TechTudo

16/04/2013 09h28 - Atualizado em 16/04/2013 13h58

Android, iOS ou Windows Phone: qual é o melhor sistema para smartphones?

Bernardo Kircove Para o TechTudo

Quer comprar um novo smartphone, mas ainda não se decidiu entre iOS, Android ou Windows Phone? Apesar das muitas especificações que um aparelho pode ter, o maior responsável por sua usabilidade é o sistema operacional. Assim como nos computadores, eles são a ponte que oferece ao usuário uma interação simples e amigável com os aplicativos. Portanto, esse é um dos quesitos mais importante para se analisar ao comprar um smartphone. Pensando nisso, o TechTudo fez esta pequena comparação para te ajudar nessa difícil escolha.

iPhone, Android e Windows Phone juntos (Foto: Allan Melo / TechTudo)iPhone, Android e Windows Phone brigam pela preferência dos usuários (Foto: Allan Melo / TechTudo)

iOS

O grande trunfo do iOS mora em sua usabilidade extremamente intuitiva. Desde o seu lançamento, não houve mudanças radicais em sua interface. Embora muitas pessoas pessoas acusem a Apple pela "falta de ousadia", isso também é reflexo da estabilidade que o sistema possui tanto em termos de performance, quanto no seu design consagrado.

Já um fator negativo em sua interface é que ela é extremamente fechada. Ou seja, o usuário quase não consegue fazer nenhuma personalização no sistema e encontra dificuldades em utilizar acessórios de outros fabricantes no iPhone.

iPhone 5 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)iPhone, da Apple, oferece a melhor integração entre sistema e hardware (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Outra bandeira sempre levantada pelos Applemaníacos é a vasta loja de aplicativos para iPhone: a App Store. Pioneira neste modelo, a loja virtual da Apple possui uma oferta gigantesca de apps, com recursos dos mais variados e o selo de qualidade da empresa, que é bem criteriosa ao disponibilizá-los em sua loja.

Dos três sistemas citados, somente o iOS é encontrado apenas nos aparelhos da própria marca. Ou seja, para ter o sistema é preciso comprar um iPhone. Graças a essa estratégia adotada pela Apple, é possível garantir a total sintonia entre aparelho e sistema operacional e, consequentemente, ganhos em sua performance. O iOS 6, por exemplo, funciona muito bem, mesmo em modelos antigos. como o iPhone 3GS.

O grande problema dessa exclusividade, porém, é refletido em um fator importante: o preço. Para ter o sistema da Apple, o usuário terá que desembolsar as altas quantias praticadas pela empresa. O iPhone 5, por exemplo, está disponível no Brasil a partir de R$ 2.399.

Android

Nexus 4, o smartphone top de linha do Google (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Nexus 4, o smartphone top de linha do Google (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Android é o sistema operacional mais utilizado no mundo. Sua plataforma é licenciável, o que significa que qualquer fabricante que atenda aos pré-requisitos do Google pode usá-lo em seus aparelhos. Por conta desse modelo, possui uma de suas maiores vantagens competitivas: ele atende a diversos tipos de usuário. É possível encontrar no mercado desde smartphones básicos e baratos até os top de linha concorrentes do iPhone, como o Galaxy S3.

Em termos de interface, o Android tem muitas semelhanças com o iOS. Os aplicativos ficam expostos basicamente da mesma maneira e a central de notificações de ambos também se parecem bastante. No entanto, o sistema do Google perde um pouco na facilidade de uso, fruto talvez da maior maturidade do iOS. Apesar disso, o Android evoluiu bastante e, hoje, sua disputa com o maior rival é mais voltada ao gosto do próprio usuário. A maior diferença entre os dois está no nível de personalização disponível no Android, que é muito superior.

O Google Play, loja virtual do Android, também conta com milhares de aplicativos e se equipara à App Store do iOS em volume. No entanto, devido ao seu modelo aberto, é mais suscetível a softwares maliciosos que podem danificar o aparelho. Nada que um pouco mais de atenção do usuário ao baixar um app não resolva.

A variedade de aparelhos Android no mercado é um dos grandes trunfos do sistema, mas abriga também um ponto negativo. Nem todos os smartphones possuem a potência necessária para atender as versões mais recentes do sistema operacional do Google, como a 4.2 Jelly Bean. Sendo assim, para garantir que você explore sem preocupações tudo que o sistema tem a oferecer, o melhor é comprar um aparelho top de linha, como o Samsung Galaxy S3 e o Sony Xperia ZQ.

Windows Phone

O Lumia 920 é top de linha da companhia finlandesa e chega ao Brasil por R$ 1.999 (Foto: Allan Melo/TechTudo)O Lumia 920 é o grande nome do Windows Phone (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A Microsoft chegou atrasada na briga pelos smartphones, por isso sua participação é bem menor que a dos concorrentes no mercado. No entanto, isso não impediu que a dona do Windows construísse um belo sistema operacional. O Windows Phone 8 vem recebendo muitos elogios desde seu lançamento.

Assim como o Android, o Windows Phone também é licenciável e está presente em diferentes modelos e marcas. Porém, há uma diferença fundamental: a Microsoft é mais exigente em termos de hardware de que o Google. Fazendo isso, a companhia garante a fluidez do sistema operacional mesmo em smartphones mais modestos, como o Lumia 520, o que nem sempre acontece nos aparelhos Android.

Outro quesito que chama a atenção no Windows Phone é a sua interface. O sistema é uma boa alternativa para quem já está enjoado da aparência dos concorrentes. Porém, o usuário pode ter um pouco mais de dificuldade para se acostumar com sua usabilidade, mas um pouco de prática torna agradável a navegação pelos ícones quadrados do sistema. Em termos de personalização, podemos dizer que é um intermediário entre os rivais. Nem tanto quanto o Android, nem tão pouco quanto o iOS.

A maior pedra no sapato do Windows Phone é, sem dúvida, sua loja de aplicativos. Como o sistema é recente e menos utilizado, a Windows Phone Store ainda é muito incipiente e não chega perto da oferta da App Store e do Google Play. A grande reclamação dos usuários é a falta de alguns aplicativos amplamente populares, como o Instragram, entre os smartphones.

Conclusão

Não há resposta certa sobre o melhor sistema operacional para smartphones. Tudo depende do perfil do usuário. O que podemos fazer é indicar algumas especificidades dos sistemas, que irão se enquadrar ao gosto de cada um.

Se você procura estabilidade, aplicativos seguros e com larga oferta, perfeita integração entre hardware e software, design altamente intuitivo e não se importa em gastar muito: compre um iPhone. O smartphone da Apple, com certeza, é a melhor opção para o seu tipo.

Caso você valorize um sistema mais aberto com interface intuitiva, alto nível de personalização, além de ampla loja de aplicativos e variedade de modelos e preços, o Android se enquadra bem no seu perfil. São inúmeros smartphones, mas aparelhos como o Galaxy S3, Xperia ZQ e o Nexus 4 garatirão uma experiência completa.

Tem alguma dúvida sobre sistemas operacionais de smartphones? Faça uma pergunta no Fórum do TechTudo!

Por fim, se você prioriza a garantia de fluidez e rapidez do iPhone e quer ter a opção de escolher entre diversos modelos e marcas, como no Android, o Windows Phone é a escolha certa. O sistema da Microsoft promete agradar quem gosta de um design mais arrojado e não se importa com a ausência de alguns apps aclamados. São boas opções, o Nokia Lumia 920, o Samsung Ativ S e o "baratinho" Lumia 520.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Andre Bezerra
    2013-06-25T18:37:52   , respondido respondido 2014-03-26T10:05:34

    Eu tenho um android razr da motorola tem mais de1 ano,ta na versao 4.2.1 jelly bean mas trava demais,engasga e reinicia do nada,ja mexi no windows phone 8 achei muito fluido e bonito e diferente dos outros, como tenho xbox e meu pc e windows 8 vou mudar do android pro windows phone

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Andre Bezerra
      2013-06-25T18:37:52   , respondido respondido 2014-03-26T10:05:34

      Cara eu já até percebi que tu é inteligente, pois o negócio é este mesmo, windows 8, xbox e windows phone 8 todos se comunicam, vai gostar muito do sincronismo!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
    • Andre Bezerra
      2013-06-25T18:37:52   , respondido respondido 2014-03-26T10:05:34

      Cara eu já até percebi que tu é inteligente, pois o negócio é este mesmo, windows 8, xbox e windows phone 8 todos se comunicam, vai gostar muito do sincronismo!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
      • Ayslan Silveira
        2013-08-17T14:28:40   , respondido respondido 2014-03-26T09:39:05

        qual compro pessoal o motorola razr d1 ou o nokia lumia 520

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário

        recentes

        populares

        • Ayslan Silveira
          2013-08-17T14:28:40   , respondido respondido 2014-03-26T09:39:05

          Sem duvida o Lumia 520, porém hoje eu recomendaria o lumia 625 pois já da suporte a tecnologia 4G.

          COMPARTILHAR

          Imagem do usuário
        • Ayslan Silveira
          2013-08-17T14:28:40   , respondido respondido 2014-03-26T09:39:05

          Sem duvida o Lumia 520, porém hoje eu recomendaria o lumia 625 pois já da suporte a tecnologia 4G.

          COMPARTILHAR

          Imagem do usuário
          • Tiago Damiani
            2013-04-16T19:23:02   , respondido respondido 2014-03-22T11:10:37

            me perdoem...o cara pra ficar com um sitema IOS...não estudou ou nasceu no berço de ouro. O sistema android é incomparavelmente melhor...sem duvidas. Quem quer IOS, não quer IOS e sim uma maça= STATUS.

            COMPARTILHAR

            Imagem do usuário

            recentes

            populares

            • Tiago Damiani
              2013-04-16T19:23:02   , respondido respondido 2014-03-22T11:10:37

              Discordo da tua opinião. Não nasci em berço de ouro e adoro estudar. Só acho que não tenho tempo à perder com firulas do meu smartphone. Sou analista de sistemas e nas horas vagas, programador. Trabalho com desenvolvimentos voltados aos mundos Windows e Linux, mas até o momento o sistema que mais me atendeu foi o iOS. Tenho um iPhone 4 e um iPad 3. Sincronizo minhas agendas com vários serviços diferentes. Faço conference com meus clientes, assim como acesso remoto via TS e Citrix. Como "geek", às vezes "brinco" com o Android e até mesmo com o WP. Tudo é uma questão de gosto.

              COMPARTILHAR

              Imagem do usuário

              recentes

              populares

              • Tiago Damiani
                2013-04-16T19:23:02   , respondido respondido 2014-03-22T11:10:37

                Não fale de nada que não conhece (o que fica óbvio no seu comentário). O iOS é do tipo que você pega pela primeira vez e já sabe usar, além da raridade dos travamentos, segurança contra vírus e etc. E se eu te disser como comprei o meu iPad, acredito que isso negue a sua afirmação de que eu não estudei ou nasci em berço de ouro. Eu nunca poderia sequer pensar em comprar um aparelho Apple. Mas eu estudei, passei na Olimpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e usei a bolsa q ganhei mais 200 reais dos meus pais para comprar um iPad 2. Há dois anos que comprei e NUNCA me arrependi. ;)

                COMPARTILHAR

                Imagem do usuário

              TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade