16/04/2013 09h28 - Atualizado em 16/04/2013 13h58

Android, iOS ou Windows Phone: qual é o melhor sistema para smartphones?

Bernardo Kircove
por
Para o TechTudo

Quer comprar um novo smartphone, mas ainda não se decidiu entre iOS, Android ou Windows Phone? Apesar das muitas especificações que um aparelho pode ter, o maior responsável por sua usabilidade é o sistema operacional. Assim como nos computadores, eles são a ponte que oferece ao usuário uma interação simples e amigável com os aplicativos. Portanto, esse é um dos quesitos mais importante para se analisar ao comprar um smartphone. Pensando nisso, o TechTudo fez esta pequena comparação para te ajudar nessa difícil escolha.

iPhone, Android e Windows Phone juntos (Foto: Allan Melo / TechTudo)iPhone, Android e Windows Phone brigam pela preferência dos usuários (Foto: Allan Melo / TechTudo)

iOS

O grande trunfo do iOS mora em sua usabilidade extremamente intuitiva. Desde o seu lançamento, não houve mudanças radicais em sua interface. Embora muitas pessoas pessoas acusem a Apple pela "falta de ousadia", isso também é reflexo da estabilidade que o sistema possui tanto em termos de performance, quanto no seu design consagrado.

Já um fator negativo em sua interface é que ela é extremamente fechada. Ou seja, o usuário quase não consegue fazer nenhuma personalização no sistema e encontra dificuldades em utilizar acessórios de outros fabricantes no iPhone.

iPhone 5 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)iPhone, da Apple, oferece a melhor integração entre sistema e hardware (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Outra bandeira sempre levantada pelos Applemaníacos é a vasta loja de aplicativos para iPhone: a App Store. Pioneira neste modelo, a loja virtual da Apple possui uma oferta gigantesca de apps, com recursos dos mais variados e o selo de qualidade da empresa, que é bem criteriosa ao disponibilizá-los em sua loja.

Dos três sistemas citados, somente o iOS é encontrado apenas nos aparelhos da própria marca. Ou seja, para ter o sistema é preciso comprar um iPhone. Graças a essa estratégia adotada pela Apple, é possível garantir a total sintonia entre aparelho e sistema operacional e, consequentemente, ganhos em sua performance. O iOS 6, por exemplo, funciona muito bem, mesmo em modelos antigos. como o iPhone 3GS.

O grande problema dessa exclusividade, porém, é refletido em um fator importante: o preço. Para ter o sistema da Apple, o usuário terá que desembolsar as altas quantias praticadas pela empresa. O iPhone 5, por exemplo, está disponível no Brasil a partir de R$ 2.399.

Android

Nexus 4, o smartphone top de linha do Google (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Nexus 4, o smartphone top de linha do Google (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Android é o sistema operacional mais utilizado no mundo. Sua plataforma é licenciável, o que significa que qualquer fabricante que atenda aos pré-requisitos do Google pode usá-lo em seus aparelhos. Por conta desse modelo, possui uma de suas maiores vantagens competitivas: ele atende a diversos tipos de usuário. É possível encontrar no mercado desde smartphones básicos e baratos até os top de linha concorrentes do iPhone, como o Galaxy S3.

Em termos de interface, o Android tem muitas semelhanças com o iOS. Os aplicativos ficam expostos basicamente da mesma maneira e a central de notificações de ambos também se parecem bastante. No entanto, o sistema do Google perde um pouco na facilidade de uso, fruto talvez da maior maturidade do iOS. Apesar disso, o Android evoluiu bastante e, hoje, sua disputa com o maior rival é mais voltada ao gosto do próprio usuário. A maior diferença entre os dois está no nível de personalização disponível no Android, que é muito superior.

O Google Play, loja virtual do Android, também conta com milhares de aplicativos e se equipara à App Store do iOS em volume. No entanto, devido ao seu modelo aberto, é mais suscetível a softwares maliciosos que podem danificar o aparelho. Nada que um pouco mais de atenção do usuário ao baixar um app não resolva.

A variedade de aparelhos Android no mercado é um dos grandes trunfos do sistema, mas abriga também um ponto negativo. Nem todos os smartphones possuem a potência necessária para atender as versões mais recentes do sistema operacional do Google, como a 4.2 Jelly Bean. Sendo assim, para garantir que você explore sem preocupações tudo que o sistema tem a oferecer, o melhor é comprar um aparelho top de linha, como o Samsung Galaxy S3 e o Sony Xperia ZQ.

Windows Phone

O Lumia 920 é top de linha da companhia finlandesa e chega ao Brasil por R$ 1.999 (Foto: Allan Melo/TechTudo)O Lumia 920 é o grande nome do Windows Phone (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A Microsoft chegou atrasada na briga pelos smartphones, por isso sua participação é bem menor que a dos concorrentes no mercado. No entanto, isso não impediu que a dona do Windows construísse um belo sistema operacional. O Windows Phone 8 vem recebendo muitos elogios desde seu lançamento.

Assim como o Android, o Windows Phone também é licenciável e está presente em diferentes modelos e marcas. Porém, há uma diferença fundamental: a Microsoft é mais exigente em termos de hardware de que o Google. Fazendo isso, a companhia garante a fluidez do sistema operacional mesmo em smartphones mais modestos, como o Lumia 520, o que nem sempre acontece nos aparelhos Android.

Outro quesito que chama a atenção no Windows Phone é a sua interface. O sistema é uma boa alternativa para quem já está enjoado da aparência dos concorrentes. Porém, o usuário pode ter um pouco mais de dificuldade para se acostumar com sua usabilidade, mas um pouco de prática torna agradável a navegação pelos ícones quadrados do sistema. Em termos de personalização, podemos dizer que é um intermediário entre os rivais. Nem tanto quanto o Android, nem tão pouco quanto o iOS.

A maior pedra no sapato do Windows Phone é, sem dúvida, sua loja de aplicativos. Como o sistema é recente e menos utilizado, a Windows Phone Store ainda é muito incipiente e não chega perto da oferta da App Store e do Google Play. A grande reclamação dos usuários é a falta de alguns aplicativos amplamente populares, como o Instragram, entre os smartphones.

Conclusão

Não há resposta certa sobre o melhor sistema operacional para smartphones. Tudo depende do perfil do usuário. O que podemos fazer é indicar algumas especificidades dos sistemas, que irão se enquadrar ao gosto de cada um.

Se você procura estabilidade, aplicativos seguros e com larga oferta, perfeita integração entre hardware e software, design altamente intuitivo e não se importa em gastar muito: compre um iPhone. O smartphone da Apple, com certeza, é a melhor opção para o seu tipo.

Caso você valorize um sistema mais aberto com interface intuitiva, alto nível de personalização, além de ampla loja de aplicativos e variedade de modelos e preços, o Android se enquadra bem no seu perfil. São inúmeros smartphones, mas aparelhos como o Galaxy S3, Xperia ZQ e o Nexus 4 garatirão uma experiência completa.

Tem alguma dúvida sobre sistemas operacionais de smartphones? Faça uma pergunta no Fórum do TechTudo!

Por fim, se você prioriza a garantia de fluidez e rapidez do iPhone e quer ter a opção de escolher entre diversos modelos e marcas, como no Android, o Windows Phone é a escolha certa. O sistema da Microsoft promete agradar quem gosta de um design mais arrojado e não se importa com a ausência de alguns apps aclamados. São boas opções, o Nokia Lumia 920, o Samsung Ativ S e o "baratinho" Lumia 520.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Breno Ostanello
    2014-08-27T23:43:42

    Se você gosta de mostra que tem dinheiro compra um Iphone. Se você quer um smartphone com processador medio mas com um preço bem elevado compra um da Samsung. Agora se você quer um smartphone bom com processador otímo e preço baixo, compra um Nokia Lumia

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Ribeiro
    2013-11-28T12:07:25   , respondido respondido 2014-06-12T22:45:31

    Tá a hora desse site pensar em fazer pesquisas de satisfação com usuário de todas as plataformas, vejo muitos elogios a todas os sistemas operacionais aqui, mas também vejo muitas críticas, ia ser uma grande ajuda aos usuários...estou com WP Lumia 820 e é de longe o melhor celular que já usei!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renato Ribeiro
      2013-11-28T12:07:25   , respondido respondido 2014-06-12T22:45:31

      Tenho um também Lumia 820. O Sistema Operacional é realmente incrível... nunca travou e faz 1 ano que tenho. Além da fluidez impressionante. Segurança é ótimo e não fica abrindo páginas de propaganda nos apps e quando abre a interner, tudo perfeito. O problema mesmo é apenas ter poucos APPs. Porém nunca trocaria por um Andoid (travoid). O IOS nunca tive, mas deve ser muito bom tb. O problema dos Iphones é o grau de radioatividade que liberam (SARS). É um dos maiores do mercado (senão o maior), fico com um pé atrás neste quesito, além do preço ser bastante salgado.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Natanael Santos
    2014-05-14T14:03:45

    na minha opinião o Android e o melhor dos três.já dominou o mundo e não e só por isso ,e sim porque realmente na atualidade não inventaram nada melhor que o android

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jordenilson Waldhelm
    2014-04-24T16:53:51

    Usei o Android por um bom tempo, excelente, porém travava muito e o celular de vez em quando iniciava do nada. E maravilhoso a quantidade de aplicativos disponíveis, sem dúvida! Mas depois que comprei o Lumia 1020 com o sistema operacional Windows não quero saber que outra coisa. Qto aos aplicativos isso é questão de tempos para esse sistema se adaptar ao demais, já que para celular ele é muito novo no mercado. Estou muito satisfeito com o WP, é incrível a agilidade do processador e mais, nenhum dos aplicativos instalados nele até agora travaram ou fizeram com que o celular iniciasse. Adorei!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andre Bezerra
    2013-06-25T18:37:52   , respondido respondido 2014-03-26T10:05:34

    Eu tenho um android razr da motorola tem mais de1 ano,ta na versao 4.2.1 jelly bean mas trava demais,engasga e reinicia do nada,ja mexi no windows phone 8 achei muito fluido e bonito e diferente dos outros, como tenho xbox e meu pc e windows 8 vou mudar do android pro windows phone

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Andre Bezerra
      2013-06-25T18:37:52   , respondido respondido 2014-03-26T10:05:34

      Cara eu já até percebi que tu é inteligente, pois o negócio é este mesmo, windows 8, xbox e windows phone 8 todos se comunicam, vai gostar muito do sincronismo!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ayslan Silveira
    2013-08-17T14:28:40   , respondido respondido 2014-03-26T09:39:05

    qual compro pessoal o motorola razr d1 ou o nokia lumia 520

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ayslan Silveira
      2013-08-17T14:28:40   , respondido respondido 2014-03-26T09:39:05

      Sem duvida o Lumia 520, porém hoje eu recomendaria o lumia 625 pois já da suporte a tecnologia 4G.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Tiago Damiani
    2013-04-16T19:23:02   , respondido respondido 2014-03-22T11:10:37

    me perdoem...o cara pra ficar com um sitema IOS...não estudou ou nasceu no berço de ouro. O sistema android é incomparavelmente melhor...sem duvidas. Quem quer IOS, não quer IOS e sim uma maça= STATUS.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Tiago Damiani
      2013-04-16T19:23:02   , respondido respondido 2014-03-22T11:10:37

      Discordo da tua opinião. Não nasci em berço de ouro e adoro estudar. Só acho que não tenho tempo à perder com firulas do meu smartphone. Sou analista de sistemas e nas horas vagas, programador. Trabalho com desenvolvimentos voltados aos mundos Windows e Linux, mas até o momento o sistema que mais me atendeu foi o iOS. Tenho um iPhone 4 e um iPad 3. Sincronizo minhas agendas com vários serviços diferentes. Faço conference com meus clientes, assim como acesso remoto via TS e Citrix. Como "geek", às vezes "brinco" com o Android e até mesmo com o WP. Tudo é uma questão de gosto.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Tiago Damiani
      2013-04-16T19:23:02   , respondido respondido 2014-03-22T11:10:37

      Não fale de nada que não conhece (o que fica óbvio no seu comentário). O iOS é do tipo que você pega pela primeira vez e já sabe usar, além da raridade dos travamentos, segurança contra vírus e etc. E se eu te disser como comprei o meu iPad, acredito que isso negue a sua afirmação de que eu não estudei ou nasci em berço de ouro. Eu nunca poderia sequer pensar em comprar um aparelho Apple. Mas eu estudei, passei na Olimpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e usei a bolsa q ganhei mais 200 reais dos meus pais para comprar um iPad 2. Há dois anos que comprei e NUNCA me arrependi. ;)

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Thina
    2013-08-26T13:53:17   , respondido respondido 2014-03-19T12:41:11

    Android está ultrapassado. A moda é WP, e android trava toda hora.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thina
      2013-08-26T13:53:17   , respondido respondido 2014-03-19T12:41:11

      se vc comprar 1 galaxy y vai travar mesmo , tenho 1 nexus 4 e em 8 meses nunca travou pra começo de conversa :)

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thina
      2013-08-26T13:53:17   , respondido respondido 2014-03-19T12:41:11

      Como o Alison David disse, se você comprar um celular de péssimo hardware, consequentemente ele não vai funcionar muito bem. O Android é um SO que consegue ser muito satisfatório nos aparelhos mais tops de linha e mediano em aparelhos mais "econômicos". Eu tenho um LG Optimus L7, que não é lá grande coisa. Atualizei-o para a última versão não-oficial do último Android disponibilizado, o 4.4, e estou realmente satisfeito, não travou sequer uma vez até agora. Lembrando novamente que não é uma versão oficial, se fosse, seria melhor ainda. WP me dá sono.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Renato Silva
    2013-05-28T16:10:17   , respondido respondido 2014-03-12T11:04:53

    Sou usuário de Android a algum tempo e sempre passei por dificuldades quanto à lentidão e travamento do sistema. Logicamente não tenho os melhores aparelhos do mercado (Galaxy W e Galaxy 5), porém um sistema operacional não pode ser tão soberbo ao ponto de vim instalado num celular e forçar a barra do mesmo. Se eu fosse comprar um aparelho novo, definitivamente tenho curiosidade em testar o Windows Phone 8.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renato Silva
      2013-05-28T16:10:17   , respondido respondido 2014-03-12T11:04:53

      Eu tenho o Nokia Lumia 720, comprei por 719 reais, os caras do meu trabalho tem Moto G music, que custa 999 reais. Eles se impressionaram com a qualidade do meu celular e do sistema operacional WP, E a loja está melhorando a cada dia mais, hoje, em Março de 2014, eu posso te dizer que tenho todos os aplicativos intalados quanto teria se estivesse usando um android.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Andre Sanches
    2013-08-21T22:56:26   , respondido respondido 2014-03-12T10:59:31

    Cont. O Windows Phone é o sistema para senhoras, fácil e bonitinho, gosto da fluidez e da estabilidade, mas peca feio em diversidade de apps, seria um SO superior ao Android se não fosse por este gigantesco detalhe. iOS pra mim é o melhor, estável, fácil e com uma loja gigante e cheia de opções, raramente apresenta bugs (não incluam o app de mapas, pois a discussão é sobre SO), tudo nele sincroniza com facilidade, mesmo com contas da concorrência, e isso tudo sem precisar buscar em fóruns a busca de paliativos nerds, nada contra, eu sou nerd e gosto de passar meu tempo fuçando no Android...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Andre Sanches
      2013-08-21T22:56:26   , respondido respondido 2014-03-12T10:59:31

      Eu não diria que peca, na verdade pelo fato do sistema ser novo no mercado,poucas pessoas desenvolvem aplicativos para WP. Eu por exemplo, tenho um Windows phone, e prefiro mil vezes ele do que um adnrdoid de qualquer preço. Porém desenvolvo aplicativos em android porque o mercado consumidor e maior.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Supico
    2013-04-16T11:32:54   , respondido respondido 2014-01-17T18:11:44

    Será mesmo que preciso pagar mais de R$1.000, R$2.000,00, por um aparelho? Ele consegue atender as minhas necessidades? Respeito quem possui e goste, mas, ainda não conseguir encontrar uma real necessidade de possuir um. Acesso internet no trabalho, casa, casa da sogra, casa dos meus pais etc. Rede social, apenas o twitter ( para acompanhar empresas, nada de pessoa física ). Repetindo, o dinheiro cada um faz o que quer, mas, com esse valor, comprei uma câmera, Canon EOS T3i. E continuo com meu lindo nokia de 5 anos atrás, atendendo perfeitamente o que eu quero, LIGAR e SEMPRE com crédito..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Supico
      2013-04-16T11:32:54   , respondido respondido 2014-01-17T18:11:44

      Talvez você ainda não passou pela necessidade de acessar e-mail ou até mesmo um servidor quando estava em viajem. Não estou criticando, só estou fazendo uma observação. Não se trata de apenas gosto ou posse, mas pode ser por necessidade também.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Supico
      2013-04-16T11:32:54   , respondido respondido 2014-01-17T18:11:44

      Concordo com vc, por exemplo muitas pessoas compram um aparelho de 1000 reais ou mais e não sabem nem usar um de 200 reais... eu uso um Lg optimus L3 E435f Dual, que foi 500 reais e uso todas as funções inclusive já fiz até o hoot nele... é um ótimo aparelho... atende todas as minhas necessidades é completo....

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fabiano Faes
    2013-04-17T01:05:18   , respondido respondido 2013-12-04T15:48:13

    What does "instragram" means? I've heard just "instagram". I think it might be wrong....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabiano Faes
      2013-04-17T01:05:18   , respondido respondido 2013-12-04T15:48:13

      kkkk verdade, olha que eu nem percebi pq eu deves em quando eu falo instragam

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Carlos Lago
    2013-11-15T09:56:34

    conheço os 3 sistemas. a matéria é muito feliz ao descreve-los. na minha opinião o windows phone tem ligeira vantagem, inclusive na relação custo x beneficio. sem contar que a microsoft tem se reinventado tanto com a linha surface como em tablets, oferecendo produtos que tem tudo para levar a empresa e seus sistemas de volta ao topo do ranking nos próximos anos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elenilson Silva
    2013-11-06T20:30:04

    gostei mt das informações dos s.o, me ajudou bastante em algumas dúvidas q eu tinha.tão de parabéns!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jones
    2013-04-16T18:29:08   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:22

    Em cada 10 comentários,8 elogiam o WP...tá na hora das pessoas conhecerem.Eu tenho um Lumia 710 e roda lindoooo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jones
      2013-04-16T18:29:08   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:22

      Jorge Guilherme sim, o Android puro não trava mesmo, mas qual a graça de ter um smartphone e não poder instalar nada? O WP8 pode estar entupido de app que mesmo assim não trava, mesmo no mais modesto dos aparelhos, o Lumia 520.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jones
      2013-04-16T18:29:08   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:22

      Tire todos os app do android deixo só os nativos ele tb ira ser fluido, ele trava pq mantem os aplicativos todos rodando ao mesmo tempo isso ocupa a memoria ram, um exemplo o app do facebook para wp tem no maximo 5 mb em quanto do android apos intalado custa 60 mb

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Felipe Agregatti
    2013-10-22T09:12:32

    Tenho um Nexus 4 e roda sem nehhum problema com o android, acho perfeito!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elderson Cunha
    2013-09-25T10:29:26

    lumia forever

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leandro Souza
    2013-05-17T14:10:52   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:21

    O Meu é WP e não me arrependo em momento nenhum. Já era usuário da Nokia desde antes e sempre torcia pra que A MS e a Nokia se juntassem um dia e simplesmente aconteceu e formou esse SO perfeito que é o Windows Phone

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leandro Souza
      2013-05-17T14:10:52   , respondido respondido 2013-10-30T10:43:21

      o problema do WP é a falta de app descente isso é a causa de muitas pessoas ja estarem voltando para o android, WP é um sistema bom mas nao esta conseguindo acompanhar os outrso sistemas neste quesito que é um dos mais importantes.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcelo Cunha
    2013-10-09T18:30:09

    Sem dúvida o Windows Phone 8 é um sistema operacional excelente, batendo de frente com o IOS. Porém, parece que algumas empresas daqui do Brasil boicotam o sistema operacional da Microsoft, pois os aplicativos que lançam são sempre para IOS e Android. Vide alguns bancos, emissoras de TV por assinatura, jornais etc.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andre Sanches
    2013-08-21T22:47:14

    Tenho um iPad e um Android, minha mãe comprou um lumia 520, então posso falar com propriedade sobre os três sistemas. Android em minha opinião ainda peca pelos pequenos bugs, mesmo no 4.2.2, tenho um Nexus e ainda não atualizei para o 4.3 a notificação de atualização simplesmente não apareceu nas notificações (OTA) tive que recorrer a artifícios nerds para fazer aparecer, bugs como este ocorrem com grande freqüência nos droids, e isso irrita demais, por isso considero o Android um SO para nerds com um grande tempo disponível para corrigir estes probleminhas (penso o mesmo sobre o Linux).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rogerio Melo
    2013-06-17T15:37:00

    Um dia o Symbian morreu, agora é a vez do IOS, windows phone o novo IOS, mas no topo continuará o android....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marlon Silva
    2013-07-12T11:33:31

    GOSTO DO ANDROID WINDOWS PHONE E BONITO........... MAIS IOS E O MELHOR!! (OPINIAO PESSOAL)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Lima
    2013-06-17T18:17:26

    Estou surpreso com o WP. Sempre fui fan da Nokia, mas deixei de lado para experimentar o iPhone, o qual tive a versao 3 e 4, q ainda tenho. Também ja tive 2 aparelhos com o Andoid. Hoje tenho um Nokia com WP e para mim e o melhor. Ainda tem q crescer, e lógico, mas ja tem uma base sensacional

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André Nozawa
    2013-04-17T09:32:02

    Quando o IOS abrir arquivo ISO(DVD) de 8 GB por uma pen drive a gente conversa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Assunção
    2013-06-06T10:25:27

    tive recentemente o windows phone, o sistema é bom e fluido e pra futuro tem muito a crescer, mais ainda é só pra futuro, pouquissimos aplicativos em sua loja me fizeram voltar pro android, estou com o galaxy s3 mini e é um ótimo aparelho e a play store está a anos luz da wp store

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário