qualquer desses falastrões. Por que será, hein???

    recentes

    populares

    • Marco Toledo
      2013-03-15T09:50:08  

      Marco, esse pessoas provavelmente são São Paulinos hsuahuhaussa

  • Rodrigo Santos
    2013-03-15T11:19:10

    Como sempre o site erra na especificação da espessura do aparelho, tanto no xperia, tanto no samsung

  • Marco Toledo
    2013-03-15T09:51:42

    Ahhhhh... para facilitar a argumentação desses falastrões, vai aí minha dica: vcs podem dizer que o iphone é mais bonito que o S4, quem sabe assim vcs "ganham" uma discussão... kkkkkkkkkk...

  • Redner Jordani
    2013-03-15T08:31:46

    Galaxy S4, seu danadinho, chegue logo que quero lhe usar!

  • Leonardo Oliveira
    2013-03-15T12:47:30

    Inovação em funções da câmera do S4? haha a LG já trouxe esse recurso Dual-Camera a algum tempo. Quem manda em qualidade e funções de câmera ainda é a Nokia com uma qualidade incrível de imagem, vídeo e gravação de som, recursos de smart-foto, cinemagrafia, photosynth, foto panoramica, e todos os aplicativos de foto que podem ser acessados com 2 toques direto pelo app da câmera, sem contar que tem um botão fisico descente pra ter um foco descente neh haha.

  • Tulio Lima
    2013-03-15T11:42:41

    Esqueceram de falar que o S4 é de PRÁSTICO!

  • Thayro Steliano
    2013-04-05T07:35:00

    Gente, só pra deixar bem claro não é porque um Smartphone tem um processador mais potente ou mais mega pixels na câmera que faz dele o melhor. O Windows 8 e o IOS 6 já provaram isso, que são muito mais fluídos, sem travamentos e rodam os mesmo jogos que rodam nos Android's Quad-Core pois o sistema exige muito menos do Hardware. Eu particularmente acho que IOS e W8 não deveriam entrar nesses comparativos, porque não tem lógico, os únicos comparativos que deveriam fazer parte são os que testassem o funcionamento, qualidade da câmera e afins. Aí sim mostraria quem é quem...

  • Bruno Minasi
    2013-03-20T21:31:15

    Ridículo, quem seria tão idiota de comprar um S4 igual o S3? Jogada malandra da Samsung...

  • Antonio Costa
    2013-03-15T14:24:33

    Como último quesito das avaliações que se insira tb o preço dos smartphones.

  • Gustavo Guimaraes
    2013-04-06T00:54:14

    Quanto a Apple esta pagando para a GLOBO mamipular e omitir informacoes... O Galaxy sempre deu de 10 x 6 no Iphone e tem outra a Bateria dura 18 horas no G3 ... eles ocultaram porque viram que iria colocar o Iphone no chinelo em comparacao com o Galaxy S4... aqui nos USA estao todos imigrando para os outros Smartphones, porque o Iphone e um lixoooooo!!

  • Thayro Steliano
    2013-04-05T07:38:16

    Na minha opinião O Lumia 920 e o Iphone 5 ainda são os melhores Smartphones da atualidade. Melhor desempenho, sistema mais leve e com fluidez nos comandos, captação de imagem e áudio. Principalmente o Lumia por possuir a tecnologia PureView e lentes Carls Zeiss. Entre outros...

  • Daniel Bergh
    2013-04-27T13:29:08

    Cara tenho um celular Android, e digo que não é muito bom, trava muito e alem disso nao é muito seguro, nao é atoa que é o unico sistema operacional de celular que tem antivirus! Não vou dizer que a apple é um lixo pq nunca tive um celular deles!!! Mais deixo ai um alerta a todos que querem um android, fiquem espertoos!!

  • José Silva
    2013-04-16T08:48:15

    O Galaxy tem que usar hardware de PcGamer, senão o sistemazinha dele trava :)

  • Ewqueiroz
    2013-05-17T00:45:56

    É impressionante como os iphonistas não se conformam que os ibostas estão ultrapassados, realmente o ios e o Windows mobile são seguros, também não tem liberdade de nada... Não adianta se chatearem , resmungarem, chorar, morrerem de inveja... a moda agora é Samsung galaxy...

  • Gilberto Maia
    2013-05-10T13:32:54

    os celulares do momento e LG,SAMSUNG,XPERIA,pode falarem o que for mais a verdade e essa,esses sao os melhores.

  • Laercio Civali
    2013-07-18T11:50:35

    Precisam utilizar baterias de última geração da Nasa, sondas lançadas há 20 anos ainda tem baterias com grande capacidade de carga e hj as baterias de celulares desse tipo dura só um dia, isso se não usar constantemente. Poderia fazer as costas do celular com células solares, assim íam carregando e ajudavam na reposição da carga, ou ele todo em células solares. BATERIAS ULTRA LONGAS, FALTA ISSO, URGENTE!!!