11/04/2013 08h46 - Atualizado em 11/04/2013 08h46

Galaxy S4 ou Nexus 4? Confira o comparativo de celular da semana

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Comprar o recém-chegado Nexus 4 ou esperar o top Galaxy S4 vir para o Brasil? Esta é uma das perguntas que têm perseguido ferozmente nossos leitores, interessados em aproveitar a nova leva de smartphones top de linha que chegam no país para atualizar seus telefones com um dos melhores modelos do mercado.

O Nexus 4 compete de igual para igual com o Galaxy S4? Dê sua opinião no fórum do TechTudo!

Nexus 4, o smartphone top de linha do Google (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Nexus 4, o smartphone top de linha do Google (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O Nexus 4 já esta à venda desde o dia 27 de março a R$ 1.699. Já o Galaxy S4 ainda não chegou, mas seu preço oficial não é novidade: R$ 2.399 (3G com processador octa-core).

Confira o comparativo dos dois aparelhos e tire suas conclusões antes de decidir comprar um ou outro. As comparações foram feitas de acordo com o desempenho, sistema operacional, câmera e preço. Em cada categoria, um celular foi eleito melhor de acordo com suas especificações técnicas.

Desempenho: Galaxy S4

O modelo topo de linha da Samsung foi anunciado neste ano em Nova York. Então, é até covardia compará-lo com o Nexus 4, que foi lançado no fim de 2012. O Galaxy S4 tem um processador octa-core de 1,6 GHz no modelo I9500; a capacidade é superior e tem o dobro de núcleos do chip quad-core Snapdragon S4 Pro, de 1,5 GHz, do Nexus 4.

Em testes de benchmark do mercado de smartphones feitos pela AnTuTu e pela Quadrant, o Galaxy S4 com chip de oito núcleos apareceu disparado na frente de todos os concorrentes. O Nexus 4 apareceu na lista da Quadrant em 13º lugar, muito abaixo de seu concorrente da Samsung.

Galaxy S4 no evento de lançamento em Nova York (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 no evento de lançamento em Nova York (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Sistema Operacional: Nexus 4

Embora o sistema operacional dos dois celulares seja o mesmo –  o Android 4.2.2 Jelly Bean -, o Nexus 4 vem equipado com o que o Google chama de “Android Puro”. Isto é, um sistema operacional que não é alterado por outras fabricantes para funcionar no celular.

O resultado desse sistema sem alteração é uma tela limpa e com atualizações garantidas pelo próprio Google, não dependendo da liberação da Samsung para mudar a versão do seu Android. Para quem é usuário hardcore de aplicativos ou quer, simplesmente, a melhor performance do celular, o Nexus 4 é a opção.

Câmera: Galaxy S4 

A câmera principal do S4, que é a traseira, tem 13 megapixels. O Nexus 4 tem apenas 8 megapixels de resolução, com opção de fotos que imitam o Google Street View, o que seria uma opção boa o suficiente para encarar o Galaxy S4.

No entanto, o S4 possui as opções Drama Shot, que captura objetos em movimento, e o Dual-Camera, que registra imagens na câmera traseira e frontal, criando montagens interessantes. O sensor melhorado e as opções de disparo colocam o Samsung Galaxy S4 na frente.

Preço: Nexus 4

O Nexus 4 custa R$ 1.699, já que ele não possui subsídio do Google mesmo sendo produzido pela LG no Brasil. E o Google já deixou claro que não é necessário uma queda de preço do Nexus 4 em nosso país. Mesmo assim, ele está mais baixo do que o Galaxy S3, que é o modelo antecessor ao S4 no Brasil.

O Galaxy S4 custará R$ 2.499 com 4G, de acordo com uma confirmação da própria Samsung. Mesmo sendo um celular tecnicamente superior ao Nexus 4, o preço do S4 não é atraente ao consumidor brasileiro. Não se aproxima do alto custo do iPhone, mas é um custo que pesa no bolso de quem quer mudar de celular ou começar a utilizar smartphones.

Possível conclusão

Ter o Nexus 4 ou o Galaxy S4 depende muito do que você deseja para o seu próximo smartphone. Você quer um celular com um custo razoável, com qualidade e sistema operacional bem acabado? Nexus 4 é a sua opção. Você quer um aparelho robusto, com as capacidades técnicas que ultrapassam todos os concorrentes do mercado e mostram as capacidades máximas do Android? Galaxy S4 pode ser sua escolha.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Richarlysson
    2013-04-25T15:41:02

    S3 não presta, te um amigo peguete meu que foi sentar nele com o vibra ligado e a tela quebrou!! foi parar no hospital!! eu sempre faço isso com meu iphone 5 (que é melhor por ser mais fino e cumprido) e nunca tive problemas... só entortou um pouco pra esquerda....

  • Francisco Pereira
    2013-04-11T10:58:18

    "Ter o Nexus 4 ou o Galaxy S4 depende muito do que você deseja para o seu próximo smartphone". Tudo isso para chegar a essa graaande conclusão! Mais óbvio que isso, impossível!

  • Luciano Gomes
    2013-04-11T10:49:06

    aaaaa por favor, sempre as mesmas comparações bobas, é muita falta do que noticiar...

  • André Nozawa
    2013-04-11T09:24:34

    Comparação esdrúxula. Nenhum Nexus é top. Estão no nível médio.

  • Alexandre Silva
    2013-04-11T15:45:14

    Se não tivesse o nome iPhone na matéria, ninguém ligaria pra ela...

  • Marlon
    2013-04-11T14:54:42

    Post tendencioso! Comparar um celular de 2013 com outro de 2012! Sendo q nenhum app faz uso de toda essa potencia...é só pra dizer pros amigos as ditas especificações técnicas. No final oq vale é a experiencia de uso. Mesmo entre os dois, aconselho a comprar o nexus. Maioria dos recursos do S4 são "perfumaria", mais pratico usar o dedo mtas vezes do q ficar usando algumas funções.

  • Hugo Miranda
    2013-04-11T20:58:44

    nossa eu vejo gente aqui comparado o NEXUS 4 com SGIII kkk,so podem tar brincando, o NEXUS 4 tem uma geracao de processador de longe superior a que USA o SIII normal e o SIII LTE o adreno 320 a GPU e 5 vezes mais potente que a do SGIII EXYNOS,o SGIII so tem 1 gb de ram x NEXUS 2GB DE RAM,tela muito superior,o unico ponto que peca o NEXUS 4 é a SD nada mais, o OS do nexus 4 LImpo faz dele o melhor do mercado nem o S4 que e uma geracao mais nova bate o NExus 4 so pela ROM LIMPA da google, o S4 é mais novo SIM mais NEXUS 4 é GOOGLE amigos ATUALIZACAO todo tempo na mesma hora de lancamento!

  • Augusto Rocha
    2013-04-11T15:05:05

    A pergunta é: O QUE O IPHONE TEM HAVER COM A MATÉRIA, SE A COMPARAÇÃO É ENTRE 2 SMARTPHONES DIFERENTES?

  • Guímel Bilac
    2013-04-11T13:20:06

    Incrível com caiu a qualidade do Tech Tudo. Colaboradores desinformados, matérias tendenciosas e por aí vai. Que pena.

  • Karlos Gois
    2013-04-11T11:58:20

    Estão comparando maças com bananas, o s4 está uma geração na frente do Iphone 5 e do Nexus 4, será que é tão difícil entender isso? Afff

  • Thalyta Mendes
    2013-04-12T00:34:48

    Os escravos da Apple estão na área... kkkk, bando de limitados, acham que ter status de NOME é bom, pois Apple (Iphone) agora só tem nome... o resto voce encontra em muitos celulares porém MELHOR e livre de ter que trocar e trocar e trocar... Pessoas que compram um samsung, ou até outra, mesmo que mude a versao, ele ainda vai ter um celular de qualidade sem ter que ficar na fissura pra trocar, os Iphonaticos tem que ficar sempre trocando na esperança de algo melhor...

  • Lew Angellus
    2013-04-11T17:06:40

    E eu só queria o Samsung Ativ S... =S

  • Érico Lopes
    2013-04-11T16:32:51

    Acho fútil comparar o Nexus 4 com o S4, o S4 é único no mercado, ninguem bate ele hoje. Agora, no patamar abaixo, temos o SIII, Nexus 4, iPhone 5 e Lumia 820, todos aparelhos excelentes, mas hoje, vejo o Nexus 4 a melhor opção do mercado, pelo custo x benefício... Olha q tenho o iPhone 4.

  • Mateus Silva
    2013-04-11T15:45:47

    E o Lumia 920? Esse sim é o maior concorrente do Iphone 5. A camera dele é mágica, sem dúvida alguma é a melhor camera entre o S4, Nexus 4 e Iphone 5. Afinal estamos falando de Nokia, de lentes Carls Zeiss! Tem um desempenho estraordinário. E o WP8 é ótimo. É o sitema menos vulnerável à vírus entre ele, android e ios. Mas é isso aí, vou ficar calado. Logo logo a Nokia e o WP estarão no topo!

  • Rodolfo
    2013-04-12T08:40:23

    O techtudo ja foi melhorzinho... mas hoje em dia pra ficar ruim vai ter que melhorar muito ainda....cade o armazenamento interno? dos dois... e a opcao de memoria externa, isso foi um teste de celulares mesmo? como o titulo da materia prometeu? Ta na hora de aparecer outro ´techtudo´ por que esse aqui ta mais pra ´techantigas´ ou ´techreportagempelametade´

  • Edivilson Abreu
    2013-04-11T23:16:45

    Viu só iPhone , viu ?!...

  • Mateus Silva
    2013-04-11T22:39:38

    Nem sempre teste de benchmark, revela realmente qual aparelho tem melhor desempenho na pratica...

  • Lais Bertone
    2013-04-12T14:21:09

    Tem algum loco aqui que ou copio o comentário , ou é a mesma pessoa falando mal tanto do iphone quanto do galasy s3 .. kkkkk ridículos!

  • Carlos Almeida
    2013-04-12T10:12:28

    Possuo um Nexus 4, de 16Gb, e não tenho do que reclamar. Processador rápido, câmera show de bola. Talvez pudesse ter opção de expansão de armazenamento, mas 16Gb atende bem. Me atende perfeitamente.

  • Alex Fliedler
    2013-04-12T09:33:52

    Tenho um galaxy S1 atende perfeitamente todas as minhas necessidades. sou brasileiro e dou valor ao meu dinheiro!

  • Benedito Barbosa
    2013-04-12T09:33:14

    Amigo André , o dispositivo Sansung que tem especificações semelhantes ao Xperia ZQ é o Galaxy S4 .

  • Joao Neto
    2013-04-12T08:42:50

    Antes que os APPLEmanicos venham reclamar, já aviso que em varias redes direfentes e todos os problemas que a gente tem SÃO RECONHECIDOS PELA APPLE no seu SITE, ou seja, é UM PROBLEMA DA APPLE e não da REDE!!!

  • Gabriel Lopes
    2013-04-24T17:09:49

    E quanto ao S3 em relação ao Nexus 4? O que acham?

  • Gustavo Castro
    2013-04-12T09:58:11

    Nexus ..melhor que o outro lixo...

  • Gilberto Maia
    2013-06-28T08:21:45

    o nexus 4 e melhor opiçao,porque alem de ser um aparelho excelente em tudo o preço vem acabar com aquela historia que celular bom e celular caro e o nexus e a opiçao certa (o s4 e bom aparelho mais me a camera e a bateria deu a desejar a camera e pior do seu antecessor o s3)