Celular

14/03/2013 07h35 - Atualizado em 14/03/2013 07h35

Xperia ZQ: confira as primeiras impressões do top da Sony

Isadora Díaz
por
Da redação

O top de linha da Sony, Xperia ZQ, não é um desconhecido para o TechTudo. Estivemos com ele na CES, no MWC e, em janeiro, uma versão de testes "apareceu" na redação. Mas agora é para valer: hoje a versão final do elegante smartphone da empresa japonesa, enfim, chegou em nossas mãos. Embora ainda sem a embalagem definitiva, já é possível comprovar que a Sony vem firme para brigar pelo topo.

Sony Xperia ZQ e sua tela Bravia de 5 polegadas (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Sony Xperia ZQ e sua tela Bravia de 5 polegadas (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O Xperia ZQ, para início de conversa, é bonito, mas grandalhão. Só de tela, o aparelho tem 5 polegadas, o que faz dele maior do que rivais de peso como o Galaxy S3 e o Lumia 920, por exemplo. Mas o tamanho vale a pena, especialmente se levarmos em conta a resolução de 1080 x 1920 pixels e a já conhecida qualidade Bravia.

Ainda em relação ao design, podemos dizer que o aparelho tem jeitão robusto. Ele não é o mais fino nem o mais leve dos smartphones - está, aliás, longe disso com seus 150 g -, mas passa a sensação de resistência. A pegada também é boa, já que a textura da traseira do aparelho impede que ele escorregue da mão com facilidade.

Xperia ZQ visto de frente: bonito, mas grandalhão (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Xperia ZQ visto de frente: bonito, mas grandalhão (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O desempenho o aparelho é impecável, ao menos em nossos testes iniciais. A transição de telas é leve e o smartphone roda o Android 4.1.2 sem engasgos, graças ao processador quad-core de 1,5 GHz. O top de linha, como era de se esperar, roda tranquilamente jogos e aplicativos pesados. Neste quesito, ponto para a Sony.

Mas, se você procura um aparelho com uma supercâmera, talvez deva repensar sua escolha. Isso porque, embora tenha 13 megapixels de resolução e um baita flash LED, o ZQ ainda fica atrás do peso-pesado da Nokia, o Lumia 920, principalmente no que se refere a fotos tiradas em ambiente interno - mas até aí tudo bem, já que o 920 tem aquela que é considerada, de longe, a melhor câmera do mercado. A frontal, por outro lado, cumpre o que promete. São 2,2 megapixels, que não fazem feio em vídeochamadas.

Traseira do Xperia ZQ. Destaque para a tampa inferior, que ˜esconde˜ o chip SIM e o cartão microSD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Traseira do Xperia ZQ. Destaque para a tampa inferior, que ˜esconde˜ o chip SIM e o cartão microSD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Por último, é importante ressaltar que o Xperia ZQ não é o Xperia Z. Parece redundante, mas a gente explica: o ZQ é a versão brasileira do aparelho e não é à prova d'água como seu irmão gringo. Fora isso, as diferenças são poucas, e quase todas se referem ao design. O ZQ é mais "baixinho", apesar de a tela ser igual, já que 75% da versão tupiniquim é composta de tela.

Em breve, o TechTudo trará o review completo do aparelho. Acompanhe!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucca Lupatini
    2013-04-29T22:18:12

    e a sony fez uma pesquisa e os brasileiro preferiram o zq, pelo seu corpo mais compacto

  • Lucca Lupatini
    2013-04-29T22:17:15

    parem de ser leigos, a sony lançou o zl e o z no exterior, o ZQ é uma variação do ZL e não do Z que é aprova de água. a sony quis tirar a resistência de água do zl/zq para deixar o corpo mais compacto, reduzindo o espaço inutil da carcaça, e para deixar justo a troca, ela adicionou um ir blaster, botão dedicado a câmera e outros pros que não são presentes no Z ao ZL/ZQ. e o Q só muda que tem o suporte do 4g brasileiro em relação ao ZL

  • Marcos Souza
    2013-04-05T22:28:14

    Eu uso iPhone a 4 anos compensa comprar um aprelho que usa plataforma Android?

  • Marcio Martins
    2013-03-26T17:58:25

    de fato, comprei o Z importado... Ja usei o ZQ tambem. Apesar de ter acabamento inferior (nao muito inferior), o ZQ se adapta melhor nas mãos. Mas nao trocaria meu Z pelo ZQ rsrs.. ate porque ele é mais "protegido" tem capinhas em todo lado, na USB, no fone de ouvido, etc.. o q impede a humidade, poeira, maresia e etc danificar o aparelho. Tive problemas com maresia no meu Galaxy S2 e espero que esse Z resista mais.

  • Felipe Farah
    2013-03-14T23:40:24

    Terá um review completo ou é só isso mesmo?

  • Ricardo Fernandes
    2013-03-14T22:14:18

    Se depender de mim esse aparelho vai encalhar, é muito feio. O Xperia Z é mais bonito, e tem diferenciais que poderiam atrair os consumidores, já o ZQ não traz nenhum atrativo para ser o Top da Sony no Brasil, desta vez errou feio.

  • Bruno Minasi
    2013-03-14T16:44:51

    Ta bom... mas e o que é realmente importante Data de Lançamento e Preço? Ninguém descobriu? Pelo jeito vai sair o Galaxy SIV antes do ZQ!!!

  • Renato Calado
    2013-03-14T16:10:58

    Vejam o vídeo e verão. Meu iPhone e instantâneo, nem chega aos pés!

  • Fernando Domingues
    2013-03-14T16:03:23

    Comentei antes e não saiu. O ZQ é apenas mais "gordo" que o S3, mas é menor. Só olhar as especificações nos sites de cada empresa.

  • Kamila Dilon
    2013-03-14T15:28:36

    Peguei um XPERIA Z..... Muito show de bola. Desfiz do meu S3 e noa me arrependo nem um pouco.

  • Gustavo Lander
    2013-03-14T14:13:06

    eu tinha o xperia play. pena que ele quebrou sozinho 1 semana depois de acabar a garantia. mas apaixonei nos celulares da sony. infelizmente esse ai vai custar os olhos da cara, se não eu pegava fácil hehe

  • Felipe Nobre
    2013-03-14T13:43:16

    Semana passada comprei o Xperia Z, uma palavra EXELENTE! Ele soh deixa a desejar um pouco na bateria, nao dura muito. Recomendo. Passei de usuario iOS pra Android, ainda estou em acostumando, mas posso dizer que è um exelente smartphone e recomendo.

  • Ronyelson Ferreira
    2013-03-14T13:04:28

    Ops.. Sem querer digitei XQ... !! Quis dizer o Xperia ZQ !!!!!

  • Ronyelson Ferreira
    2013-03-14T13:02:21

    Olá queridos do Tech Tudo !! Antes de mais nada registro aqui a minha confiança neste site, afinal sempre que quero saber das novidades do mundo tecnológico é aqui que eu venho... Falando a respeito do Xperia XQ, eu estou extremamente decidido a comprá-lo... Depois de ter o Xperia Arc, Xperia Live Walkman, Xperia U, Xperia S não consigo me ver sem a Sony, então gostaria de saber se poderiam por gentileza informar qual a data de lançamento do XQ no Brasil !! Já mandei e-mail no Site da Sony, no Blog Oficial, entrei em contato telefônico em vários prédios e contatos da Sony e não há data certa!

  • Andre Candido
    2013-03-14T10:12:36  

    Quero o Z, q se f.o.d@ o 4G, internet 3G ja num presta.

    recentes

    populares

    • Andre Candido
      2013-03-14T10:12:36  

      Andre meu amigo 4G e 3G e a internet nao o Aparelho ! o Xperia Z ou ZQ sao 4G !!!!! mai spara o Brasil isto nao Faz muita Diferenca pois no BRASIL NAO TEM INTERNETE 4 G !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Andre Candido
      2013-03-14T10:12:36  

      Demis Rodrigues .Será que podemos considerar que temos 3G mesmo. Pra mim ainda estou em dúvida, pois vai ter uma telefonia ruim assim...

  • Bruno Vieira
    2013-03-14T08:27:56  

    Não esqueça do infra vermelho.

    recentes

    populares

    • Bruno Vieira
      2013-03-14T08:27:56  

      kkkkkk.boa

  • Anderson Sm
    2013-03-15T08:04:54  

    Carlos Silva um dos critérios utilizado é o imposto. Aqui no Brasil se cobra muito imposto o que torna qualquer mercadoria carissima. Para vc ter uma idéia aquele mini carro que vc ve na rua o tal de Smart, na Europa sai por aproximadamente R$20.000,00 aqui no Brasil custa entre R$ 55.000,00 a R$60.000,00.

    recentes

    populares

    • Anderson Sm
      2013-03-15T08:04:54  

      Mas esse do imposto nós já estamos acostumados, mesmo não concordando com essa roubalheira. O outro problema é o fato lançar o "mesmo" aparelho com qualidade inferior e como comentaram aqui parece que é só Sony que está fazendo isto.

  • Carlos Silva
    2013-03-14T16:50:57  

    Gostaria de saber que critérios eles usam pra lançar esses aparelhos com diferenças de região para região. Nos países ricos alem de ser mais barato, o material usado é melhor, vem acessórios a mais do que aqui no Brasil, é a prova d'água etc... E pra nós, não basta ser mais caro, tem que ser inferior em vários aspectos.

    recentes

    populares

    • Carlos Silva
      2013-03-14T16:50:57  

      Povo Burro!

    recentes

    populares

    • Carlos Silva
      2013-03-14T16:50:57  

      Ricardo Fernandes Mas brasileiro não é trouxa? Paga uma fortuna por verdadeiras carroças lá fora, só para mostrar para o vizinho que tem. Brasil com seu povo com cabeça de homer simpson, fica fácil de enganar, pior que a grande maioria compra, e só vai pela marca ainda.

  • Pedro Seoane
    2013-03-14T16:21:34  

    Apenas para deixar claro o que até a Techtudo explicou errado, o Xperia ZQ NÂO é a versão brasileira do Xperia Z, ele é a versão brasileira do Xperia ZL. São aparelhos diferentes, porém com várias semelhanças. A principal diferença seria que o Xperia Z tem resistência à água e poeira, além do seu tamanho também ser maior. Infelizmente a Sony já divulgou que apenas o Xperia ZQ virá para o Brasil, explicando que, segundo uma pesquisa em que apenas ela teve acesso, o Xperia Z não estaria dentro do perfil de consumo do brasileiro com relação a smartphone.

    recentes

    populares

    • Pedro Seoane
      2013-03-14T16:21:34  

      Uma pesquisa que ninguém teve acesso mesmo, só a Sony. Pode até ser verdade, mas o critério mesmo é poder aquisitivo pois o Z está saindo na Sony da Inglaterra por 529 libras. E provavelmente sairia aqui no Brasil por mais de 2500 se considerarmos impostos e mais impostos. Mas é indubitável que o Z é bem mais interessante.

  • Renato Calado
    2013-03-14T16:09:45  

    Meu Deus, Depois que você clica 3 segundos depois sai a foto. kkkkkkk E tem gente elogiando isso? Coitados

    recentes

    populares

    • Renato Calado
      2013-03-14T16:09:45  

      Demora a focalizar, isso é fato. Provavelmente você é usuário de iphone. Tive uma experiência com a câmera de um Smartphone Sony e um Iphone4S. No topo do edifício Rockfellercenter, em NYC, fui tirar foto de uma pessoa com o Empire State de fundo. O sol estava ao fundo da imagem e na foto do iphone4S da própria pessoa só apareceu a sua sombra e o sol. Experimentei tirar foto com um XPERIA S e a foto saiu nitidamente, com todos os detalhes, prédios, sol e a pessoa (inclusive o rosto com perfeição). Nesse momento a pessoa se rendeu à câmera da Sony. Não é a velocidade que determina a qualidade.

  • Leonardo R.
    2013-03-14T15:49:44  

    Peguei um Nokia 6129 (ano 2001) e dei meu S3 para meu cachorro brincar.

    recentes

    populares

    • Leonardo R.
      2013-03-14T15:49:44  

      Marcelo Siqueira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Leonardo R.
      2013-03-14T15:49:44  

      E o cachorro quis brincar com essa porcaria?

  • Junior Oliveira
    2013-04-05T15:44:50  

    Corrigindo: A melhor câmera do mercado agora é a do S4.

    recentes

    populares

    • Junior Oliveira
      2013-04-05T15:44:50  

      O sensor do S4 é fabricado pela Sony. A melhor câmera hoje é a do Nokia 920.

    recentes

    populares

    • Junior Oliveira
      2013-04-05T15:44:50  

      Horrivel ! A nokia so pode ser quebrada nesse quesito é mesmo pela Sony !

  • Francisco Passos
    2013-04-05T13:36:12  

    A Sony NÃO RESPEITA o consumidor brasileiro, enquanto lança lá fora, Estados Unido e Europa o Xperia Z lança aqui este de ZQ com qualidade bem inferior e com preço bem mais caro. Vejam TAMBÉM o caso do Ultrabook SVD11225CBB Duo 11 Preto-Tela LED Touch 11,6", 6GB de memória,SSD de 128GB e Windows 8 por R$ 5.499,00, lançado aqui no Brasil, enquanto nos Estados Unidos o mesmo equipamento com 8GB de memória e SSD de 256GB por $ 1.799,99 (= a + ou - R$ 3.600,00), ou seja o dobro da capacidade do disponível no Brasil e por quase a metade do preço. É a Sony confirmando o DESREIPEITO COM O BRASIL.

    recentes

    populares

    • Francisco Passos
      2013-04-05T13:36:12  

      Sr.Francisco eu comprei Sony Xperia ZQ (tenho um iphone 4) este aparelho e bem completo e com preço bem competitivo não concordo com a Sansung que tem um alto preço e iphone 5 que e ótimo, mas com preço não muito bom com poucas inovações em relação ao 4 eu muito fã da sony nao tem comparação com as outras duas em relação a respeito com o seu cliente, basta ver o que aconteceu com duas TVs Sansung que eu tenho e o iphone e muito bom, mas também cobra tudo.

  • Francisco Passos
    2013-03-17T21:16:57  

    O Xperia ZQ, é uma mais prova inconteste de que a Sony, não respeita o consumidor brasileiro. Lança o modelo "Z", na Europa e nos Estados Unidos, retira uma série de recursos do equipamento (Põe um Q depois do Z) e vende aqui no Brasil como sendo o top de linha dela. Nos fazendo de otários.

    recentes

    populares

    • Francisco Passos
      2013-03-17T21:16:57  

      Benedito Barbosa Veja ENTÃO o caso do Ultrabook SVD11225CBB Duo 11 Preto-Tela LED Touch 11,6", 6GB de memória,SSD de 128GB e Windows 8 por R$ 5.499,00, lançado aqui no Brasil, enquanto nos Estados Unidos o mesmo equipamento com 8GB de memória e SSD de 256GB por $ 1.799,99 (= a + ou - R$ 3.600,00), ou seja o dobro da capacidade do disponível no Brasil e por quase a metade do preço. É a Sony confirmando o DESREIPEITO COM O BRASIL

    recentes

    populares

    • Francisco Passos
      2013-03-17T21:16:57  

      Não...isso é o seu país que mete a mão em taxas absurdas. Você acha mesmo que as empresas aprovam isso?! Não gostou? Compre lá fora...ou não compre. Vá viver com o que o seu país produz...ou seja...arroz!

  • Josaphat Chaves
    2013-03-14T09:34:25  

    Qual é a vantagem do nosso Xperia Z ser o "Q"? O que significa não ser a prova d'água. Ele sairá bem mais em conta? Duvido, dependendo do País que compararmos, pra nós ele sairá mais caro. E se compararmos ainda o poder aquisitivo do brasileiro ele sairá muito mais caro. Mas a prova d'água no Brasil? Não precisa, não é, não temos água por aqui, recursos hídricos escassos, poucas chuvas, nenhum rio que parece mar. E sobre o litoral, quase não há saída para o mar... Mas uma pra gente engolir...chega!

    recentes

    populares

    • Josaphat Chaves
      2013-03-14T09:34:25  

      Raul Ramos. Doido é o Xperia Z, mais interessante do que o modelo com uma letra a mais. Valeu!

    recentes

    populares

    • Josaphat Chaves
      2013-03-14T09:34:25  

      o ZQ é uma variação do ZL, e não do Z