Internet

16/03/2013 11h00 - Atualizado em 16/03/2013 11h00

Conheça as redes sociais voltadas para nichos

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Facebook e Twitter concentram diversos públicos diferentes em seus sites, mas há também redes sociais voltadas para nichos de gostos e de preferências. O TechTudo fez uma seleção de 10 redes de nicho para que você conheça serviços diferentes disponíveis na web.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Redes segmentadas: a web vai além do Facebook (Foto: Montagem/Divulgação)Redes segmentadas: a web vai além do Facebook (Foto: Montagem/Divulgação)

Goodreads

Rede social para leitores (Foto: Divulgação)Rede social para leitores (Foto: Divulgação)

Equivalente ao Skoob no Brasil, o site Goodreads é uma rede social para leitores, que serve basicamente para registrar leituras. A vantagem do site, em relação aos seus concorrentes, é que é possível abastecer bancos de informações sobre os autores com suas citações em livros, além de elaborar pequenas resenhas das obras que você acabou de ler.

O Goodreads contabiliza seus livros, traça uma média de notas com estrelas entre os autores que estão registrados e envia newsletters assim que seus amigos atualizam seus perfis. É uma ótima fonte de recomendação de novas leituras e de novos autores para o seu repertório pessoal.

Last.fm

Rede social para fanáticos por música (Foto: Divulgação)Rede social para fanáticos por música (Foto: Divulgação)

Se você gosta de ouvir e compartilhar música, o Last.fm foi criado para você. Essa é uma rede social que capta, organiza e compartilha as bandas e os músicos que você anda ouvindo.

Através de um plug-in, chamado Scrobble, instalado no seu player, que pode ser o Windows Media Player no computador ou apenas sincronizando o app do site com seu Android ou iOS, seu perfil na rede social detecta o que você está ouvindo. As músicas registradas ficam exibidas para seus amigos, que podem verificar se possuem os mesmos gostos por rock, pop, jazz e inúmeros gêneros musicais.

As páginas dos artistas são customizáveis. Ou seja, assim como na Wikipedia, você pode adicionar informações sobre músicos que aprecia. A equipe do site procura corrigir possíveis erros nos dados. Usuários também sobem imagens de seus artistas prediletos. As contas premium permitem que você melhore a sua página no Last.fm. Também é possível montar rádios com suas músicas favoritas para ouví-las na própria rede.

O Last.fm também tem um recurso muito bom logo na página principal: baseado nos seus gostos musicais, o site recomenda bandas similares que talvez você não conheça. Além de funcionar como rede social com troca de informações entre usuários, a página online também fornece informações gratuitamente.

Care2

Rede social para filantropia (Foto: Divulgação)Rede social para filantropia (Foto: Divulgação)

Care2 é uma rede social voltada para quem quer praticar filantropia ou apoiar causas que sejam sustentáveis e engajadas no mundo de hoje. O site tem espaço para elaborar petições e trocar informações sobre iniciativas que merecem investimento para ajudar pessoas e causas ao redor do mundo. Valem doações para salvar focas, para financiar pesquisas médicas ou mesmo apoiar um modo de vida saudável.

Em tempos de aquecimento global, florescimento das causas verdes e de pesquisas científicas alternativas, esse site é feito para atrair as pessoas que dão a devida importância a esses assuntos. E algumas iniciativas não querem permanecer em ações dentro da Internet, com uma pretensão de se tornarem reais.

DeviantART

Rede social para artistas (Foto: Divulgação)Rede social para artistas (Foto: Divulgação)

Você gosta de arte? Gosta de ilustrações, poesias, textos e modelagem 3D? Você produz algum tipo de arte? Se você se encaixa nesse público, o DeviantART foi criado para você.

No site, é possível fazer upload, comentar e favoritar suas artes favoritas. Artistas do mundo todo criam ilustrações de personagens de game, de personagens de filmes e até de personagens inteiramente originais. Pintores exibem suas artes com óleo na tela. Designers mostram montagens inusitadas de imagem. Modeladores mostram maquetes detalhadas em três dimensões.

Mas a arte não se resume à imagens. Poesias, textos e reflexões também são compartilhadas no site. A versão paga do serviço facilita a exposição de suas obras pessoais na página online.

Filmow

Rede social para cinéfilos (Foto: Divulgação)Rede social para cinéfilos (Foto: Divulgação)

Viu um filme e gostaria de resenhar? Assistiu várias temporadas do seriado do momento? O Filmow é o espaço para compartilhar opiniões sobre os lançamentos na indústria cinematográfica. Os próprios usuários são encorajados a dar suas impressões sobre as novidades no mercado.

Além da interação social digital pela conta no site, o Filmow é uma boa fonte para consultar opiniões antes de chegar na sala de cinema. Quem nunca quis ouvir um amigo antes de assistir um seriado de seis temporadas?

TripAdvisor

Rede social para os viajantes (Foto: Divulgação)Rede social para os viajantes (Foto: Divulgação)

Acabou de viajar? Pretende sair do Brasil e conhecer outros países? Gostaria de saber a avaliação dos restaurantes da sua cidade? O TripAdvisor é uma das redes sociais mais confiáveis para ver as notas dos hotéis e restaurantes ao redor do mundo.

Uma comunidade online grande e diversificada atribui notas aos estabelecimentos. Se você for viajar para qualquer cidade, pode se cadastrar no site ou logar sua conta no Facebook e descrever os locais que esteve ou que vai estar. As dicas de um usuário ajuda o outro. E a própria comunidade alimenta o site com suas viagens.

Grindr

Rede social para Gays, Lésbicas e Bissexuais (Foto: Divulgação)Rede social para Gays, Lésbicas e Bissexuais (Foto: Divulgação)

O aplicativo e o site funcionam como uma rede social que descreve a proximidade de homens disponíveis para encontro. O site tem compatibilidade com seu perfil do Facebook, do Twitter e até do LinkedIn, facilitando na hora de fazer o cadastro. As pessoas são localizadas através do uso de GPS. Por isso, essa rede social aposta pesado na interatividade mobile.

Dogster

Rede social para quem curte animais (Foto: Divulgação)Rede social para quem curte animais (Foto: Divulgação)

Que tal trocar informações sobre veterinários para seu bichinho de estimação? Ou trocar fotos de seus cães com pessoas que gostam da raça dele? O Dogster é a rede social para você.

No site, é possível ver vídeos de animais, tirar dúvidas sobre tratamentos e cuidados e até adotar um bicho de estimação novo. A rede social pode ser integrada com o Facebook, facilitando na hora de criar um novo cadastro.

Untappd

Rede social para os cervejeiros (Foto: Divulgação)Rede social para os cervejeiros (Foto: Divulgação)

Rede social para funcionar em smartphones por meio de seu aplicativo, a Untappd recomenda bares e restaurantes mais próximos para que você “beba socialmente”. A ideia do site não é incentivar o alcoolismo, mas apenas apreciar bebidas, como a cerveja.

O esquema da interação funciona através de notas atribuídas por usuários, acompanhadas por resenhas e comentários. O site tem integração com Twitter ou com Facebook.

Kaboodle

Rede social para viciados em compras (Foto: Divulgação)Rede social para viciados em compras (Foto: Divulgação)

As pessoas gostam de fazer compras, mas o Kaboodle reúne os viciados nessa prática. Você pode elaborar listas do que você mais deseja, compartilhar opiniões de produtos e fazer pesquisas de opinião. O site tem integração com Facebook, também facilitando o cadastro. Os produtos são separados por públicos diferentes, também. Quem quer ver artigos de moda, como roupas e sapatos, pode ver em uma categoria separada dentro do site.

E você, gostou dessas redes sociais de nicho? Quer recomendar mais alguma? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares