Celular

14/03/2013 06h00 - Atualizado em 14/03/2013 06h00

O que esperar do Galaxy S4?

Elson de Souza
por
Da redação

O novo Galaxy S4 será apresentado pela Samsung na noite desta quinta-feira (14). Alvo de muita especulação nos últimos meses, o novo top de linha Android chega com a missão de manter a boas vendas do antecessor Galaxy S3. Para que você fique por dentro do que está vindo por aí, o TechTudo preparou uma lista com os principais recursos que devem estar presentes no novo smartphone.

Galaxy S4: Super Amoled Full HD de 4,99 polegadas e processador octa-core (Foto: Reprodução/Dialaphone) (Foto: Galaxy S4: Super Amoled Full HD de 4,99 polegadas e processador octa-core (Foto: Reprodução/Dialaphone))Novo Galaxy S4 chega nesta quinta-feira (Foto: Reprodução/Dialaphone)

Tela maior e com resolução Full HD

O Galaxy S4 deve chegar ao mercado com uma tela de 4,99 polegadas, levemente maior do que a de 4,8 polegadas presente no antecessor Galaxy S3. O novo smartphone da Samsung virá equipado também com um display de resolução Full HD (1080p). O recurso não será uma novidade no mercado e é praticamente um requesito obrigatório, tendo em vista que outras fabricantes lançaram produtos com tela de alta definição no mercado.

Outras informações vazadas recentemente em um teste de benchmark dão conta que o S4 terá um display com densidade de 441 pixels por polegada (ppi), muito superior aos 306 ppi do Galaxy S3 e aos 326 ppi do painel Retina do iPhone 5. Há ainda a forte possibilidade de que o top de linha possua uma tela flexível, porém isso não significa que todo o corpo do aparelho poderá ser dobrado, por exemplo.

Exynos 5 será atração do S4, mas com octa-core (Foto: Reprodução Etechmag) (Foto: Exynos 5 será atração do S4, mas com octa-core (Foto: Reprodução Etechmag))Processador do S4 deve ter oito núcleos
(Foto: Reprodução Etechmag)

Processador com oito núcleos

O processador do novo Galaxy S4 promete ser tão potente que merece ser analisado separadamente do resto do hardware. A expectativa é que o novo aparelho da Samgung venha equipado com um chip Exynos 5 de 1,8 GHz com inéditos oito núcleos. O componente, apresentado durante a CES 2013, combina dois processadores quad-core e promete economizar 70% de bateria.

Melhor desempenho

Além do novo processador, é provável que o Galaxy S4 venha equipado com 2 GB de memória RAM, o dobro da geração atual, e capacidade de armazenamento interna de até 64 GB, com expansão até 128 GB via cartão de memória. Além disso, é praticamente certo que a companhia mantenha a conectividade 4G (LTE), embora ainda não se saiba se ela será compatível com o padrão brasileiro.

Sensor de movimento dos olhos

O Galaxy S3 já apresenta um recurso que mantém a tela acesa enquanto o usuário olha para o aparelho. Sendo assim, é bastante provável que a Samsung evolua a tecnologia para o Galaxy S4. De acordo com supostas imagens do Android do aparelho, o novo top de linha da Samsung conseguirá detectar o movimento dos olhos do usuário. O recurso deve ser utilizado, por exemplo, para rolar uma página de leitura ou pausar a exibição de vídeos de acordo com o olhar de quem está utilizando o aparelho.

O Galaxy S4 terá design semelhante ao do tablet Note 8 (Foto: Reprodução/PocketInt) (Foto: O Galaxy S4 terá design semelhante ao do tablet Note 8 (Foto: Reprodução/PocketInt))Galaxy S4 deverá detectar o movimento dos olhos dos usuários (Foto: Reprodução/PocketInt)

Carregamento sem-fio

Carregar um smartphone por indução não é bem uma novidade no mercado. O recurso já pode ser encontrado em tops de linhas com o Nokia Lumia 920 e LG Nexus 4. Por essa razão, não será surpresa caso a Samsung também entre na moda e lance o Galaxy S4 com carregamento sem fio. O novo smartphone deve chegar ao mercado com a tecnologia de padrão Qi, a mesma presente nos concorrentes, que faz a recarga quando o aparelho é colocado sobre um suporte.

NFC

A conectividade Near Field Communication, ou simplesmente NFC, é outro recurso do S3 que deve ser mantido no Galaxy S4. O novo smartphone da Samsung deverá ser o primeiro a vir equipado com o sistema de pagamento em parceria com a Visa, anunciado durante o MWC 2013. Além disso, os donos do novo Galaxy poderão trocar arquivos, páginas da web e conectar acessórios apenas com a aproximação do aparelho com outros que também possuam o NFC.

Nova câmera fotográfica

Outra novidade bastante esperada pelos fãs da Samsung é a nova câmera. De acordo com testes do aparelho vazados nas últimas semanas, o Galaxy S4 tirará fotos de até 13 megapixels contra os 8 megapixels da geração anterior. O smartphone deverá vir acompanhado de Flash LED e fará vídeos em Full HD (1080p).

Samsung Galaxy S3 funciona com o 4G brasileiro (Foto: Allan Melo / TechTudo)Galaxy S4 virá com corpo de plástico do S3, mas
terá nova câmera (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Corpo de plástico

Uma das principais reclamações dos donos de smartphones da Samsung é o plástico utilizado no corpo do aparelho. Apesar disso, a companhia já bateu o martelo: o Galaxy S4 será fabricado com o plástico. A informação foi dada pelo vice-presidente da Samsung, Y. H. Lee, que afirmou que a fabricante não pensa apenas só na estética e resistência do aparelho quando escolhe os seus materiais, mas também na rapidez e eficiência que eles darão à produção dos gadgets.

Android 4.2 Jelly Bean

É certo que o Galaxy S4 virá equipado com a versão mais recente do sistema do Google: o Android 4.2 Jelly Bean. Além disso, o software do aparelho deverá trazer um upgrade da interface Nature UX, apresentada com o S3. Outras novidades podem ser a atualização dos aplicativos exclusivos da fabricante, além da inclusão do recurso que capta a movimentação dos olhos do usuário.

E aí, como você acha que o Galaxy S4 será? Não deixe de dar a sua opinião no Fórum do TechTudo! Além disso, não perca a cobertura em tempo real do Samsung Unpacked que o TechTudo fará nesta quinta-feira (14), a partir das 20h.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sanbel Guria
    2013-03-14T12:35:54

    gostei do ultra book ... pelo tamanho ta quase lá. De que adianta tanta potência se a bateria não aguenta nada ? vamos precisar de uma mochila com uma bateria de carro para o bicho funcionar. E não adianta falar de apple, pois o mesmo está sempre com a mesma cara. Gastem seus dinheiros suados com coisas mais úteis.

  • Thiago Souza
    2013-03-14T12:10:45

    Quanta inovação!! isso todos os outros tops de linha já estão saindo de fábrica. A mesma cara de saboneteira de plástico de lojinha de 1.99 de sempre.. Depois as samguesugas fas da Samsung querem falar q a Apple não faz nada de novo. kkkkkk

  • Uel Martins
    2013-03-14T19:47:07

    mais esperado poh@ nenhuma, por min que nem lançasse isso, não muda nada em minha vida !

  • telmo santana
    2013-03-14T18:42:18

    O palco esta pronto na Times Square. Vamos ver o que teremos de novidade.

  • Paulo Henrique
    2013-03-14T18:15:44

    kkkk se esse é o xingling mais esperado do ano kkkk fail!!! tablet de plástico

  • Aman Dioca
    2013-03-14T17:28:06

    Pronto!!! Agora deu o tiro de misericórdia na concorrência!!!

  • Luis Pinto
    2013-03-14T17:15:19

    Com tela de 4,99 polegadas vai ter a mesma dimensão do Galaxy TAB 5. A

  • Evandro Ribeiro
    2013-03-14T16:59:39

    Gostei da matéria e mostra que a Tech Tudo está "antenado" no que sairá no mercado e os benchmarks são sempre importante termos uma balização com os outros fabricantes. Esxclareço que acompanho esta coluna e o pessoal é extremamente competente e imparcial em suas análises.

  • Iramar Albuquerque
    2013-03-14T16:20:12

    tirando o tamanho e o preço abusivo é um aparelho top, em maio vou aos estados unidos evou comprar um S3 ou Nexus 4. esse aí não cabe no bolso;

  • Fernando Morelli
    2013-03-14T15:44:20

    Duro é pagar 3mil nesse Semi-Tablet, que se por ventura sofrer uma quedinha de meio metro não sobreviverá.

  • Leonardo R.
    2013-03-14T15:30:36

    Pamonha, Pamonha, Pamonha. (SAL, DOCE E A MODA)! Apenas R$ 1.

  • Monsenhor Razão
    2013-03-14T14:09:45

    isso aí no Brasil é uns 1200 reais... pois é só comprar nos USA e trazer pra cá... Mas como tem cara que gosta de reclamar de tudo e ainda por cima ser tonto... Pode custar uns 3 mil mesmo!

  • Bruno Oliveira
    2013-03-14T13:13:09

    (cont)Sugiro que procurem o assunto na pai dos burros Google. Não se assustem se um Snapdragon for o escolhido. O Snapdragon Quad Core com 1,9Ghz. Nada de Oito Nucleos que é totalmente desnecessário.Ah utilizo um Galaxy SIII e sou apaixonado pelo meu aparelho. Acho que um SIII com um "upgrade" para Quad Core de 2,0Ghz - 2GB RAM - PowerVR SGX 544. Esse seria perfeito!! Seria muito legal se a Samsung tornasse publica a verdade sobre as telas FULL HD em telas 5" rsrsrs. Sinceramente....

  • Bruno Oliveira
    2013-03-14T13:12:49

    (cont)Quanta abobrinha...Num mundo de telas um pouco maior 13" seria possivél sim ver a diferença. Porém, ter um smart com esse tamanho é coisa de outro mundo. Quem sabe estilo "Minority Report". Outra pegadinha do malandro da Samsung Mobile é o Dual Quad Core Exynnos 5 que "deve" se fazer presente no SIV. Você leu bem "deve", isso porque o tal processador não é tão estavél e apresenta problemas com a temperatura....

  • Bruno Oliveira
    2013-03-14T13:12:21

    Se alguém me responder porque devo comprar um smartphone com tela de 5 polegadas Full HD? Mas, não é só me responder no vazio. Quero alguém que tenha cabidel pra tal. Vamos lá...Numa determinada tela de 5" produzindo 1080p será capaz o olho humano notar a diferença pra uma de 720p? A resposta é logíca amigos! Claro que não!!! Essa tendência atual do mercado mobile tem o objetivo de chamar atenção dos leigos consumidores que não conhecem nada nadica sobre o assunto e se deixam levar pela ignorância nata de que uma tela FULL HD é o que importa rsrs.

  • Rafael Sofiati
    2013-03-14T13:10:32

    Eu gostaria de adquirir um Smartphone desse porte, com todas essas qualificações, entretanto acredito que o preço deles é um tanto quanto salgado, prefiro investir assim em um Xperia, Razr sei lá. Aposto que virão reclamar falando que os demais que eu citei estão quase o mesmo preço, mas acredito que ainda seja uma opção melhor, ou, quem sabe, esperar o S3 diminuir o preço.

  • Sanbel Guria
    2013-03-14T12:41:57

    exemplos de coisas úteis : viagem ao caribe, central multimidia para o carro, presentes para a namorada(o), tv 3d de 50 polegadas, bola oficial de volei, futebol americano e futebol de campo, passeio de helicóptero , tudo o que sua imaginação quiser. Celular é uma coisa que hoje não vale mais o investimento. Todos estão iguais e deixando as fábricas cada vez mais endinheirada.

  • Caio Chaves
    2013-03-14T14:08:01  

    Vou comprar mesmo o 4S ou um Nexus 4. Atualmente os celulares estão tomando tamanhos bizzaros.

    recentes

    populares

    • Caio Chaves
      2013-03-14T14:08:01  

      4s parece um mini game daqueles de agua, que vc tinha que por as argolas nas hastes rs!

  • Joao Santos
    2013-03-14T13:52:16  

    LG Nexus 4 já tem 2GB de RAM. Esqueceram de citar isso. O diferencial deste S4 será seu chip, octa. O resto os demais concorrentes tem. Camera de 13 o Sony Z tem, full HD vários tem. E assim por diante. Acredito que é aparelho sensacional, mas ficar nas mãos de uma fabricante, esperando atualização dela, é ruim. Depois que peguei um Nexus, onde tem atualização rápida pelo google, não quero mais sair desse padrão. Final do ano trocarei para o próximo que lançar (depois do Nexus 4 da LG).

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2013-03-14T13:52:16  

      Boa xará, nao tinha pensado nisso, e nao sabia que as atualizacoes dos Nexus eram mais rápidas. Realmente faz sentido. Olha, eu comprei um Galaxy S 1, e a única atualizacao que teve eu peguei de um site pirata, e fiz uma engembração. Quase perdi o celular. Mas vou fazer isso. O meu próximo será um Nexus. Obrigado e boa sorte.

    recentes

    populares

    • Joao Santos
      2013-03-14T13:52:16  

      Joao Jr. o único problema do nexus é a falta de espaço para armazenamento... o atual nexus 4 conta com apenas 16 gb de espaço e sem expansão por sd card... Se vc não se importa com isso sorte sua e aproveite um belo aparelho. Mas eu preciso de mais armazenamento... Só me satisfaço com mais de 32 gb... Espero que o próximo nexus feito pela motorola confirme o boato de que virá com 128 gb.... Aí sim, a google vai conseguir lançar o melhor aparelho android e ainda com o sistema puro!

  • Anderson Pimentel
    2013-03-14T13:21:13  

    Celular sinistro, mas na boa...... O Razr i já faz boa parte disso aí e tem quase as mesmas funções. Tirando as exclusividades é claro!

    recentes

    populares

    • Anderson Pimentel
      2013-03-14T13:21:13  

      aí vc viajou.. o Razr i é um celular mediano que não é nem o melhor da marca motorola....

    recentes

    populares

    • Anderson Pimentel
      2013-03-14T13:21:13  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk para mano! vc é de que planeta? querer comparar um Razr? kkkkkkkkkkk ou vc é totalmente desinformado ou é retardado mesmo.

  • Marcos Costa
    2013-03-14T12:41:34  

    Mais esperado do ano? Tá de sacanagem né Globo? kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Marcos Costa
      2013-03-14T12:41:34  

      kkkkkkk esse ficou brabo! kkkkk o ano mal comecou e ja temos lancamentos mais aguardados desse ano? xD

    recentes

    populares

    • Marcos Costa
      2013-03-14T12:41:34  

      William Caolho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Apple? Plastico? bebeu? ou n tem nem um dos dois?

  • Rodrigo Albuquerque
    2013-03-14T17:15:57  

    Um aparelho fantastico mais essa pegada do material de plastico acaba com designer do aparelho por isso iphone domina o mercado de smartphones, o consumidor quer algo bonito!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Albuquerque
      2013-03-14T17:15:57  

      Consumidor quer algo funcional seu fanboy da apple

  • Carlos Sousa
    2013-03-14T16:16:39  

     O TechTudo está achando que somos palhaços? Então, só existe um fabricante bom de smartphone no mundo, a Samsung. O resto são xing-lings ou aparelhos de baixa qualidade, como a Nokia, Apple, Motorola, BlackBerry, HTC, LG e Sony. Ok, somos idiotas, otários, cegos e burros. Somente a sul-coreana Samsung produz smartphones de alta tecnologia, resistentes, bonitos, de baixo custo, velozes e seguros. O resto dos fabricantes não prestam para nada.  Muito obrigado!

    recentes

    populares

    • Carlos Sousa
      2013-03-14T16:16:39  

      Explica aí pra gente então Carlos!

    recentes

    populares

    • Carlos Sousa
      2013-03-14T16:16:39  

      Carlos Sousa Calma ai cara.. o que o site escreveu de tão grave? Apenas passou informações sobre o novo aparelho.. Calma Fanboy..

  • Sidney Silva
    2013-03-14T13:15:54  

    Cara, essa foto do cara segurando o celular não está meio desproporcional? Parece mais um tijolo!!! KKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Sidney Silva
      2013-03-14T13:15:54  

      Esse é o Galaxy Note, não S4...

  • Tsidle
    2013-03-14T17:48:25

    Acho engraçadinho o povo brigar e qrer a tapas fazer as pessoas aceitaram oq vc deve fazer com o seu dinheiro....mas esquecem que o basico de um cel é fazer uma ligação, coisa que nenhum desses fazem direito, já que as operadoras no BR são um lixo...então, oq vc faz com um cel com uma tecnologia fantastica se o seu 3g não funciona como deveria? espera chegar em casa para usar o wifi que vc tem no seu pc? Parem de se bater defendendo uma marca que não respeita o consumidor meu povo!!!