Segurança

17/04/2013 07h00 - Atualizado em 17/04/2013 07h00

Entenda como o seu PC se comunica com os sites dos principais bancos

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Quem nunca teve problemas para pagar contas ou fazer operações bancárias na internet que atire a primeira pedra. Para facilitar a vida das pessoas que realizam este tipo de atividade online, o TechTudo preparou um guia. Indicamos quais plugins instalar e o os procedimentos necessários para acessar seu banco na rede. Confira!

Itaú Unibanco

O plugin é um programa que permite agregar novas funções a um software maior. Muitas páginas de banco exigem, por questões de segurança, a instalação de um aplicativo do gênero no navegador usado pelo cliente. No caso das transações bancárias do Itaú, é necessário baixar o plugin “Guardião Itaú”, que pode ser ativado na parte de preferências Java do Mozilla Firefox ou do Google Chrome.

Site do Itaú (Foto: Reprodução)Site do Itaú (Foto: Reprodução)

O ideal fazer uma busca na opção de plugins do browser, buscando a extensão pelo nome.Assim que ele for instalado, será possível inserir suas informações bancárias e continuar navegando no site do banco.

Santander

Para o serviço Santander Internet Banking, o banco pede, no mínimo, um computador com processador de 1 GHz, 256 MB de RAM e modem de 54.400 bps. Os melhores navegadores para o Santander é o Internet Explorer (versão 6.0 ou superior) e o Mozilla Firefox (a partir da edição 2.0). Para funcionar de vez, a opção Java Script precisa estar acionada no browser.

Site do Santander (Foto: Reprodução)Site do Santander (Foto: Reprodução)

Banco do Brasil

Banco do Brasil também pede que seja ativado o Java Script do seu navegador. Para realizar esta tarefa, basta acessar a opção de plugins do seu browser de preferência.

Site do Banco do Brasil (Foto: Reprodução)Site do Banco do Brasil (Foto: Reprodução)

Caixa

O navegador recomendado pela Caixa Econômica Federal é o Internet Explorer. O Java Script, neste caso, também deve estar ativado para que não ocorra problemas de acesso com o browser escolhido.

Site da Caixa Econômica Federal (Foto: Reprodução)Site da Caixa Econômica Federal (Foto: Reprodução)

Bradesco

O componente de segurança do Bradesco é um plugin específico desenvolvido pelo banco para ser conectado com seu browser. Ele pode ser baixado diretamente no site da instituição.

Site do Bradesco (Foto: Reprodução)Site do Bradesco (Foto: Reprodução)

Diferente das outras páginas, que utilizam apenas Java ou Java Script, o plugin do Bradesco é válido apenas para seus serviços e se adapta a qualquer browser.

E se ocorrerem problemas?

Os plugins de todas as instituições acima citadas, com exceção do Bradesco, têm entre seus componentes o  G-Buster. O programa está relacionado com o erro ocorrido durante a atualização do Windows 7, no dia 11 de abril, que causou problemas em computadores com o sistema versão 32 bits.

Caso as extensões do seu banco não estejam corretamente instalados, procure os canais de comunicação da instituição por telefone ou por e-mail. A Caixa, por exemplo, possui um sistema dedicado a resolver problemas técnicos de acesso a suas páginas.

Um dos problemas recorrente em falhas de acesso está relacionado aos cookies e ao seu histórico de navegação. Por este motivo, antes de pedir ajuda, não deixe de limpar o cache do seu browser, uma solução que pode disponibilizar o acesso quase imediatamente.

Você tem alguma outra dúvida sobre segunrança online? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Paula
    2013-04-18T09:26:24

    ual