24/04/2013 09h36 - Atualizado em 28/03/2014 14h00

Como rastrear encomendas nacionais e internacionais

Daniel Pinto
por
Para o TechTudo

Comprar pela Internet se tornou um processo fácil e rastrear suas encomendas também é muito simples. Cada produto apresenta seu próprio código de rastreamento, que é adotado por todas as empresas equivalentes aos Correios dos outros países. Além de aplicativos que rastreiam em território nacional, como o Rastreio Correios, o Minha Encomenda, o CadeEncomenda e o Correios - Rastreamento, tem aqueles que cuidam dos seus pacotes vindo de fora do Brasil, como o Encontre seu pacote, o Muamba Tracker, o REC e o Chegou?.

Compra online é mais consciente que em lojas físicas, revela estudo

Procon-SP lista sites que devem ser evitados para compras online (Foto: Reprodução/Netzee)Conheça ferramentas para rastrear suas compras feitas pela Internet (Foto: Reprodução/Procon-SP)

A codificação é formada por duas letras - que identificam o tipo da encomenda -, seguidas de nove números e mais duas letras ao final - que indicam o país de origem. Além da própria página de rastreamento de encomendas dos Correios, existe uma variedade de sites e aplicativos que ajudam a encontrar suas compras. A maioria deles informa, inclusive, quando há alteração no local do pacote. Para facilitar sua escolha, reunimos algumas opções de ferramentas que auxiliam no rastreamento de encomendas pela Internet.

Encontre Seu Pacote

Você pode acessar o Encontre Seu Pacote através do versão para aplicativo. Basta inserir o código e pedir para rastrear a encomenda. Ele permite que o usuário acesse a câmera do celular para fazer a leitura de código de barras. Na tela seguinte é perguntado se você deseja se cadastrar – via formulário ou Facebook – para manter um registro de seus pacotes e ser notificado a cada modificação no status.

Após o cadastro, você pode inserir informações sobre a encomenda, dando um apelido identificador ao pacote e escolhendo as formas de notificação desejadas.

EncontreSeuPacote (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)EncontreSeuPacote rastreia encomendas internacionais (Foto: Reprodução/ Daniel Pinto)

O destaque do Encontre Seu Pacote fica por conta das opções de notificação, que podem ser enviadas para via e-mail, via Direct Message no Twitter, por notificações do aplicativo ou ainda via RSS.

Muamba Tracker

Seguindo aproximadamente as mesmas características da opção anterior, o Muambator pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo, disponível para iOS, Windows Phone e Android.

Muambator: MuambaTracker e Pacotes (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)Muambator: MuambaTracker e Pacotes rastreia encomendas nacionais e internacionais (Foto: Reprodução/ Daniel Pinto)

Basta criar um perfil para organizar suas encomendas e acessá-las de qualquer uma das plataformas. O aplicativo também envia notificações, via RSS, email ou Twitter. Seu diferencial fica por conta da interface, prática e objetiva.

Rastreio Correios

O Rastreio Correios não é, apesar do nome e do ícone, um aplicativo oficial dos Correios. Disponível gratuitamente para Android e livre de anúncios, ele não necessita de um cadastro para funcionar.

Rastreio Correios (Imagem: Reprodução / TechTudo)Rastreio Correios possui atualização automática de status(Foto: Reprodução/ Daniel Pinto)

Possui modo de visualização de múltiplas encomendas em uma única tela, filtro de busca e atualização automática de status. As notificações são feitas pelo aplicativo toda vez que há uma evolução no andamento do objeto rastreado.

Minha Encomenda

O Minha Encomenda é um programa para Windows que permite organizar rastrear todas as suas remessas nos Correios do Brasil. Essa é uma opção sem notificações automáticas, o que a torna recomendável para quem trabalha com uma quantidade maior de encomendas, e precisa fazer o acompanhamento contínuo destas.

Minha Encomenda para Windows (Imagem: Reprodução / TechTudo)Minha Encomenda para Windows é um software para Windows (Foto: Reprodução/ Daniel Pinto)

CadeEncomenda

Essa é uma alternativa para quem utiliza Mac OS X. O aplicativo permite rastrear e organizar suas encomendas. O app não é gratuito, mas traz a diferença de um sistema de notificações restrito ao Dock.

CadeEncomenda (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)CadeEncomenda é um propaganda de rastreamento dedicado aos usuários do Mac(Foto: Reprodução/ Daniel Pinto)

REC

O Rastreamento de Endomendas dos Correios, ou REC, é outro que, apesar do nome e marca, não é desenvolvido pelo Correios.

Funciona como uma extensão para o navegador Chrome, que promete um rastreamento automático de encomendas a cada 15 minutos e notificação, caso haja alteração nos status.

REC - Rastreio de Encomendas (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)REC - Rastreio de Encomendas roda diretamente no Google Chrome (Foto: Reprodução/ Daniel Pinto)

Ainda em versão beta (0.3), ele facilita a inserção dos códigos de rastreamento ao permitir isso com um clique no botão direito do mouse. Além disso, permite a sincronização dos itens rastreados em outros computadores por meio do login do Google no Chrome.

Correios – Rastreamento

Também não oficial, o Correios – Rastreamento é uma extensão para Firefox que aplica a ferramenta de pesquisa de pacotes entre as ferramentas de busca do navegador.

É uma forma bem simples e substitui os passos de entrar na página dos correios para encontrar sua encomenda. Não possui sistema de notificações.

Extensão para Chrome Correios-Rastreamento (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto)Extensão para Firefox, Correios-Rastreamento (Foto: Reprodução/ Daniel Pinto)

Chegou?

Esse é um aplicativo para iOS e Android dos mais completos. O Chegou? tem o diferencial de permitir rastreamentos dos Correios, FedEx, UPS e USPS.

O Chegou permite também a sincronização via iCloud. O aplicativo não é gratuito, mas permite o rastreamento rastreamento internacional via aquisição.

Chegou? (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto) (Foto: Chegou? (Imagem: Reprodução / Daniel Pinto))Chegou? é um aplicativo para Android e iOS que rastreia sua encomenda internacional e nacional (Foto: Reprodução/ Daniel Pinto)

Melhor comprar pelo site EBAY ou por algum site da CHINA? Descubra no Fórum do TechTudo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Elir Jepson
    2013-04-24T11:04:17

    Prefiro o dos correios.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário