Celular

13/03/2013 13h54 - Atualizado em 27/06/2013 16h50

Conheça os prós e contras da Samsung no Brasil

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

A Samsung se tornou, recentemente, a maior fabricante de celulares do mundo. Com um portfólio que vai desde basicões, como o Galaxy Y, até o top de linha Galaxy S3, a fabricante bateu recordes de vendas em diversos países. No entanto, vale a pena investir em um modelo da Samsung no Brasil? O TechTudo investigou as vantagens e desvantagens da companhia sul-coreana por aqui.

O Galaxy S3 é um dos smartphones mais famosos do Brasil (Foto: Allan Melo / TechTudo)O Galaxy S3, da Samsung, é um dos smartphones mais famosos do Brasil (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Os preços dos aparelhos

Além de lojas varejistas e revendedoras, a Samsung tem um site próprio que indica onde comprar seus produtos através de fornecedores. A página brasileira da fabricante não vende os produtos diretamente, mas indica as lojas. Em lojas da rede varejista, por exemplo, é possível encontrar o Galaxy S3entre R$ 1.700 e R$ 2 mil.

Já no site americano da Samsung, a recomendação é que o usuário compre o Galaxy S3 pela operadora de telefonia móvel Verizon por US$ 199 (cerca de R$ 400). No entanto, o celular sai por esse valor apenas se o usuário fechar dois anos de contrato com a operadora americana. O preço para do produto desbloqueado é de US$ 599 (R$ 1.200). Ainda assim, é quase a metade do que é cobrado no Brasil. Ponto negativo para a Samsung.

Galaxy S3 sem Gorilla Glass

O Galaxy S3 causou um enorme alvoroço ao chegar no Brasil. Entretanto, em meio à euforia do novo aparelho, usuários do Fórum do TechTudo reclamaram que o top de linha da fabricante seria fabricado por aqui sem a tela super resistente Gorilla Glass. A informação dividiu os consumidores da companhia, que reclamavam que o display do aparelho trincava facilmente. Em resposta, a Samsung afirmou que o aparelho fabricado e vendido no Brasil possui, sim, a tela Gorilla Glass II.

Tecnologia Corning Gorilla Glass é forte, mas não é inquebrável  (Foto: Reprodução/Tumblr/Imonstrosity)Usuários reclamaram que Galaxy S3 brasileiro vinha sem Gorilla Glass (Foto: Reprodução/Tumblr)

Assistência técnica

Comparando os sites da Samsung no Brasil e nos Estados Unidos, ambos oferecem download gratuito dos manuais de cada aparelho disponível no mercado. O sites também oferecem um FAQ – as perguntas mais frequentes – que ajudam a não precisar pedir ajuda.

Junto com esses dois recursos, o consumidor também pode entrar em contato com assistências técnicas que tem contato com a Samsung. Procurar esses estabelecimentos nem sempre é garantia da correção dos problemas, mas a empresa parece ter se organizado rapidamente aqui para atender os usuários brasileiros. Ponto pra Samsung do Brasil.

Fabricação no Brasil

A Samsung é uma das fabricantes que possuem fábricas próprias no Brasil. À primeria vista, esse detalhe pode não parecer relevante, mas é no bolso do consumidor que ele fará toda a diferença. No início do mês, o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que os smartphones fabricados no país serão incluídos na conhecida "Lei do Bem". A medida poderá baixar os preços dos aparelhos em até 25%.

As câmeras só são permitidas na entrada da fábrica (Foto: Nick Ellis)Entrada da fábrica da Samsung no Brasil (Foto: Nick Ellis/TechTudo)

Timming de lançamentos

Um dos grandes pontos negativos da Samsung e de outras fabricantes é o atraso do lançamento de produtos no Brasil. O tempo entre a apresentação dos produtos lá fora e a chegada deles por aqui pode chegar a meses. O Samsung Gran Duos, por exemplo, foi lançado no exterior em janeiro, mas somente no dia 19 de fevereiro ficou disponível para os consumidores brasileiros.

Segundo a própria Samsung, entre 60 e 70 aparelhos são lançados em todo o mundo por ano. Entretanto, como alguns países são prioridades para a empresa, muitas vezes o consumidor brasileiro de smartphones é obrigado a esperar.

Samsung Galaxys (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Samsung Galaxys (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Conclusão

Mesmo com a incidência de impostos do governo em diversos produtos no mercado brasileiro, vale a pena ter um celular da Samsung no Brasil. A empresa procura oferecer os mesmos recursos que possui em serviços americanos na Internet, recomenda lojas para comprar seus telefones e oferece guias fáceis para solucionar problemas de usuários.

Por esses motivos, a Samsung vive uma boa fase. A empresa bateu a Nokia em abril de 2012 e se tornou a maior companhia de celulares. Ainda no ano passado, o Galaxy S3 vendeu mais que o iPhone 5, um aparelho potente criado pela Apple. Em janeiro de 2013, a série Galaxy S bateu o recorde de 100 milhões de unidades vendidas.

E você, o que acha dos aparelhos da Samsung? Dê a sua opinião nos comentários e não deixa de confirir os reviews no TechTudo antes de fazer sua compra.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Samuel Voltolini
    2013-03-13T14:17:30  

    a linnha galaxy s vendue 100 milhoes e a linha iphone 4, 4s e 5 vendeu 180 milhoes correto?

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-03-13T14:17:30  

      Paulo Zukerman, por favor! Pare de zoar os favelados usuários da Samsung? Ninguém é perfeto. Vamos rezar... Pai nosso que estais na Apple...

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-03-13T14:17:30  

      Roberto Bareboin, pelo sentido do que essa Amanda disse, ela estava puxando sardinha pro lado da Apple, rs.

  • Kurkundi Bolama
    2013-03-14T21:59:53

    Nao vale a pena comprar um celular galaxy S3 fabridado no Brasil. Basta ir ao site da Samsung Brasil e ver as caracteristicas tecnicas do produto. Verao que quase nao tem nada. Temos de partir do principio que se nao está escrito no site da samsung brasil é porque o celular nao tem. Nem gorilla Glass 2, nem o gps brasileiro capta o sistema GLONASS. E essa historia da lei do bem puder baixar os produtos 25% nao é bem assim pois o Brasil é uma economia de mercado e os fabricantes praticam os precos que quiserem: imposto 25% mais baixo nao significa que esse desconto seja repassado ao consumidor

  • Wagner Freitas
    2013-03-14T17:14:38

    O celular é de fato muito bom! No entanto, a bateria é um lixo...não dura nada nada

  • Airton Souza
    2013-03-14T15:01:52

    Detalhe: Demora na atualização do software e removendo de linha produtos com menos de um ano ._.

  • Priscila Shizuno
    2013-03-14T14:40:10

    O preço é muito elevado e a qualidade do material plástivo deve melhorar e muito. O tempo para chegar no mercado Brasileiro também está muito ruim. Usei S2 e agora estou no S3 e esperando o S4 se continuar com esse material xingling vou mudar para outro aparelho.

  • Daniela Alves
    2013-03-14T10:35:29

    "Ainda assim, é quase a metade do que é cobrado no Brasil. Ponto negativo para a Samsung." Pra Samsung? Ou pra alta carga tributária desse país???? Me poupem!

  • Thiago Pinheiro
    2013-03-14T03:22:57

    Ta na hora do globo dar um Pé na bunda desses jornalistas de uniesquina!

  • Luiz Moraes
    2013-03-14T02:50:21

    comprei um samsung s 2 e com apenas um mês deu problema, já está a mais de um mês na assistência, que falta de profissionalismo não concordam?

  • Victor Pontes
    2013-03-14T00:31:45

    Mas o galaxy s3 vem com gorilla glass, na loja, a vendedora passou até uma chave por cima do vidro e riscou nada. Agora a quedas o gorilla glass pode quebrar mesmo

  • Valdo Bass
    2013-03-13T21:10:12

    Me decepcionei com a Samsung, meu Galaxy S3 com 2 meses de comprado trincou a tela, e na assistência ficou um preço absurdo, vamos acordar pra vida SAMSUNG!

  • Gabriel
    2013-03-13T18:10:05

    Samsung Só se for NEXUS... Android só se for Puro.

  • Antonio Tanoeiro
    2013-03-13T16:50:39

    Eu gosto muito dos aparelhos da Samsung, principalmente da customização no Android que a Samsung faz, eu gosto muito do Android puro, mais também eu gosta da Sony e da Samsung em relação a Customização. Mais só tem uma coisa que eu acho que Samsung esta começando a fazer besteira com relação a linha "S", se a Samsung tem vários modelos de Smartphone Galaxy "Y", "W"... porque a Samsung tem que descaracterizar a Linha Galaxy "S", o Galaxy S II por exemplo já tem vários modelo dele e se todos boatos sobre o S4 se confirmar que ele será deferente em várias regiões do mundo não será uma boa.

  • José Junior
    2013-03-13T14:12:38

    É a marca de todos os celulares, TV e HT, nunca tive problema. Excelente marca.

  • Cleber Barbosa
    2013-03-13T15:02:02  

    Minha esposa tem um Galaxy S duos e no quarto mês de uso, o aparelho apresentou problemas. Ficou mais de um mês na assistência e por não ter reposição de peça, a empresa vai dar um aparelho novo. Isso já me deixa com um pé atrás. Estou no meu segundo Iphone e não troco por nenhum outro fabricante.

    recentes

    populares

    • Cleber Barbosa
      2013-03-13T15:02:02  

      Cara, você está comparando um aparelho de R$800 com um de R$1600 (acredito que esteja falando do 4S).

  • Brunna Silva
    2013-03-14T01:46:45

    Eu sempre tive preferência pela Nokia, embora tenha me supreendido bastante com a Samsung. Mas acho mais difícil usar tela touch. Como possível alternativa, gosto do Motorola, que tem as duas funções. Tomar cuidado com o aparelho ajuda,né gente! O celular não é blindado kkkk

  • Luis Guimarães
    2013-03-13T19:44:35  

    E assistência técnica boa no país todo, só a da Dell. De resto, nada presta.

    recentes

    populares

    • Luis Guimarães
      2013-03-13T19:44:35  

      Po, só com você então, porque só vejo pessoas elogiando a Dell e sua assistência técnica. Caso à parte.

    recentes

    populares

    • Luis Guimarães
      2013-03-13T19:44:35  

      não soh a dell, como microsoft e west digital, excelente pós-venda

  • Roberto Soares
    2013-03-13T19:42:12  

    Quem escreveu a matéria além de estar por fora dos preços não sabe fazer conta. Tem loja qualificada vendendo o s3 por 1550,00 à vista .. 23% mais barato nos EUA, considerando a nossa alta carga tributária não dá para reclamar do preço.

    recentes

    populares

    • Roberto Soares
      2013-03-13T19:42:12  

      passa o endereço pra gente, indicação de sites confiáveis ajuda e muito!

  • Hernan Filho
    2013-03-14T13:19:14  

    A Samsung pagou por esse texto! Não acreditem nisso! A assistência técnica da Samsung é um lixo! Nada contra os aparelhos em si, mas o pós venda é digno de nota ZERO!

    recentes

    populares

    • Hernan Filho
      2013-03-14T13:19:14  

      concordo plenamente. Esta rubrica techtudo é muito mal escrita e feita por gente que geralmente nao entende nada de nada. Cheira-me a texto encomendado pela Samsung Brasil que vende material inferior a alto preco.

  • Fabio Guimarães
    2013-03-14T08:59:44

    Estou no meu terceiro Samsung (tive o S, SII e agora SIII) e confesso que desconfio seriamente se o SIII brasileiro tem Gorilla Glass 2. O Meu GSII caiu de todo jeito, quedas horríveis, bordas amassadas e tudo o mais. A tela ganhou apenas imperceptíveis riscos. Já o meu GSIII caiu e amassou aquele plástico prateado, resultado: A tela trincou inteira. Não vou mentir, como a maioria das pessoas, dizendo que o celular caiu "de menos de um metro de altura". Foi uma baita de uma queda, mas não diferente de uma que o SII suportou tranquilamente. Tive que gastar 950 reais com um Display novo.

  • Luis Guimarães
    2013-03-13T17:02:30  

    Preço abusivo é só por parte da Samsung? Preços abusivos são em todos os setores. Têxtil, agropecuário, eletroeletrônicos, automobilístico, etc. Não é culpa da Samsung, são dos impostos abusivos do Brasil.

    recentes

    populares

    • Luis Guimarães
      2013-03-13T17:02:30  

      Mas não é só imposto não, aqui no Brasil tem um tal de "se colar colou" ele colocom os preços lá em cima, está vendendo e ninguem reclama, então está tudo otimo. é assim com o automoveis no brasil. carros frabricados aki que são vendido para nos por 50 mil é vendido no mexico por 25.

    recentes

    populares

    • Luis Guimarães
      2013-03-13T17:02:30  

      Pedro Pimenta Eu sei disso. Tenho total raiva desses preços extremamente abusivos aqui no Brasil.

  • Paulo Zukerman
    2013-03-13T16:51:02  

    Estagiário é duro. O maior ponto contra a Samsung é a assistência técnica deles. Tome vergonha na cara e corrija a matéria.

    recentes

    populares

    • Paulo Zukerman
      2013-03-13T16:51:02  

      Roberto, não preciso do reclame aqui, eu já tive um iphone, que teve problema no visor, em 5 dias eu estava com um celular novo. Problemas no atendimento sempre irão existir, mas quando constatado o problema, a Apple te dá um celular novo em 5 dias, a Samsung irá demorar 1 mês para concertar o seu.

    recentes

    populares

    • Paulo Zukerman
      2013-03-13T16:51:02  

      kkkk chuuuuupa Roberto!!!

  • Everson Oliveira
    2013-03-13T16:37:48  

    ponto pra samsung na assistencia? a samsung tem a pior assistencia tecnica para celulares do brasil... depois de muita briga na justiça e provar q a linha galaxy não vem com gorilla glass a justiça obrigou a samsung trocar minha tela e desbloquear a senha padrão q por uma falha na edição do android da samsung impossibilita vc usar qualquer coisa no aparelho. celular samsung nunca mais.!

    recentes

    populares

    • Everson Oliveira
      2013-03-13T16:37:48  

      Roberto Soares la vem vc d novo falar da Apple.O cara esta reclamando da Samsung,porque tu tem q colocar a Apple no assunto??Samsung fanboy,so pode ser!!!

    recentes

    populares

    • Everson Oliveira
      2013-03-13T16:37:48  

      Everson vá ao reclameaqui e veja nos dois cadastros da Apple como a maçã trata seu clientes.

  • Siderado
    2013-03-13T14:13:40  

    Tenho um S3 e um galaxy W. Os aparelhos são ótimos. Acho o galaxy S3 o melhor aparelho do mundo, até hoje, pois amanhã vem o S4. Porém, ao precisar de uma assistência técnica, desista! Aqui no Rio, você fica mais de 2 horas na espera para ser atendido. É horrível! Apesar de ser muito fã dos aparelhos da samsung, estou pensando seriamente em mudar para iPhone, pois o pós-venda da apple é muito melhor. Minha conclusão: tenha samsung e reze para não precisar levar na assistência técnica!

    recentes

    populares

    • Siderado
      2013-03-13T14:13:40  

      Siderado vá ao reclameaqui e veja nos dois cadastros da Apple como a maçã trata seu clientes.

    recentes

    populares

    • Siderado
      2013-03-13T14:13:40  

      Roberto Soares cara,tu e doente!!! kkkkk