11/04/2013 08h46 - Atualizado em 11/04/2013 08h46

Galaxy S4 ou Nexus 4? Confira o comparativo de celular da semana

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Comprar o recém-chegado Nexus 4 ou esperar o top Galaxy S4 vir para o Brasil? Esta é uma das perguntas que têm perseguido ferozmente nossos leitores, interessados em aproveitar a nova leva de smartphones top de linha que chegam no país para atualizar seus telefones com um dos melhores modelos do mercado.

O Nexus 4 compete de igual para igual com o Galaxy S4? Dê sua opinião no fórum do TechTudo!

Nexus 4, o smartphone top de linha do Google (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Nexus 4, o smartphone top de linha do Google (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O Nexus 4 já esta à venda desde o dia 27 de março a R$ 1.699. Já o Galaxy S4 ainda não chegou, mas seu preço oficial não é novidade: R$ 2.399 (3G com processador octa-core).

Confira o comparativo dos dois aparelhos e tire suas conclusões antes de decidir comprar um ou outro. As comparações foram feitas de acordo com o desempenho, sistema operacional, câmera e preço. Em cada categoria, um celular foi eleito melhor de acordo com suas especificações técnicas.

Desempenho: Galaxy S4

O modelo topo de linha da Samsung foi anunciado neste ano em Nova York. Então, é até covardia compará-lo com o Nexus 4, que foi lançado no fim de 2012. O Galaxy S4 tem um processador octa-core de 1,6 GHz no modelo I9500; a capacidade é superior e tem o dobro de núcleos do chip quad-core Snapdragon S4 Pro, de 1,5 GHz, do Nexus 4.

Em testes de benchmark do mercado de smartphones feitos pela AnTuTu e pela Quadrant, o Galaxy S4 com chip de oito núcleos apareceu disparado na frente de todos os concorrentes. O Nexus 4 apareceu na lista da Quadrant em 13º lugar, muito abaixo de seu concorrente da Samsung.

Galaxy S4 no evento de lançamento em Nova York (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 no evento de lançamento em Nova York (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Sistema Operacional: Nexus 4

Embora o sistema operacional dos dois celulares seja o mesmo –  o Android 4.2.2 Jelly Bean -, o Nexus 4 vem equipado com o que o Google chama de “Android Puro”. Isto é, um sistema operacional que não é alterado por outras fabricantes para funcionar no celular.

O resultado desse sistema sem alteração é uma tela limpa e com atualizações garantidas pelo próprio Google, não dependendo da liberação da Samsung para mudar a versão do seu Android. Para quem é usuário hardcore de aplicativos ou quer, simplesmente, a melhor performance do celular, o Nexus 4 é a opção.

Câmera: Galaxy S4 

A câmera principal do S4, que é a traseira, tem 13 megapixels. O Nexus 4 tem apenas 8 megapixels de resolução, com opção de fotos que imitam o Google Street View, o que seria uma opção boa o suficiente para encarar o Galaxy S4.

No entanto, o S4 possui as opções Drama Shot, que captura objetos em movimento, e o Dual-Camera, que registra imagens na câmera traseira e frontal, criando montagens interessantes. O sensor melhorado e as opções de disparo colocam o Samsung Galaxy S4 na frente.

Preço: Nexus 4

O Nexus 4 custa R$ 1.699, já que ele não possui subsídio do Google mesmo sendo produzido pela LG no Brasil. E o Google já deixou claro que não é necessário uma queda de preço do Nexus 4 em nosso país. Mesmo assim, ele está mais baixo do que o Galaxy S3, que é o modelo antecessor ao S4 no Brasil.

O Galaxy S4 custará R$ 2.499 com 4G, de acordo com uma confirmação da própria Samsung. Mesmo sendo um celular tecnicamente superior ao Nexus 4, o preço do S4 não é atraente ao consumidor brasileiro. Não se aproxima do alto custo do iPhone, mas é um custo que pesa no bolso de quem quer mudar de celular ou começar a utilizar smartphones.

Possível conclusão

Ter o Nexus 4 ou o Galaxy S4 depende muito do que você deseja para o seu próximo smartphone. Você quer um celular com um custo razoável, com qualidade e sistema operacional bem acabado? Nexus 4 é a sua opção. Você quer um aparelho robusto, com as capacidades técnicas que ultrapassam todos os concorrentes do mercado e mostram as capacidades máximas do Android? Galaxy S4 pode ser sua escolha.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Francisco Pereira
    2013-04-11T10:58:18

    "Ter o Nexus 4 ou o Galaxy S4 depende muito do que você deseja para o seu próximo smartphone". Tudo isso para chegar a essa graaande conclusão! Mais óbvio que isso, impossível!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luciano Gomes
    2013-04-11T10:49:06

    aaaaa por favor, sempre as mesmas comparações bobas, é muita falta do que noticiar...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André Nozawa
    2013-04-11T09:24:34

    Comparação esdrúxula. Nenhum Nexus é top. Estão no nível médio.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre Silva
    2013-04-11T15:45:14

    Se não tivesse o nome iPhone na matéria, ninguém ligaria pra ela...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marlon
    2013-04-11T14:54:42

    Post tendencioso! Comparar um celular de 2013 com outro de 2012! Sendo q nenhum app faz uso de toda essa potencia...é só pra dizer pros amigos as ditas especificações técnicas. No final oq vale é a experiencia de uso. Mesmo entre os dois, aconselho a comprar o nexus. Maioria dos recursos do S4 são "perfumaria", mais pratico usar o dedo mtas vezes do q ficar usando algumas funções.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hugo Miranda
    2013-04-11T20:58:44

    nossa eu vejo gente aqui comparado o NEXUS 4 com SGIII kkk,so podem tar brincando, o NEXUS 4 tem uma geracao de processador de longe superior a que USA o SIII normal e o SIII LTE o adreno 320 a GPU e 5 vezes mais potente que a do SGIII EXYNOS,o SGIII so tem 1 gb de ram x NEXUS 2GB DE RAM,tela muito superior,o unico ponto que peca o NEXUS 4 é a SD nada mais, o OS do nexus 4 LImpo faz dele o melhor do mercado nem o S4 que e uma geracao mais nova bate o NExus 4 so pela ROM LIMPA da google, o S4 é mais novo SIM mais NEXUS 4 é GOOGLE amigos ATUALIZACAO todo tempo na mesma hora de lancamento!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Augusto Rocha
    2013-04-11T15:05:05

    A pergunta é: O QUE O IPHONE TEM HAVER COM A MATÉRIA, SE A COMPARAÇÃO É ENTRE 2 SMARTPHONES DIFERENTES?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guímel Bilac
    2013-04-11T13:20:06

    Incrível com caiu a qualidade do Tech Tudo. Colaboradores desinformados, matérias tendenciosas e por aí vai. Que pena.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Karlos Gois
    2013-04-11T11:58:20

    Estão comparando maças com bananas, o s4 está uma geração na frente do Iphone 5 e do Nexus 4, será que é tão difícil entender isso? Afff

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thalyta Mendes
    2013-04-12T00:34:48

    Os escravos da Apple estão na área... kkkk, bando de limitados, acham que ter status de NOME é bom, pois Apple (Iphone) agora só tem nome... o resto voce encontra em muitos celulares porém MELHOR e livre de ter que trocar e trocar e trocar... Pessoas que compram um samsung, ou até outra, mesmo que mude a versao, ele ainda vai ter um celular de qualidade sem ter que ficar na fissura pra trocar, os Iphonaticos tem que ficar sempre trocando na esperança de algo melhor...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lew Angellus
    2013-04-11T17:06:40

    E eu só queria o Samsung Ativ S... =S

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Érico Lopes
    2013-04-11T16:32:51

    Acho fútil comparar o Nexus 4 com o S4, o S4 é único no mercado, ninguem bate ele hoje. Agora, no patamar abaixo, temos o SIII, Nexus 4, iPhone 5 e Lumia 820, todos aparelhos excelentes, mas hoje, vejo o Nexus 4 a melhor opção do mercado, pelo custo x benefício... Olha q tenho o iPhone 4.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mateus Silva
    2013-04-11T15:45:47

    E o Lumia 920? Esse sim é o maior concorrente do Iphone 5. A camera dele é mágica, sem dúvida alguma é a melhor camera entre o S4, Nexus 4 e Iphone 5. Afinal estamos falando de Nokia, de lentes Carls Zeiss! Tem um desempenho estraordinário. E o WP8 é ótimo. É o sitema menos vulnerável à vírus entre ele, android e ios. Mas é isso aí, vou ficar calado. Logo logo a Nokia e o WP estarão no topo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodolfo
    2013-04-12T08:40:23

    O techtudo ja foi melhorzinho... mas hoje em dia pra ficar ruim vai ter que melhorar muito ainda....cade o armazenamento interno? dos dois... e a opcao de memoria externa, isso foi um teste de celulares mesmo? como o titulo da materia prometeu? Ta na hora de aparecer outro ´techtudo´ por que esse aqui ta mais pra ´techantigas´ ou ´techreportagempelametade´

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edivilson Abreu
    2013-04-11T23:16:45

    Viu só iPhone , viu ?!...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mateus Silva
    2013-04-11T22:39:38

    Nem sempre teste de benchmark, revela realmente qual aparelho tem melhor desempenho na pratica...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lais Bertone
    2013-04-12T14:21:09

    Tem algum loco aqui que ou copio o comentário , ou é a mesma pessoa falando mal tanto do iphone quanto do galasy s3 .. kkkkk ridículos!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Almeida
    2013-04-12T10:12:28

    Possuo um Nexus 4, de 16Gb, e não tenho do que reclamar. Processador rápido, câmera show de bola. Talvez pudesse ter opção de expansão de armazenamento, mas 16Gb atende bem. Me atende perfeitamente.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alex Fliedler
    2013-04-12T09:33:52

    Tenho um galaxy S1 atende perfeitamente todas as minhas necessidades. sou brasileiro e dou valor ao meu dinheiro!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Benedito Barbosa
    2013-04-12T09:33:14

    Amigo André , o dispositivo Sansung que tem especificações semelhantes ao Xperia ZQ é o Galaxy S4 .

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joao Neto
    2013-04-12T08:42:50

    Antes que os APPLEmanicos venham reclamar, já aviso que em varias redes direfentes e todos os problemas que a gente tem SÃO RECONHECIDOS PELA APPLE no seu SITE, ou seja, é UM PROBLEMA DA APPLE e não da REDE!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel Lopes
    2013-04-24T17:09:49

    E quanto ao S3 em relação ao Nexus 4? O que acham?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Castro
    2013-04-12T09:58:11

    Nexus ..melhor que o outro lixo...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gilberto Maia
    2013-06-28T08:21:45

    o nexus 4 e melhor opiçao,porque alem de ser um aparelho excelente em tudo o preço vem acabar com aquela historia que celular bom e celular caro e o nexus e a opiçao certa (o s4 e bom aparelho mais me a camera e a bateria deu a desejar a camera e pior do seu antecessor o s3)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lidiane Ribeiro
    2013-04-25T12:11:20

    eu achei nexus4 mas interesante

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário