Sistemas Operacionais

29/03/2013 08h00 - Atualizado em 29/03/2013 08h00

Entenda o que é Windows Blue, a próxima atualização do Windows 8

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

O Windows Blue, codinome da próxima atualização do Windows 8, teve sua primeira compilação de testes vazada recentemente. Com isso, veio a confirmação de diversos rumores e inúmeras novidades. Para deixar você por dentro de tudo que se sabe até o momento sobre o Windows Blue, o TechTudo preparou uma compilação de todas as mudanças em relação ao sistema operacional da Microsoft.

Tela inicial

Inspirado no Windows Phone 8, a próxima versão do SO da Microsoft para computadores e tablets permitirá que os blocos sejam agrupados em um tamanho ainda menor. Dessa forma, você poderá diminuir os blocos dos aplicativos menos usados e economizar espaço em sua Tela Inicial.

Novo tamanho de blocos (Foto: NirmalTV)Novo tamanho de blocos (Foto: NirmalTV)

As configurações de personalização ganharam uma variedade muito maior de cores e estão disponíveis nas opções da Tela Inicial, na Charm Bar. Assim, é possível ver como ficou a nova cor ou imagem de fundo aplicada sem sair das configurações. Essas personalizações são sincronizadas entre computadores vinculados a mesma conta Microsoft.

Personalização da Tela Iniciar (Foto: Neowin)Personalização da Tela Iniciar (Foto: Neowin)

Internet Explorer 11

O navegador da Microsoft ganhou uma nova versão e já traz diversas novidades. A versão moderna (ou Metro como era chamada antes) do IE11 conta com um novo gerenciador de downloads e possibilidade de sincronizar as guias abertas entre dispositivos, algo bastante útil para quem usa mais de um computador ou possui um Windows Phone.

Novo histórico de downloads (Foto: Neowin)Novo histórico de downloads (Foto: Neowin)

A versão clássica do navegador também trará novidades. Uma simples alteração no registro do Windows habilita a navegação entre as páginas do histórico deslizando o dedo para a esquerda ou direta, recurso semelhante ao da "versão Metro" do Internet Explorer.

Avançando uma página no IE11 (Foto:  Within Windows)Avançando uma página no IE11 (Foto: Within Windows)

Novas configurações

No Windows 8, o usuário frequentemente precisa recorrer ao Painel de Controle, na área de trabalho clássica, para alterar alguma configuração mais avançada do sistema. Com a atualização para o Blue, as opções do Windows estão completas, o que tona a interface Metro ainda mais independente. Para facilitar as coisas, também foi adicionado um campo de busca.

App de configurações está mais completo (Foto: NirmalTV)App de configurações está mais completo (Foto: NirmalTV)

Nova divisão da tela

No Windows Blue, será possível dividir a tela ao meio e trabalhar com dois aplicativos simultanemente. Essa nova funcionalidade lembra o Aero Snap, recurso que continua presente na área de trabalho clássica do Windows.

Tela dividida ao meio permite trabalhar com dois apps (Foto: Neowin)Tela dividida ao meio permite trabalhar com dois apps (Foto: Neowin)

Novos aplicativos

Com a nova versão do Windows, a proposta da Microsoft é que o usuário precise cada vez menos abrir o desktop clássico. Isso ficou claro com as novas configurações e aplicativos adicionados a interface Modern, como uma calculadora, alarmes, gravador de som e um editor de vídeos. Vestígios de um gerenciador de arquivos também foram encontrados entre os arquivos do sistema.

Aplicativo de alarme (Foto: Neowin)Aplicativo de alarme (Foto: Neowin)

Melhor integração com o SkyDrive

A integração com o SkyDrive é uma tendência nos produtos da Microsoft. No Windows Blue, o sistema de armazenamento na nuvem estará ainda mais presente. Há a opção de subir arquivos de imagem e vídeo automaticamente, bem como compartilhar capturas de tela (screen shots) utilizando o SkyDrive.

Teste público e lançamento

A Microsoft deve se pronunciar oficialmente sobre o Windows Blue durante a conferência Build, que acontece entre os dias 26 e 28 de junho, em São Francisco. Assim como ocorreu com o Windows 8, é esperado que o download de uma versão de testes seja liberada oficialmente. O lançamento da versão final deve acontecer ainda este ano e, até onde se sabe, a atualização será gratuita.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Henrique
    2013-05-28T19:07:06  

    Alguem pode me dizer se a versão blue vai ser gratuita pra quem tem o windows 8 original pro de fabrica no pc

    recentes

    populares

    • Henrique
      2013-05-28T19:07:06  

      Sim ele é gratuito se for baixar na Windows store mas vc deve ter as atualizações mais recentes para baixar o windows 8.1 que ja lançou a versão final.Vc estiver usando windows 7 ,windows vista ou outras versões vc pode comprar o Windows 8.1 ou o Windows 8.1 Pro via download

  • Lucas Natan
    2013-03-29T10:27:55  

    show!! excelente, já se ele também se adaptara para resoluções mais baixas? Pois os aplicativos do Windows 8 só pegam em resoluções acima de 1024 x 768... Tomara que o Blue traga novas adaptações....

    recentes

    populares

    • Lucas Natan
      2013-03-29T10:27:55  

      Sim, recentemente a Microsoft fez uma alteração nos requisitos mínimos para tablets, tornando possível a adoção da resolução acima, tudo isso para possibilitar a chegada de tablets de 7 polegadas.