Celular

07/04/2013 09h59 - Atualizado em 27/06/2013 16h42

4G no Brasil: o que vem por aí e o que você precisa para usá-la

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A internet 4G já está funcionando no Brasil. Ainda presente em poucas cidades - das quais a cobertura se limita a alguns bairros e, ainda assim, a uma ou outra operadora -, a banda larga móvel chegará até o fim de abril em todas as cidades-sede da Copa das Confederações (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza), com cobertura em 50% do espaço urbano. Ainda assim, usufruí-la está longe de ser apenas ligar para a operadora e pedir o novo serviço. Entenda:

  •  
Motorola Razr HD posssui uma tela de 4,7 polegas de alta definição e com ótima reprodução de cores (Foto: Stella Dauer/TechTudo) Motorola Razr HD é um dos poucos modelos compatíveis com a rede 4G brasileira (Foto: Stella Dauer/TechTudo)

Compatibilidade ainda é pequena

Um problema para o ingresso do consumidor nestes planos é que o número de aparelhos compatíveis com o 4G no Brasil ainda é bem pequeno. Somente dez celulares homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações têm compatibilidade com este padrão de conexão à Internet, e todos eles possuem valores acima dos R$ 1,5 mil.

Uma das séries de maior sucesso no Brasil e no mundo, o iPhone, não é compatível - nem em sua versão mais recente - com o padrão 4G LTE que o Brasil adotou. Aqui, o iPhone 5 apenas se conecta ao padrão HSPA+ (conhecido como "3G+"); mesmo caso do seu grande rival, o Galaxy S3.

Guia de Smartphones: veja quais aparelhos chegaram ao Brasil no mês passado

De acordo com a lista do site Teleco, dentre os smartphones homologados para a rede 4G brasileira, somente o BlackBerry Z10, Nokia Lumia 920 e 620, Motorola Razr HD, LG Optimus F5 e Optimus 6, Sony Xperia ZQ e três modelos da Samsung, Galaxy Note II, Galaxy Express e Galaxy S3 (uma versão diferente ainda não à venda) têm condições para operar com a nova tecnologia. Caso você não tenha um destes modelos, nem adianta contratar o 4G em sua inauguração.

Com a rede 4G LTE, as operadoras também oferecerão os equipamentos compatíveis (Foto: Allan Melo / TechTudo)Com a rede 4G LTE, as operadoras também oferecerão os equipamentos compatíveis (Foto: Allan Melo / TechTudo)

No caso dos modems de internet móvel, nenhum dos modelos disponíveis atualmente é capaz de operar no 4G. Ao lançarem o serviço, as operadoras oferecerão condições especiais de pagamentos para adquirir os novos equipamentos compatíveis com a rede LTE.

4G é quatro vezes mais rápido que o 3G

O 4G traz benefícios em, basicamente, um vetor: a velocidade de transferência de dados. Com a tecnologia LTE, a experiência que se tem é equivalente a velocidade de um smartphone, tablet ou notebook conectado à rede Wi-Fi. Se você precisa transferir arquivos grandes e fazer downloads com o mesmo desempenho que você teria conectado a uma rede sem fio, então o 4G será realmente útil para você.

O que a rede 4G pode trazer de benefício na sua vida? Compartilhe a sua opinião!

Na prática, toda esta modernização traduz uma diferença bem impressionante no desempenho da conexão à Internet de um dispositivo móvel. Atualmente o padrão 3G de rede mais avançado no Brasil, o 3G+, oferece opções de conectividade com velocidades médias de 3 Mbps. Com o 4G, o número pode ser de até 25 Mbps, com velocidades médias de 7 a 12 Mbps.

Em condições ideias e com a rede com poucos usuários, foi fácil conseguir estas velocidades na Futurecom 2012 (Foto: Allan Melo / TechTudo)Em condições ideias e com a rede com poucos usuários, foi fácil conseguir estas velocidades na Futurecom 2012 (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Prazos e preços

“Nós não temos dúvida de que o prazo vai ser cumprido, talvez não com a cobertura total”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, nesta última quinta-feira (4). Restando apenas um mês para as seis cidades-sede da Copa das Confederações receberem a rede móvel de alta velocidade, algumas medidas foram tomadas para que o serviço funcione.

Uma delas é a questão financeira. Em algumas regiões onde o 4G já vem sendo testado, os valores são idênticos ou somente um pouco mais caros do que o 3G. Acontece isso em Búzios, Paraty, Campos de Jordão, Curitiba e Recife. “Nos EUA, as operadoras também não entraram com planos de dados muito diferentes do 3G. A ideia é dar confiança para os consumidores ingressarem”, comentou o diretor da 4G Americas, Erasmo Rojas, ao jornal O Globo esta semana.

Além disso, para aplicar a rede 4G as operadoras poderão utilizar a mesma estrutura das suas redes 3G, instalando apenas as novas antenas. O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal do Brasil estima que ainda é preciso instalar mais de 4,8 mil antenas nas cidades-sede da Copa das Confederações. Para a Copa do Mundo, onde são 12 cidades-sede, o número é ainda maior: 9.566 antenas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cristianarantes Correia
    2014-01-22T11:42:55

    No Brasil tudo é exorbitante e o povo ainda apoia esses Politicos que visam apenas o proprio umbigo!

  • Joao Amorim
    2013-04-07T11:58:45  

    No Brézil na área de telefonia móvel e tv a cabo tudo funciona com "perna de anão", mas a tarifa é cobrada com "perna de gigante", tem muita gente por trás que leva. Vide caso Portugal Telecom e os companheioros...

    recentes

    populares

    • Joao Amorim
      2013-04-07T11:58:45  

      Concordo plenamente! Deve have uma mafia muito grande por de traz disso tudo. Não tem esplicação!!!

  • Cajuba
    2013-04-07T11:57:49

    3G aqui nos EUA nao chega a 5Mbps. Ja o 4G dependendo do celular vc consegue algo real mesmo. Eu tenho o Note 2 e consigo entre 80 e 90 Mbps de download, 50Mbps de upload. :D

  • Luan Pinheiro
    2013-04-07T11:50:20

    Aqui em salvador são raros o lugar em que consigo usar o 3G, imagine o 4G ...

  • Gabriel Campos
    2013-04-07T11:26:50

    4G? a 3G não funciona direito até hj!

  • Geraldo Neto
    2013-04-07T10:12:27  

    3G quando bate 1mbps você já pode soltar fogos. não tem logica investir em 4G se o 3G e o 3G+ não funcionam como deveriam, o 3G deveria estar "sobrando" para que pudêssemos ter esperanças quanto ao desempenho do 4G

    recentes

    populares

    • Geraldo Neto
      2013-04-07T10:12:27  

      Perfeito!

  • Marcos Alexandre
    2013-04-07T12:12:17

    Braisl 4G?? FALA SÉRIO!! O 3G É COM LIMITE DE DOWNLOAD, ONDE VC BAIXA UMA DETERMINADA PORCENTAGEM DE TRÁFEGO, SUA VELOCIDADE É REDUZIDA PRA UMA MICHARIA DISCADA. IMAGINE O 4G AQUI?? ONDE AS OPERADORAS VÃO FAZER A FESTA, COLOCAR FRANQUIA DE DOWNLOAD POR UM PREÇO DE 150 REAIS.. ACORDA POVO BRASILEIRO!!

  • Thomas Thurbano
    2013-04-07T12:11:55

    Se aqui as operadoras mal conseguem manter um serviço descente com o 3G e suas variações, imagina com o 4G. Torço para que funcione, mas se funcionar porcamente e com preços absurdos, eu prefiro ficar pagando 3g do que pagar por 4G teórico, velocidades baixas e com preços altos na prática.

  • Betinha Cunha
    2013-04-07T12:09:14

    No 3G as operadoras estao limitando o quanto vc usa e depois de uma certa quantidade de MB baixados vc é penalizado com a diminuição da velocidade da conexão. Pra que ter entao 4G se vc nao poderá usufluir a velocidade no mes todo?

  • Marcelo Pires
    2013-04-07T12:05:38

    Se o 3G não funciona direito com o péssimo serviço prestado por essas operadoras ,em outras palavras é precário,imagina o 4G.

  • Evandro Bill
    2013-04-07T12:04:41

    Eu preciso que a telefonia disponha realmente do serviço que oferece.

  • Elcio
    2013-04-07T12:39:30

    Aqui onde moro, o 3g é lento e caro,4g no brasil é piada.

  • Gordinho
    2013-04-07T12:37:22

    Vou ficar com meu LG dual chip que tem rádio e lanterna. Ainda pago caro, mas pelo menos não me enganam com essa historinha de internet 3g 4g 1000g blá blá blá. meu aparelho custou 99,00 em 10 vezes!

  • Charles Simonelli
    2013-04-07T12:35:46

    Só sendo muito sem noção para não dizer outra coisa, para pagar uma coisa dessas! Se 3G no Brasil é um verdadeiro estrume, imagina a 4G?! o cara paga uma fortuna para ter limite de dados, depois fica com uma velocidade pior que internet discada. Pior de tudo que o que mais tem é gente pagando por essa lixaiada, não consigo entender! No dia que todo mundo boicotar essa droga de serviço, ai sim eles vão dar jeito.

  • Gordinho
    2013-04-07T12:34:24

    HUAHUAHUAHUA!!! Me engana que eu gosto!!! 4G no Brasil, com essas operadoras que fazem o que querem, cobram quanto querem e uma ANATEL que só faz o que eles querem!! Ainda por cima, um povo bobo que paga, paga, paga...

  • Antonio Souza
    2013-04-07T13:54:47

    Banda larga no Brasil é enganação. As operadoras ficam fazendo propagandas milionárias ma mídia ao invés de investir no negócio e o que temos é esse serviço horrível. Como vão implantar o 4G se o 3G não funciona direito. Já tive situações de estar em cliente fazendo uma apresentação e o modem simplesmente não funcionar. E quando funciona é a inacreditáveis 100kb. Contem outra e parem de propaganda enganosa, alias, o PROCOM bem que poderia bater nesta tecla.

  • André Nozawa
    2013-04-07T13:52:28

    Meu 3G não funciona. Se o 4G atingir 300 kbps estou feliz.

  • José Junior
    2013-04-07T13:50:34

    ha ha ha ha e para rir, aqui os planos de 3G são limitados as vezes a 80 megas o dia, imagina um 4G, e ligar contar até e 10 e ja estourou o limite, pq ilimitado e um absurdo e mesmo assim há suas limitações. Sem falar que o 3G pega mau e porcamente e ficamos variando para o EDGE a todo momento.

  • José Lima
    2013-04-07T13:43:10

    No Brasil sempre é diferente.. duvido que aqui será 4x mais rápido.. hahahaha

  • Washington Nunes
    2013-04-07T13:40:09

    É uma cilada Bino. O que mais me impressiona é que a Anatel nao toma uma providencia pagar mais de 100 reais por propaganda enganosa. Do que adianta eu navegar a 20, 30 100 megas de velocidade se o meu limite de trafego é de apenas 5GB ou seja se eu baixar 4 filmes e atingir os 5GB vou ter que ficar até o final do mes navegando a 100kbps pior que discada. Abram o olho nesse golpe só aqui no Brasil mesmo Prezados.

  • Natanael Santos
    2013-04-07T13:29:41

    Agora quem está reclamando da velocidade, quem tinha um 3G a 1Mb navegar a 5Mb já é uma melhora, muitos esquecem que há uns 15 anos o Brasil das roubalheiras era subdesenvolvido passamos a imergentes, não podemos comparar com as potencias econômicas, países que já estão há anos com uma infra estrutura pronta pra novas tecnologias, imagina quanto custa implantar 4G em qualquer região do Brasil, CUSTO BRASIL.

  • Natanael Santos
    2013-04-07T13:22:12

    Esta matéria possui vários erros, velocidades que serão oferecidas no final de abril 5 Mbps, o S3 LTE 9305 já é comercializado nas operadoras (pelo menos OI e Claro). Segundo informações, o preço do pacote 5 GB franquia OI terá um valor de R$89,00 aqui em Brasília.

  • Lewilson Freire
    2013-04-07T14:38:54

    tudo errado acima, você esqueceu que está no Brazilll então não existe 4G, apenas nome!!!! então não sonhe!

  • Robson Guimarães
    2013-04-07T14:04:19

    Isso é brasil irmãozinhos, mascarando os problemas maiores, distribuindo balinhas pra criançada!!!

  • Luiz Teixeira
    2013-04-07T14:02:31  

    o pior de tudo: fizeram da banda 4G = as tomadas … o sistema brasileiro so funciona com coisas daqui … ou seja … nada !

    recentes

    populares

    • Luiz Teixeira
      2013-04-07T14:02:31  

      Em relação as tomadas seu comentário foi deprimente, mudar a instalação é trabalhoso e chato, mas colocar uma coisa mais segura para vc e sua família é o correto. Se o fabricante não faz as coisas para o nosso território a culpa agora é do governo? Abra uma empresa, e tente entrar no exterior com essa mentalidade que rapidinho vc esta indo a falência.