Internet

14/04/2013 12h21 - Atualizado em 21/05/2013 11h24

4G de smartphones importados funciona no Brasil? Entenda

Thiago Bittencourt
por
Para o TechTudo

Comprar um smartphone no exterior pode representar uma vantagem tanto por aspectos financeiros quanto por tecnológicos. Atualmente, por exemplo, a maioria dos celulares adquiridos fora já vem embarcados com a tecnologia 4G. Diante deste fato, a seguinte dúvida paira no ar: aparelhos importados acessarão a rede 4G do Brasil? Para te ajudar, o TechTudo responde a questão, analisando a situação atual da tecnologia no país.

4g lteTecnologia 4G já está presente em diversos modelos
estrangeiros (Foto: Reprodução)

Criada para aprimorar o trafego de dados da banda larga móvel, proporcionando maior velocidade e estabilidade, a tecnologia 4G, também conhecida como LTE (Long Term Evolution), pode alcançar velocidades de conexão que giram em torno de 100 Mbps. Ou seja, muito superior aos padrões adotados atualmente no Brasil.

Porém, para que a tecnologia 4G seja viável, ela deve operar em uma determinada faixa de frequência reservada para ela. Assim, um fato importante deve ser levado em consideração: a frequência adotada pode variar de um país para outro. Segundo o Portal da Copa – site do governo federal brasileiro sobre a Copa do Mundo de 2014 -, o Brasil licitou em junho de 2012 a faixa de 2,5 GHz para o 4G. Alguns países da Europa e Ásia operam no mesmo espectro, mas os Estados Unidos e o Canadá, por exemplo, utilizam a faixa dos 700 MHz.

Será que o 4G do Brasil terá as mesmas franquias limitadas do 3G? Participe da discussão no Fórum!

Assim, um aparelho comprado na América do Norte tem grandes chances de não funcionar no 4G brasileiro, enquanto aqueles adquiridos na Europa podem ser compatíveis. O mais importante é conferir antes da compra a faixa em que a conexão atua: se for entre 2,5 e 2,6 GHz, ele estará liberado para uso no país. Em outras frequencias, por enquanto, o 4G ficará inoperante, e o 3G será a única opção disponível para o aparelho - já que esta banda é compatível com as frequencias estrangeiras.

O motivo que levou o governo brasileiro a optar por uma frequência incompatível com a de muitos outros países se deve ao fato da faixa de 700 MHz já se encontrar ocupada por emissoras de televisão analógicas. Ou seja, para que o 4G brasileiro possa operar na mesma faixa adotada em outros países, o processo de digitalização do sinal de televisão deverá ser totalmente concluído.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wualison Pablo
    2017-02-24T20:28:20  

    boa noite estou querendo comprar um aparelho na china mi 5, tem as seguintes configuraçoes 4G: FDD-LTE b1 / 3/7 TDD LTE-B38 / 39/40/41, funcionaria no brasil no 4g normal ...

    recentes

    populares

    • Wualison Pablo
      2017-02-24T20:28:20  

      A rede 4G: FDD-LTE 1800/2100 / 2600MHz Pega no Brasil ?

    recentes

    populares

    • Wualison Pablo
      2017-02-24T20:28:20  

      sim, pega

  • Erico Freitas
    2016-12-06T05:06:16

    Estou para adquirir um roteador portátil 4G LTE modelo AC 810S da NETGEAR o qual adquirei na AliExpress, esse modelo funciona no Brasil alquem poderia dar essa informação?? Sds, Erico Freitas

  • Marcio Rj
    2013-06-02T18:35:45

    Possuo um iPhone 4S comprado na Espanha, será que a frequência 4G dele funcionará ? tem algum software que faça esse teste ?

  • Leo Santos
    2013-04-17T13:42:47

    Ouvi falar que o Galaxy S4 vai vir com diversas faixas de frequência no aparelho, não sei se isso é possível, dessa forma, se ele for comprado nos EUA deve funcionar aqui no Brasil.

  • Thiago Oliveira
    2013-09-26T00:32:34  

    Pessoal, cuidado com a matéria!! Ao comprar celular por aí, não basta saber se ele é LTE2600. Existem dois tipos de LTE2600. Pra usar no Brasil, verifique se o aparelho é LTE-FDD 2600. Sim, procure do tipo FDD e não TDD. No Reino Unido, na operadora EE, provavelmente achará FDD-LTE 2600. Mas tem que pesquisar na Internet antes de comprar pois essa informação às vezes não está na caixa.

    recentes

    populares

    • Thiago Oliveira
      2013-09-26T00:32:34  

      ola me ajuda? estou afim de comprar um lenovo k920 no aliExpress tem ele, na qual ele trabalha com o FDD LTE 4G 1800/2600 mhz entao ele funcionará no brasil!??????

  • Luiz Fernando
    2015-05-15T09:45:36

    eu li bastante,entendi que a frenquencia de um pais é maior que a de outro,mais afinal o 4g dos EUA funciona no brasil ou nao??

  • Éric
    2014-11-28T09:44:19

    Estou na Italia e gostaria de comprar o novo modelo do Moto G por aqui, alguem sabe me dizer se ele irá funcionar no Brasil? Caso não funcione o 4G o 3g funcionaria? Grato.

  • Gabriel Augusto
    2014-08-13T19:58:20

    Estou com um problema: Comprei um G2 importado (d802), e pelo que pesquisei não possui a frequência necessária para usar 4G aqui no Brasil. Pois bem, a solução seria "colocar" a versão d805 nele, né? Já pesquisei em todos lugares, muitos tem tutoriais que apresentam diversos tipos de erros, informações muito confusas, arquivos que não estão mais disponíveis para download ... Enfim, nada resolve. Sou iniciante nessa área, se alguém puder me passar um tutorial bem explicado, sem termos difíceis, seria muito grat

  • Juca Souza
    2013-04-17T13:24:50

    Povo é iludido d+...se o 3G funcionasse corretamente e com um limite maior de dados, creio que já estaria de bom tamanho para muitas pessoas...Já testei o 3g Max da Claro e bateu 3.5MB...Uma velocidade muito satisfatória na minha opinião...Creio que o da VIVO seja tão bom quanto...Mas acho que o limite era 500mb por mês....um vídeo HD de 5 minutos já vai acabar sua cota inteira do mês...Precisa mudar isso aí...

  • Mauro Barros
    2013-04-17T13:06:12

    O reporter deveria se informar melhor. O Canadá também trabalha na faixa de 2,6GHz. Portanto, aparelhos comprados no Canadá funcionarão em rede LTE no Brasil sem problemas.

  • Pedro Lima
    2013-04-15T20:55:32

    O 4G dos smartphones asiáticos importados também não vão funcionar no Brasil, somente os modelos vendidos oficialmente aqui.

  • Pedro Lima
    2013-04-15T20:55:32

    O 4G dos smartphones asiáticos importados também não vão funcionar no Brasil, somente os modelos vendidos oficialmente aqui.

  • Leonardo Oliveira
    2013-04-15T16:46:47

    Os Nokia LUMIA 920 e 820 já funcionam no 4G do Brasil!!!!

  • Érico Lopes
    2013-04-15T11:25:39

    Mesmo assim comprarei o sucessor do iPhone 5 nos EUA, não assinarei o 4G, justamente porque vai custar o olho da cara... vou ficar no 3G + mesmo...

  • Vanderlei Silva
    2013-04-15T10:23:57

    ja tenho no meu o 4g realmente é incrivel

  • Maykon Azevedo
    2013-04-14T20:40:42

    Matéria curta simples e direta! Mto boa! ;)

  • Tiago Alves
    2013-04-14T14:32:36

    Muito boa essa informação, até que enfim...tsc tsc

  • Daniel Falcão
    2013-04-14T16:23:30  

    vou poder comprar meu xing-ling boladão :D

    recentes

    populares

    • Daniel Falcão
      2013-04-14T16:23:30  

      Se Liga comprar celular da China no camelô pode ser furada a Anatel vai bloquear esses celulares a partir do ano que vem

  • Erutan
    2013-04-14T14:15:21  

    Até que enfim uma matéria relevante... Muitas pessoas ainda tem essa cisma com o "selo anatel"... Como se todo aparelho que não tiver selo anatel não seja um produto original e não vá funcionar... Só compro aparelhos TOP importado... Jamais pagarei os valores cobrados aqui.

    recentes

    populares

    • Erutan
      2013-04-14T14:15:21  

      Bem, conforme informado pela notícia, se quiser que o 4G funcione é melhor comprar da Europa e não dos EUA. Rsrs...

  • Claudio Fanticelli
    2013-04-14T15:11:34

    bom esta faixa de frequência não será liberada para telefonia, a não ser que mudemos a faixa de UHF ( 400 a 860 MHZ ) utilizada para tv analógica e Digital tambem. Já que todos os canais digitais foram lançados em UHF. Os atuais canais que estão em VHF ( 55 a 220 MHZ ) analógicos estão migrando para digital em UHF. Portanto não teremos espaço nesta frequência. E também não poderemos esperar até 2018 já que foi prorrogado o prazo para encerramento dos canais analógicos.

  • Lucio Mendes
    2013-04-14T13:50:06  

    Isto eh uma informacao muito importante que maioria das pessoas nao dao importancia

    recentes

    populares

    • Lucio Mendes