28/03/2013 10h17 - Atualizado em 28/03/2013 10h17

Comprar o Nexus 4 brasileiro ou importar: o que vale mais a pena?

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Nexus 4, smartphone do Google com Android Puro, finalmente foi lançado no Brasil. No entanto, o seu preço não agradou muito. O produto com 16 GB custará R$ 1,7 mil nas lojas físicas e online. Enquanto isso, nos Estados Unidos, ele sai por US$ 349 (cerca de R$ 700). Ou seja, fica a impressão de que vale mais a pena comprar o aparelho lá fora, não é? Para te ajudar, o TechTudo tenta responder esta pergunta levando em conta as diversas possibilidades de aquisição do gadget.

Nexus 4 será apresentado no Brasil ainda em março (Foto: Allan Melo/TechTudo)Nexus 4 chega ao Brasil custando R$ 1,7 mil (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Em primeiro lugar, caso você esteja viajando para fora do país, certamente, vale muito mais comprar o Nexus 4 no exterior. Basta viajar, comprá-lo lá e trazê-lo como item de uso pessoal, que não será tarifado e não contará no limite de US$ 500 (R$ 1 mil) que você tem para compras vindas de outros países.

Se você precisar importá-lo, no entanto, as coisas já são bastante diferentes. As tarifas alfandegárias brasileiras são altas e, por isso, o seu Nexus pode chegar ao Brasil e acabar sendo taxado, fazendo você pagar bem caro por isso. Nesse caso, as opções são: comprá-lo direto no Google Play norte-americano e pedir para entregar na casa de um amigo que viva por lá para depois mandá-lo para você. Ou então comprar em um site de terceiros e que faça entregas no Brasil, como a Amazon.

Realizando um cálculo em uma calculadora de impostos online, caso você pague mesmo US$ 349 pelo Nexus de 16 GB, na cotação atual ele sairá por R$ 702,64 sem a cobrança de impostos. Com a alíquota de importação, que é de 60%, são acrescidos R$421,59 a esse valor, totalizando R$ 1124,23. Aproximadamente R$ 600 a menos do que o que está sendo cobrado aqui no Brasil.

É melhor comprar o iPhone 5 ou o Nexus 4? Opine no Fórum do TechTudo!

Obviamente, também há desvantagens na importação: a garantia do aparelho pode não ter efeito no Brasil, ele vai demorar muito mais para chegar, não é possível parcelar sua compra e ainda há aquelas preocupações com compatibilidades de operadoras. Então, pensando pelo lado financeiro, certamente vale realizar a importação. Porém, é preciso avaliar tudo o que está incluído no pacote.

De qualquer forma, os R$1.699 cobrados pelo Nexus 4 são menos do que os valores de chegada dos seus principais concorrentes, como o iPhone 5, que tinha o custo de cerca de R$ 2,5 mil (mesmo valor do Galaxy S4, que deve ser lançado no fim de abril).

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Sergio Vilela
    2013-03-28T22:17:50   , respondido respondido 2014-02-01T14:09:46

    Gostaria de alertar a todos que eu comprei esse modelo nos Estados Unidos em Janeiro e em Março ele apresentou o problema de não reconhecer o micro chip que eu estava utilizando a 2 meses no mesmo aparelho. Por coincidência, um amigo que trabalha comigo e tem um LG Optimus 3D também apresentou o mesmo problema 1 mes antes do meu. O que eu concluí foi que o fabricante do aparelho Nexus 4 (LG) tem uma fraqueza nesse ponto. Estou tentando resolver o meu problema e ainda não consegui. Gostaria que a Google se pronunciasse sobre o problema.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Sergio Vilela
      2013-03-28T22:17:50   , respondido respondido 2014-02-01T14:09:46

      Leandro Brunetto vc está precisando estudar interpretação, pq vc lê e não interpreta nada, as operadoras bloquearão celulares importados (diga-se xing-ling) que usarem chips novos, que terão "tecnologia" para reconhecer se o aparelho é homologado ou não, então, entende-se que somente celulares que NÃO são vendidos no brasil sofrerão essa restrição, pois qualquer outro celular que venda no brasil, é HOMOLOGADO, e mesmo importado não sofrerá restrição...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Sergio Vilela
      2013-03-28T22:17:50   , respondido respondido 2014-02-01T14:09:46

      Quem comprou celular importado não vai ter o celular bloqueado, a Anatel não bloqueia por aparelho e sim por faixa de imei, até o htc que não é vendido no Brasil e não é homologado estão estudando a questão pra não bloquear, sendo que é um Smartphone top que muitos gringos usam, essa lei serve pra bloquear telefones xing ling, e lembrando que aparelhos importados são sempre superiores em acabamento e resistência (samsung e LG), por isso prefiro muito mais um importado que um nacional.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Eduardo Souza
    2013-03-28T11:00:38

    Comprei lá fora! Vamos baixar esse lucro Brasil absurdo, que torna tão cara as coisas aqui!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Ferraz
    2013-03-28T14:06:02

    Eeeeee vamo dá din din pro governo meu povo!!! Bando de CHUCROSSSS!!!! :S

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Souza
    2013-03-28T11:00:48

    *comprem

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mauricio Kai
    2013-03-28T16:35:49

    eu não compro S4, tem muita função, muita coisa, muita frescura. Que no final eu não vou acabando utilizando a maioria dos recursos. Os apps da google para mim, consegue dar conta do recado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Reis
    2013-03-28T16:12:40

    Moro na Inglaterra e posso comprar qualquer aparelho que voce quiser seja novos ou usados. posso comprar outras coisas como relogio perfume. Vai ao youtube e procura o canal infoinglesa e entre em contato.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Zico10
    2013-03-28T15:28:46

    O ideal mesmo é esperar um tempo e comprar ele no Mercado Livre. Daqui a uns 4 meses você vai poder comprar esse mesmo aparelho no ML por 1000.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edivilson Abreu
    2013-03-28T15:11:09

    Sem soma de dúvidas prefiro esperar pelo "MISTER SAMSUNNG S4 , que belo ! Me desculpe APPLE mas , quero ser livre !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Custódio Sá
    2013-03-28T13:27:38   , respondido respondido 2013-10-06T23:11:16

    Prefito o Nokia 920

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Custódio Sá
      2013-03-28T13:27:38   , respondido respondido 2013-10-06T23:11:16

      sao dois

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Demis Rodrigues
    2013-03-28T12:45:08   , respondido respondido 2013-10-06T23:11:16

    a pergunta e ?? se o nexus esta sendo Fabricado no Brasil pq o Preco dele esta tao Alto ? sendo q ja q e fabricado no Brasil nao tem a desculpa dos impostos !! BEM nao e q eu me preocupe pois nao vivo no brasil mais como brasileiro acho horrivel estes absurdos de preco para o publico brasileiro !! ja q esta sendo fabricado no pais nada mais justo do preco ser parecido com o preco no exterior !! um grande exemplo e os carros a bmw e importada para os estados unidos e mesmo assim custa ums $ 40 mill dollares $80 mil reais o mesmo carro importado no brasil custa $250 mill reais !!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Demis Rodrigues
      2013-03-28T12:45:08   , respondido respondido 2013-10-06T23:11:16

      Preço tão alto simplesmente porque pagam isso por ele ... Se mesmo vendendo um celular por 2 mil reais, eles vendem igual agua, para que baixar o preço ?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Paulo Sousa
    2013-03-28T11:00:10   , respondido respondido 2013-10-06T23:11:16

    Thiago, boa reportagem, porem faltou alguns detalhes, o preço do frete para o Brasil em média $ 70 e na compra via Google Play, apenas quem tem cartão com endereço nos EUA pode comprar. Sendo assim, só podemos comprar pelo Amazon.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paulo Sousa
      2013-03-28T11:00:10   , respondido respondido 2013-10-06T23:11:16

      e na amazon está 430

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paulo Sousa
      2013-03-28T11:00:10   , respondido respondido 2013-10-06T23:11:16

      Pagando imposto quase nunca compensa...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • André Nozawa
    2013-03-28T18:38:02   , respondido respondido 2013-10-06T23:11:15

    Jamais compraria um telefone com Android puro. A Samsung está colocando o Android em um patamar superior com os Galaxys. S Memo, S Pen, S Planner, Touch Wiz.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • André Nozawa
      2013-03-28T18:38:02   , respondido respondido 2013-10-06T23:11:15

      No entanto, o sistema fica um lixo, feio e lento. Quem usa Android puro não quer saber de outra coisa

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fabricio Carvalho
    2013-03-28T18:09:08

    Pra quem aí tá discriminando o aparelho por ser fabricado pela LG, saibam que estão perdendo o melhor dispositivo Android que já tive. E olhe que já tive vários... O fato de ser da LG quer dizer apenas que foi MANUFATURADO numa fábrica da coreana, pois todo o processo de produção foi concebido segundo as rígidas normas do Google, que comprovadamente é exigente. Tanto é que exigiu um aparelho com sistema operacional puro e sem frescuras. Por isso, pelo menos pra mim que o tenho nas mãos, não fica devendo nada pro IPhone 5, nem Galaxy S3... Desencanem disso...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Valdek Junior
    2013-03-28T17:17:36

    O Nexus 4 fabricado nos EUA funciona perfeitamente no Brasil (pelo menos com a operadora VIVO). Este aparelho é muito, muito bom! O Android puro não tem frescuras.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Valbert Marins
    2013-03-28T16:51:22   , respondido respondido 2013-10-06T23:11:15

    Pelas configurações que li desse aparelho não deveria estar neste preço, não é um aparelho de ponta como iphone5 e galaxy4 ... esta muito caro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Valbert Marins
      2013-03-28T16:51:22   , respondido respondido 2013-10-06T23:11:15

      Amigo, ele é melhor que o Iphone 5. Ele tem 2gb de Ram e processador quadcore, enquanto o iphone 5 tem 1gb de ram e processador dual core. E o nexus é muito menos caro.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Eduardo Lunardelli
    2013-03-28T16:50:22

    Pena que é da LG. Não compro nada que seja da LG!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roberto Martins
    2013-05-21T00:59:18

    Impossível comprar no exterior ... não vende em loja ... a PlayStore da Google cancela a compra qdo verifica q o endereço do cartão é no Brasil e a entrega não. Aliás para fazer o pedido vc precisa de uma conta no Google q tenha endereço no exterior. Não é possível, trocar o país da conta do Brasil e nem o endereço. Não tem opção ... tem q MORRER COM O IMPOSTO E MARGEM DAS EMPRESAS!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dealextreme
    2013-04-03T00:34:42

    Confira estes celulares e acessórios fantáticos! Vale apena mesmo!! Tenham um bom dia galera!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Robson Galvão
    2013-03-30T22:57:19

    Importar sairá a mesma coisa e ainda terá aquela dor de cabeça em desbloqueio e outros itens. Esse país é uma vergonha. Pagamos duas vezes mais em objetos. Isso deveria acabar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Santos
    2013-03-29T10:53:25

    Amigos o que acaba com esse pais são esse impostos que no fim são cobrados para desvio de obras publicas que nunca acabão essa e verdade...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leandro Brunetto
    2013-03-29T09:23:21

    Bom vamos esclarecer algumas inconsistências da reportagem pois as coisas nao são como foram postadas aí ! Primeiro mesmo sendo trago como objeto pessoal nao quer dizer que nao vai ser tarifado na alfândega pois a policia federal nao nasceu ontem e tem olhado os telefones na imigração , e os que nao tem a identificação da anatel na parte traseira serão sim tarifados. Segundo como informado aqui mesmo nesta pagina o governo deu até 2014 ara as operadoras banirem de seus sistemas os imei,s que nao são do cadastro da anatel, inutilizando os telefones importados . Reportagem fai.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jonas Louredo
    2013-03-29T02:12:22

    O terceiro calcula o imposto e taxas de forma simplista quase como pensar que o preço do dólar é aquele que vc vê na tv o william bonner falando, ou seja, quilômetros de distancia da realidade. Por fim, a questão da garantia é totalmente discutível judicialmente, inclusive com jurisprudência obrigando empresas a cobrirem a garantia mesmo na compra de equipamentos comprados no exterior, já que possuem sede no Brasil. No entanto, por nao ser garantida a assistência, melhor "afirmar" a meia verdade do seu texto.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Santos
    2013-03-29T00:23:14

    Agora mesmo "há" na Amazon, mas olha para o detalhe, apenas 5 unidades. Ou seja, no preço mais baixo é vendido a conta gotas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felipe Vieira
    2013-03-29T00:08:44

    Um absurdo de caro, mas mesmo assim mais barato do que o iphone...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Coimbra