09/04/2013 14h24 - Atualizado em 09/04/2013 14h24

Ainda vale comprar um iPhone das gerações passadas? Entenda

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Recentemente, a Apple anunciou um corte nos preços dos iPhones 4 e 4S no Brasil. No entanto, com o iPhone 5 já no mercado e a expectativa de um iPhone 5S ser apresentado ainda em 2013, fica uma dúvida na cabeça no consumidor: será que vale a pena comprar um modelo do iPhone mais antigo?

iPhones antigos estão mais baratos no Brasil (Foto: Reprodução/AllThingsD)iPhone 4 e 4S, modelos mais antigos, estão mais baratos no Brasil (Foto: Divulgação)

A pergunta é pertinente e pode ser analisada de vários pontos de vista. Pelo primeiro, que é o financeiro, a resposta é direta: vale bastante. Afinal, o telefone da Apple é um dos melhores do mercado. Mesmo em uma versão anterior, como a 4, pelo preço médio de R$ 1 mil, certamente ele aparece como um dos tops de sua faixa de valores.

No entanto, esta não é a única informação a ser analisada. É preciso levar em consideração, por exemplo, a qualidade do hardware da Apple. Neste mundo da tecnologia, a cada semestre surgem novos recursos que fazem tudo o que já havia saído até aquele momento parecer ultrapassado. Porém, estas mudanças podem fazer com que muita gente perca boas oportunidades de adquirir gadgets de “gerações passadas” por bons preços.

Obviamente, os lançamentos de novas versões são necessários e elas têm diferenças importantes entre si. Porém, um usuário que se contenta com um smartphone que garanta apenas acesso à internet de qualidade, opções de entretenimento e um display com as imagens bem vivas, certamente não deve se importar em adquirir um iPhone 4 ou 4S.

Na prática, as mudanças são mínimas. A Apple costuma dar bastante atenção a seus modelos antigos, liberando atualizações para os aparelhos por bastante tempo. Isso faz com que a mudança entre os novos e velhos aparelhos não fiquem tão discrepantes. No entanto, é bom lembrar que comprando um modelo mais velho, é provável que ele se torne obsoleto em pouco tempo, ao contrário dos mais recentes, que ainda devem receber updates e novidades por um período bem maior.

Outro ponto é a questão do desempenho. Na prática, o iPhone 4S não é muito diferente do 4, com apenas algumas melhorias, como o Siri, o assistente de comando de voz que foi implantado nesta edição do aparelho. Para o 5, há mais modificações, que podem ser vistas no layout do produto e na melhoria do seu hardware. Porém, como os modelos anteriores também contam com design e configurações bem interessantes, os usuários comuns não devem nem reparar na diferença.

Galaxy S4 matou a Apple ou iPhone 5S vai surpreender? Participe da discussão no Fórum do TechTudo!

O que você deseja do seu iPhone?

O iPhone 5, modelo mais recente, tem uma tela maior, uma câmera melhor e também o processador mais rápido da série. Porém, seus antecessores não deixam a desejar nos quesitos citados. Obviamente, há uma evolução de modelo para modelo, mas isso não quer dizer que os anteriores ficaram obsoletos e não são mais boas opções de compra.

Se você é um geek, que deseja o melhor disponível, obviamente não é uma escolha boa optar por um aparelho de 2011, como o iPhone 4, e talvez nem pelo 4S, do ano passado. Porém, caso seja apenas um usuário regular, que busca um celular de qualidade com a variedade de conteúdo que o iTunes e a App Store oferecem, além de acesso à internet, e-mail, redes sociais e tudo o que um smartphone pode disponibilizar, o desempenho dos modelos mais antigos não deixa a desejar em nada.

Além disso, os preços dos aparelhos estão realmente bem atraentes. Na loja oficial da Apple Brasil, o iPhone 4S está saindo por R$ 1.699, enquanto o 4 é vendido por R$ 1.099. Valores ainda altos, mas bem inferiores ao do 5, que custa em média R$ 2,5 mil. Os preços, aliás, podem ficar ainda menores se comprados em outras lojas virtuais, que muitas vezes oferecem bons descontos.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Maicon Santos
    2014-01-02T21:38:14

    q artigo fraquissimo nao me ajudou em nada --'

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Teixeira
    2013-04-09T16:40:47

    neon eletro vende por 949 reais o iphone 5. kkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tiago Alves
    2013-04-09T16:35:01

    tudo igual.. engana otario..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Nogueira
    2013-04-09T17:46:52

    Se você é um geek, que deseja o melhor disponível, compre um Galaxy S 3 ou aguarde o S4 que será o melhor do mundo esse ano.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Nunes
    2013-04-09T17:11:49

    Fãboys da Apple são os mesmos fãs do Windows.....não da para dar conversa!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafaela Raposo
    2013-04-09T16:43:12

    Os 2 smarts mais tops hoje: Iphone 5 e Lumia 920.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodolfo Olivastro
    2013-04-09T14:59:49   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:21

    O problema do Iphone 5 é a fragilidade, risca e quebra muito fácil.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodolfo Olivastro
      2013-04-09T14:59:49   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:21

      Qualquer loja de acessórios pra celular vende uma capinha pro Iphone. Eu fiz isso com o meu. Como deixo cair muito o celular, não quis arriscar.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodolfo Olivastro
      2013-04-09T14:59:49   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:21

      Iphone 5 é resistente, frágil é o 4 e 4s

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcelo Teixeira
    2013-04-09T18:38:24

    nenhum será bom, já que a internet 4G que será utilizada no Brasil não funciona nem no iphone 5....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Zukerman
    2013-04-09T18:13:57

    Sério mesmo que tem gente que ainda discute por causa de celular? Coisa mais fora de moda. Isso é ideia de quem não tem dinheiro para trocar de aparelho e tenta se auto-afirmar. Compre logo o que voc~e quer e pare de colocar defeito no dos outros.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabio Suekane
    2013-04-09T18:01:04

    Boa noite! as operadoras poderia fazer igual aqui no japao! IPHONE 4 e 4s saem de gracas 0 ienes, mas com cotrato de 2 anos com a operadora plano pos pagos. IPHONE 5 financiados 24 meses na conta mensal do cliente ,valem lembrar com contrato de 2 anos pra sair financiamentos tem que ser descontado em banco(debito automatico) nao tiver conta em atraso. assim sai rapido 60 minutos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tadeu Costa
    2013-04-09T18:55:52   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:19

    Rose Barbosa, seu queixo não dói?!?!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Tadeu Costa
      2013-04-09T18:55:52   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:19

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Roberto Gomes
    2013-04-09T15:35:36   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:19

    Do 4S pro 5 só aumentou a tela, o resto das "modificações" nem são percebidas pelo usuário cotidiano.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Roberto Gomes
      2013-04-09T15:35:36   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:19

      Sempre usei android, uma coisa é certa que o iphone 5 nao mudou mto, comprei um e nao trocaria pelo android...e se comprar o mini ipad ai fica completo, os dois sao muito util na vida de quem depende de agenda. Uma pena q no brasil ainda nao tenha.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Roberto Gomes
      2013-04-09T15:35:36   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:19

      Fato Roberto ... pois aqui a maioria nao curtiu o 5

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Germano Carvalho
    2013-04-09T21:01:47

    O iPhone 5 na Vivo tá por R$1549,00

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel
    2013-04-09T18:12:51

    Junta os 3 e não da um NEXUS

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joan Paulete
    2013-04-09T14:49:34   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:18

    nao sei porque meu irmao nao quer comprar meu 2 iphone4 32e 16 falei pra ele q vou pro brasil em junho e venderia por 400 euros os dois mas ele ta sem grana

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joan Paulete
      2013-04-09T14:49:34   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:18

      pro irmão tinha que ser de graça, putz...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Matheus Araujo
    2013-04-09T21:19:17

    Já tive o Galaxy e hoje tenho o Iphone. O produto da apple é bem superior.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Resende
    2013-04-09T20:44:24

    Nao sei como aparece pessoas pra dizer que outras marcas e sistema andróid supera o iPhone e iOS,tem muitas pessoas que precisa tirar duvidas sobre tecnologia com quem mais entende.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gilvan Pereira
    2013-04-09T20:12:02   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:17

    Galera, uma coisa é fato, o Iphone é o telefone melhor do mundo. Doa quem doer.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gilvan Pereira
      2013-04-09T20:12:02   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:17

      Mas sempre vai ter um fanboy que vai retrucar

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Leandro Costa
    2013-04-09T18:03:28

    Prefiro o galaxy S3/4 ou Nexus 4.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Neves
    2013-04-09T17:59:01

    Bom o Iphone 5 mais eu ainda prefiro o 4s

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Zanini
    2013-04-09T16:16:38   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:16

    QUAIS SÃO AS LOJAS VIRTUAIS CITADAS NA MATÉRIA QUE EU ENCONTRO O IPHONE 4 OU 4S MAIS BARATO DO QUE NA LOJA ONLINE DA APPLE BRASILEIRA?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • João Zanini
      2013-04-09T16:16:38   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:16

      Joga em qualquer site que relaciona os melhores preços que vc acha.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • João Zanini
      2013-04-09T16:16:38   , respondido respondido 2013-10-30T10:25:16

      amigo na aplle store que ta vendendo barato.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Pedro Assumpção
    2013-04-09T21:43:14

    NO BRASIL, É MAIS IMPORTANTE VOCÊ REDUZIR O PREÇO DE CARRO E TELEFONE, QUE REDUZIR O IMPOSTO SOBRE REMÉDIO PARA CÂNCER, OBESIDADE MÓRBIDA, RENAL, PRESSÃO. E O POVIM BATE PALMAS,

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joelson Ferreira
    2013-04-09T16:28:57

    Eu acho que o 4 ou 4S ainda são uma boa compra, agora o 3GS tá ultrapassado demais, valeria a pena se custasse 500 reais...mas não custa né?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Lander
    2013-04-09T17:43:20

    Preço atraente e R$ 1.600,00 não combinam numa mesma frase NUNCA. pra NENHUM aparelho celular. só no Brasil mesmo pra acharem isso atraente.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Santos
    2013-04-09T17:04:11

    É irônico ver um bando de alienados defendendo empresa a, empresa b, produto a, produto b,... Parece até que são funcionários das companhias, pagos para isso. Mais irônico é ver um bando de manés gastando o dinheiro que não tem, parcelando em 24 vezes, implorando para o parente que vai ao exterior trazer,..., e depois colocam um chip pré-pago no smartphone novo. Cada um compra o que quer, o que pode, o que deseja,... Não interessa qual é melhor. Interessa qual satisfaz mais. Acabem com esta idiotice e gastem o tempo com coisas mais produtivas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário