17/04/2013 08h00 - Atualizado em 17/04/2013 08h00

Descubra como fazer a limpeza correta do monitor

Maria Eduarda Chagas
por
Para o TechTudo

Computador novo, tela limpa. Mas depois de algum tempo de uso, quem nunca se deparou com manchas e marcas no monitor do desktop ou notebook? Contornar essa situação é simples, mas é necessário tomar alguns cuidados. Saiba como limpar a tela de seu computador sem causar danos ao seu desempenho.

Utilize panos macios para limpar o monitor (Foto: Reprodução/WikiHow)Utilize panos macios para limpar o monitor (Foto: Reprodução/WikiHow)

Antes de tudo, é essencial consultar o manual do aparelho e o site do fabricante. Cada empresa traz dicas para manter o equipamento e soluções de limpeza. É importante seguir as instruções adequadas ao seu computador.

Uma regra deve ser obedecida para qualquer tela de LCD, Plasma e LED: nunca borrife água ou qualquer outro líquido diretamente no monitor. O contato direto com a substância pode gerar manchas permanentes na tela.

Antes de mais nada, desligue o seu monitor. No caso de um notebook, é recomendável desconectá-lo da tomada e remover a bateria. Além de contribuir para a segurança do aparelho, a medida ajuda a limpeza, já que com a tela preta, a poeira fica mais visível.

Fabricantes como a Apple, a Dell, a Acer, a Samsung e a HP indicam que o procedimento ideal é passar gentilmente um pano bem macio, que não solte fiapos, sobre a tela. Tecidos ásperos podem arranhar o monitor e não devem ser usados, assim como papel, jornal ou toalhas. Panos de algodão, ou de microfibras aveludadas são os mais recomendados para essa tarefa. O pano deve ser passado com cuidado, fazer força contra a tela pode ser prejudicial.

A Apple e a Dell defendem que para um resultado melhor, o pano pode ser umedecido com água. A HP, a Samsung e a Acer, entretanto, recomendam que se evite o uso de água da torneira e sugerem a utilização de produtos próprios para a limpeza de telas. Vale ressaltar que o pano não deve estar muito molhado, mas somente umedecido. Economizar na água é preciso.

Líquidos próprios para limpeza de monitores

Soluções de limpeza específicas para telas podem ser adquiridas em lojas de informática por cerca de R$ 20, mas vale uma consulta nos estabelecimentos próximos e na Internet porque este valor pode variar. Limpadores multiuso e qualquer produto químico que contenha amônia, acetona, tolueno ou álcool etílico não devem ser utilizados.

Por fim, para limpar o gabinete do monitor, basta umedecer o pano com água. Para sujeiras mais difíceis de tirar, a utilização de álcool é permitida, mas também com cuidado, com movimentos leves e sem encostar na tela.

Limpar a tela de seu computador não tem muito mistério. Escolha um pano macio e sem fiapos, não exagere na força e na água e pronto! Faça tudo com prudência e siga sempre as recomendações do fabricante de seu aparelho para ele parecer sempre novo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Josinaldo Queiroz
    2013-09-25T13:00:14   , respondido respondido 2014-05-14T20:51:18

    prá fazer uma boa limpesa vc pega uma mistura de gasolina com oleo disel e coloca um pouco de solda cáustica mistura tudo passa na tela com bombril e depois seca com papel de saco de cimento,eu fiz o teste e o resultado foi positivo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Josinaldo Queiroz
      2013-09-25T13:00:14   , respondido respondido 2014-05-14T20:51:18

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Anão Albino
    2013-04-17T10:56:38

    Agora eu sei tudo!..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jayme Maia
    2013-04-17T22:47:24

    Água e 2 panos emborrachado!um pra tirar manchas e outro pra secar! sem mistério...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Fernandes
    2013-04-17T11:20:47

    Liquidos especiais por exemplo Targus, não recomendo, queimou o LCD, sorte que estava na garantia, agora somente uma toalhinha macia umedecida e monitor desligado, para limpar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Manoel Neto
    2013-05-25T10:21:43

    KLEBER O BOMBRIL É BOM PORQUE DEIXA A TELA BRANQUINHA

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Kleber Silva
    2013-04-18T09:24:49

    passa bom bril

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hackmous
    2013-04-17T18:08:26

    Uso Bright Limpa Telas Clean, borrifo diretamente na tela da TV ou do PC, conforme a 'bula', mas não deixo escorrer até a base da tela. Depois passo um pano seco (fralda de algodão) dobrada, de leve, repetidamente, até sumir todas as marcas, se precisar aplico um pouco mais nas áreas mais sujas. Fica perfeito!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ailison Rocha
    2013-04-17T22:37:33

    Para tirar as manchas mais difíceis detergente, pinga em um cantinho de uma esponja e passa depois mocha ela na água e vai passando até remover o detergente e por ultimo da um talento com álcool se estiver muito sujo se estiver quase limpo termina passando só água mesmo. Sempre limpei assim nunca tive um problema e sempre ficou melhor que só álcool (porque ele espalha a gordura na tela inteira ele não remove totalmente e depois de um tempo a tela fica com uma camada gordurosa mesmo depois de "limpar"). Detergente e água é o melhor.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Antonio Barbosa
    2013-04-17T19:19:48

    e tambem nao usar silicone liquido

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sergio Oliveira
    2013-04-17T16:50:34

    Pode molhar. Não pode molhar. Consulte o fabricante. Compre produtos próprios. Meio atrapalhadinha essa Maria Eduarda, hein !?!?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Livia Pimentelli
    2013-04-17T17:59:33

    "passar gentilmente" é bem "foot of the letter" né ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Drhonoris Pone
    2013-04-17T17:11:43

    falou, falou, falou e não disse.......(parece políticos)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Amauri Dolife
    2013-04-17T15:44:39

    uso bombril mil e uma utilidades

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wellington Junior
    2013-04-17T15:40:33

    gabinete branco só passar vinagre q limpa tudo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafa Bolado
    2013-04-17T16:18:10

    Geralmente eu passo margarina ou azeite. Fica perfeito!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Crazy
    2013-04-17T15:06:31

    Salvou minha vida..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Teodoro
    2013-04-17T14:34:52

    so limpar com querosene que remove tudo !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Viana
    2013-04-17T22:19:19   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:12

    Eu sempre uso um combinado de água sanitária, sabão em pó, veja e sapólio diluído em água.Esfrego com bastante força com uma escova de cerdas duras, pois está sempre com multa gordura de fritura de coxinha, pasteis, restos de comida, a tela fica brilhando. ;-)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcelo Viana
      2013-04-17T22:19:19   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:12

      kkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Silas Rocha
    2013-04-17T14:27:40

    Eu não sabia, sempre coloquei na máquina de lavar louça.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adriano Lopes
    2013-04-17T13:54:43

    Sabão em pedra e depois uma passada de escova de roupa, a tela fica limpissima.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Freitas
    2013-04-18T10:19:54

    Olha aqui pessoal, eu cai na besteira de tentar limpar sem ler, e ficou toda manchada a tela da tv LCD. Entrei na internet e encontrei um site que falava em pano de algodão puro. Só que em casa é muito dificil encontrar um 100% algodão. Futuca daqui e dali encontrei GAZE, sim aquela de atadura. Limpei e ficou show. Vai a a dica. Pode usar sem medo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André
    2013-04-17T20:08:10   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:11

    eu deixava de molho no tanque por 1 dia e depois esfregava bastante... não sabia que tinha que passar pano úmido...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • André
      2013-04-17T20:08:10   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:11

      tu é um chico boi viu kakakakakkaka

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fábio Pinto
    2013-04-17T19:35:43   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:11

    Pode ou não pode usar álcool, primeiro diz que nenhum produto pode conte-lo, depois diz que pode utilizar com cautela. To achando está reportagem um corta e cola, sem revisão por parte dos estagiários.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fábio Pinto
      2013-04-17T19:35:43   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:11

      usa álcool e depois acende um fosforo e ve o que acontece kakakakak

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Everton Camargo
    2013-04-18T09:01:28   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:10

    embromation!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Everton Camargo
      2013-04-18T09:01:28   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:10

      Hahaha, também achei. Matéria óbvia, como tantas outras. Coisa de brasileiro.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jefferson Rocha
    2013-04-18T07:59:36   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:10

    Eta materiazinha enrrolation heim?! Tanto bla bla bla pra nada! "Soluções de limpeza podem ser adquiridas em lojas de informática" - Mesmo??? Pensei que era no açougue! - "Os preços podem variar" - Olhaaaa, essa é nova pra mim, pensei que era fixo em todo lugar igual dúzia! "use pano que não solta fiapos" - Ainda bem que me alertaram, tava doido pra fazer um cosplay do chewbacca com minha tv!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jefferson Rocha
      2013-04-18T07:59:36   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:10

      Hahahahahahaha... Muito bom!!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jefferson Rocha
      2013-04-18T07:59:36   , respondido respondido 2013-10-30T11:17:10

      Hahaha.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário