20/03/2013 15h43 - Atualizado em 20/03/2013 15h43

Qual câmera Nikon é a melhor para fotografias amadoras e profissionais?

Adriano Hamaguchi
por
Para o TechTudo

Analisamos os modelos da Nikon para te ajudar a escolher sua próxima câmera digital. Usamos como base os principais modelos no mercado brasileiro, entre câmeras compactas, superzoom, semiprofissionais e profissionais.

Imagem de câmeras digitais Nikon (Foto: Reprodução)Câmeras digitais da Nikon (Foto: Reprodução)

Nós, brasileiros, sofremos com o atraso da chegada dos lançamentos e impostos de importação. Além disso, os equipamentos comprados no exterior podem ter sua garantia limitada no Brasil. Por isso, analise com atenção os recursos que cada modelo oferece para fazer a escolha certa.

Câmeras compactas

Se você busca um equipamento básico, existem muitas opções com alta resolução e recursos automáticos afiados. Alguns modelos ainda oferecem configurações manuais, permitindo que você explore as possibilidades da fotografia manual.

As principais vantagens deste tipo de equipamento são o tamanho reduzido e os preços menores. Os principais problemas são o tamanho das lentes e do sensor, fatores que limitam alguns tipos de fotografia.

Quadro comparativo de 3 modelos de câmeras compactas (Foto: Reprodução)Quadro comparativo de três modelos de câmeras compactas (Foto: Reprodução)

A Nikon Coolpix S9300 é uma câmera básica, com boa resolução, zoom potente e preço relativamente acessível.

A P310 por sua vez, possui a abertura máxima maior que a S9300, permitindo captar melhores imagens em ambientes escuros. Outra vantagem da P310 são os ajustes manuais de exposição e foco, permitindo que você tenha mais controle sobre a imagem.

Se a intenção é economizar ao extremo, a S4300 é a mais indicada, mas fique atento às suas limitações. Mesmo que a resolução seja de 16 megapixels, a qualidade da imagem não é a mesma.

Câmeras superzoom

Quem ainda não está convicto de que uma câmera DSLR é a melhor opção, indicamos as câmeras superzoom. A “pegada” é mais próxima das câmeras DSLR e há uma série de ajustes que proporcionarão maior controle dos resultados.

São geralmente mais caras que as câmeras compactas e as principais vantagens são o zoom poderoso e o controle manual da exposição e do foco. Uma das limitações é o tamanho do sensor, próximo das câmeras compactas.

Quadro comparativo de três modelos de câmeras superzoom Nikon (Foto: Reprodução)Quadro comparativo de três modelos de câmeras superzoom Nikon (Foto: Reprodução)

A Coolpix P510 possui um zoom potente, boa resolução e bom desempenho em ambientes escuros. Apesar do modelo P520 ser mais recente e oferecer recursos mais avançados, o preço e a disponibilidade da P510 são mais atraentes.

A Coolpix L810 não oferece recursos para ajuste manual da exposição, mas ainda sim é uma boa opção para quem deseja uma câmera desta categoria gastando pouco.

A Coolpix P520 foi lançada em janeiro de 2013. Tem a melhor resolução dentre os três modelos apresentados, mas levando em consideração seu preço, indicamos que você invista um pouco mais e adquira uma câmera DSLR básica.

Câmeras DSLR básicas 

As DSLR básicas não são equipamentos profissionais, mas o tamanho das lentes, abertura e resolução do sensor permitem que você alcance excelentes resultados com controle total sobre a imagem.

Este tipo de câmera permite que você troque as lentes, e geralmente são vendidas com lentes 18-55 mm. Este é o tipo de lente “padrão”, ideal para iniciantes na fotografia com câmeras DSLR. Confira a matéria do TechTudo que explica as principais características de cada tipo de lente para câmeras DSLR.

Comparativo entre três modelos de câmeras DSLR básicas (Foto: Reprodução)Comparativo entre três modelos de câmeras DSLR básicas (Foto: Reprodução)

A Nikon D5100 é um dos modelos mais indicados para quem deseja ingressar no mundo das câmeras DSLR investindo pouco. O valor é o mais atrativo desta categoria e seus recursos são competitivos, quando comparado a modelos mais recentes e mais caros.

Tudo depende do ponto de vista e da necessidade de cada um. Se você não precisa de uma resolução maior que 16 megapixels, a D5100 é uma boa pedida. Mas se você precisa imprimir imagens em grandes formatos, a D3200 é mais indicada.

A D5200 é a evolução da D5100, e como geralmente acontece, novos recursos foram adicionados à série, como o aumento da resolução.

Existem ainda as câmeras DSLR compactas. As dimensões deste tipo de câmera são reduzidas, trazendo mais praticidade no transporte. Os preços no Brasil, porém, ainda estão bem salgados, e o acesso às funcionalidades através do menu não facilita a vida do fotógrafo.

Câmera DSLR avançada

A melhor opção é sempre a câmera que atende seus objetivos. Principalmente nos modelos profissionais, a pesquisa de preços na Internet é fundamental. Fique atento aos comentários positivos e negativos dos compradores nos sites de reclamações e ferramentas para comparação preços.

Quadro comparativo de três modelos de câmeras DSLR avançadas (Foto: Reprodução)Quadro comparativo de três modelos de câmeras DSLR avançadas (Foto: Reprodução)

A Nikon D600 é uma excelente opção para quem deseja uma câmera avançada. O sensor deste modelo é full-frame e possui uma excelente resolução.

A Nikon D800 é recomendada para quem precisa de maior velocidade do obturador e imagens com maior resolução. Estas são as principais diferenças em relação à D600, o que explica a diferença de preços.

A Nikon D4 é a melhor opção para quem precisa de alta velocidade em fotografia com disparo contínuo. Outra vantagem é seu bom desempenho em fotografias com alto ISO. A desvantagem deste modelo é o seu preço alto e a resolução inferior às demais câmeras desta categoria.

Dicas:

* Evite lançamentos, a não ser que o preço não seja um problema ou que você faça questão de uma nova função que o novo equipamento oferece;
* Evite os modelos que já saíram de linha há mais de três anos. Pode ser difícil encontrar peças para reposição e assistência técnica;
* Experimente a câmera antes de se decidir. Fotografe, transfira as imagens para o computador e analise a qualidade das imagens;
* Avalie a possibilidade de comprar um equipamento usado, caso o vendedor seja de sua confiança.

A média de preços dos comparativos foi feita com base nas ofertas de lojas nacionais e internacionais com acréscimo do frete e impostos. Fique atento às promoções das lojas virtuais, nas quais você pode conseguir um ótimo equipamento por preços interessantes. A diferença de preços entre as lojas é pode ultrapassar 40% do valor. Além de pesquisar bem os preços, verifique a reputação da empresa para não comprar “tijolos”. Confira nos sites de reclamações se a loja realmente respeita o consumidor.

A qualidade de uma fotografia não depende apenas do equipamento. Boa parte do sucesso vem da sensibilidade do fotógrafo, da composição, do ângulo retratado, da configuração e da percepção sobre o momento.

Independente da câmera que escolher, confira as dicas do TechTudo sobre fotografia manual e capriche nos cliques.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Emerson Montanher
    2014-02-20T21:00:41

    Minha Nikon D80 caiu e quebrou, Qual seria o modelo da Nikon que pode substituir a D80, Sei que a D80 não é mais produzida.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Enrico Rocha
    2014-01-23T13:13:51

    Parabéns ótimas dicas para quem quer iniciar como fotografo mesmo que não tenha pretensão Profissional!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Brito
    2013-03-20T21:03:43

    Ótimas dicas!! Parabéns pelo material!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • TERCIO BAMONTE
    2013-04-17T10:10:05

    esqueceram da D7000 - 7100, que são avançadas e estão um patamar abaixo da D800

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Flávio Machado
    2013-03-22T17:04:15

    Só uma errata! A Nikon D3200 grava 20 minutos, e não 10 como está especificado na matéria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário